Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Jogar melhor e perder

Breno Rocha

Posts Recomendados

Postado

Galera, tô bem melhor no San Lorenzo. Finalmente os resultados estão começando a aparecer. Acho que os jogadores que eram ruins mesmo. Na primeira temporada fiquei em 5º e fui campeão da copa (levei 4 fases nos penaltis e ganhei a final por 2x0 hahaha). Na temporada passada antes de eu assumir, o time ficou em 17º. Na temporada atual já fui campeão da Primera Division 2 pts na frente do Boca. Achava que ia perder na última rodada, kkkkkk empatei, mas o Boca tb empatou com o Independiente fora. E agora estou nas quartas da Liberta, acabei de rever um resultado contra o SPFC, perdi 2x1 em casa meti 2x0 fora.

Ainda perco ou empato injustamente vez ou outra, mas agora com uma frequência mais dentro dos padrões. Ainda bem que tive paciência, agora o save tá bala!

Tática nova, bem ofensiva. Aprimorei um pouco em relação à temporada que eu fiquei em 5º. Não gosto muito de seguir os padrões como podem ver pelo desenho, rs.

Screen_Shot_2018_01_13_at_01_18_11.png

Postado

Tô cogitando deixar um pouco menos ofensiva mudando o meia (MC) de posição ou colocando outro papel mais defensivo. Mas o time tá jogando muito, com destaque pra esse jogo na reta final, contra o River, time que eu era freguês.

Screen_Shot_2018_01_13_at_01_22_48.png

Screen_Shot_2018_01_13_at_01_23_18.png

Postado

E outra, usei a mesma tática, mesmas instruções a temporada toda, fora e dentro. E são bem ofensivas. Entrava pra ganhar todo jogo. Deu certo. Só em jogos complicados depois que abria 1x0 ou 2x0, dependendo de quanto tempo faltava, eu mudava pra normal ou controlar. E quando ficava empatado, nos 10 min finais colocava sobrecarregar. Deu certo muitas vezes e em outras poucas acabei tomando. Mas deu mais certo que errado. Tenho usado mentalidade atacar, coisa que não fazia, antes jogava explorando mais a posse de bola, mas a direção queria futebol ofensivo, então experimentei e tive paciência. 

Instruções pra quem quiser ver:

PS: Eu estava com outra formação e instruções no Oriente Petrolero.

Screen_Shot_2018_01_13_at_01_28_46.png

Postado
Em 10/01/2018 at 17:53, Dan_Cunha disse:

Mas isso (variação tática jogo a jogo) vai de encontro a tão pregada "familiarização tática" que o jogo propõe, não? 

E vão me desculpar, mas não vejo como realista teu time ter uma tática diferente a cada jogo. Qual time na realidade joga assim?

O próprio jogo prevê a variação tática quando te fornece três esquemas distintos para serem treinados. Além disso, você não precisa mudar drasticamente o esquema (ter um 4-3-3, um 4-4-2 e um 3-6-1). Você pode ter uma mesma formação com mentalidades distintas, com jogadores exercendo funções diferentes e por aí vai. É isso que o pessoal traz como sendo as alterações táticas a cada jogo. Diria, inclusive, que existem várias equipes que também mudam seu esquema a depender do jogo: citaria como exemplo diversos times alemães quando vão enfrentar o Bayern, times espanhóis quando enfrentam Real e Barcelona. Na Inglaterra, atualmente, está começando a acontecer isso quando enfrentam times muito superiores.

Em 13/01/2018 at 01:30, Breno Rocha disse:

PS: Eu estava com outra formação e instruções no Oriente Petrolero.

Com relação ao Oriente Petrolero é bem notável que o time não é um primor de qualidade. Claro que a quantidade de finalizações desperdiçadas foi algo bem surreal, mas de acordo com os prints que você havia mostrado (e baseando em algumas instruções dessa tática do San Lorenzo) minha aposta era em que o time finalizava muito de longa distância ou até mesmo finalizava nos momentos errados, com a bola espirrando para fora. Normalmente em times mais fracos, quando a instrução de "levar a bola até a área" não está em uso, os jogadores tomam decisões equivocadas arriscando chutes quando o melhor poderia ser um passe ou inversão de jogo. Repare que isso é influenciado diretamente pelo atributo de "decisões" dos jogadores.

Tanto que sua mudança para o San Lorenzo, que é claramente superior tecnicamente ao Oriente Petrolero, aliado à mudança tática fez você equilibrar melhor as coisas e conseguir melhorar seu aproveitamento de chances/gol.

Postado
Em 13/01/2018 at 01:21, Breno Rocha disse:

Galera, tô bem melhor no San Lorenzo. Finalmente os resultados estão começando a aparecer. Acho que os jogadores que eram ruins mesmo. Na primeira temporada fiquei em 5º e fui campeão da copa (levei 4 fases nos penaltis e ganhei a final por 2x0 hahaha). Na temporada passada antes de eu assumir, o time ficou em 17º. Na temporada atual já fui campeão da Primera Division 2 pts na frente do Boca. Achava que ia perder na última rodada, kkkkkk empatei, mas o Boca tb empatou com o Independiente fora. E agora estou nas quartas da Liberta, acabei de rever um resultado contra o SPFC, perdi 2x1 em casa meti 2x0 fora.

Ainda perco ou empato injustamente vez ou outra, mas agora com uma frequência mais dentro dos padrões. Ainda bem que tive paciência, agora o save tá bala!

Tática nova, bem ofensiva. Aprimorei um pouco em relação à temporada que eu fiquei em 5º. Não gosto muito de seguir os padrões como podem ver pelo desenho, rs.

Screen_Shot_2018_01_13_at_01_18_11.png

Sabia que essa tática (desenho)  foi usada pelo Brasil em 58 e 62? Sendo que era invertido, pelo lado esquerdo era o zagalo mais recuado e pela direita o garrincha mais adiantado. Eu particularmente gosto muito dela, pois ela usava variações dentro da mesma partida, jogando de uma forma por um lado e de outra pelo outro, porém pra isso é preciso usar as instruções de equipe o mais misto/normal possível 

Postado
7 horas atrás, Herr Jones disse:

O próprio jogo prevê a variação tática quando te fornece três esquemas distintos para serem treinados. Além disso, você não precisa mudar drasticamente o esquema (ter um 4-3-3, um 4-4-2 e um 3-6-1). Você pode ter uma mesma formação com mentalidades distintas, com jogadores exercendo funções diferentes e por aí vai. É isso que o pessoal traz como sendo as alterações táticas a cada jogo. Diria, inclusive, que existem várias equipes que também mudam seu esquema a depender do jogo: citaria como exemplo diversos times alemães quando vão enfrentar o Bayern, times espanhóis quando enfrentam Real e Barcelona. Na Inglaterra, atualmente, está começando a acontecer isso quando enfrentam times muito superiores.

Com relação ao Oriente Petrolero é bem notável que o time não é um primor de qualidade. Claro que a quantidade de finalizações desperdiçadas foi algo bem surreal, mas de acordo com os prints que você havia mostrado (e baseando em algumas instruções dessa tática do San Lorenzo) minha aposta era em que o time finalizava muito de longa distância ou até mesmo finalizava nos momentos errados, com a bola espirrando para fora. Normalmente em times mais fracos, quando a instrução de "levar a bola até a área" não está em uso, os jogadores tomam decisões equivocadas arriscando chutes quando o melhor poderia ser um passe ou inversão de jogo. Repare que isso é influenciado diretamente pelo atributo de "decisões" dos jogadores.

Tanto que sua mudança para o San Lorenzo, que é claramente superior tecnicamente ao Oriente Petrolero, aliado à mudança tática fez você equilibrar melhor as coisas e conseguir melhorar seu aproveitamento de chances/gol.

Eu usava o levar bola até a área no Oriente! Sempre usei! Inclusive usava no começo tb no San Lorenzo, mas meu adjunto deu a dica de antecipar os cruzamentos e acabei mantendo. Não era que chutava longe não, os lances apareciam nos lances chaves. Era bem irritante. Os caras chegavam muitas vezes na cara e chutavam pra fora ou na trave (muitas traves). O outro time chegava 1 vez e fazia. E não eram lances mortais, lances normais, menos claros que o meu até.

Mudei meu modo de jogar totalmente com o San Lorenzo. Meu estilo de jogo sempre foi o de manter a posse, tocar com calma (menos intensidade), mentalidade normal (no máximo controlar)... Quando fui pro San Lorenzo e a diretoria pedindo jogo ofensivo nas filosofias, decidi mudar drasticamente minha forma de jogar e experimentar um time mais agressivo e com passe direto. Mas sempre fui adepto de outro estilo de jogo.

Meu palpite é que realmente era um lance de balneário, psicológico. Estava MUITO difícil controlar os ânimos do time. Às vezes parece que o psicológico do time influencia mais que a própria tática.

Sobre o save, fui bi campeão da Copa e cheguei na semi na primeira liberta com o San Lorenzo. Mas na Primera Division o time tava entrando em uma má fase, começando a desperdiçar gols, lembrando o fantasma do Oriente. Mesmo elenco, mesma tática...

Aproveitei o embalo e fui pro Roma que me contactou. Mas foi bacana o período no San Lorenzo com esse estilo de jogar.

Postado
1 hora atrás, Breno Rocha disse:

Ás vezes parece que o psicológico do time influencia mais que a própria tática. 

Não tenha a menor dúvida disso. 

Postado
7 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Sabia que essa tática (desenho)  foi usada pelo Brasil em 58 e 62? Sendo que era invertido, pelo lado esquerdo era o zagalo mais recuado e pela direita o garrincha mais adiantado. Eu particularmente gosto muito dela, pois ela usava variações dentro da mesma partida, jogando de uma forma por um lado e de outra pelo outro, porém pra isso é preciso usar as instruções de equipe o mais misto/normal possível 

Não sabia! Realmente fui pesquisar aqui e achei o desenho bem parecido. Legal! rs

• 5 meses depois...
Postado
Em 14/01/2018 at 20:58, Breno Rocha disse:

Não sabia! Realmente fui pesquisar aqui e achei o desenho bem parecido. Legal! rs

Breno "Rulf" Rocha?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...