Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Associação Atlética Portuguesa


Perissé

Posts Recomendados

Postado
9 horas atrás, Henrique M. disse:

Campanhas de turno bem distintas, vamos ver se a boa forma vai ser carregada para a Série B.

Foi como eu planejei: a Taça Guanabara servindo de testes e a Taça Rio com força máxima. Assim, fomos mal no turno que fizemos variações do esquema e das instruções, mas conseguimos achar conclusões e levamos pro turno seguinte, o que rendeu uma vice-liderança e 100% contra os pequenos.

6 horas atrás, MitoMitológico disse:

Fez uma campanha muito boa na Taça Rio, pena que esbarrou na campanha intocável do Vasco. Já a eliminação na Copa era esperada, mas fez uma partida com honras contra o Corinthians. E ver a Portuguesa Carioca na Série B é diferente, mas muito satisfatório. Não terá vida fácil, e a meta é brigar para não cair até o fim. Terá muito trabalho mesmo, pois aqui na área tivemos vários jogadores que levaram(e levam) muitas dificuldades ao disputar a Segundona e vale a pena dar uma olhada.

Boa Sorte.

Sim, já acompanhei várias histórias de FM no Brasil e vi muitos até largando o save na Série B. A maioria se deparavam com uma dificuldade antes não vista no save, mas não sei se foi o motivo de encerrarem as suas histórias. Obrigado, Mito.

3 horas atrás, marciof89 disse:

Fez uma campanha muito bacana na Taça Rio, pena que o Vasco não deu chances pro azar. Quanto a segundona, é brigar pra não cair e respirar esta temporada. Por sorte, nenhum gigante está na Série B esta temporada, porém o que mais tem são times tradicionais e cascudos da Série B. Vai ser dureza! Pergunta: Já conseguiu alguém pro lugar do lateral Breno?

Sim, não costumo ver a quantidade de clubes medianos como Ponte Preta, Chapecoense, Atlético Goianiense, Coritiba, Goiás e Avaí numa só edição. Era melhor que se tivesse menos clubes medianos, mas um ou outro grande.

Quanto à reposição do Breno, ainda não consegui ninguém. Já ando treinando para a posição do Breno um dos zagueiros, que já possuía um certo conhecimento da posição.

  • Respostas 275
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Retomando a leitura.

Como disse, usou o Campeonato Carioca para testes e depois de uma Taça GB não tão boa, fez uma Taça Rio muito boa.

A eliminação na Copa do Brasil era esperada diante do Corinthians, mas estou curioso para ver o desempenho na Série B. Será que teremos dificuldades, lutando contra o rebaixamento, ou fará um campeonato seguro sem correr riscos? Só não vou gostar se subir novamente tão rápido.

Postado

Usou bem o período do Estadual para testes, mas levando-se em conta o nível dos adversários de lá, a série B ainda será um caminho bastante difícil. 

Acredito que com a base que você conseguiu montar e um bom aproveitamento dentro de casa, conseguirá ao menos a manutenção.

Boa sorte.

  • 2 semanas atrás...
Postado
Em 29/03/2018 at 18:24, ggpofm disse:

Retomando a leitura.

Como disse, usou o Campeonato Carioca para testes e depois de uma Taça GB não tão boa, fez uma Taça Rio muito boa.

A eliminação na Copa do Brasil era esperada diante do Corinthians, mas estou curioso para ver o desempenho na Série B. Será que teremos dificuldades, lutando contra o rebaixamento, ou fará um campeonato seguro sem correr riscos? Só não vou gostar se subir novamente tão rápido.

A intenção e a expectativa é de se fazer uma campanha segura, sem pensar tanto na zona do rebaixamento, mas subir mais uma vez de forma consecutiva seria muito improvável. Sem contar que teríamos inúmeros problemas com um elenco montado às pressas para a Série B, ou seja, ainda com muita opção no elenco de nível de Série C.

Em 30/03/2018 at 07:32, vinny_dp disse:

Usou bem o período do Estadual para testes, mas levando-se em conta o nível dos adversários de lá, a série B ainda será um caminho bastante difícil. 

Acredito que com a base que você conseguiu montar e um bom aproveitamento dentro de casa, conseguirá ao menos a manutenção.

Boa sorte.

Sim, não podemos misturar ambas as competições. Usei a Taça Guanabara para testes e, em seguida, realizei uma excelente Taça Rio, mas ainda precisaria passar por adversários mais difíceis para qualificá-los. Obrigado, Vinny.

Postado

image.thumb.png.4fa8456656d62c2f1601f9072c80d113.png5acb5062dfe91_Barra(Brigarpelamanuteno).png.1af4d86d32b0b5e328d5782bf575ef5e.png

  • Planejamento Tático:

Como já havia comentado, diferente dos extremos, o meio-campo do 4-1-2-3 atuou de forma ineficiente diante de equipes com formações mais fechadas, como o 4-1-2-1-2, 4-2-2-2 e o 3-1-4-2, deixando a equipe previsível. Diante disso, resolvi aprimorar o 4-4-2 que testei na Taça Guanabara e o utilizei em algumas partidas na Série B, gerando bons resultados. Lembrando que o 4-1-2-3 continuará sendo usado diante das equipes restantes.

Na linha defensiva, a configuração será a mesma do outro esquema, já que a função dos laterais foi alterada no 4-1-2-3 pelo lateral na tarefa de apoiar ser mais sólido na fase defensiva, porém sem deixar de dar amplitude e apoio na fase ofensiva, do que o ala. Já na segunda linha de quatro, temos dois meio-campistas laterais, que percorrem os dois últimos terços do campo sendo fundamentais nos contra-ataques e nas situações de 4x4 contra a linha defensiva adversária, um armador avançado distribuindo o jogo e um meia-central que liga-se mais ao falso nove, porém a diferença para o Box-To-Box é conseguir executar essa ligação sem deixar muito a posição. Por fim, temos na última linha um falso nove com alta mobilidade e um ponta-de-lança servindo de pivô e dando profundidade à equipe.

jjmsvbg.png

Já as instruções da equipe serão as mesmas do 4-1-2-3, exceto a linha defensiva, que será avançada para deixar o mínimo de espaço nas entrelinhas. Logo, adicionei a instrução da linha de impedimento para sofrer o mínimo de lançamentos nas costas da defesa.

Por fim, a formação da equipe foi alterada para ambos os esquemas. Pela formação antiga (muito fluida) dar muita liberdade na fase defensiva, optei pela opção fluida, que dá menos liberdade na fase defensiva, porém continua a dar liberdade na fase ofensiva, deixando a equipe menos rígida.

  • Campeonato Brasileiro Série B:

Inicialmente, sugiro aos leitores que voltem à atualização anterior, que possui um resumo de cada equipe da competição, para compreender melhor as análises sobre cada partida.

Iniciamos a competição vencendo o conhecido Mogi Mirim em uma partida quase perfeita do coletivo, que criou diversas oportunidades em contra-ataques e nos lançamentos nas costas dos laterais, além da excelente ocupação da entrelinha adversária, porém a concretização foi bastante falha e gerou a vitória magra. Em seguida, veio as primeiras derrotas na competição, a primeira diante do Grêmio Osasco Audax, em que ocupamos a entrelinha adversária, porém sem furar a linha de cinco, além de sofrermos com a presença perigosa dos alas adversários em nosso terço defensivo. Já a segunda foi diante do Paysandu, em que novamente conseguimos ocupar a entrelinha adversária, porém, desta vez, investindo mais em finalizações de média distância. No entanto, acabamos consagrando o goleiro adversário, que foi o eleito o melhor da partida.

Voltamos às vitórias versus o Botafogo-PB, em que repetimos a estratégia da partida anterior, porém foram as faltas batidas pelo goleiro Gabriel Gasparotto na entrada da área que comandaram a vitória. Em seguida, vencemos o vice-campeão da Série C na temporada passada, vulgo Fortaleza, atuando de forma mais reativa para aproveitar as subidas dos laterais adversários. Posteriormente, as vitórias foram interrompidas pela derrota para o Avaí, em que pouco conseguimos avançar no campo defensivo adversário e acabamos um gol atípico em uma bola longa (leia-se chutão no caso) nas costas da linha defensiva.

utPq5Xe.png

Após a derrota para o Avaí, o alerta para a mudança do meio-campo diante de equipes mais fechadas foi efetivamente ligado e o resultado foi a estreia do 4-4-2 com a humilhante goleada de cinco gols na partida seguinte diante do Londrina, em que os meio-campistas laterais encaixaram uma perigosa superioridade numérica com os laterais e até mesmo com os atacantes. 

A goleada aumentou os ânimos da equipe e crescemos absurdamente rápido na competição. Na partida seguinte, diante do Figueirense, criamos diversas oportunidades aproveitando a movimentação do falso nove com a bola na entrelinha adversária, atraindo um dos zagueiros e gerando um espaço para a infiltração do meia Borges, que perdeu quatro oportunidades claras. Na segunda etapa, mudamos o esquema para o 3-5-2 para anular o 4-3-3 sem pontas dos catarinenses e até conseguimos segurá-los, porém não contávamos com a noite inspirada do 12º jogador alvinegro, que marcou dois pênaltis e rendeu-me uma advertência da CBF.

No entanto, não perdemos o embalo e executamos de forma excelente a estratégia definida para o duelo de seis pontos versus o líder Tombense, em que usamos o 4-4-2 até abrirmos o placar, voltando ao 4-1-2-3 devido à presença do meia-atacante adversário na entrelinha. Em seguida, o embalo foi interrompido pela derrota para o Paraná, que soube compactar bem as duas linhas defensivas, além de deixar um dos meias do 4-2-3-1 ocupando mais a região.

Por fim, assim como veio sendo feito desde a partida versus o Figueirense, devido à carga de duas partidas por semana, diante do Atlético Goianiense construímos o placar na primeira etapa, explorando a entrelinha adversária, e alteramos a mentalidade para uma mais defensiva na segunda etapa, deixando a equipe goiana ainda mais inofensiva. Em seguida, diante do Bragantino, o 4-4-2 sofreu defensivamente com a boa ocupação da entrelinha com três jogadores adversários, porém compensou ofensivamente com o perigoso 4x4 versus a linha defensiva adversária.

2M593FK.png

Nunca imaginávamos que estaríamos em tal situação logo com 12 rodadas de campeonato. O que aconteceu, na minha visão, foi um encaixe excelente do 4-4-2 com a equipe, sem contar com o bom funcionamento do 4-1-2-3 desde o começo da minha passagem pelo clube, deixando-a perigosa contra qualquer tipo de adversário. Enfim, a boa fase pode não permanecer por tanto tempo, além de tal situação coincidir com um rendimento bastante abaixo de algumas equipes, como Chapecoense, Coritiba e Ponte Preta. No entanto, se tínhamos algum risco de manutenção, mesmo que pouco previsto no início da temporada, já foi cortado.

Esse período de 12 partidas, aliás, foi marcado por uma longa sequência de duas partidas por semana, que começou na quinta rodada. Tal fato liga um alerta para a equipe nas próximas temporadas, já que não possuímos um elenco profundo (20 jogadores).

  • Perissé mudou o título para Associação Atlética Portuguesa: Brigar pela manutenção? Não, obrigado (08/04)
Postado

Que campanha excelente hein? O time encaixou muito bem, o entrosamento vem ajudando e a escolha da tática se mostrou muito acertada.

Tô achando que vem Série A por aí.

Boa sorte na continuação!

Postado

Vai subir? Ainda é cedo para afirmar, mas é bem melhor do que disputar a parte de baixo da tabela, não é mesmo?

Parece que a equipe ficou mais estável depois da mudança tática. Mas parece que ainda um questão de desempenho nas partidas fora de casa que precisa ser resolvida. Vamos esperar a sequência do turno para ter uma ideia melhor sobre o futuro da Portuguesa Carioca na Série B.

Postado

Encaixe perfeito da tática e instruções fizeram realmente a diferença na competição. Nas derrotas, por exemplo, houve apenas um gol para os adversários o que dá uma boa ideia do que o time pode conseguir na competição, já que não são derrotas elásticas. Acredito que mesmo havendo algum momento conturbado (lesões e suspensões), dificilmente perderá o lugar no alto da tabela e isso é realmente animador. Ótima sequência e que a subida seja apenas uma questão de tempo. Parabéns pela campanha.

Postado

Pegou o elevador ein? A Série B é traiçoeira, 12 jogos ainda é pouco pra traçar um panorama de subida. Porém, é ótimo ver a lusinha criar gordura para o decorrer da temporada. A vitória em cima do time chato do Londrina por 5x0 marcam a qualidade ofensiva da equipe. Parabéns!

Postado
4 horas atrás, Tsuru disse:

Que campanha excelente hein? O time encaixou muito bem, o entrosamento vem ajudando e a escolha da tática se mostrou muito acertada.

Tô achando que vem Série A por aí.

Boa sorte na continuação!

Eu não apostaria nem na briga pela subida ainda por ser apenas dois pontos que nos separaram do quinto colocado e sete para o décimo. Ou seja, a disputa ainda tá muito embolada, sem definir muito as equipes que brigarão por cada setor da classificação. Obrigado, Rafael.

4 horas atrás, ggpofm disse:

Vai subir? Ainda é cedo para afirmar, mas é bem melhor do que disputar a parte de baixo da tabela, não é mesmo?

Parece que a equipe ficou mais estável depois da mudança tática. Mas parece que ainda um questão de desempenho nas partidas fora de casa que precisa ser resolvida. Vamos esperar a sequência do turno para ter uma ideia melhor sobre o futuro da Portuguesa Carioca na Série B.

Sim, é por esse caminho que penso também. Sem contar que a tabela tá visivelmente embolada. A diferença da Portuguesa pro quinto colocado é de dois pontos e pro décimo é de sete apenas. Uma sequência ruim pode me colocar até na parte de baixo da tabela.

Quanto ao desempenho fora de casa, antes do início do 4-4-2, contra o Londrina, realmente parecia um problema, mas depois disso fizemos 4 pontos em 9 possíveis, sendo que um dos adversários foi o Figueirense. Então, eu prefiro esperar mais um pouco para ter uma noção de como será o nosso desempenho fora de casa com o 4-4-2 entre as táticas.

2 horas atrás, Vannces disse:

Encaixe perfeito da tática e instruções fizeram realmente a diferença na competição. Nas derrotas, por exemplo, houve apenas um gol para os adversários o que dá uma boa ideia do que o time pode conseguir na competição, já que não são derrotas elásticas. Acredito que mesmo havendo algum momento conturbado (lesões e suspensões), dificilmente perderá o lugar no alto da tabela e isso é realmente animador. Ótima sequência e que a subida seja apenas uma questão de tempo. Parabéns pela campanha.

Não dá pra prever muito o futuro da Portuguesa, mas já acumulamos uma excelente gordura e a briga pela manutenção já tá descartada. Resta saber se iremos nos limitar à região da metade da tabela ou iremos pegar o elevador para um patamar próximo da Série A.

Outra coisa: um fator essencial para o elenco curto funcionar numa competição de pontos corridos é o elenco entrosado com o estilo do treinador. Já sofri algumas suspensões e algumas lesões, mas a peça que substitui consegue exercer de forma suficiente a sua função pelo coletivo estar muito forte. Obrigado, Vannces.

2 horas atrás, marciof89 disse:

Pegou o elevador ein? A Série B é traiçoeira, 12 jogos ainda é pouco pra traçar um panorama de subida. Porém, é ótimo ver a lusinha criar gordura para o decorrer da temporada. A vitória em cima do time chato do Londrina por 5x0 marcam a qualidade ofensiva da equipe. Parabéns!

Sim, penso assim também. Sem contar que a tabela ainda tá muito embolada, ou seja, é interessante esperar mais alguns jogos para ver quem irá briga por qual setor na classificação, já que as distâncias entre as equipes estão pequenas e um ou dois jogos já podem mudar a ordem da classificação. Obrigado, Marcio.

Postado

Grande início de campanha! Estou surpreso, achei que teria um pouco mais de dificuldade nesse início, mas o encaixe tático rápido foi essencial. O início é ainda melhor quando você toca no ponto do elenco enxuto, que pode ser prejudicial lá na frente, então toda gordura é válida.

Boa sorte na sequência!

Postado

Respeita a história da Portuguesa!!!!

É bom demais contrariar as previsões da imprensa e subir, ao invés de ser rebaixado. É bom não, é ótimo! Sei que é cedo pra pensar no acesso, mas eu acredito que você vá conseguir e estarei torcendo pra isso. Boa sorte!

  • Vice-Presidente
Postado

Bom começo de temporada, achei que não ia ter problemas para ficar na divisão, mas esperava que demorasse mais ao longo da temporada para tentar se firmar na briga pela promoção.

Postado

Legal ver você mudando a tática quando enfrentar alguns adversários. Confesso que isso não é o meu forte kkk

A goleada sobre o Londrina parece que deu um UP no time. Com metade do 1º turno jogado, a Lusa Carioca vem indo muito bem, e apesar de ter a possibilidade do time cansar durante o campeonato e cair na tabela, o risco de Rebaixamento foi praticamente retirado. Se conseguir dominar bem o seu curto elenco, e contar com a má fase das equipes mais fortes, não duvido nada, mas nada mesmo, de um acesso.

Boa Sorte!

Postado
Em 10/04/2018 at 11:22, Bigode. disse:

Grande início de campanha! Estou surpreso, achei que teria um pouco mais de dificuldade nesse início, mas o encaixe tático rápido foi essencial. O início é ainda melhor quando você toca no ponto do elenco enxuto, que pode ser prejudicial lá na frente, então toda gordura é válida.

Boa sorte na sequência!

Ainda que eu queira aumentar um pouco o elenco até o final da temporada, provavelmente vai ficar para o planejamento de transferências da próxima temporada pelas oportunidades de final de contrato e preço mais baixo. Obrigado, Bigode!

Em 10/04/2018 at 21:06, PedroJr14 disse:

Respeita a história da Portuguesa!

É bom demais contrariar as previsões da imprensa e subir, ao invés de ser rebaixado. É bom não, é ótimo! Sei que é cedo pra pensar no acesso, mas eu acredito que você vá conseguir e estarei torcendo pra isso. Boa sorte!

Imagina contrariar as previsões da imprensa em todas as divisões nacionais desde o começo do save? É melhor ainda, hahaha. Obrigado, Pedro.

19 horas atrás, Henrique M. disse:

Bom começo de temporada, achei que não ia ter problemas para ficar na divisão, mas esperava que demorasse mais ao longo da temporada para tentar se firmar na briga pela promoção.

Muito menos eu, sinceramente. Com certeza a mudança tática e a queda brusca de alguns favoritos foram determinantes para isso.

13 horas atrás, MitoMitológico disse:

Legal ver você mudando a tática quando enfrentar alguns adversários. Confesso que isso não é o meu forte kkk

A goleada sobre o Londrina parece que deu um UP no time. Com metade do 1º turno jogado, a Lusa Carioca vem indo muito bem, e apesar de ter a possibilidade do time cansar durante o campeonato e cair na tabela, o risco de Rebaixamento foi praticamente retirado. Se conseguir dominar bem o seu curto elenco, e contar com a má fase das equipes mais fortes, não duvido nada, mas nada mesmo, de um acesso.

Boa Sorte!

É essencial você notar onde a sua equipe está errando e realizar mudanças. Lógico que você não deve sair realizando milhões de mudanças, por isso eu só fui estrear o 4-4-2 na sétima rodada, quando eu já havia enfrentado três adversários fechados e notei nas três ocasiões o mesmo tipo de erro tático (pouca ocupação do entorno da área e pouca infiltração, consequentemente).

Obrigado, Mito.

Postado

Me atualizei com o save.

Primeiro parabéns pelo títulos da serie C e D, o time jogou bem demais e mereceu levar não só a promoção como a taça.

No estadual ainda está lutando por protagonismo, infelizmente os grandes do Rio ainda são muito superiores, mas acredito que em pouco tempo isso vai mudar, ainda mais olhando para a campanha atual na série B, que está muito boa para um recém promovido, acredito que se mantiver um aproveitamento parecido deve pegar com tranquilidade uma das vagas, se bem que vai ser bem difícil pois ta bem equilibrado o campeonato, tanto a parte de baixo quanto a de cima, mas nesse momento pela pontuação eu coloco que a briga pra série A está entre os 7 primeiros com a Ponte Preta e Avaí correndo por fora devido a recentemente terem sido time de série A.  

Agora que campanha ruim do Coritiba e Chapecoense em, brigando pra n cair pra C, espero q melhorem, principalmente a Chape que merece muito mais que isso.

Boa sorte na continuação. 

Postado

Esse período foi bom para encontrar um esquema alternativo que traga mais possibilidades para encarar equipes mais fechadas.

Com poucos jogos disputados essa é uma notícia interessante. O desafio será desenvolver a tática e lidar com um elenco enxuto, algo bem complicado para o ritmo exigente da série B.

Boa sorte na sequência.

 

  • 2 semanas atrás...
Postado

Opa, meu bom! Atualiza isso aí que nóis gosta de acompanhar saga de time BR! 

Postado

Fala Perissé!!Tudo bem?Parabéns pelas boas campanhas com a lusa carioca!!Acho muito legal suas observações dos adversários,quero um dia ter essa capacidade hehe.Como é para um torcedor da lusa ver seu estádio sendo usado pelo flamengo com outro nome e inclusive outras cores nas arquibancadas?acha isso ruim ou tem o lado bom de render uma grana para o clube?Boa sorte na continuação!!

Postado
Em 13/04/2018 at 16:05, baltazar disse:

Me atualizei com o save.

Primeiro parabéns pelo títulos da serie C e D, o time jogou bem demais e mereceu levar não só a promoção como a taça.

No estadual ainda está lutando por protagonismo, infelizmente os grandes do Rio ainda são muito superiores, mas acredito que em pouco tempo isso vai mudar, ainda mais olhando para a campanha atual na série B, que está muito boa para um recém promovido, acredito que se mantiver um aproveitamento parecido deve pegar com tranquilidade uma das vagas, se bem que vai ser bem difícil pois ta bem equilibrado o campeonato, tanto a parte de baixo quanto a de cima, mas nesse momento pela pontuação eu coloco que a briga pra série A está entre os 7 primeiros com a Ponte Preta e Avaí correndo por fora devido a recentemente terem sido time de série A.  

Agora que campanha ruim do Coritiba e Chapecoense em, brigando pra n cair pra C, espero q melhorem, principalmente a Chape que merece muito mais que isso.

Boa sorte na continuação. 

Acredito que no estadual já temos uma capacidade igual ou até melhor que os times reservas dos quatro clubes grandes, que os usam na maioria das partidas da competição, exceto nos clássicos. Portanto, espero brigar com mais força pela vaga na final de um dos turnos já na próxima temporada.

Nessa primeira atualização da Série B, a classificação ainda tá muito embolada. Se um clube X tá brigando pela manutenção e vence uma partida, esse clube pode saltar para a briga pela promoção facilmente. A tendência é que se defina clubes para as brigas por cada parte da tabela. Obrigado, Baltazar.

Em 15/04/2018 at 16:02, vinny_dp disse:

Esse período foi bom para encontrar um esquema alternativo que traga mais possibilidades para encarar equipes mais fechadas.

Com poucos jogos disputados essa é uma notícia interessante. O desafio será desenvolver a tática e lidar com um elenco enxuto, algo bem complicado para o ritmo exigente da série B.

Boa sorte na sequência.

Ainda preciso lapidar melhor o 4-4-2, mas a princípio ele continuará sendo utilizado por um bom tempo pelos resultados que vem apresentando, conseguindo chegar com quatro opções no último terço do campo e ainda assim ser interessante na parte defensiva. Obrigado, Vinny.

Em 28/04/2018 at 15:23, zk01 disse:

Fala Perissé! Tudo bem? Parabéns pelas boas campanhas com a lusa carioca! Acho muito legal suas observações dos adversários,quero um dia ter essa capacidade hehe. Como é para um torcedor da lusa ver seu estádio sendo usado pelo flamengo com outro nome e inclusive outras cores nas arquibancadas? Acha isso ruim ou tem o lado bom de render uma grana para o clube? Boa sorte na continuação!

Obrigado, @zk01. As observações que você diz são as das partidas ou as que eu faço antes do início da competição? Se for a primeira, eu vejo o início das partidas no modo completo, o que dá uma boa noção da partida e permite-me falar com mais propriedade sobre a partida e os lances capitais. Se for a segunda, eu somente vejo a formação mais utilizada pelo treinador na temporada e os seus resultados no estadual.

Olha, eu não sou o melhor exemplo de torcedor da Portuguesa para falar sobre o arrendamento do Luso-Brasileiro para o Flamengo, que é o meu clube do coração. Particularmente, eu vejo com bons olhos o dinheiro (R$ 7 milhões parcelados em três anos, o que dá cerca de 200 mil por mês) que entrou e a boa infraestrutura que o Flamengo deixou, como um gramado impecável, vestiários reformados e pintura da arquibancada permanente.

O nome não mudou para quem é lusitano, somente para quem é flamenguista, e as cores permanecem as mesmas na arquibancada permanente, que é a única utilizada pela Portuguesa em dias de jogos.

Postado

image.thumb.png.4fa8456656d62c2f1601f9072c80d113.png263180686_Barra(Botaopnaformabicho!).png.65137839970f8ea3ce6b1ea852995cc8.png

  • Transferências:

Após vários meses procurando nomes para fechar o meio-campo, a comissão técnica recomendou o meia Rafael, que estava no Brasil de Pelotas e chegou por R$70 mil. O objetivo de sua contratação é que, pela sua característica mais ofensiva e de armação, ele atue como box-to-box ou como meia-central na tarefa de atacar, porém precisaríamos melhorar o seu atributo de finalização.

C8KZZ6n.png

Adiantando o planejamento deste setor para a próxima temporada, teremos a saída de Lorran no final do seu contrato pela falta de capacidade de atuar no nível que a equipe se encontra. Para o seu lugar, devemos contratar um zagueiro, já que Túlio passou a atuar mais de volante do que de zagueiro pela sua característica de armação.

  • Campeonato Brasileiro Série B:

Inicialmente, sugiro aos leitores que voltem à segunda atualização da temporada, que possui um resumo de cada equipe da competição, para compreender melhor as análises sobre cada partida.

Iniciamos a segunda parte da competição com um confronto direto versus o Goiás, que foi dominado durante a primeira etapa. No entanto, Ricardo Gomes alterou a formação de sua equipe para o 4-1-2-3 e alcançou o empate e, em seguida, a virada, após eu ter arriscado o 4-4-2, que gerou situações de contra-ataque para o adversário. Em seguida, vencemos milagrosamente o Náutico nos acréscimos, explorando a igualdade numérica do 4-4-2 no último terço do campo. No entanto, os pernambucanos por pouco não alcançaram o empate explorando as costas dos laterais e a entrelinha com um dos meias.

Após a vitoria sobre o Náutico, não utilizei mais o 4-4-2 contra formações como o 4-1-2-3 ou o 4-2-1-3, o que já seria respeitado na partida seguinte versus o Criciúma, que viu a Portuguesa vencer novamente nos minutos finais. Em seguida, repetimos a estratégia da partida anterior versus a Chapecoense e tivemos várias chances na primeira etapa com triangulações rápidas pelo meio, porém vimos os catarinenses na frente com um gol de longa distância. O placar continuou na segunda etapa e obrigou o uso do 4-4-2, que criou situações de contra-ataque, porém esbarramos novamente na péssima concretização da equipe.

1570141436_Partidasdisputadas.png.6ac4e583eb00bf51b46eb144fa97816c.png

Mal sabíamos que o fantasma desta segunda parte da competição seria a (falta de) concretização das chances. No empate com a Ponte Preta, que alterou o seu esquema para o 4-2-2-2, em que batemos a marca de 600 passes trocados diante de um dos melhores elencos da competição, ele não apareceu. No entanto, ele assombrou o empate com a Luverdense atuando no 4-2-3-1, em que perdemos várias chances em contra-ataques.

Para encerrar o primeiro turno, alcançamos uma importante vitória versus o adversário direto Coritiba, em que dominamos o adversário e, ao contrário das partidas anteriores, aproveitamos as chances criadas em contra-ataques e no 1x1 dos extremos. Em seguida, iniciamos o segundo turno dominando facilmente o Mogi Mirim com jogadas na entrelinha e nas costas dos laterais.

Por fim, entramos em uma fase terrível em que acumulamos apenas três pontos em quatro partidas. A começar pela enganosa goleada sofrida versus o Grêmio Osasco Audax, que passou a atuar no 4-2-3-1 após a saída de Fernando Diniz para o Sport Recife e executou uma intensa pressão alta na primeira etapa, onde saiu todos os tentos adversários. Na segunda etapa, a pressão alta cessou e conseguimos impôr o nosso estilo de jogo com mais infiltrações dos meias e dos pontas, porém a péssima pontaria apareceu novamente e rendeu-nos apenas um gol de honra nos minutos finais. Aliás, como mostram as estatísticas, a mesma resolveu aparecer na derrota diante do Paysandu, que pouco criou com o 3-1-4-2 e sofreu uma intensa pressão durante os 90 minutos, mas que aproveitou a infelicidade do zagueiro Leandro para sair com os três pontos.

Em seguida, interrompemos a série com uma vitória sobre o Botafogo-PB, que merecia ter conquistado o empate quando alterou a sua formação para o 4-1-2-3. Por fim, encerramos a segunda parte da competição perdendo para o Fortaleza, que alterou o seu esquema para o 4-2-3-1, em mais uma péssima partida na parte de concretização, apesar da postura mais reativa, que não deixou de criar chances com lançamentos nas costas da linha defensiva e em pressões altas.

1036205714_Classificao.png.5fe768536f9ea596afbc58237f05e0e9.png

Antes das últimas quatro partidas, é interessante notar que o aproveitamento da equipe na segunda parte da competição era de 58%, algo bom devido aos fortes elencos que enfrentamos nessa parte da tabela. No entanto, a questão da concretização, que havia aparecido apenas em duas partidas até então, resolveu aflorar na parte final e deixou-nos longe da liderança e a quatro pontos de sair do G4. Diante disso, o que pensei até então era de treinar movimentos ofensivos nos treinamentos de véspera de partida para, como dizia o saudoso radialista Luiz Penido, botar o pé na forma.

Quanto à classificação, pouco mudou. Talvez somente dentro do G4 e Z4, em que Goiás e Mogi Mirim caminham a passos largos para o título e para o rebaixamento, respectivamente. Quanto aos demais, ainda há uma diferença de dez pontos do G4 para o Z4 e uma diferença absurdamente curta de sete pontos entre o 16º e o 5º.

  • Treinador:

Logo após a centésima partida na carreira como treinador e, consequentemente, a centésima partida no banco da Portuguesa, recebi propostas de entrevistas de Grêmio e Atlético Mineiro. As duas foram prontamente rejeitas, já que não penso em sair da Portuguesa até concluir os meus objetivos pessoais.

  • Perissé mudou o título para Associação Atlética Portuguesa: Bota o pé na forma, bicho! (03/05)
Postado

Está sendo uma campanha muito boa essa na série B. Que jogo foi aquele contra o Paysandu? 34 finalizações com 10 em direção ao gol e 0 deles, sendo que o único gol da partida foi do adversário. Só o futebol mesmo para apresentar esse tipo de coisa. Com um pouco mais de rendimento no ataque, poderá almejar lugares mais altos na tabela. Acredita que dá para consegui o título ainda? Bom trabalho na sequência.

  • Vice-Presidente
Postado

Manteve o bom começo e já se firma na briga pelo acesso, algo que é meio foda, pois pode trazer consequências positivas e negativas ao mesmo tempo. Só ver o @Leonardo Moreno que subiu direto...

Postado

Pra mim faz uma boa campanha, e como o Henrique falou, as vezes subir não seja uma boa, talvez  seja até melhor se manter na B pra reforçar ainda mais o time visando a série A com expectativa de não cair depois.

Vamos ver se o time bota o pé na forma. ^^

Boa sorte.

Postado

Jogos como esse contra o Paysandu são os mais irritantes. Tem partidas que o adversário finaliza 4 vezes e são 4 gols, você finaliza 20 e sai um gol. Mas é isso que torna o futebol interessante. Vem fazendo uma temporada muito boa, mas vai ter muito trabalho se subir diretamente pra Série A, o que não reduz a vontade de ver a Lusinha subir, pois acho que mesmo com adversidades você consegue contornar isso. Só vai ter que acertar essa questão do pé na forma mesmo, pois está complicado! hahaha
Boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...