Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Razões para sair da sua zona de conforto em seu próximo save

PsychoShow

Posts Recomendados

Postado

banner.png.8a6bf0f3b3d014c73b939e4c4723e2c2.png

Eu fui um jogador ávido do Championship Manager nos anos 90, mas a vida falou alto e eu nunca mais tive tempo de jogar tanto. Então em 2009 eu li acerca do Football Manager Live, comprei uma cópia e instantaneamente apeguei-me novamente. Isso resultou em comprar cada edição do Football Manager da versão de 2010 até a presente. Todo ano sempre jogo em diferentes saves em vários termos, em diferentes países que eu nunca treinei antes; de clubes na parte debaixo da pirâmide e eu diria que achei aspectos diferentes e desafiantes para se divertir. Então este artigo é sobre 5 modos diferentes de deixar a sua zona de conforto e tentar algo um pouco diferente.

1. O “fundo” da Liga/Pirâmide

Muitos jogadores por aí gostam de experimentar glória instantânea e automaticamente irão para Barcelona, Real Madrid, Man City e PSG. A expectativa do Presidente é alta nestes clubes de elite, mas os jogadores são fáceis de se obter e os jogadores-promessas são comprados facilmente. No FM11 tive um save com a Inter de Milão, onde contratei os melhores jogadores daquela edição: Hamsik, Lukaku e Dzeko são alguns e que com eles ganhei Ligas, copas e troféus europeus. Ainda assim, as habilidades que te fazem um bom treinador com estes clubes não são facilmente transferidas para a parte mais baixa da liga ou até mesmo na parte baixa da pirâmide. Você se verá tendo que adaptar aquela sua tática que mete 4-5 gols por jogo e que é o “suprassumo do futebol arte” para algo mais defensivo que não lhe faça tomar 4-5 gols. Pode ser interessante ganhar com um Aston Villa em um 1-0 apertado contra o Stoke do que desfrutar de uma vitória esmagadora do Barcelona contra o Valencia na Super Copa Espanhola.

2. O topo da Liga/Pirâmide

Como os jogadores que desfrutam do sucesso instantâneo ao administrar um clube de elite, existe uma grande parte de players que gostam de jogar com clubes constantemente envolvidos nas zonas de rebaixamento, tentando melhorá-los à cada temporada. Muitos fóruns de FM possuem desafios “do pequeno clube ao grande”, e uma boa parte da comunidade FM gosta deste tipo de desafio onde tentam alcançar o sonho impossível. Eu fiz isso com o Elgin City no FM12 e os levei até a glória na Champions League. Treinadores de times na parte baixa da tabela desenvolvem uma mentalidade de jogo mais cautelosa e defensiva, o que não se traduz em um clube grande. David Moyes no Man Utd é o exemplo primo disso, enquanto a maioria dos adversários estão configurados para se defender dos gigantes na liga. As habilidades que fazem você "estacionar o ônibus" em um time modesto não irão calhar quando você esteja comandando um time de elite e isso pode acabar tornando-se um desafio. Jogar um futebol atrativo e deixar o Presidente alegre é melhor do que uma vitória de 1-0.

3. Liga/País desconhecido

Jogar em uma liga de um país de que você não tem conhecimento algum pode ser bastante gratificante. Algumas pessoas gostam de jogar nos países que gostam, os jogadores são de seu conhecimento etc. Todo ano eu pego um país que eu nunca tenha dirigido antes. No FM11 foi o Sparta Praga na República Checa. Um save bastante divertido onde contratei o jovem goleiro Jack Butland; ele ganhou nacionalidade Tcheca e foi o goleiro da seleção quando eles ganharam a Copa do Mundo. No FM 13 dirigi o FH da Islândia e tomou 5 anos no jogo para se tornarem jogadores profissionais e só a partir daí a diretoria me permitiu contratar jogadores estrangeiros, mas uma vez que isto aconteceu, eu me diverti em aventuras Europeias. Jogar a Liga neste país era uma formalidade, mas a aventura principal era desbravar as competições europeias. O melhor que eu consegui foi chegar nas Quartas de Final na Europa League depois de 15 temporadas, mas se eu tivesse continuado aquele save, teria ganho um troféu Europeu nos próximos 5 anos.

4. Treinando uma Seleção

Jogadores de FM são grandes fãs do cenário internacional. Alguns gostam do desafio, outros rejeitam com paixão. Eu acho bastante interessante estar no comando de uma nação dentro do futebol. As pressões das confederações nacionais de futebol podem ser ainda mais exigentes. Sabendo que a sua Escócia empatou em 1-1 com a Lituânia e lhe deixou precisando de um milagre para se qualificar, bem, você pode achar que esse trabalho foi em vão. Durante três anos (FM12-FM14) tentei o meu melhor com a Hungria, tentando reviver as glórias antigas dos Magyars de Puskas, e achei deveras desafiante. A qualificação para a Eurocopa era sempre garantida, mas na Copa do Mundo era uma bagunça total. Uma vez neste torneio raramente chegava nas Oitavas de Final, mas eu nunca parei de me convencer, dizendo a mim mesmo “Você conseguirá da próxima vez”. Eu o encorajaria a tentar este tipo de desafio. Apenas tente jogar com uma Seleção internacional. Se você jogar com Seleção/Clube ao mesmo tempo, acabará enjoado com os calendários internacionais pois acabam criando distração dos seus jogos no clube e verá demitindo-se do cenário internacional. Se você obter sucesso no como técnico de um País, os clubes virão bater na sua porta.

5. Desafios

Como mencionei previamente, existem bons desafios em vários fóruns, e eles oferecem algo diferente. Se você tem um jeito particular de jogar, seja um manager de um clube de elite ou embarque no desafio Pentágono, tentando ganhar a Liga nos top 5 países europeus. Desafios de divisões inferiores como dirigir o mais novo time promovido a Liga Sueca até os caminhos mais gloriosos pode ser gratificante e bastante desafiador. Certa vez criei num fórum de FM um desafio chamado “Grande Clube País Pequeno” onde os jogadores poderiam dirigir qualquer país que nunca foi a uma Copa do Mundo. No Football Manager existe a chance de que as suas categorias de base produzam jogadores da nacionalidade do manager, então o desafio seria usar a base para produzir jogadores fantásticos para o seu País. Existe também o Desafio de Sam Marino. As pessoas aparecem com ótimos desafios todo o tempo. Um usuário em um fórum de FM criou um desafio baseado nas Invasões Romanas na Europa há 2000 anos atrás e a Invasão Viking nas ilhas Britânicas a 1000 anos atrás. Foi criativo e você acabava deixando sua zona de conforto não só em termos, mas contratando e despedindo também.

Eu espero que esse artigo inspire alguns de vocês a tomarem um novo desafio e deixaram sua zona de conforto. Talvez você encontre um save bastante divertido e acabe tornando-se fã de uma equipe Búlgara desconhecida, ou seguindo os passos de dois fãs que viajaram a Holanda para assistir o FC Oss porque eles treinaram a equipe no jogo, levando este pequeno clube a grandes glórias. No final das contas, divirta-se jogando, se você achar que o save que iniciou não seja do seu feitio, deixe-o e tente outro ou volte para sua zona de conforto sabendo que você tentou algo diferente, mas você sabe do que gosta e está preferindo desta maneira.

Traduzido e adaptado por apsychoshow
Fonte: Football Manager Blog

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...