Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
Postado

Oz1rcSU.jpg

É normal que quando estamos numa partida de Football Manager, algum dos jogadores que escolhemos não são capazes de fazerem diferença dentro de campo ou não tenham condições físicas de jogar 90 minutos. Seus atacantes estão perdendo todas as chances, seus defensores tomam as piores decisões possíveis e parece que não tem ninguém no seu meio-campo. São aí que entram as substituições, a chance de um treinador se consagrar e modificar o rumo da partida.

Antes de começarmos, uma mensagem importante: não substitua por substituir, apenas realize uma substituição se você realmente precisa fazer aquela substituição. Os riscos de uma lesão ou de estragar a coesão ou o momento da sua equipe, são grandes. Ninguém deve gastar suas 3 substituições com 55 minutos de jogo e perder um ou dois jogadores por lesão logo depois.

Quem eu devo tirar de campo?

Nem sempre retirar o jogador mais cansado é uma escolha sábia, pois dependendo do tipo de jogador que ele for, o seu talento, concentração e determinação podem ser decisivos no final do jogo.

  • Algum jogador amarelado em posições importantes? Algumas funções são mais suscetíveis a estragar qualquer plano de jogo, então é importante monitorar os jogadores amarelados, a leitura corporal e como andam o ritmo de faltas dele no jogo. É melhor se precaver e evitar ter que trocar seu atacante por um zagueiro para recompor a defesa.
  • Algum jogador cansado, incapaz (atributos mentais baixos) de continuar lutando? Zagueiros, laterais e meio-campistas com baixo atributos de Concentração, Decisões, Frieza e Determinação nem deveria estar no seu time, mas nem tudo são flores e perfeito no futebol, caso eles estejam cansados, devem ser a primeira opção para sair
  • Algum jogador nervoso ou desinteressado ou complacente? Os gritos à beira de campo não resolveram o nervosismo ou o desinteresse de certo jogador? Talvez seja mais prudente colocar alguém mais focado no jogo
  • Algum jogador retornando de lesão, fora de forma ou com uma lesão menor? Fique de olho em jogadores que estão em situação de risco para novas lesões, no caso do último, nem sempre que um jogador sofre uma pancada ou uma pequena lesão, ele deve sair, mas é bom monitorar e acompanhar a condição do jogador, para evitar o agravamento da lesão ou o surgimento de outro problema mais grave.
  • Algum jogador com a moral baixa? Jogadores com a moral baixa, tem a tendência de não se importar muito com o que está acontecendo dentro de campo, já que ele acha que não vale a pena lutar para mudar o resultado e tendem a cometer mais erros que um jogador motivado.

Também é importante notar que não é saudável fazer 3 substituições de uma vez, o ideal é 1 de cada vez e se respeitando um prazo de uns 5 minutos em cada uma delas. Evita que seu time caia subitamente de desempenho, colocando um jogador frio ou que não está na mesma sintonia de quem está em campo. Além disso, 2 substituições ao mesmo tempo, só se você estiver planejando modificar o time que está em campo, se não, é melhor aguardar um tempinho.

Quem eu devo colocar em campo?

  1. Um jogo que ainda não está decidido (vantagem/desvantagem pequena ou empate)

A primeira coisa é observar a moral dos jogadores, evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo, as chances de você colocar um jogador desligado em campo são grandes. Busque também jogadores com bons atributos mentais, assim você vai estar colocando em campo jogadores que estarão dispostos de lutar até a última bola pela vitória da equipe. E num momento de decisão, pode até ser útil colocar aquele jogador mais experiente e rodado no lugar de alguém que está nervoso.

       2. Partida decidida ao seu favor

Jovens talentos, novas contratações, jogadores prestes a reclamar por mais tempo de jogo e jogadores retornando de lesões são perfeitos para essas ocasiões, já que apenas um desastre vai mudar o destino do jogo. Sendo assim, você pode desenvolver e avaliar seus jovens jogadores e novas contratações ou manter a harmonia da equipe sob controle, além de dar tempo de jogo para quem voltou de lesão séria e facilitar a recuperação do jogador e futura utilização do mesmo.

       3. Buscando virar desesperadamente um resultado

As sugestões dadas para uma pequena desvantagem valem aqui também. A recomendação que fica é que você observe os pontos fracos do adversário antes e durante a partida, coloque seu time para explorar esses pontos fracos e buscar reverter o resultado. Além disso, uma dica tática importante: evite destruir seu meio-campo e encher a área de atacantes, se preferir ignorar a recomendação e encher a área de atacantes mesmo assim, ao menos troque por pontas ou por um zagueiro, sem criação, pode colocar 10 atacantes na área que a bola não vai entrar.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://fminside.net/guides/substitutions/
Banner: @_Matheus_

  • Perissé destacou este tópico
  • 1 ano atrás...
Postado (editado)

Como assim leitura corporal? Os detalhes no jogo em campo não são os melhores, eu ainda to na dúvida se colocar um jogador pra driblar funciona... 

''evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo'' É pra colocar onde então?

Editado por maxius
  • Vice-Presidente
Postado
21 horas atrás, maxius disse:

Como assim leitura corporal? Os detalhes no jogo em campo não são os melhores, eu ainda to na dúvida se colocar um jogador pra driblar funciona... 

''evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo'' É pra colocar onde então?

Tem uma aba que fala da linguagem corporal do jogo, se ele está nervoso, confiante, complacente, etc.

Não levar para o jogo, ué.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...