Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

VWkqbP9.jpg

A função dos agentes

Os agentes, assim como outros intermediários, são regularmente vistos como parasitas, baseado principalmente na suposição de que eles adicionam pouco ou nada ao produto no qual eles agenciam. Isso pode até ser verdade, mas muitos ignoram o fato de que eles podem prover algo mais: eles provém um serviço. Um serviço que conecta compradores e vendedores e, em algumas ocasiões, são um mecanismo para que ambas as partes achem um acordo mutuamente benéfico.

E vale também a menção à parcialidade dos agentes. Você acha que os agentes são parciais aos termos e desejos das pessoas que eles representam? Sim, é provável. Mas eles irão - no caso de eles estiverem agindo racionalmente) - ter mais desejo no acordo em si. Afinal de contas, se o acordo não sair, o agente não ganha nada.

Preparação para lidar com agentes

Quando você estiver buscando algum acordo, vá até a tela de informações do jogador, em seu perfil. É importante conhecer o estilo do agente do jogador antes de iniciar as negociações, lhe deixando menos propensos a surpresas durante a tentativa de acordo.

Por exemplo, eu prefiro agentes pacientes, mesmo que em algumas situações eles tirem mais do que eu intencionava ou esperava pagar; porém não me importo, porque normalmente chegaremos a um final feliz em nossa negociação. O pouquinho além que eles conseguem é o bônus que pago por não correr riscos de perder uma negociação, significando que foi um dinheiro bem gasto.

Os impacientes são o outro lado da moeda, estão sempre encerrando negociações se algum detalhe não está de acordo com o que eles querem. Mas se eu sei que vou encontrar um agente dessa estirpe, ao menos posso tentar ajustar minhas táticas de negociação.

Eu tenho um ponto fraco por agentes que alegam colocar a felicidade do jogador acima dos ganhos financeiros. Ironicamente, isso acaba significando que você pode acabar tendo que gastar mais com aquele agente do que com o jogador em si.

Além disso, observe a lista de jogadores que ele representa. Isso lhe dará uma visão se vale a pena ou não cultivá-lo para ser seu aliado. Caso ele possua jogadores que lhe interessem, você não vai querer irritá-lo e desenvolver uma reputação negativa com o mesmo, já que pode te atrapalhar a fechar alguns acordo no futuro.

Táticas de negociação

• Tente transformar o acordo mais interessante para o agente, pagando um valor maior do que ele espera.
  • Em algumas ligas e situações, é possível sifonar o dinheiro que você paga ao jogador para o agente, fazendo com que você gaste menos dinheiro no geral, mesmo pagando mais para o agente
  • Ao invés de aumentar as taxas do jogador em cada nova rodada de negociação, tente apelar para a ganância do agente, sempre aumentando sua parte. Obviamente que você tem que fazer um acordo interessante para o jogador também, e em algumas ocasiões, pequenas variações já podem ser o suficiente. Uma maneira inteligente é aumentar um pouco algum bônus que o jogador pediu (evitar rebaixamento, conquista do título) e adicionar um novo (melhor jogador da liga, quantidade de gols, etc).

Como devem ter percebido, basicamente a tática consiste em convencer o agente que ele tem que convencer o cliente dele que aquela é uma boa oferta, pois ele vai receber uma grana boa no final.

Benefícios dessa tática

• As chances de fechar acordos são maiores. Vale a pena "botar no papel" e ver se dentro do negócio inteiro (valor pago ao clube, salários totais do jogador, clausulas e bônus dos jogadores e taxa do agente) qual é a porcentagem total que os gastos com agentes representam. Em alguns casos, aumentar 1% do que o agente representa no negócio final, pode gerar economias nos valores pedidos pelos jogadores.
  • Você faz com que os agentes passem a gostar de você, sendo assim, você passa a ser prioridade na hora de uma nova negociação ou para receber a informação de algum jogador que ele representa. 

Conclusão

Muitos jogadores de FM dificultam suas vidas por causa da concepção geral que temos sobre agentes. Como eles são vistos como parasitas, muitas pessoas ressentem em dar mais dinheiro e acabando assumindo que quanto menos, melhor.

Pense em agentes como peças da engrenagem (como a imprensa, os torcedores, os dirigentes, os jogadores, etc). Se você fizer tudo direito, no final das contas, pode acabar economizando algum dinheiro.

Traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/05/making-love-agents-guide/
Banner: @_Matheus_

• 2 meses depois...
Postado (editado)

Aqui vai uma dúvida, estou com Vasco em 2019, estou desde metade de 2018 tentando comprar o jogador Pavon (cláusula de compra 17mi reais). Inicialmente  ele não queria vir porque meu time não disputava a libertadores, consegui ir para libertadores em 2019 e agora aparece que o agente dele não gosta de mim. Sendo que em nenhum momento foi permitido fazer propsta de contrato, já recebo a negativa logo de cara. Alguém sabe o motivo dele não gostar e o que posso fazer?

Editado por Vascarioca
  • Vice-Presidente
Postado
4 horas atrás, Vascarioca disse:

Aqui vai uma dúvida, estou com Vasco em 2019, estou desde metade de 2018 tentando comprar o jogador Pavon (cláusula de compra 17mi reais). Inicialmente  ele não queria vir porque meu time não disputava a libertadores, consegui ir para libertadores em 2019 e agora aparece que o agente dele não gosta de mim. Sendo que em nenhum momento foi permitido fazer propsta de contrato, já recebo a negativa logo de cara. Alguém sabe o motivo dele não gostar e o que posso fazer?

Você em algum momento chegou a negociar com o agente dele?

Postado
16 horas atrás, Henrique M. disse:

Você em algum momento chegou a negociar com o agente dele?

Não, acredito que possa ser por eu ter enviado proposta de compra várias vezes mas sempre travava no fato de eu n estar na libertadores. Agora já era, ele já foi para o Mônaco e ta valendo 70 mi reais

• Vice-Presidente
Postado
9 horas atrás, Vascarioca disse:

Não, acredito que possa ser por eu ter enviado proposta de compra várias vezes mas sempre travava no fato de eu n estar na libertadores. Agora já era, ele já foi para o Mônaco e ta valendo 70 mi reais

Você chegou a oferecer salário ou parava na tela de exigências?

• 4 meses depois...
Postado
Em 12/01/2018 at 10:51, Vascarioca disse:

Ou você já negociou com ele por algum outro jogador e a conversa não foi boa ou também pode ser por você algum jogador seu ser agenciado por ele...se ele pedir aumento de salário do atleta, você falar com o jogador pra despedir o agente, se o atleta mandar ele embora...o agente toma "raiva" de você. Já aconteceu essas situações comigo.

• Henrique M. desfixou este tópico

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...