Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

T79hbxz.jpg

O Moneyball é uma filosofia muito utilizada pelos esportes americanos e desde o filme "O Homem que mudou o jogo", com o ator Brad Pitt, ganhou adeptos longe do Estados Unidos e o Football Manager não ficou fora dessa, com diversos saves e estratégias de jogo se baseando no estilo. Já falei da existência do estilo em outros artigos e traduções, mas não existe um guia por aqui que fale explicitamente sobre isso e explique como aplicá-lo no jogo.

Os conceitos reais do Moneyball

Ao buscar opiniões sobre o conceito, é evidente que é um assunto que deve ser tratado de forma cautelosa, já que cada pessoa tem um viés diferente na sua análise dos conceitos e teorias que envolvem a filosofia. A filosofia do Moneyball foi uma abordagem pioneira utilizada por Billy Beane no Oakland Athletics, time da Major League Baseball, principal competição de Baseball do planeta. Ela envolve uma abordagem analítica e estatística na contratação de jogadores e construção de um time de sucesso. Essa estratégia é amplamente baseada em informações numéricas sobre performance e contratar jogadores subvalorizados baseados em sua habilidade atual ou potencial. Quando implementada produtivamente, a ideia resultava na aquisição de um jogador bem abaixo do seu real valor de mercado, e ao longo do tempo, descobrir ou lapidar seu verdadeiro potencial, o que representará um grande aumento no seu valor de mercado, aumentando consideravelmente a reputação do jogador dentro do esporte, com a clara opção de vender por uma ampla margem de lucro.

Entretanto, é inocente acreditar que se a filosofia foi um sucesso absoluto no mundo do Baseball, será um sucesso no mundo do Futebol. Claramente, um dos principais fatores do sucesso da filosofia no Baseball se deve ao fato desse esporte ser todo baseado em "bolas paradas", portanto, as estatísticas dos jogadores são bastante precisas. No Futebol, o jogo consiste em bastante fluidez, sorte, tomada de decisões e arbitragem, ou seja, as variáveis entre os esportes são bastante divergentes.  Existe um grande risco para os grandes clubes, no mundo real se eles resolverem contratar apenas baseado em dados estatísticos, principalmente por causa da grande manipulação possíveis em dados estatísticos do futebol e as influências externas. Um exemplo mais recente de sucesso do Moneyball no FM foi a contratação de N'Golo Kante pelo Leicester e obviamente que vamos achar outras histórias semelhantes por aí, mas uma grave lesão ou um problema de adaptação do jogador a Premier League, poderia ter mudado toda a história.

Os conceitos do Moneyball no FM

Porém, em contraste ao Futebol real, o Football Manager é um terreno mais fértil para a aplicação da filosofia. Isso ocorre porquê é muito mais fácil encontrar um jogador de qualidade subvalorizado na database do jogo do que na vida real. Isso ocorre devido aos atributos presentes, os relatórios oferecidos pelos olheiros e a confiabilidade dessas ferramentas em comparação com as variáveis irregulares disponíveis no mundo real e que nem sempre é possível mensurar. Os números estatísticos usados por olheiros na vida real, poderiam ser interpretados como atributos dos jogadores no jogo e então, esses atributos seriam avaliados e você decidiria se o jogador é subvalorizado ou não e se um dia ele será um grande nome do esporte. Tor-Kristian Karlsen, antigo olheiro do Bayer Leverkusen disse:

“A filosofia deve ser auto-suficiente e contratar jovens jogadores que estão surgindo e demonstrando potencial, geralmente do Brasil, que o Leverkusen pode desenvolver e depois revender”.

Essas palavras definem o modelo básico que pode ser aplicado no Football Manager, já que em termos gerais, o Moneyball é uma filosofia de aplicação básica de economia em cima de transferências. Obviamente, que ao adotar esse tipo de visão, alguns cuidados devem ser tomados com as atuações dentro de campo e não somente no banco. Muitos clubes de futebol converteram para uma abordagem como essa e falharam em obter resultados. No Football Manager, se bem aplicada, sua equipe pode evoluir e destronar as grandes forças do futebol nacional e continental, dependendo da liga escolhida (preferencialmente alguma liga do Top 10).

Estratégias de contratação

O primeiro ponto a ser explorado é nunca perder dinheiro em um jogador, portanto, todo jogador contratado tem que ter potencial de revenda antes que sua valorização comece a cair. Um exemplo de como não proceder seria a contratação de Robin Van Persie, com 29 anos, pelo Manchester United. O time vermelho pagou 24 milhões de libras e assinou um contrato de 4 anos, sabendo que o jogador provavelmente sairia de graça ou por bem menos do que pagaram, mas eles decidiram prosseguir por causa de sua qualidade.

• Contratar jogadores que estão listados para transferência

Essa talvez seja a melhor brecha econômica presente no jogo, já que jovens de grande qualidade costumam ficar disponíveis por preços ridiculamente baixos. A ideia é contratar esses jogadores, desenvolvê-los e vendê-los quando seus preços estiverem inflacionados.

• Contratar jogadores de ligas mais pobres

Um dos grandes determinantes do valor de um jogador é a liga em que ele joga, jogadores atuando no mais alto escalão do futebol normalmente são os melhores avaliados. Portanto, países em desenvolvimento e ligas da periferia da Europa e Leste Europeu se tornam excelentes locais para buscar jogadores, principalmente, se os países já tiverem tradição de revelar talentos.

• Contratar jovens promessas e desenvolvê-las sem maximizar seu tempo de jogo

Estranhamente, no FM, é possível desenvolver um jogador sem que ele seja titular frequente da sua equipe ao ponto de sermos capazes de vendê-los por grandes lucros mesmo sem eles serem importantes para o time. Contudo, essa opção se torna meio complicada em saves mais curtos, sendo mais interessantes em projetos de longo prazo, já que para que isso ocorra, é necessário que sua equipe tenha excelentes estruturas de treino e categorias de base.

• Passe a observar as estatísticas do jogador antes de contratá-lo

Falar de Moneyball e não falar de estatísticas individuais é impossível. Além do seu instinto, da análise de atributos, do seu conhecimento prévio e das análises de olheiros, busque observar as estatísticas de um jogador e entender se ele se encaixa no que você planeja, se ele já jogou na sua liga e fracassou, se ele é um jogador capaz de realmente melhorar a forma que você joga, se ele é um jogador eficiente, etc, etc. Ao fazer uma análise estatística mais profunda, você pode direcionar melhor suas necessidades e acabar evitando gastos desnecessários.

Outras diretrizes

• Controle do orçamento salarial é mais importante do que o gasto com transferências
  • Não entre em um clube e saia vendendo e contratando a esmo
  • Venda seus jogadores na hora certa, 30 anos é o máximo para se lucrar com um jogador
  • Venda qualquer jogador se a oferta é maior do que ele vale
  • Contrate apenas se for estritamente necessário

Conclusão

Se você for um veterano do Football Manager, provavelmente já emprega muita dessas estratégias e muitos vão pensar que é senso comum utilizar desse tipo de estratégia e outros vão finalmente descobrir que aplicavam a filosofia e nem sabiam da existência dela. Além disso, jogadores que buscam implementar uma estratégia de contratação funcional, eficiente e que traga resultados provavelmente estão em clubes pequenos e buscam transformá-los em potências mundiais.

Porém, é inevitável que como o Football Manager é um jogo e é baseado em dados e uma estrutura lógica plausível como a estrutura do Baseball, o Moneyball é uma estratégia que pode trazer muitos frutos no desenvolvimento do seu clube e da sua visão como treinador dentro do jogo.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/04/adapting-aspects-moneyball-football-manager/
Banner: @_Matheus_

Postado

Ando afastado do FM por falta de tempo e por preguiça hahaha

Mas enfim, li o artigo e achei interessante, porém observei que a maioria das coisas faladas nele eu sempre fiz em meus saves, ficava horas e horas olhando os relatórios dos olheiros, tentando achar um jogador bom e algum time pequeno a preço de banana. A única coisa que sempre fiz foi entrar num time sair vendendo quem eu achava desnecessário no momento. E os que eu não conseguia vender, forçava entrar no time pra tentar valorizar e vender, nem sempre ocorria, mas as vezes dava certo.

Não fala nada sobre o tamanho do elenco principal? Eu observei, com anos jogando, que é preferível ter um elenco pequeno com jogadores polivalentes do que um elenco numeroso... Teoricamente isso gera mais frutos financeiros.

• Henrique M. desfixou e Destacou este tópico
Postado

Legal o tópico. Uma coisa que eu acho interessante, é o modelo de negocio que alguns clubes como o Chelsea e o City adotam... de comprar jovens talentos e saírem emprestando. Isso tende a funcionar bem no game tb.

• Vice-Presidente
Postado
38 minutos atrás, crizeKOS disse:

Legal o tópico. Uma coisa que eu acho interessante, é o modelo de negocio que alguns clubes como o Chelsea e o City adotam... de comprar jovens talentos e saírem emprestando. Isso tende a funcionar bem no game tb.

Só não funciona para o City e para o Chelsea, já que eles não usam os jogadores na equipe e raramente revendem por um alto valor.

Postado
12 horas atrás, Henrique M. disse:

Só não funciona para o City e para o Chelsea, já que eles não usam os jogadores na equipe e raramente revendem por um alto valor.

De Bruyne que o diga, até mesmo Lukaku. É complicado mudar o perfil comprador de Chelsea, City e, mais recentemente, PSG para um perfil formador demanda tempo e mudança drástica da cultura criada no time.

• Vice-Presidente
Postado
Em 07/10/2017 at 14:04, Léo R. disse:

Ando afastado do FM por falta de tempo e por preguiça hahaha

Não fala nada sobre o tamanho do elenco principal? Eu observei, com anos jogando, que é preferível ter um elenco pequeno com jogadores polivalentes do que um elenco numeroso... Teoricamente isso gera mais frutos financeiros.

Deveria retornar, FM é vida, cara.

Não, porque é meio secundário (quase pessoal, eu diria) e tem mais haver com seu estilo de gestão, se você dá tempo de jogo para todo mundo, dá para lucrar mais tendo um elenco maior, por exemplo.

Em 09/10/2017 at 00:10, davidreisc disse:

De Bruyne que o diga, até mesmo Lukaku. É complicado mudar o perfil comprador de Chelsea, City e, mais recentemente, PSG para um perfil formador demanda tempo e mudança drástica da cultura criada no time.

O City até está com esse plano, comprou o Girona para servir de ponte para os atletas jovens contratados serem testados em alto nível. O Chelsea parece não ter muito interesse em mudar isso e o PSG nem se fala. hahaha

Postado

Gosto muito disso, desde o FM12 eu só contrato jogadores menores de 25 anos, com um potencial bom, e que vai me render um grande lucro. Isso funciona muito jogando em Portugal.

• 6 meses depois...
Postado

Gosto muito desse filme e nunca tinha pensado em utilizar esse método para o FM. Com certeza está na minha lista de saves a se fazer!!

Postado

No caso de  Billy Beane e seu analista (matemático), apenas contratou jogadores pelas suas estatísticas e de acordo com o que podia pagar. Não levou em consideração idade, se seria possível revender, construiu o seu time se baseando apenas na matemática e estática de cada jogador.

Trazendo para o futebol (FM) seria mais ou menos assim:  (levando em consideração a estatística da 1 e 2 divisão do pais selecionado) 

Esqueça a maior parte dos atributos

Goleiro - (o que menos levou gol, pegou penais, defendeu 1x1) 

Lateral - o que na estatística (não atributo) fez mais cruzamentos certos, que mais chegou na linha de fundo 

Zagueiro que teve mais desarmes nas suas estatísticas

Meio campo que deram mais passes certo nas suas estatísticas

Atacante com mais finalização certas   

Billy Beane pegou os melhores jogadores que estatisticamente faziam bem suas funções,  o rebatedor que tinha mais rebatidas certas na bola, o corredor que fazia mais corridas certas

o arremessador que errava menos e colocou eles juntos 

Postado

Curioso. É o que sempre fiz, ao menos quando jogo em divisões inferiores. Os destaques em cada quesito importante pra mim, se estiverem em fim de contrato eu vou atrás.

• 6 anos atrás...
Postado

Ando consumindo um conteúdo de FM no Youtube e o algoritmo me recomendou:

Pelo que entendi, esse site ajuda a fazer o Moneyball.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...