Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tática para dominar e vencer

Nicolas FJ

Posts Recomendados

Postado

Assumi o comando da Roma e resolvi experimentar duas formações: o 4-3-3, com 1 volante, dois meias e dois pontas. E uma variação do 3-4-3, com 1 volante, 3 meias e 2 pontas.

Até agora empatei os três primeiros jogos do Italiano, sem conseguir dominar os jogos e com apenas 2 gols marcados (1 de penalti).

Além disso, perdi a estreia da Liga Europa, em casa, por 2x1 para o AEK (de virada). Sendo que eles finalizaram 4 vezes e o meu time 18 vezes.

Alguém pode me dar dicas de táticas para conseguir vencer os jogos?

Postado

@Nicolas FJ, pode colocar alguns prints das táticas aqui? Seria mais produtivo dar dicas sobre as suas táticas do que soltar dicas gerais que podem não servir à sua equipe.

Postado

http://www.fm-base.co.uk/forum/attachments/share-download-fm-17-tactics/1130761d1508201537-brazil-2002-3421-striker-mainscorer-brasil-2002_54271b81-9e3e-4463-a063-9407cb68cfa4.fmf

Testa aí e depois me diz. Tem que lembrar que a familiriade tatica influencia. Outra coisa importante é o treino para jogo: eu costumo usar movimentos ofensivos para jogos em casa e defensivos para fora, ou ofensivos Tanto em casa quanto fora.

Postado
  Em 21/10/2017 em 05:35, Yan Perisse disse:

@Nicolas FJ, pode colocar alguns prints das táticas aqui? Seria mais produtivo dar dicas sobre as suas táticas do que soltar dicas gerais que podem não servir à sua equipe.

Expand  

Aqui está do 4-3-3. Consegue me ajudar com esses prints?

0F8930DB40D0BB44F72471B13C7488E0D9DAD1B7

D957109737083B4B106F5D55DC26F67AD9461DF0

Postado
  Em 21/10/2017 em 15:51, (SPFC)Coach disse:

http://www.fm-base.co.uk/forum/attachments/share-download-fm-17-tactics/1130761d1508201537-brazil-2002-3421-striker-mainscorer-brasil-2002_54271b81-9e3e-4463-a063-9407cb68cfa4.fmf

Testa aí e depois me diz. Tem que lembrar que a familiriade tatica influencia. Outra coisa importante é o treino para jogo: eu costumo usar movimentos ofensivos para jogos em casa e defensivos para fora, ou ofensivos Tanto em casa quanto fora.

Expand  

Não consegui abrir o link... tem outro link para abrir, ou pelo menos um resumo do que é? Valeu pela ajuda!

Postado
  Em 21/10/2017 em 18:00, Nicolas FJ disse:

Aqui está do 4-3-3. Consegue me ajudar com esses prints?

0F8930DB40D0BB44F72471B13C7488E0D9DAD1B7

D957109737083B4B106F5D55DC26F67AD9461DF0

Expand  

A posição segundo atacante, combina mais com jogadores com pés invertidos nela (sat pela esquerda, com pé direito), pois eles tendem a puxar o jogo pro meio em diagonal.

Você também tem que identificar qual sei estilo de jogo, pra saber se a função Alas nas laterais é a melhor.

A instrução controlar, é mais para ditar o ritmo do jogo, se arrisca menos, o que acaba criando menos oportunidades, o jogo fica mais horizontal (com passes pro lado), isso geralmente faz com que o adversário fique em blocos no meio campo indo para onde a bola vai, e fechando a intermediária. Fica difícil criar por dentro.

Tenta aproveitar a segunda bola dos cruzamentos ou as bolas tocadas pelos seus laterais para o meio e coloca para seu time chutar mais de fora, talvez consiga mais chutes, rebotes, bolas desviadas.

Postado

Se quer controle, eu percebi que essa versão o combo contra-ataque + muito fluído + ritmo mais alto é mais efetivo no controle da posse. Consigo ter o time de maior posse e passes trocados do campeonato dodisparada  jogando seja com West brom seja com um United da vida. Mesmo desmarcada a opção "manter posse de bola"

A largura pra "sem pontas" ou razoavelmente estreito tem sido mais estável também pra mim. Largura alta tem sido muito instável em qualquer tática que eu crie.

O jogador alvo poderia ser trocado por um atacante recuado. 

O armador avançado pra meia central com função atacar. 

O sat esquerdo pra alguém que se movimente mais e crie espaços, como um raumdeter. Nesse caso específico, trocaria o ala esquerdo por lateral apoiar.

Postado
  Em 21/10/2017 em 21:53, (SPFC)Coach disse:

Se quer controle, eu percebi que essa versão o combo contra-ataque + muito fluído + ritmo mais alto é mais efetivo no controle da posse. Consigo ter o time de maior posse e passes trocados do campeonato dodisparada  jogando seja com West brom seja com um United da vida. Mesmo desmarcada a opção "manter posse de bola"

A largura pra "sem pontas" ou razoavelmente estreito tem sido mais estável também pra mim. Largura alta tem sido muito instável em qualquer tática que eu crie.

O jogador alvo poderia ser trocado por um atacante recuado. 

O armador avançado pra meia central com função atacar. 

O sat esquerdo pra alguém que se movimente mais e crie espaços, como um raumdeter. Nesse caso específico, trocaria o ala esquerdo por lateral apoiar.

Expand  

Boa! Vou aplicar essas dicas no time. 

Só mais uma dúvida, na parte de construção eu coloco pelas laterais, pelo meio ou a partir da defesa?

E na defesa, a linha normal? A pressão igual a equipe ou mais?

Postado
  Em 21/10/2017 em 22:00, Nicolas FJ disse:

Boa! Vou aplicar essas dicas no time. 

Só mais uma dúvida, na parte de construção eu coloco pelas laterais, pelo meio ou a partir da defesa?

E na defesa, a linha normal? A pressão igual a equipe ou mais?

Expand  

Deixa do jeito que está. Só não gosto tAmbém de setar marcação apertada e evitar carrinhos. Prefiro desarme agressivo + marcação desmarcada. Mas veja qual funciona melhor

Postado
  Em 21/10/2017 em 22:26, (SPFC)Coach disse:

Deixa do jeito que está. Só não gosto tAmbém de setar marcação apertada e evitar carrinhos. Prefiro desarme agressivo + marcação desmarcada. Mas veja qual funciona melhor

Expand  

Valeu pela ajuda mano! Consegui vencer a primeira depois de 7 jogos kkkk

Vamos ver se consigo manter uma regularidade agora.

Quem quiser dar mais dicas, estou aqui para ouvir.

Postado

Se a sua intenção é buscar a posse de bola e o controle, deve ter uma linha defensiva alta, além da pressão que setou. A linha defensiva adiantada tá sempre associada a times que querem roubar a bola em posições adiantadas (pressão) e ser mais compactos. Não precisa ser a mais alta, isso você vai ajustar com o que você viu nos jogos.

Geralmente, as equipes mais ofensivas e com mais pressão se associam a entradas mais fortes pelo índice de riscos que assumem durante o jogo. Já as entradas mais suaves se associam a equipes mais cautelosas. Não precisa necessariamente setar "desarmes mais agressivos", mas eu não setaria "evitar carrinhos" seguindo a sua intenção com a equipe.

A instrução "ser mais expressivo" dá uma alta liberdade criativa pra equipe, fazendo com que as instruções percam um pouco de seu influência no estilo de jogo. Acaba que seus jogadores recebem permissão pra fugir do que foi proposto pra fazer uma jogada de seu interesse. Explico essa instrução porque frequentemente é usada de forma equivocada, que pode ser o seu caso.

Por fim, a instrução "procurar sobreposições" não é positiva quando não há uma função mais ofensiva pelo meio, assim vai limitar a equipe a cruzamentos, pois é uma instrução que vai recuar um pouco o ponta pra que o lateral passe, que já é algo que vai acontecer mesmo sem a instrução. Com o recuo do ponta, a equipe perde essa opção de infiltração na área, mas não será problema se houver uma no meio, onde há um armador e um que participa mais da transição ofensiva e um pouco da armação. Eu recomendo você trocar uma função no meio por uma mais ofensiva (MC - Atacar) ou retirar a instrução de "procurar sobreposições".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...