Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Jair critica chegada de técnicos estrangeiros ao Brasil: "Estão tirando espaço"

Iagotta

Posts Recomendados

Postado

Jair critica chegada de técnicos estrangeiros ao Brasil: "Estão tirando espaço"

No dia da apresentação de Reinaldo Rueda no Flamengo, treinador do Botafogo diz que prática é muito ruim e lamenta: "Do que adianta se preparar?"

No dia em que o Flamengo apresentou o colombiano Reinaldo Rueda como seu novo técnico, o comandante do rival das semifinais da Copa do Brasil, Jair Ventura, posicionou-se de forma contrária a respeito da chegada de estrangeiros para a função no Brasil. Em entrevista ao canal Fox Sports, o botafoguense afirmou que muitos brasileiros deixam de ter oportunidades com as chegadas de profissionais de fora.

- Não que eu seja contra os estrangeiros trabalharem aqui, mas estamos perdendo mercado já fora. Daqui a pouco perdemos o interno. Então do que adianta se preparar, estudar? Venho fazendo cursos sempre, me preparando. As pessoas tem que primeiro olhar para cá, para depois olhar para fora. Isso (chegada de técnicos estrangeiros) eu não vejo de uma maneira legal. Respeito a decisão, ele é um grande treinador, acho que pode dar certo. Mas estou falando em nome dos treinadores, como jovem e brasileiro. Isso é muito ruim.

Jair prosseguiu, batendo na tecla de que os brasileiros têm pouquíssimo mercado pelo mundo. Desejou sorte ao agora rubro-negro, mas seguiu com seu ponto de vista.

- Hoje eu não posso trabalhar no exterior porque não tenho licença. E qualquer pessoa pode trabalhar no Brasil. Então isso não é legal. Desejo sorte ao Rueda, mas temos que repensar. Estão tirando o espaço dos outros que querem trabalhar também - completou.

Vale lembrar que entre os comandados de Jair no Alvinegro, estão alguns jogadores estrangeiros: o paraguaio Gatito Fernández, o argentino Carli e o chileno Valencia.

Jair e Rueda se enfretam pela primeira vez nesta quarta-feira, no jogo de ida pela semifinal da Copa do Brasil. O Botafogo recebe o Flamengo às 21h45, no estádio Nilton Santos. Na outra quarta, o jogo da volta acontece no mesmo horário, no Maracanã.

Globo Esporte

----------

Falou pouco mas falou (MUITA) bosta. Barbaridade. 

Postado

O bom é que ele tá falando como se o mercado brasileiro estivesse cheios de técnicos estrangeiros. Quando na verdade tem pouquíssimos. 

Posso estar enganado, mas acho que ele é o único estrangeiro contando série A e B. 

Guest João Gilberto
Postado

Ele pode ter falado da forma errada, mas dá pra entender onde quis chegar. Do meu ponto de vista, entendi que ele quer apenas que antes que recorram a técnicos estrangeiros, que se proporcione a oportunidade de jovens, como ele, ter uma chance. O que faltou pra isso ficar mais claro foi ele também criticar a postura do mercado de ficar sempre apostando nos mesmos nomes, aí sim deixaria de parecer apenas uma crítica aos estrangeiros, mas ao mercado de técnicos brasileiros de uma forma geral.

O problema também é que ele jogou muitas informações misturadas numa frase só e cada uma destas coisas precisariam ser abordadas em tópicos separados e mais destrinchados:

- Barreira da língua que dificulta técnicos brasileiros se internacionalizar;
- Falta de uma política de qualificação e exigências para se tornar técnico no Brasil;
- Falta de regras para dar tempo de trabalho ao técnico brasileiro, como há na Itália, por exemplo.

Entre outras...

Eu sou TOTALMENTE a favor da vinda de técnicos estrangeiros para o mercado brasileiro, tanto que desejei e torci por Guardiola ou Mourinho na seleção, mas é totalmente compreensível a fala do Jair; ele é 1 em 1000. É muito difícil despontar no mercado imediatista brasileiro; às vezes as coisas acontecem muito mais por uma conjuntura de fatores e um bocado de sorte do que apenas pela capacidade profissional do técnico.

Postado

Concordo em partes com o Jair...

Acho que deve ser feita uma forma de regular a profissão no Brasil, que é uma várzea... Se exigir qualificação de todos, até de quem vem de fora...

E como disse o JG, ele quer proteger o espaço para surgimento de novos nomes como é o dele e o do Carlile por exemplo...

Postado

Eu acredito que a pressão em cima de técnico estrangeiro é muito maior. Dúvido que o Rueda se mantenha no cargo como o ex-técnico do flamengo se manteve se tiver metade dos reveses que o antigo treinador teve. Mas de resto, é foda, cada vez mais está difícil de surgir nomes novos e bons no mercado brasileiro. O exemplo do treinador do corinthians e do próprio Jair são raros, como citado. Eu acho que além de falta de oportunidades existe falta de qualidade também. 

• Vice-Presidente
Postado

Jair mal chegou e já entrou no corporativismo dos treinadores do futebol brasileiro. A profissão obviamente que tem que ser regulamente e regularizada, de uma maneira que impeça pessoas desqualificadas. Mas o que tira emprego de treinador no Brasil não é treinador estrangeiro não, é essa ideia de que vendem que só quem é ex-jogador (e geralmente que tem alguma história relevante) que sabe como ser treinador. Enquanto, mantiverem essas ideias retrógradas e o clube do Bolinha que é a profissão por aqui, a profissão não se modernizará e ficará sempre refém da mesma ciranda.

E para uma equipe brasileira buscar um treinador estrangeiro, isso só mostra o tanto que a qualidade daqui é ruim, mas é do interesse da "elite" dos treinadores que as coisas permaneçam assim, afinal de contas, se chegar uma rapaziada nova e com ideias diferentes, a mamata dos megas salários para os entregadores de colete vai acabar.

Antes que acusem que a culpa é de fulano ou ciclano, todos os envolvidos com o futebol (CBF, imprensa, torcida, clubes, federações, etc) são responsáveis. 

Postado

Vai no caminho do que o JG e o Vaz disseram. Só disse de uma forma equivocada, mas o ponto dele é exatamente esse de existir critério pra treinador conseguir trabalhar lá fora e aqui é só assinar e pronto, está contratado.

O negócio é que com esse critério, tem a coisa da qualificação do treinador e isso já entra na incompetência da CBF. Se lá fora existe curso, licença e treinador defende até tese de TCC pra ser formado (Itália), então já passou da hora do Brasil acordar e oferecer uma capacitação melhor pros caras trabalharem aqui. O que não vai impedir que continue surgindo um monte de treinador palhaço e asno também...

Postado

Saudações

Se por um lado Jair Ventura é promissor e parece ser um bom treinador, de outro falou enorme besteira. Quer dizer que ele é contra pq em outros mercados o treinador brasileiro não é fácil entrar? Tststs.... observe o mercado europeu que os treinadores argentinos têm. E por que tem? Porque são melhores, se preparam, inclusive no idioma. Concordar com o Jair é concordar com a mesmice dos treinadores brasileiros (e o pessoal ainda não entende pq levou de 7x1).  O treinador brasileiro não tem mercado pq é fraco (na sua grande maioria). E (.).

Além disso, se fossemos comparar, os jogadores estrangeiros do Botafogo, treinados pelo Jair, estão tirando o espaço de jovens brasileiros. Guardadas certas proporções, o raciocínio é o mesmo, ou seja, equivocado, retrógrado e sectário.

Abraços!

Postado
6 minutos atrás, SansaoXIII disse:

observe o mercado europeu que os treinadores argentinos têm. E por que tem? Porque são melhores, se preparam, inclusive no idioma. Concordar com o Jair é concordar com a mesmice dos treinadores brasileiros (e o pessoal ainda não entende pq levou de 7x1).  O treinador brasileiro não tem mercado pq é fraco (na sua grande maioria). E (.)

O treinador brasileiro em geral é fraco, isso é um fato. Então aí vão esperar um decente cair do pé? Os argentinos tem base para se preparar no nível que exigem lá fora: 

Escola argentina de técnicos é maioria em Copa América com dois alemães
Seis argentinos e um boliviano formado no país comandam quase metade dos times nos EUA. Curso de dois anos da ATFA é único do continente reconhecido na Europa

FP Entrevista: Leo Samaja, coordenador da ATFA no Brasil

• Diretor Geral
Postado

Ninguém, em nenhuma profissão e em qualquer lugar do mundo, tira o espaço de PROFISSIONAL COMPETENTE E ATUALIZADO. Isso é regra, pode pegar o exemplo que quiser. Agora, tira o espaço sim de profissional ruim, desatualizado, incompetente, frouxo, engessado, enfim... esses caras perdem espaço em mercado de trabalho a toda hora.

Jair foi mal nessa. Justo no ano em que o trabalho dele tá cada vez mais consistente e sólido. Será coincidência? Tá se sentindo mais confiante pra falar esse tipo de baboseira e proteger os amiguinhos?

Enfim, antes de bater nessa tecla, o Jair (e todos os outros envolvidos com o futebol brasileiro, no caso — dirigente, treinadores, torcedores) tem MIL E UM outros problemas relacionados à organização do esporte pela dona CBF pra questionar, cobrar, exigir.

Se a qualidade dos técnicos brasileiros é o que é hoje, o cerne do problema tá lá embaixo, na raiz da estrutura da CBF, e não no topo, no Flamengo do Rueda.

Ele é jovem e talentoso, me entristece que queira tão logo levantar essa bandeira do corporativismo, fazendo ode à "reserva de mercado".

Reserva de mercado é pra PROFISSIONAL INCOMPETENTE. Profissional competente trabalha onde quiser.

Postado

O problema é muito mais interno, se os treinadores de fora é só chegar e assinar, por quê o brasileiro não pode ser assim? Que cobre a dona CBF que da um cursinho fajuto, aprenda a falar o espanhol, vai fazer o curso da UEFA e demonstre resultado... Agora vir criticar que tem que olhar pro mercado interno, foi a primeira coisa que a diretoria fez, procurando o Roger, que graças a Deus não quis pegar "projeto iniciado", ai me vem o Rueda e me diz isso na coletiva: 

Serve para o Roger, quis se "valorizar" porém duvido que em Janeiro ele vai estar numa esquipe melhor que o Flamengo, sequer equiparado. Talvez o mesmo Jair quisesse sair do Bota e vir pro Flamengo? Foi completamente infeliz na colocação dele, qualquer seja a intenção.

edit: um outro detalhe, fazer os cursos todos da UEFA e ser capacitado a treinar fora também não é sinônimo de que vai fazer sucesso, Milton Mendes do Vasco tem tudo quanto é pós-graduação da UEFA e tem defeitos terríveis, Luxemburgo que comandou o futebol brasileiro no começo dos anos 2000, foi pra fora e só passou vergonha no Real Madrid, o próprio Felipão campeão do mundo e tudo mais, era ridicularizado pelos próprios jogadores do Chelsea por ele não conseguir se comunicar direito. Um cara que tem tudo pra dar certo lá fora é o Tite, não sei se naquele ano sabático ele fez o curso e se habilitou a treinar na Europa, mas é um cara que vejo que o Brasil ficou "pequeno" pra ele. Mas ele é totalmente um ponto fora da curva.

Postado

Jair soltou uma nota sobre os comentários:

"Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.

Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.

O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.

E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.”

Postado

Estudando e atuando na área, e vendo de perto a várzea que é a modalidade no país, tenho tanto pra dizer que nem sei por onde começar - mas parte disso foi dito por algumas pessoas no tópico.

No mais, eu estava esperando essa nota do Jair. Me parecia mesmo - muito pelo profissional que ele é - que ele mais se expressou errado do que quis dizer aquilo que pareceu ter dito.

• Vice-Presidente
Postado
7 minutos atrás, VitorSouza disse:

Problematizar? O cara foi irônico e usou o mesmo argumento do Jair para mostrar que o argumento do Jair é totalmente retardado.

Postado

É ser Zé buceta mesmo né, quando foi pro Real deu sorte que deram o famoso "jeitinho brasileiro" e agora que vir cagar regra, vai tomar no cu rapá, quantos tecnicos estrangeiros houveram a pouco tempo atrás, agora porque é o Flamengo aparece um monte de aproveitador.

Esses cornos querem adequar o mundo ao Brasil, e não o Brasil ao que se faz no resto do mundo.

Postado

As críticas feitas pelo Jair e pelo Luxa são interessantes eu só não entendi por que cargas dágua eles tão metendo os estrangeiros no meio disso tudo.

É interessante pensar antes de falar. 

Postado
19 minutos atrás, Iagotta disse:

As críticas feitas pelo Jair e pelo Luxa são interessantes eu só não entendi por que cargas dágua eles tão metendo os estrangeiros no meio disso tudo.

É interessante pensar antes de falar. 

Pelo que entendi, os estrangeiros podem vir e treinar a hora que quiser, que não são cobradas "qualificações", o que de um brasileiro pra treinar fora é exigido, só que esses boçais devem estar esquecendo que o curso que esse povo faz, principalmente os da Argentina, emitem certificado verificado pela FIFA, UEFA e os caralho, podem treinar em qualquer canto. Aqui no Brasil o curso é de algumas semanas e ainda como ministro do curso nosso grandioso Pé de Uva (??????), e depois reclamam que brasileiros não são aceitos nos outros países, ou encontram muita dificuldade.

Postado

Olha que maravilha, todo mundo segurando o queixo pra não dormir e cair em cima da mesa ¬¬

• Vice-Presidente
Postado

Vim falar sobre esse lance dos países pedirem qualificações dos treinadores no estrangeiro e da ausência delas para treinadores estrangeiros que chega aqui. Vale lembrar que isso é feito justamente para proteger os treinadores do país, que em sua maioria, possuem zero de qualificação, estudo, e o diabos a quatro, a única coisa que fizeram foi chutar bola anteriormente.

Qualquer zé ruela que aspire ser treinador em qualquer país do mundo tem mais qualificação que a maioria dos treinadores brasileiros.

Postado

A nota que o Jair soltou só corrobora para o quão desnecessário foi a sua própria crítica, visto que, em todos os problemas ali citados, em NENHUM DELES, a contratação ou não  de estrangeiros resolveria o problema. 

Guest João Gilberto
Postado
1 hora atrás, Ronaldinho_Gaucho disse:
....

O post do Luxa é muito interessante e bate com o que comentei acima; não se trata de ser estrangeiro ou não, mas de estruturação do mercado como um todo que desfavorece os técnicos brasileiros e nisso, concordo inteiramente.

24 minutos atrás, Henrique M. disse:

....

Mas aí faz-se um processo de transição; prepara-se quem já está no mercado para que obtenha essa licença OU dá logo a licença pra quem tem X anos de profissão e começa a exigir dos novos esse tipo de qualificação; assim como começa a por regras mais duras sobre a questão das demissões de técnicos, que é a principal queixa deles. O que não pode é permanecer como está.

Postado
1 minuto atrás, João Gilberto disse:

O post do Luxa é muito interessante e bate com o que comentei acima; não se trata de ser estrangeiro ou não, mas de estruturação do mercado como um todo que desfavorece os técnicos brasileiros e nisso, concordo inteiramente.

Mas aí faz-se um processo de transição; prepara-se quem já está no mercado para que obtenha essa licença OU dá logo a licença pra quem tem X anos de profissão e começa a exigir dos novos esse tipo de qualificação; assim como começa a por regras mais duras sobre a questão das demissões de técnicos, que é a principal queixa deles. O que não pode é permanecer como está.

O mercado do jeito que está, só favorece o brasileiro, já que é uma bagunça. Se regular os treinadores e exigirem esses cursos aceitos em todo mundo, 90% dos treinadores da Séria A não poderão treinar, ou você defende uma regulamentação diferente do resto do mundo só pro Brasil?

Guest João Gilberto
Postado
Agora, Ronaldinho_Gaucho disse:

O mercado do jeito que está, só favorece o brasileiro, já que é uma bagunça. Se regular os treinadores e exigirem esses cursos aceitos em todo mundo, 90% dos treinadores da Séria A não poderão treinar, ou você defende uma regulamentação diferente do resto do mundo só pro Brasil?

Cara eu comentei sobre a transição no segundo parágrafo véi!!!!

-.-''

Postado
15 minutos atrás, João Gilberto disse:

Cara eu comentei sobre a transição no segundo parágrafo véi!!!!

-.-''

Depois que eu postei que vi abaixo do quote do Henrique. Concordo plenamente que tem que regular os treinadores a modo de capacitá-los. Só que o que vale pra um estrangeiro, vale pra um brasileiro, se eles querem cláusulas, é só exigir...o que eu vejo e que muito deles não tem poder de barganha com os times, por serem iniciantes e etc... Aí entra o mercado regulado, tudo bonitinho com regras e etc. Mas isso aqui é Brasil né.

edit: Só pra pegar uma parte da entrevista dele:

Cheguei na Espanha e a associação de técnicos teve que me aceitar e me dar permissão para trabalhar lá. E eu tive que pagar 3% do meu salário para a associação me conceder esse direito de eu poder exercer minha função. Mas a associação protege o técnico. A partir do momento em que fui mandado embora, entraram as regras do contrato estabelecidas em pagar a multa, e o Real só pôde colocar outro técnico no meu lugar depois que cumpriu com todos os compromissos de contrato comigo.

E temos que criar isso aqui no Brasil também. O técnico aqui não pode trabalhar em mais de dois clubes na mesma divisão, como acontece lá. Tem que criar regras como essa.

Os próprios treinadores brasileiros criaria caso com esses negritos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...