Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Associação Atlética Portuguesa


Perissé

Posts Recomendados

Postado
Em 17/02/2018 at 21:01, MitoMitológico disse:

Poxa, cara, que situação triste que os moradores da Ilha do Governador, e do Rio passaram. Espero que esteja tudo certo contigo e espero que continue o bom trabalho feito na Série C. Desejo-lhe Boa Sorte.

Não foi tão triste quanto as enchentes que já aconteceram em Teresópolis, por exemplo. O máximo que acontecia era alagamento dentro das casas e muitas quedas de árvores. Mas, de qualquer forma, obrigado.

Em 18/02/2018 at 08:51, PedroJr14 disse:

Vixi, carai. Espero que esteja tudo bem com você. É uma pena esse acontecimento, mas são coisas da vida.

Espero que tudo se normalize em breve e que você continue o seu excelente trabalho. Abraço!

Já anda tudo normalizado. Valeu, Pedro.

3 horas atrás, Gabriel Kanaan disse:

Time voando na competição, porém encontrou outro que não dá a menor chance. Enfim, é continuar a boa campanha e se manter na zona de classificação.

Só por curiosidade mesmo, como vai a temporada do Bressan?

Boa sorte aí nessa situação!

O Bressan é titular no trio defensivo do Grêmio Osasco Audax e faz uma temporada razoável, com uma média de 6,74. Valeu, Gabriel.

  • Respostas 275
  • Criado
  • Última resposta
Postado

image.png.0b67bbac2453404fcfab584d6310d94d.pngimage.png.d0c33a182ea0a415b582d4726a5670e9.png

  • Transferências:

image.png.a22b1a3e5654d0ba279a5b7d9d5b81b1.png

Como havia dito na atualização anterior, tínhamos perdido o atacante Marlon Martins por insatisfação e passamos quase todo o segundo turno sem um substituto e pretendíamos terminar a temporada sem essa peça, já que não achamos alguém que se interessasse em vir por empréstimo, mas tivesse a qualidade requisitada.

No entanto, o interesse por uma opção que colocamos na lista preferencial cresceu devido ao término do contrato ser no final da temporada. Assim, temendo a perda da única opção que tínhamos após meses de pesquisa, entramos na briga e acertamos com o atacante Zé Alberto do Ferroviária até 2019 por R$25 mil.

image.thumb.png.c7656f5763916e4901900bf77454bc9a.png

  • Campeonato Brasileiro Série C:

Iniciamos o segundo turno devolvendo a derrota pelo placar mínimo para o Joinville em nossos mandos usando o 4-2-1-3 e apostando nas invertidas de bola, que liberavam espaços no meio. Em seguida, visitamos o Grêmio Osasco Audax e, após duas etapas travadas no meio de campo, os mandantes marcaram o único gol da partida em um cochilo de Esdras no posicionamento. Assim, o clube-empresa disparou na liderança, abrindo oito pontos para a nossa equipe e cinco para o vice-líder Juventude. Posteriormente, emplacamos a segunda derrota consecutiva diante do Mogi Mirim, porém por um placar enganoso novamente, escondendo as inúmeras oportunidades criadas nas invertidas de bola diante dos dois tentos adversários marcados de fora da área, além do cochilo de Esdras em outro gol.

No entanto, retomamos o caminho das vitórias na partida seguinte versus o Botafogo de Ribeirão Preto, em que, diante de um adversário inofensivo, apostamos nos contra-ataques e na velocidade do ataque para vencer sem dificuldades. Em seguida, entramos com o 4-2-1-3 diante do 4-2-3-1 sem pontas do Internacional de Lages. Contudo, as duas equipes se anularam e não houve melhor resultado do que um empate. Por fim, entramos novamente com o 4-2-1-3 diante do Ypiranga de Erechim, mas tivemos o meio de campo anulado novamente. Entretanto, a superioridade numérica pelos lados apareceu e deu-nos os três pontos pelo placar mínimo.

image.png.5c87957369a78243ce3e6f04602fef2e.png

A partir desta vitória, o cenário estava formado, exceto para o Grêmio Osasco Audax, que já havia conquistado a qualificação com antecedência. Na vice-liderança, o Juventude abria três pontos de vantagem para a nossa equipe, que estava a seis pontos para a primeira equipe fora do G4. Assim, faltando apenas três partidas, iniciamos a reta final visitando o próprio Juventude no famigerado jogo de seis pontos. Entretanto, vimos os alviverdes abdicarem de atacar, deixando-nos com 63% de posse de bola, mas que não foram eficientes no último terço, resultando no empate sem gols.

Em seguida, contando com o estreante Zé Alberto e precisando apenas de um empate para garantir a qualificação para o mata-mata, não tivemos dificuldade para girar a bola com rapidez e marcar dois tentos para garantir a vitória diante do Brasil de Pelotas, sendo um deles do estreante. Por fim, não havia melhor maneira de terminar a fase: enfrentando o freguês Guarani de Campinas, enquanto que o Juventude, que estavam com a mesma pontuação da nossa equipe, perdia para o Botafogo de Ribeirão Preto. No entanto, apenas garantimos a vitória pelo placar mínimo na segunda etapa, quando Matías Sosa entrou no ataque e comandou a equipe para a segunda colocação com a sua rapidez na distribuição.

image.png.e1ef58e8dc3559822956a8ac0115501e.png

Vive um conto de fadas a Portuguesa. Digo isso após comandar a equipe na promoção para a Série C e agora tenho a chance de alcançar a segunda promoção consecutiva, desta vez para a Série B. Assim, após terminarmos na segunda colocação do Grupo B, que dá o direito de ter a volta em nossos mandos contra o terceiro colocado do Grupo A, iniciaremos a segunda fase contra o Aparecidense, que era o último promovido que não havia sido apresentado.

Quanto ao segundo turno em si, fizemos a mesma campanha de 17 pontos do primeiro turno. Enquanto isso, vimos Joinville e Botafogo de Ribeirão Preto caírem de rendimento e somente o Mogi Mirim aparecer na briga. É de se notar também a excelente campanha em nossos mandos, contabilizando 25 pontos em 27 disputados (92% de aproveitamento), que foi o diferencial na campanha. Acredito que boa parte disso se deve às medidas do gramado do Luso possuírem 90x55m, já que o restante dos gramados possui a média de aproximadamente 102x70m.

image.png.686ccba1abb3c03862f33dee57b0943b.png

Como já avisei, enfrentaremos nas quartas de final a Aparecidense, que fez uma campanha extraordinária no segundo turno após estar na sétima colocação. Assim, mesmo possuindo um elenco semelhante ao nosso, devemos dobrar a atenção com um adversário que possui a melhor campanha do último turno.

Por fim, a equipe de Aparecida de Goiânia não passou de fase no Campeonato Goiano atuando no 4-2-3-1, o que mostra a má fase da equipe antes do segundo turno da Série C.

 

  • Perissé mudou o título para Associação Atlética Portuguesa: O que vier é lucro (23/02)
Postado

Belíssima campanha nos dois turnos, agora é vencer o confronto mais difícil, na minha opinião, da série C. Esse confronto é crucial e normalmente causa surpresas, mas se o time tiver no seu melhor, conseguirá o acesso sem dúvida. Acha que conseguirá montar um time competitivo para a série B se conseguir o acesso? Há dinheiro para isso ou não precisa mexer muito no elenco?

Postado

Foi muito bem na primeira fase, diria que foi até cirúrgico, já que teve muitas vitórias por um gol de diferença. Agora é vencer o Aparecidense que vem motivado e não deve ser subestimado em nenhuma hipótese. Legal você estar usando o tamanho do seu campo como vantagem. Acredito na Lusinha, tem tudo para garantir outro acesso inédito (e quem sabe até um título). Boa sorte!

  • Vice-Presidente
Postado

É só um mata-mata até a promoção, acho desnecessário pensar no que vier é lucro, pois acredito que a Portuguesa tenha plenas capacidades de superar o Aparecidense.

Postado
Em 23/02/2018 at 17:59, Vannces disse:

Belíssima campanha nos dois turnos, agora é vencer o confronto mais difícil, na minha opinião, da série C. Esse confronto é crucial e normalmente causa surpresas, mas se o time tiver no seu melhor, conseguirá o acesso sem dúvida. Acha que conseguirá montar um time competitivo para a série B se conseguir o acesso? Há dinheiro para isso ou não precisa mexer muito no elenco?

O problema é que este elenco foi formado com a intenção de permanecer sem sustos na Série C. Só comecei a pensar em uma promoção quando a imprensa colocou a Portuguesa lá em cima na previsão. Então, mesmo se não formos promovidos, haverá muitas mudanças no elenco. Já que faria um elenco de transição da Série C para a Série B. Se formos, a reformulação será maior ainda, dependendo da verba que a diretoria disponibilizaria. Obrigado, Vannces.

22 horas atrás, marciofujarra89 disse:

Foi muito bem na primeira fase, diria que foi até cirúrgico, já que teve muitas vitórias por um gol de diferença. Agora é vencer o Aparecidense que vem motivado e não deve ser subestimado em nenhuma hipótese. Legal você estar usando o tamanho do seu campo como vantagem. Acredito na Lusinha, tem tudo para garantir outro acesso inédito (e quem sabe até um título). Boa sorte!

Não diria que a equipe foi cirúrgica. Houve uma queda de rendimento natural em um esquema que pouco foi alterado até aqui, mas conseguimos rapidamente solucionar os problemas ofensivos. Falarei disso na próxima atualização, diga-se de passagem.

Acredito que as dimensões dos gramados são importantíssimas dependendo do estilo que você usa. No meu estilo, que gosta de usar profundidade e amplitude, mas sem perder a compactação, gramados curtos são os ideais. Aliás, esse guia traduzido pelo @vinny_dp fala muito bem disso e recomendo. Obrigado, Marcio.

6 horas atrás, Henrique M. disse:

É só um mata-mata até a promoção, acho desnecessário pensar no que vier é lucro, pois acredito que a Portuguesa tenha plenas capacidades de superar o Aparecidense.

Entendo sua opinião, mas nunca pensei que fôssemos chegar até aqui por acreditar que o elenco era abaixado dos melhores e haveria a queda natural de rendimento em algum momento. Lógico que se não passarmos de fase, ficará aquele gostinho de quero mais, mas não posso cobrar do elenco isso.

Postado

Chegou até o mata-mata e concordo com o Henrique, tem condições de passar de fase e levar em conta a previsão da imprensa não acrescenta muito. Afinal de contas, só se você fosse o Botafogo é que deveria temer o Aparecidense hahaha

Falando no time goiano, percebi que eles tem uma média baixa de gols. Isso ocorreu ao longo do campeonato, ou apenas na fase ruim deles? Porque se for algo constante, parece um bom ponto a ser explorado. 

Boa sorte na sequência.

Postado

Que bom que voltou.

Pegou uma chave com complicadas e conseguiu fazer dois turnos iguais e classificar merecidamente. Agora, como você já disse, começa um campeonato diferente.  Vamos ver como se sai nessa fase. Vou torcer para não subir. :P

Postado

Pelo visto será um duelo equilibrado. 

Postado
5 horas atrás, vinny_dp disse:

Chegou até o mata-mata e concordo com o Henrique, tem condições de passar de fase e levar em conta a previsão da imprensa não acrescenta muito. Afinal de contas, só se você fosse o Botafogo é que deveria temer o Aparecidense hahaha

Falando no time goiano, percebi que eles tem uma média baixa de gols. Isso ocorreu ao longo do campeonato, ou apenas na fase ruim deles? Porque se for algo constante, parece um bom ponto a ser explorado. 

Boa sorte na sequência.

Se eu fosse o Tupi também. Não gostaria de ser eliminado por um massagista.

Foi na fase ruim. Não tinha notado nisso, mas percebi agora que eles ficaram quatro jogos sem marcar UM gol, terminando o primeiro turno com uma média de 0,5 gol por jogo. Ou seja, o Ramón fez mais gols que a equipe inteira.

No segundo turno, aumentaram a média para 1,2 gol por jogo, mas fizeram uma média de 1 gol sofrido por partida. Ou seja, não é uma equipe que ganha com vantagens altas e isso pode ser interessante se quisermos segurá-los em Goiás e atacá-los aqui, onde temos um excelente aproveitamento. Obrigado, Vini.

5 horas atrás, ggpofm disse:

Que bom que voltou.

Pegou uma chave com complicadas e conseguiu fazer dois turnos iguais e classificar merecidamente. Agora, como você já disse, começa um campeonato diferente.  Vamos ver como se sai nessa fase. Vou torcer para não subir. :P

Sim, precisamos redobrar a atenção nessa fase e não levar a empolgação da boa campanha na fase de grupos, vide o Fortaleza. Mas vou torcer para que a sua torcida zique novamente os adversários.

4 horas atrás, felipevalle disse:

Pelo visto será um duelo equilibrado. 

É o que se espera. Assim como o duelo na Série D contra o São José, o duelo pode ser decidido em um ou dois gols de tanto equilíbrio.

Postado

Eu acho que essa Série B já tá na mão. A questão é: vai subir como campeão? O time foi muitíssimo bem na 1ª fase, certamente vai brigar pela taça.

Postado

Campanha em casa foi absurda. Essencial nessa classificação, como você mesmo apontou. Creio que não deve ter grandes dificuldades nesse próximo confronto e a promoção tá na mão.

Postado
Em 26/02/2018 at 19:01, Leonardo Moreno disse:

Eu acho que essa Série B já tá na mão. A questão é: vai subir como campeão? O time foi muitíssimo bem na 1ª fase, certamente vai brigar pela taça.

Tivemos uma boa campanha sim, mas tivemos uma campanha regular contra os mais fortes, que possuem o nível que encontraremos no mata-mata. Portanto, prefiro ser mais humilde e brigar fortemente pela promoção antes de pensar no título.

Em 26/02/2018 at 22:43, Bigode. disse:

Campanha em casa foi absurda. Essencial nessa classificação, como você mesmo apontou. Creio que não deve ter grandes dificuldades nesse próximo confronto e a promoção tá na mão.

O que mais dá vantagem nesse confronto é a volta ser em casa, sem dúvidas, pelo aproveitamento visto na fase de grupos. Foi uma das vantagens de terminar a fase de grupos em segundo, apesar do maior benefício ser não enfrentar o Fortaleza.

Postado

image.pngimage.png.74cdd65ee082442b3fd649853045cdce.png

  • Planejamento Tático:

Como havia feito diversas mudanças nas instruções e nas funções do 4-1-2-3, resolvi mostrar como terminei a temporada.

Como já adiantei, o esquema sempre continuou o mesmo, mas houveram quatro mudanças nas funções dos jogadores. A primeira na meta, onde troquei a função de goleiro para goleiro-líbero na tarefa de apoiar, que julguei uma tarefa ideal para um nível de goleiro que não possui tantas habilidades com o pé, mas sabe o básico. Já a segunda alteração veio nas laterais, onde troquei a função de lateral para ala na tarefa de apoiar, liberando a opção de cruzar menos vezes. Por fim, alterei a função de avançado recuado para falso nove, já que é uma função que costuma sair mais da área para distribuir, além de gerar mais espaços.

Já no meio de campo, não alterei definitivamente a função do volante, revezando as funções de pivô defensivo e construtor de jogo recuado de acordo com o número de centroavantes adversários. Assim, o pivô defensivo é usado apenas contra equipes com dois ou mais centroavantes, já que são mais perigosas nos contragolpes.

92ngRw8.png

Já nas instruções, aumentamos a intensidade, pretendendo acelerar as transições ofensivas e movimentar a bola e os jogadores de forma mais rápida, mesmo que signifique mais lances arriscados, apesar de não ser muitos pela adição da saída de bola curta. Além disso, adiciono durante algumas partidas a instrução de driblar menos, caso a equipe esteja sendo desarmada com facilidade.

  • Campeonato Brasileiro Série C - Quartas de Final:

Como já havia adiantado na atualização anterior, o nosso adversário na primeira eliminatória do mata-mata foi o Aparecidense, que atua nas bases do 4-2-3-1 e havia terminado a fase de grupos na terceira colocação.

Na ida, em Aparecida de Goiânia (GO), pensávamos em sair do campo com uma derrota mínima ou um empate. No entanto, simplesmente goleamos os mandantes por 5 a 1. Não, você não leu errado. Apesar de ser um placar enganoso, reproduziu muito bem como tudo dava certo para os visitantes, que explorou a superioridade numérica no entrelinhas com a presença do meia William Amendoim, que anotou o seu primeiro hat-trick e um gol espetacular, enquanto que os mandantes se desorganizavam a cada tento.

Na volta, tivemos o privilégio de poder revezar a equipe em meio a tantas partidas importantes. Ainda assim, conseguimos ampliar o placar agregado com duas finalizações de longe diante de um adversário inofensivo. Além disso, perdemos um pênalti e boas oportunidades nas entrelinhas dos goianos. VEM, SÉRIE B!

7Gk2BTW.png

  • Campeonato Brasileiro Série C - Semifinal:

Já promovidos, a nossa meta era alcançar o título. A começar pelo Mogi Mirim, que bateu o líder ABC atuando nas bases do 4-2-3-1 e não perdeu para a nossa equipe durante a fase de grupos.

Na ida, em Mogi Mirim, novamente assumimos a mentalidade de levar um empate para os nossos mandos. No entanto, felizmente saímos surpreendidos com a vitória. Desta vez, levamos um tento por um erro na pressão alta, mas o principal propósito de anular o meio de campo adversário foi alcançado e ainda conseguimos marcar de longe, aproveitando o posicionamento mais recuado dos volantes.

Na volta, não assumimos o risco de revezar a equipe e entramos com força máxima para garantir a vaga na final. Assim, vencemos sem dificuldades, aproveitando a alteração tática dos paulistas, que avançaram os volantes para a linha do meio e liberaram espaços nas entrelinhas.

rLXwM5f.png

  • Campeonato Brasileiro Série C - Final:

Por fim, o nosso adversário na grande final foi o Fortaleza, que atuou no 4-2-2-2 para passar por Juventude e Grêmio Osasco Audax antes de chegar à final. Aliás, a boa campanha dos cearenses até aqui mostra como foi fundamental garantir a vice-liderança na última rodada da fase de grupos.

Na ida, em Fortaleza, como já conhecíamos o estilo reativo dos mandantes, resolvemos trabalhar mais a posse de bola para manter o adversário longe da meta lusitana, além de girar mais a bola para encontrar o melhor momento de atacar, o que não aconteceu, deixando o placar agregado zerado.

Na volta, visto que pouco infiltramos na fortaleza montada pelos adversários na primeira partida, escalei a equipe em um 4-4-2 visando ter contra-ataques com opções agudas pelos lados. No entanto, quem marcou o primeiro tento foi o Fortaleza durante uma bola alçada, mas que logo foi sucedido por um rebote finalizado pelo meia Lorran nas redes.

No segundo tempo, voltamos a esbarrar na retranca adversária, o que dava o título para os cearenses, obrigando a nossa equipe partir para a pressão final com o 4-2-4. Em seguida, quando os técnicos já se cumprimentavam e o banco de reservas adversário pedia o final da partida em ritmo de festa, o ponta Fabiano Oliveira descolou um cruzamento rasteiro em profundidade para o ponta Matías Sosa empurrar para as redes no último minuto dos acréscimos. SIM, A PORTUGUESA É A MAIS NOVA CAMPEÃ DA SÉRIE C!

WNmG86d.png

  • Análise do Elenco:

Como mantive o estilo de jogo e a formação da temporada passada, os pontos fortes e os destaques da equipe não se alteraram. Na parte ofensiva, tivemos uma alta periculosidade do tridente formado por Ramón, Matías Sosa e Emiliano Trovento, que juntos marcaram 31 gols em 39 partidas. Além disso, desta vez, fiquei mais satisfeito com a participação dos meias nos gols desta temporada (19 gols) em comparação com a temporada passada (8 gols).

Quanto à parte defensiva, obtive problemas com os contra-ataques com apenas os dois zagueiros, além da pressão dos mesmos em algum jogador longe de sua posição, liberando espaços à frente da área. No entanto, corrigi esses problemas com o uso da função de pivô defensivo na posição de volante versus equipes com dois atacantes.

Por fim, na parte individual, devo destacar novamente o ponta Ramón, que saiu com a artilharia e melhor classificação média do clube e o prêmio de revelação da Série C. Sem contar com a participação na artilharia da competição e na premiação de melhor jogador.

XUrSOTQ.png

Nas estatísticas da equipe na Série C, podemos destacar o equilíbrio das médias de gols marcados (1,5 por partida) e sofridos (1,2 por partida), o que não me satisfaz. Certamente devo colocar a média de gols sofridos em pauta para a próxima temporada, já que a média de gols marcados unida com a liderança disparada na quantidade de finalizações certas trazem bons indícios.

Além disso, devo destacar a alta quantidade de faltas cometidas (252 faltas), que pode ser explicada com a pressão exercida pela nossa equipe, mas que não são tão agressivas pelo número médio de cartões amarelos (20 cartões amarelos em 18 partidas).

Por fim, devo chamar a atenção quanto ao salário por ano das quatro equipes mais ricas da competição, enquanto que o nosso ficou por volta de R$ 3,3M. Sem falar do Grêmio Osasco Audax, que possui uma folha salarial anual digna de Série A.

  • Treinador:

Antes mesmo de alcançar a promoção, a diretoria ofereceu-me a renovação do contrato para o final da próxima temporada, que foi prontamente aceita. Além do contrato oferecido, pedi uma cláusula que estendesse o término do contrato com uma promoção para a Série B, já que eu achava inseguro treinar uma equipe recém-promovida com apenas uma temporada de contrato. Assim, obtive a renovação do meu contrato para o final da temporada de 2020.

Além disso, devido à excelente campanha com a Portuguesa, fui premiado como o melhor treinador do ano na competição.

Y650TJA.png

  • Perissé mudou o título para Associação Atlética Portuguesa: O jogo só acaba quando termina (03/03)
Postado

Acesso merecido (numa encachapante vitória agregada de 7x2 em cima do Aparecidense) e um título incontestável, só com vitórias, sensacional. Vejo que Matías Sosa vem se destacando, gosto do futebol dele, já contratei ele em outros saves e sempre foi sucesso. E qual a sua meta agora para a Série B? Sobreviver, embolar no meio ou já subir? Vai mexer na equipe para a próxima temporada? Boa sorte!

Postado

Embora eu tenha acompanhado desde o início, não lembro se ficou claro quanto à questão financeira, ou seja, se você terá grana para mexer no elenco qualificando-o para a Série B. Se tiver grana, qual setor precisará mexer ou qual jogador que precisa trocar no elenco? A subida veio sem grande susto e o título coroou a bela campanha do time, Parabéns! 

Postado

Conforme corretamente previ, a questão era se ia ser campeão ou não. E o título veio no apagar das luzes, certamente com muito mérito. Parabéns!

Postado

Que final de temporada fantástico! Conseguiu sem dificuldades o acesso para a Série B e venceu o título contra o Fortaleza no finalzinho. Parabéns!

Quais os times que foram rebaixados da Série B? Pretende contratar algum jogador deles?

Vai ter dinheiro para investir em grandes reforços ou pretende fortalecer o elenco que já existe?

Boa sorte na continuação!

Postado
17 horas atrás, marciofujarra89 disse:

Acesso merecido (numa encachapante vitória agregada de 7x2 em cima do Aparecidense) e um título incontestável, só com vitórias, sensacional. Vejo que Matías Sosa vem se destacando, gosto do futebol dele, já contratei ele em outros saves e sempre foi sucesso. E qual a sua meta agora para a Série B? Sobreviver, embolar no meio ou já subir? Vai mexer na equipe para a próxima temporada? Boa sorte!

Interessante que já tenha usado o Matías Sosa também. Logo me interessei com os seus atributos quando comecei o save, mas não eram úteis pra posição que necessitava de mais agilidade e velocidade (ponta), e sim para uma posição que requeira mais controle de bola e passe (falso nove). Assim, depois dessa mudança de posição, ele deslanchou.

Em tempo, minha meta na Série B é se manter entre a zona do rebaixamento e a metade da tabela, ou seja, terminar o campeonato sem preocupações ou sustos. Obrigado, Marcio.

5 horas atrás, Vannces disse:

Embora eu tenha acompanhado desde o início, não lembro se ficou claro quanto à questão financeira, ou seja, se você terá grana para mexer no elenco qualificando-o para a Série B. Se tiver grana, qual setor precisará mexer ou qual jogador que precisa trocar no elenco? A subida veio sem grande susto e o título coroou a bela campanha do time, Parabéns! 

Eu costumo atualizar a situação financeira de cada temporada. A situação que tivemos para a Série C, por exemplo, foi postada logo quando alcancei a promoção ainda na Série D. Desta vez, preferi atualizar a situação financeira que encontraremos na Série B antes do Campeonato Carioca da próxima temporada.

No mais, o planejamento novamente vai ser mais de reposições do que de adições ao elenco. As saídas que falo são do zagueiro Pessanha, do meia William Amendoim e do ponta Fabiano Oliveira, sendo os dois últimos por final de contrato. Mas ainda planejo adicionar opções ao meio e à lateral esquerda, que sobreviveu com apenas uma opção nesta temporada. Obrigado, Vannces.

1 hora atrás, Leonardo Moreno disse:

Conforme corretamente previ, a questão era se ia ser campeão ou não. E o título veio no apagar das luzes, certamente com muito mérito. Parabéns!

Obrigado, Moreno. Não se surpreenda com minhas expectativas mais humildes durante o save, mas é capaz de já ter se acostumado.

1 hora atrás, Tsuru disse:

Que final de temporada fantástico! Conseguiu sem dificuldades o acesso para a Série B e venceu o título contra o Fortaleza no finalzinho. Parabéns!

Quais os times que foram rebaixados da Série B? Pretende contratar algum jogador deles?

Vai ter dinheiro para investir em grandes reforços ou pretende fortalecer o elenco que já existe?

Boa sorte na continuação!

Na Série B, caíram Vila Nova, Macaé, CRB e Oeste. Mas raramente pesquiso jogador no perfil do clube, geralmente confio nos meus olheiros e no conhecimento deles, exceto com jogadores que procuro para empréstimo.

Quanto aos reforços, vou procurar a saída de jogadores que não possuem o nível de Série B e, assim, vou repor a saída deles com jogadores que possuem esse nível. Aliás, se fosse na realidade, provavelmente a torcida não ficaria muito satisfeita com a saída de jogadores que participaram de duas promoções seguidas. Obrigado, Rafael.

Postado
23 horas atrás, Yan Perisse disse:

Na volta, visto que pouco infiltramos na fortaleza montada pelos adversários na primeira partida, escalei a equipe em um 4-4-2 visando ter contra-ataques com opções agudas pelos lados. No entanto, quem marcou o primeiro tento foi o Fortaleza durante uma bola alçada, mas que logo foi sucedido por um rebote finalizado pelo meia Lorran nas redes.

I see what you did there! HAHAHA

Falando sério: que final de temporada espetacular! Cumpriu as expectativas contra o Aparecidense, como eu já previa, e se portou muitíssimo bem nas outras partidas também, sempre dominando o quadro geral, com exceção do equilibrado 0x0 com o Fortaleza. Promoção e título MUITO merecidos. Agora é fortalecer o elenco para, ao menos, se manter sem grandes problemas na divisão superior. Ansioso pra ver como ficará o elenco. Boa sorte!

  • Vice-Presidente
Postado

Que reviravolta! Você saiu de uma equipe desacredita para um título improvável, segundo seu discurso, quando a gente sabe que na realidade não é assim. Se a equipe passou da 1ª fase da Série C, ela tem enormes chances de ser promovida. Talvez o título realmente fosse improvável, mas esse lance de jogar as expectativas lá embaixo pode comprometer quando sua equipe estiver em níveis mais altos.

Postado
Em 04/03/2018 at 22:42, Bigode. disse:

I see what you did there! HAHAHA

Falando sério: que final de temporada espetacular! Cumpriu as expectativas contra o Aparecidense, como eu já previa, e se portou muitíssimo bem nas outras partidas também, sempre dominando o quadro geral, com exceção do equilibrado 0x0 com o Fortaleza. Promoção e título MUITO merecidos. Agora é fortalecer o elenco para, ao menos, se manter sem grandes problemas na divisão superior. Ansioso pra ver como ficará o elenco. Boa sorte!

HAHAHA, fiz essa pensando em um certo comediante de Portugal, hein.

Obrigado, Bigode. A diretoria liberou uma verba gorda pro orçamento salarial da próxima temporada. Para se ter noção, algo próximo do dobro do orçamento passado, mas falarei melhor na próxima atualização.

Em 05/03/2018 at 10:41, Henrique M. disse:

Que reviravolta! Você saiu de uma equipe desacredita para um título improvável, segundo seu discurso, quando a gente sabe que na realidade não é assim. Se a equipe passou da 1ª fase da Série C, ela tem enormes chances de ser promovida. Talvez o título realmente fosse improvável, mas esse lance de jogar as expectativas lá embaixo pode comprometer quando sua equipe estiver em níveis mais altos.

Obrigado, Henrique. É que eu enfrento a primeira temporada em uma divisão acima com as expectativas de terminar naquele tumulto fora do rebaixamento, mas logo conseguimos a vice-liderança na fase de grupos. Em seguida, no mata-mata, só pensava na promoção, mas não sabia como viria o Aparecidense, exatamente por estar em excelente fase, entende?

Lógico que, apesar do meu discurso humildão até demais, eu ficaria muito frustrado se não alcançasse a promoção. Mas também tentei entender que era a primeira temporada da equipe naquela divisão antes daquela partida, evitando a maior das frustrações.

Postado

Parabéns pela promoção para  a Série B, mas com todo respeito ao seu trabalho não podemos surpervalorizá-lo. Desde o início do save, a Portuguesa vem bem e acredito que você, talvez, desejasse até mais dificuldades para se sentir um pouco mais desafiado. Eu vou torcer para você ter mais trabalho na continuação do save. ;)
)

Postado
Em 07/03/2018 at 13:23, ggpofm disse:

Parabéns pela promoção para a Série B, mas com todo respeito ao seu trabalho não podemos surpervalorizá-lo. Desde o início do save, a Portuguesa vem bem e acredito que você, talvez, desejasse até mais dificuldades para se sentir um pouco mais desafiado. Eu vou torcer para você ter mais trabalho na continuação do save. ;)

Obrigado, Gilson. Eu esperava mais dificuldade, não posso negar, mas a promoção para a Série B foi duríssima e totalmente diferente da promoção para a Série C, em que saímos invictos do mata-mata. Talvez essa promoção tenha sido da maneira que eu gostaria, unindo dificuldade com o sucesso.

No entanto, a tendência é termos o período de maior dificuldade do save até aqui na Série B.

Postado

image.png.ada7d34346c770401f7967009072c863.pngimage.png.ebbd9681318ac5fadfa2c428a2487b8a.png

Sempre que se fala no confronto entre Vasco e Portuguesa, é impossível dissociar a origem lusitana que une os clubes. No entanto, a história do confronto é ainda mais rica do que suas origens. Além de representar a maior freguesia entre os 16 clubes do Campeonato Carioca, a partida que motivou esta postagem foi, simplesmente, a que deu origem à "zebra" no futebol brasileiro.

A história aconteceu em 1964, quando os insulanos venceram os cruz-maltinos por 2 a 1, fato que apenas aconteceu outras três vezes na história e marcava o início de um jejum de 54 anos, que apenas seria quebrado no mês passado na vitória lusitana pelo placar mínimo no Giulite Coutinho. No entanto, a história da "zebra" veio na noite anterior da famigerada vitória, que inspirou a criação do mascote da Portuguesa.

Naquele ano, o técnico lusitano era o famoso Gentil Cardoso, campeão carioca por Vasco e Fluminense, que, depois de surpreender o Bangu com um empate na primeira rodada, afirmou com a expressão "pode ser que dê zebra" que a Portuguesa poderia superar as expectativas e superar o rival mais tradicional. A referência corresponde ao jogo do bicho, já que é um animal que não está presente nele. Assim, a expressão "dar zebra" virou uma forma de retratar a vitória de uma equipe com poucas expectativas sobre um adversário mais tradicional.

image.png.1c8c76282aa4bc12bb5c263350e54309.png

Na partida, antes mesmo do primeiro minuto, o atacante vascaíno Mário abriu o placar. No entanto, a igualdade no placar viria na mesma etapa com Inaldo, que roubou a bola da defesa cruz-maltina e fuzilou as redes. Assim, com o placar empatado, Gentil Cardoso utilizou-se de sua experiência e recuou a equipe no segundo tempo, passando a atuar no contra-ataque, que gerou o gol da virada e da vitória lusitana.

No fim, a profecia de Gentil Cardoso se cumpriu e a Portuguesa, além de ter vencido a equipe cruz-maltina, venceu quatro dos últimos seis jogos do campeonato e terminou em oitavo, garantindo-se no campeonato do ano seguinte e livrando-se do rebaixamento. O lendário treinador morreria apenas seis anos depois, mas já tendo deixado seu nome na história do futebol brasileiro.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...