Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
Postado

LvAevvP.jpg

A pressão se tornou parte do futebol já tem algum tempo, mas em algumas partes do globo, como o Brasil e a Inglaterra, apenas recentemente se tornaram algo importante para os clubes. Abaixo, você verá 3 formas diferentes para criar um sistema de pressão no FM que seja adequado ao seu pensamento futebolístico ou para modificar a estrutura da sua equipe. Existem mais opções, obviamente, mas essas 3 são os grandes tópicos do momento na vida real também.

Contra-pressão (ou gegenpressing)

Utilizar a contra-pressão no FM sempre foi meio complicado, porque depende de certos mecanismos de pressão (como perder a bola próxima ao gol do adversário) para funcionar, ainda mais se formos comparar com outras formas e esses mecanismos não existem no motor do jogo. Pode ser porquê seja difícil de implementar ou porquê a SI não acredite que valha a pena. Contudo, você ainda pode jogar de uma maneira que lembra o estilo. Existem algumas instruções óbvias como aumentar a pressão ao máximo e uma linha defensiva mais alta para empurrar os adversários para dentro do seu próprio campo. Além de levar a bola até o gol, já que ela não é apenas uma instrução que limita os chutes de longe, ela também ajuda na disposição tática do seu time e portanto, afeta sua capacidade de exercer pressão no adversário.

A largura um pouco mais estreita deve ser utilizada para compactar sua defesa e comprimir o espaço que o time adversário tem para jogar. A instrução para ultrapassagens depende bastante da formação que você utiliza, já que faz com que os laterais busquem ultrapassar os meias-laterais, com isso, se você não usa pontas, não é uma instrução necessária. Além disso, sair jogando da defesa também compacta seu time e por isso, é útil também usar passes mais curtos.

59c02b713fa9f_ShamrockRoversFC_VisaoGeral.thumb.png.77c1ad6bf7e53e3e532d81119603ccf3.png

O FManager Brasil possui um guia bacana sobre como jogar no sistema de contra-pressão aqui, se você desejar mais detalhes.

Pressão Leipzig

Você pode adotar uma postura mais Guardiolista e utilizar diferentes fases de pressão quando você perde a bola ou fazer que nem o Red Bull Leipzing e pressionar como um louco, em uma forma mais direta de jogar futebol. Enquanto a temporização não importa para as outras duas formas, é muito importante nesse estilo. Você deseja alta intensidade e pressão em todo o campo, além de o máximo de compactação possível e quando você recuperar a bola, você quer ligar rapidamente com seu(s) atacante(s). Isso gera a necessidade de você ter atacantes rápidos e bastante operários (alto Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe, em termos de FM), assim como o restante do seu time.

Além disso, uma vantagem clara desse tipo de abordagem é que você pode ir recuando suas linhas de defesa e simplesmente demolir qualquer time que ouse vir para cima de você.

Com esse tipo de abordagem, você não vai querer seus zagueiros trabalhando a bola lá atrás, já que a ênfase da tática é em cima dos rebotes e segundas bolas. Sempre que houver uma situação de bola longa, seja um tiro de meta ou um jogador sendo forçado a usar desse artifício, o objetivo é ganhar a bola imediatamente. Então, utilize de superioridade numérica no meio-campo e busque ficar com as bolas longas, espirradas, desviadas, etc.

59c02b7856187_ShamrockRoversFC_VisaoGeral-2.thumb.png.bf929d51e09ff3c838fa1f338cf3824c.png

Pressão Integrada

Esse sistema pode ser o mais entendiante de todos os apresentados aqui. Ao contrário das versões anteriores, essa não é uma tática que busca atuar nos momentos de transição da posse de bola. Você já utiliza um sistema ofensivo fluído e quer movimentar a bola no campo do adversário usando belas combinações de passe? Talvez seja a hora de apimentar as coisas com um pouco de pressão, não? Obviamente que nem todos os seus ataques poderão terminar em um chute a gol (ou gol), mas você quer recuperar a bola para tentar de novo, não é mesmo? É só incrementar a pressão ao máximo e adicionar uma maior temporização. Você força o adversário a usar de bolas longas e você reduz as opções deles de saírem de sua marcação forte, além de fazer com que seus próprios meias defendam com mais agressividade. É claro, que como a maioria dos sistemas de pressões existentes, você estará mais vulnerável a qualquer bola longa, portanto, colocar algum zagueiro na tarefa de cobertura pode ajudar, além de contar com zagueiros rápidos.

59c02b814bdb4_ShamrockRoversFC_VisaoGeral-3.thumb.png.5035cc4d281ede1d7683de57c57012c8.png

Será que estou fazendo certo?

Com todos os estilos de pressão apresentado, você está buscando um linha defensiva alta e um time bastante compacto, portanto, se você olhar as ferramentas de análise depois do jogo, se seu time for alguma coisa parecida com isso, você estará fazendo tudo certo.

Football_Manager_2017_2017-03-17_12-27-2

Você também pode querer dar uma olhada onde você recupera a bola e com que frequência, assim, você determinar a eficiência do seu sistema e onde possam existir problemas, para buscar acertá-los.

Formações e Funções

Se você deseja utilizar um estilo de pressão, qualquer que seja, existe um grande número de formações que podem ser utilizadas. Você pode usar o 4-4-2, 3-4-3 ou qualquer uma que deseje. A única coisa relevante e importante é a forma compacta que seu time deve se dispôr em campo. Isso significa contar com meias-laterais ou pontas defensivos, já que eles são bem melhores que os pontas tradicionais, já que nem sempre você vai querer alargar o campo e caso o faça, seus laterais vão ter muito trabalho.

Existem algumas funções que também encaixam bem nesse tipo de sistema, como o meio-campista recuperador de bola, que persegue os oponentes para recuperar a posse de bola, o atacante defensivo, que faz a mesma coisa, só que na linha de zaga ou volantes e também, temos o ponta defensivo, como mencionando anteriormente, que é uma versão mais aberta do atacante defensivo.

Atributos-chave

Sistemas de pressão são bastante exigentes e você não pode usá-los com qualquer tipo de jogador. Seus jogadores precisam de certos atributos físicos e mentais para exercer o trabalho de uma maneira adequada. Procure jogadores com determinação, trabalho em equipe, índice de trabalho, decisões, agressividade, resistência e condicionamento físico natural.

Os três primeiros são bastante diretos, já que qualquer jogador precisa ter a determinação de buscar recuperar a bola, trabalhar para o time e correr pelo campo o máximo possível. Porém, você não deseja que seus jogadores vivam fora de posição para recuperar a bola e em contrapartida, sofrer pelas péssimas decisões do seu jogador em campo. Agressividade significa que sus jogadores vão lutar pela bola e sendo assim, é importante ter jogadores resistentes e com bom condicionamento físico, pois assim ele duram mais dentro de campo e se recuperam melhor entre as partidas.

Instruções ao adversário

Existem algumas mecanismos relacionados à Pressão no motor do jogo do FM, porém, é possível subverter alguns desses mecanismos com o uso de instruções ao adversário. Por exemplo, você está olhando os jogadores que vai enfrentar na próxima partida e descobre que um dos zagueiros do adversário é péssimo quando tem a bola nos pés, sendo assim, você pode forçar que o time adversário recorra sempre a ele para sair jogando. Você faz isso pressionando os jogadores em volta dele e forçando eles a usarem o pé que eles usariam para tocar a bola para esse zagueiro.

A Contra-pressão, a Pressão Leipzig ou qualquer outro estilo de pressão não são uma certeza de vitória em cada jogo, mas se você tem os jogadores certos, pode te ajudar contra diversos times, especialmente se eles não tiverem jogadores que podem explorar suas fraquezas (atacantes rápidos, por exemplo).

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/03/press-3-different-ways-fm17/
Banner: @_Matheus_

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...