Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

A importância dos pontas em um sistema defensivo

PauloH__BR

Posts Recomendados

Postado

No futebol moderno, além dos pontas terem suas naturais obrigações ofensivas, de criação e finalização de jogadas, os treinadores dão aos seus jogadores a função de voltar para ajudar na defesa. Isso já é algo bastante comum no futebol brasileiro e mundial atualmente, sendo aqui no nosso país um dos melhores exemplos disso o Ángel Romero do Corinthians. A utilização dos pontas para recompor um sistema defensivo pode gerar na tática uma imensa superioridade numérica na hora de se defender, podendo se defender com nove jogadores (deixando só o atacante central de fora). Uma equipe que joga no 4-1-4-1 pode se defender em um 5-4-1 com o volante entre os dois zagueiros fazendo a marcação de um meia-ofensivo e os pontas fechando uma linha de quatro no meio, junto com os dois Meia-Centrais, isso tudo sem comprometer a parte ofensiva.

Mas como transportar tudo isso para o Football Manager?
No Football Manager atualmente não existe uma opção de se criar uma tática com e sem a bola, por isso o jeito de fazer os pontas voltarem pra ajudar na marcação é com a marcação individual.

Esse é a tática que eu uso atualmente no meu save com o Barcelona:

nGDZCC8.png

Podem ver que os dois jogadores pelas pontas, o Messi e o Coutinho, estão com a função de Avançado Interior - Atacar, isso na teoria faria com que os dois não voltassem para ajudar o time na hora de se defender, para isso que serve a marcação individual no jogo, nessa hora, muitas pessoas colocariam os dois para marcar os laterais, mas não é isso que eu farei aqui, eu descobri um jeito muito mais eficaz na hora de instruí-los a defender.

E o melhor jeito de fazer um ponta voltar no Football Manager meus amigos, é colocar a marcação individual nos pontas do time adversário. Você pode estar se perguntando que fazer isso acabaria que os nossos jogadores teriam que voltar até a nossa área na hora de se defender, mas isso não acontece na ME, devido ao sistema de marcação individual do FM ser muito fraco.

Imagem do jogo contra o Real Madrid que eu venci por 4x0:

pYfDPkT.jpg

Veja que na construção de jogada do Real Madrid o time está postado da defesa exatamente em um 4-5-1, se a marcação individual dos pontas fosse feita nos laterais, o desenho tático se transformaria em um 4-3-3, o que seria ótimo se o jogo estivesse no fim e eu estivesse precisando de um gol à qualquer custo.

Messi indo dar o combate no Marcelo no nosso campo de defesa:

E6n9urc.jpg

Como podem ver, devido ao fraco sistema de marcação individual do Football Manager 2018 e a falta da opção de criar uma tática com e sem a bola, o jogador em questão, Messi, não se limita em marcar somente o jogador designado à ele.

Resultados até agora:

dTjSomf.png

Então é só isso, esse artigo criado por mim foi uma ideia posta em prática com a intenção de melhorar nosso desempenho defensivo como treinador no FM, muito obrigado á todos que leram e espero que isso te ajude de alguma forma.

Escrito porPaulo Henrique Neto

Postado

Eu não tenho o FM18 ainda...

Mas jogo o 17 quase diariamente... Já usei e ainda uso a marcação individual assim. E acho também uma excelente idéia... Você acaba defendendo no 4-1-4-1 (que eu acredito ser o shape defensivo ideal). O principal problema é que você acaba ficando sem balanço ofensivo durante a organização de sua defesa. Mas, se você possui pontas rápidos e habilidosos, dribladores, isso deixa de ser um grande problema. Outra coisa que pode atrapalhar é se você joga contra times que valorizam a posse... Nesse caso, você precisa arrumar uma forma de adicionar pressão pela bola. Eu, quase sempre, oriento os jogadores mais adiantados a pressionar mais ou muito mais, exatamente por esse motivo...

Há outras possibilidades para ajudar na recomposição defensiva, além dessa forma que você citou... No FM17 dá para usar meio-campistas laterais no papel de ponta ou ponta defensivo, jogando no 4-1-4-1. Aí você escolhe entre as tarefas de ataque, apoio ou defesa, conforme necessidade. Eles podem marcar e pressionar os pontas ou laterais, de acordo com a tarefa que você instruir.

Já os pontas e avançados interiores, jogando como meias atacantes abertos, ajudam menos na defesa... principalmente se você colocar a função em atacar. No suporte, participam um pouco mais... E é aí que, como você citou, pode usar a marcação individual.

Interessante o tópico... Bacana a postagem.

Acho que organizar o time defensivamente é uma das tarefas mais interessantes e importantes do FM.

Postado

Cara, recomendo a leitura desse tópico aqui da FMSCOUT sobre "Pares e Combinações" tem me ajudado muito e eu tô vendo que o seu time tem umas funções que não são adequadas. Tipo o Mezzala com Avançado Interior. 

Eu sempre coloquei meus pontas para marcar os laterais, mas mesmo assim, passava dificuldade com os pontas. Eu vou testar essa marcação individual assim que eu fizer um novo save. Você recomenda eu colocar muita pressão ou deixar a padrão nas instruções individuais dos jogadores?

Meu sistema defensivo é uma bosta e eu gosto de jogar no contra-ataque.

Postado
8 horas atrás, Banton disse:

Cara, recomendo a leitura desse tópico aqui da FMSCOUT sobre "Pares e Combinações" tem me ajudado muito e eu tô vendo que o seu time tem umas funções que não são adequadas. Tipo o Mezzala com Avançado Interior. 

Eu sempre coloquei meus pontas para marcar os laterais, mas mesmo assim, passava dificuldade com os pontas. Eu vou testar essa marcação individual assim que eu fizer um novo save. Você recomenda eu colocar muita pressão ou deixar a padrão nas instruções individuais dos jogadores?

Meu sistema defensivo é uma bosta e eu gosto de jogar no contra-ataque.

Eu coloco muita pressão sim, e em questão do mezzala, ele não atrapalha os avançados interiores não.

Postado

Eu nunca parei pra me preocupar com a questão da marcação individual dos pontas, vou ficar mais de olho nisso, excelente artigo!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...