Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tática do Mano Menezes no Cruzeiro

_Di3gao_

Posts Recomendados

Postado

Bom dia! estou tentando montar a tatica do mano menezes do cruzeiro , poderiam me ajudar?

• Leho. mudou o título para Tática do Mano Menezes no Cruzeiro
  • 1 mês depois...
Postado

Com o elenco atual do Cruzeiro, na base de jogadores do FM17 que eu tenho, eu faria da seguinte forma...

oK60Ki3.png

Lucas Romero - lateral (apoiar)

Léo e Dedé - zagueiro (defender - um dos dois poderiam ser usados como defensor limitado)

Egídio - ala completo (atacar)

Henrique - trinco ou pivô defensivo (defender)

Lucas Silva - construtor recuado ou regista (apoiar)

Arrascaeta - avançado interior (atacar)

Thiago Neves - meia atacante (atacar)

Robinho - ponta (apoiar)

Raniel - ponta de lança (atacar)

Problemas:

1. o Lucas Romero, na base de dados que possuo do FM17, não é bem adaptado à lateral direita... teria que retreinar o jogador.

MSBZWQl.png

Perfil do Romero

2. o Henrique é lento para fazer a cobertura... daria para considerar o Lucas Romero na sua posição de origem; e aí usaria o Edílson na lateral (com função de apoio ou mais defensivo). Infelizmente, o Edílson no FM, não é bom lateral... Mas dá pra usar. Como o Egídio ficaria de ala completo, se você não possuir um bom volante para a cobertura (com aceleração, agilidade, velocidade, antecipação, decisões, posicionamento, determinação, agressividade, bravura, desarme, força e resistência), vai correr riscos nos contra-ataques adversários nas costas do Egídio.

YZyHo0Q.png

Perfil do Henrique

3. o Arrascaeta precisa ser orientado a voltar para recompor a defesa, talvez usando marcação individual (no lateral, meio campista lateral ou ponta adversário); o Robinho (com funçao de apoio) já participaria mais da defesa... aí você defenderia em um 4-4-2, deixando o Raniel mais a frente, bem como o Thiago Neves.

6S29FDR.png

g2WZhuB.jpg

Nessa imagem, o Lucas Silva fica mais à esquerda e o Henrique à direita - mas isso é bem flexível no futebol; no FM, eu deixaria o volante da cobertura (no caso, o Henrique ou Romero) à esquerda, pois assim já estariam mais próximo do setor onde a necessidade de cobertura é mais frequente.

Aí viriam as instruções à equipe :

niElydo.png

Aqui pode haver alguma flexibilidade também...

Eu consideraria acrescentar as instruções ser mais expressivo, driblar menos e movimentar-se das posições, além de retirar a instrução das sobreposições (isso tudo na tentativa de deixar a transição ofensiva mais "vertical" e veloz)... Tem que ir experimentando para ver como fica melhor (e pode variar de jogo a jogo também).

A questão da pressão acho que tem que ser acertada a cada jogo... Se você joga contra adversários que possuem meias ofensivos e atacantes com movimentação, inteligência e habilidade (aceleração, antecipação, agilidade, drible, primeiro toque, sem bola, passe, técnica, visão, trabalho de equipe), você não pode deixar seus defensores pressionarem muito, porque, de uma forma geral, podem ficar "fora de posição" com frequência ou ser driblados, proporcionando mais chances de gol ao adversário.

Eu, quase sempre que oriento mais pressão à equipe, reduzo, individualmente, na defesa (principalmente nos zagueiros).

Outra coisa que eu acho que pode ser mexida jogo a jogo é a questão dos passes. Dá pra, eventualmente, encurtar os passes na defesa e esticar no ataque (assim, a tendência é tornar o passe mais preciso, às custas da perda de um pouco de velocidade nas transições ofensivas).

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Outra dica : naquelas situações onde o jogo já está definido a seu favor, você muda as instruções e passa para um sistema estruturado em mentalidade contra-ataque; acrescenta a instrução reter posse e levar a bola até a área, além de reduzir o comprimento dos passes...(tocar a bola e segurar o resultado).

Outras possibilidades que pode ir experimentando :

1. Usar 4-2-3-1 sem pontas (com 2 volantes).

2. Adiantar os dois volantes (principalmente se você usar o Romero, já que o Henrique, como o meia central (defender) deixaria o time mais vulnerável ainda na cobertura do Egídio).

3. Considerar Sassá, Fred, Barcos e outros jogadores, inclusive da base... Dando uma "corrida de olho" no elenco, dá pra constatar que é realmente muito forte. 

Enfim, dá pra variar bastante nas peças e instruções, mas a formação básica é essa.

Espero ter ajudado... Abraço.

• 3 semanas atrás...
Postado
Em 24/09/2018 at 21:55, juliommc disse:

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Postado
On 10/15/2018 at 10:08 PM, Perissé said:

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Ligeiramente alta... Não acho a linha do Cruzeiro baixa. Dá pra fazer no "Normal" e no "ligeiramente mais baixa". Pra contra-ataque, eu normalmente uso uma das três. Mas, ao usar ligeiramente alta, com pressão na bola, a idéia é evitar que os ataques adversários terminem em finalizações para o gol, o que impossibilitaria o contra-ataque.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...