Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Ajuda para um "iniciante"

MateusB99

Posts Recomendados

Postado

Olá, entrei recentemente aqui no fórum e estou precisando de algumas dicas

Eu deixei iniciante entre aspas por que eu já jogo FM há algum tempo mas nunca nada muito aprofundado

Comecei a jogar FM na época do FM13, mas não joguei muito essa versão, joguei bastante o FM14 e 15, ganhei tudo nessas versões, dificilmente perdia um jogo, eu podia jogar com um time da última divisão inglesa que eu ia ganhar o Mundial com esse time.

Até o dia que eu fui jogar o FM16, sempre joguei o FM com o Paraná ou o São Paulo (times que eu torço), no 16 eu até consegui ganhar o Paranaense, mas no Campeonato Brasileiro eu não passei da 10° rodada, foram 10J, 6D, 3E, 1V, lanterna da Série B, então eu parei de jogar. Voltei a jogar no FM17, dessa vez eu comecei desempregado e fui contratado pelo Boa eu não passei da pré-temporada.

Eu já li alguns guias, tentei fazer o que eles pedem, mas eu não consigo montar uma tática decente, eu queria saber por onde eu começo, o que eu posso fazer para que eu possa montar uma tática sozinho, entender como fazer um time jogar sem precisar fazer download de táticas.

Se alguém puder me ajudar, indicar algum guia/texto para iniciantes, eu agradeço e me desculpem pelo longo texto

Postado
2 horas atrás, MateusB99 disse:

Olá, entrei recentemente aqui no fórum e estou precisando de algumas dicas

Eu deixei iniciante entre aspas por que eu já jogo FM há algum tempo mas nunca nada muito aprofundado

Comecei a jogar FM na época do FM13, mas não joguei muito essa versão, joguei bastante o FM14 e 15, ganhei tudo nessas versões, dificilmente perdia um jogo, eu podia jogar com um time da última divisão inglesa que eu ia ganhar o Mundial com esse time.

Até o dia que eu fui jogar o FM16, sempre joguei o FM com o Paraná ou o São Paulo (times que eu torço), no 16 eu até consegui ganhar o Paranaense, mas no Campeonato Brasileiro eu não passei da 10° rodada, foram 10J, 6D, 3E, 1V, lanterna da Série B, então eu parei de jogar. Voltei a jogar no FM17, dessa vez eu comecei desempregado e fui contratado pelo Boa eu não passei da pré-temporada.

Eu já li alguns guias, tentei fazer o que eles pedem, mas eu não consigo montar uma tática decente, eu queria saber por onde eu começo, o que eu posso fazer para que eu possa montar uma tática sozinho, entender como fazer um time jogar sem precisar fazer download de táticas.

Se alguém puder me ajudar, indicar algum guia/texto para iniciantes, eu agradeço e me desculpem pelo longo texto

Cara, a própria área aqui tem um índice bastante extenso de guias. Tu pode conferir ele no link abaixo:

Tem muito material interessante ali. Pensando em coisas mais básicas, recomendaria a leitura do Criando uma tática em poucos minutos, do Como criar uma tática e do O "Princípio 323". Acho que esses três materiais podem te ajudar a começar. Depois, se quiser, lê os outros para te aprofundar mais. 

Postado

Opa, obrigado pelas dicas

O princípio 3-2-3 eu já li e estou tentando pegar o jeito dele ainda

Vou dar uma lida nos outros também e ver quais me podem ser úteis do link

Mas a minha maior dificuldade é nas instruções individuais e de equipe, como as instruções se relacionam com os atributos dos jogadores, quando usar uma instrução e não usar outra, o que cada uma delas faz, já vi que tem dois vídeos no canal do Youtube do FManager que falam sobre isso e vou tentar achar algo aqui mesmo sobre isso

Postado

Uma sugestão que eu te daria: evite sair setando instruções individuais e coletivas ao time logo de cara. A evolução do jogo tem levado a um estágio onde as "táticas perfeitas" já não encontram mais um terreno tão fértil. Ou seja, você precisa ir adaptando seu time e suas estratégias ao longo do jogo.

As tarefas e funções do FM, por si só, já possuem uma pré-definição de características que se encaixam. Então, tente começar com as instruções básicas das tarefas e funções dos jogadores. Vá jogando e observando seu time e, aí sim, comece a realizar alterações de acordo com aquilo que você deseja mudar na estratégia do seu time. 

Espero ter ajudado.

Postado

O que o @LuizH falou é muito valioso. Minhas táticas quase sempre começam com no máximo duas instruções coletivas. Tento colocar só uma ou duas instruções que ditem o meu estilo de jogo (passes curtos/longos, por exemplo). E também basicamente sem instruções individuais (tem uma ou outra que eu uso quase sempre só). Aí depois tu vai ajustando a tua tática conforme for encontrando os problemas. E fica mais fácil também de saber se a instrução foi positiva ou negativa para o clube. Se começar com 10 instruções, como tu vai saber qual é o problema?

Dito isso, se tu ler inglês, esse site aqui é ouro: http://www.guidetofootballmanager.com/tactics/specific-team-instructions 

O link tá já pra página que fala de instruções à equipe, mas tem sobre instruções aos jogadores também, e um monte de outras coisas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...