Vice-Presidente Henrique M. Postado 25 de Fevereiro 2018 Vice-Presidente Denunciar Postado 25 de Fevereiro 2018 Uma das situações mais frustrantes no Football Manager é conceder um gol nos momentos finais de uma partida. Especialmente quando você está com uma vantagem simples e tentando defender aquele resultado. Nesse guia, buscamos mostrar que uma simples mudança de tática pode ser a diferença entre vencer e perder, visando a criação de uma tática perfeita para defender e desperdiçar tempo no Football Manager. Janelas Esse detalhe é absolutamente vital se você deseja entrincheirar-se no seu campo de defesa para segurar um resultado. Você sempre deve usar a janela que mostra a formação do seu adversário durante uma partida. Dessa maneira, você verá instantaneamente o momento que o outro time decidiu ir para o tudo ou nada. Para fazer isso, é dentro de uma partida, é só ir clicar no ícone das janelas, buscar o nome do time adversário e clicar em Formação. Uma pequena janela com a formação do oponente aparecerá na sua tela. Formação O próximo passo é olhar para o seu próprio esquema tático. A maioria dos jogadores gosta de jogar em formações mais ofensivas, como o 4-3-3 ou 4-2-3-1, sendo essas as mais comuns, enquanto formações com três zagueiros estão ganhando popularidade, seguindo um padrão imposto por Antônio Conte na temporada anterior da Premier League e refletindo nos hábitos dos jogadores de FM. Ao mudar sua formação, você pode adicionar mais jogadores para defender no meio-campo ou dar aquele apoio extra na defesa. O ideal é manter apenas um atacante solitário, mas ele precisa ser forte e razoavelmente rápido, pois assim ele será capaz de manter a posse de bola lá na frente, assim como surpreender a linha defensiva adversária. Em termos gerais, o ideal é recuar os seus meio-campistas uma linha, passar de um 4-2-3-1 para um 4-5-1 ou um 4-2-3-1 com dois volantes, se for um 4-1-2-3, só recuar os pontas já ajuda a trazer mais consistência. LEIA MAIS: Criando uma tática em poucos minutos Funções e tarefas dos seus jogadores Depois é hora de checar as funções do jogadores e concentrar em suas tarefas. Normalmente quando você está jogando uma partida, você busca encontrar um equilíbrio entre as diferentes funções. Quando você está tentando defender um placar, você tem que alterar isso. O único jogador que precisa de uma tarefa ofensiva é seu atacante, dessa maneira, você garante que ele se mantenha lá no ataque. Mas é bom colocar ele para pressionar a linha defensiva, garantindo que os defensores tenham que ficar sempre de olho nele. Os outros nove jogadores deverão ter ou a tarefa Apoiar (preferencialmente jogadores de lado, como seus pontas) ou Defender (todos os seus defensores e pelo menos dois meio-campistas). LEIA MAIS: O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time Instruções à equipe A seguir você vai alterar as instruções que deu ao seu time. O importante quando se quer defender e gastar tempo é não dar muito espaço ou pressionar demais (isso faz com que seus jogadores fiquem fora de posição). Você tem que estacionar o ônibus na frente do gol e não deixar seu adversário passar. Abaixo, um exemplo de instruções para sua retranca: O seu objetivo é manter a bola quando estiver com ela, e se você não tiver a posse dela, será importante não colocar muita pressão para manter sua equipe estruturada na defesa, fazendo com que seus jogadores respeitem o formato defensivo que você instruiu. Instruções para os jogadores Quando você estiver alterando as instruções dos seus jogadores, é importante começar pelo goleiro. Ele provavelmente irá receber bastante passes, portanto é vital que você instrua-o de maneira adequada. Abaixo, um exemplo de goleiro que gasta o máximo de tempo possível. Fazendo isso, você tem um goleiro que gasta bastante o tempo quando tem a posse de bola e pode acabar criando situações de perigosas no contra-ataque, já que ao instruir que ele passe a dar chutes longos para o campo do adversário, a alta linha defensiva do oponente pode deixar muito espaço para ser explorado. Outra posição que precisa de atenção especial é seu atacante. O ideal é você colocá-lo para atuar como um atacante completo e apenas instruí-lo a pressionar mais. Substituições Um dos métodos mais antigos e tradicionais para gastar tempo é fazer substituições. Isso irá forçar que o jogo pare, quebrando um pouco o ritmo do seu oponente. Quando você tiver uma vantagem pequena, tente manter seus jogadores em campo até os 15 minutos finais do jogo. Dessa maneira, além da quebrada no ritmo, você poderá adicionar sangue novo na equipe, para defender ferrenhamente a vantagem. Você não deve substituir três jogadores ao mesmo tempo, mas sim colocá-los separadamente, forçando o jogo a parar mais vezes e dando a oportunidade para que seus jogadores respirem e se organizem novamente. Evite substituir um jogador nos acréscimos, pois o juiz fatalmente irá adicionar mais tempo depois que os 90 minutos tiverem passado. Depois desse guia, você estará pronto para defender seus resultados de uma maneira mais fácil. Obviamente que não irá eliminar 100% dos gols nos minutos finais, mas com essas simples dicas, você estará diminuindo as chances disso ocorrer. Apenas lembre-se de acompanhar o que o time adversário está fazendo, pois assim, você irá ser capaz de reagir a tempo. LEIA MAIS: Aproveitando o máximo de suas substituições Conteúdo traduzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol Fonte: https://fminside.net/wasting-time/ Banner: @_Matheus_
boblk Postado 26 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 26 de Fevereiro 2018 Finalmente vou me sentir um Mourinho e fazer o famoso Park the bus.
Thiago Postado 26 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 26 de Fevereiro 2018 Essas matérias são ótimas.
Leonardo Castello Postado 26 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 26 de Fevereiro 2018 Sempre joguei e sempre vou jogar pra frente, pode ser com o pior time possível. Nunca fui adepto do antijogo mesmo depois de ter me encantado com o título do Leicester.
EduardoSofiate Postado 26 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 26 de Fevereiro 2018 Em todas as minhas táticas irei criar uma adaptação "Park the bus", já tomei alguns gols que me custaram caro ao fim da partida.
Queiroz14 Postado 27 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 27 de Fevereiro 2018 Em 26/02/2018 at 01:23, Leonardo Castello disse: Sempre joguei e sempre vou jogar pra frente, pode ser com o pior time possível. Nunca fui adepto do antijogo mesmo depois de ter me encantado com o título do Leicester. eu pensava assim até jogar nas divisões inferiores do Peru, consegui ser rebaixado tendo a 3ª melhor defesa do camp, eu não tomava gols mas também não fazia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coisas que só o FM proporciona
Leonardo Moreno Postado 27 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 27 de Fevereiro 2018 Excelente material. Essas dicas são boas só pro fim do jogo ou será que são aplicáveis pro jogo inteiro? No caso de querer montar um time com uma filosofia defensivista.
Vice-Presidente Henrique M. Postado 27 de Fevereiro 2018 Autor Vice-Presidente Denunciar Postado 27 de Fevereiro 2018 1 hora atrás, Leonardo Moreno disse: Excelente material. Essas dicas são boas só pro fim do jogo ou será que são aplicáveis pro jogo inteiro? No caso de querer montar um time com uma filosofia defensivista. São aplicáveis para o jogo inteiro, mas aí vai do quanto você está querendo passar por uma situação desse por 90 minutos.
felipevalle Postado 28 de Fevereiro 2018 Denunciar Postado 28 de Fevereiro 2018 Nessa estou com o Castello, kkkkk
killerkrieger Postado 1 de Março 2018 Denunciar Postado 1 de Março 2018 Qual é a diferença de botar a retranca em ''Fluida'' ou ''Estruturada'' @Henrique M.?
Vice-Presidente Henrique M. Postado 3 de Março 2018 Autor Vice-Presidente Denunciar Postado 3 de Março 2018 Em 28/02/2018 at 22:18, killerkrieger disse: Qual é a diferença de botar a retranca em ''Fluida'' ou ''Estruturada'' @Henrique M.? Aquela imagem ali foi um erro meu, era para ser estruturada. Em breve, corrigirei.
raffaelararipe Postado 8 de Março 2018 Denunciar Postado 8 de Março 2018 Excelente matéria, colocarei hoje em prática colocando meu time para treinar uma formação neste sentido.
diegodfa Postado 8 de Março 2018 Denunciar Postado 8 de Março 2018 Já joguei com essa mentalidade desde o inicio em final de mundial, perdi nos minutos finais... particularmente so uso essa mentalidade e instruções em finais de jogo, não suporto jogar o jogo todo assim, as vezes no fim do jogo recuo um pouco, junto as linhas e protejo a zaga e já tem muito efeito. Uma coisa que faço desde o FM13 e dá certo é a questão citada de exibir a janela com a tática do adversário, vc percebe nitidamente quando o adversário vai pra cima e coloca a linha defensiva mais alta, e nessa hora instruções como passar para o espaço vazio, aumentar o ritmo e o passe fazem muita diferença... particularmente nessa fase do jogo gosto de segurar as laterais, defender com 2 MC e colocar os pontas como apoio e ter um ponta de lança que seja rápido e quebre a linha de impedimento, eles recebem muitas bolas nas costas da zaga adversaria.
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.