Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

EnKKeTH.jpg

Muitos treinadores de futebol se prendem a um esquema durante um certo período de tempo ou durante sua carreira e muitas vezes essa questão se repete com jogadores de FM, que se apegam a esquemas que já funcionaram em outras equipes ou em outras situações. É sempre interessante ter um estilo de jogo ou uma maneira preferida de jogar FM, mas muitas vezes, esse tipo de abordagem engessa e transforma o time e o treinador em uma entidade previsível que a inteligência do jogo já entende como deve marcar.

Esse guia busca trazer uma maneira rápida, simples e inteligente de decidir qual será o esquema tático de sua equipe e eventuais variações. Para efeitos de demonstração, escolhi um clube e uma liga em que nunca treinei: o Larisa, da Primeira Divisão grega. Assim, fica mais simples demonstrar que a ausência de favoritismos e conhecimentos prévios são importantes para esse tipo de abordagem e ela é uma maneira neutra e eficaz de montar sua equipe.

Trabalhe em cima das expectativas da direção e da imprensa

A primeira análise que você deve fazer é relativa ao tamanho do seu clube no país e na liga e quais são as expectativas naturais esperadas do seu trabalho. Você vai lutar pelo título? Você vai lutar por uma vaga europeia? Busca uma temporada segura ou quer escapar do rebaixamento? Essas são questões importantes e só depois que você for capaz de responder e entender essa faceta da realidade, você terá um direcionamento importante.

Ao definir quais são essas expectativas, você vai decidir um ponto crucial para qualquer formação tática que você vai utilizar, a mentalidade. Independentemente de você ser um técnico que use a mesma tática, variação do mesmo esquema ou esquemas para cada cenário que o jogo pode lhe oferecer, a mentalidade primária da sua equipe deve fomentar o processo de criação da tática.

A equipe desse guia está cotada para 12ª colocação, numa campeonato que possui 16 equipes e rebaixa 2. Qual a mentalidade que você usaria?

Defina sua abordagem tática

É importante decidir de antemão qual o perfil tático você irá adotar na temporada: vou utilizar uma mesma tática independente do adversário ou vou utilizar esquemas que variam de acordo com os cenários de jogo e o tipo de adversário? Irei mostrar como criar uma tática apenas, mas aconselhando quais outros esquemas seriam interessantes para a escolha tática feita.

Descubra quem são seus melhores jogadores

Com a introdução de telas personalizáveis, ficou muito mais fácil definir quais são os melhores jogadores do elenco, portanto, crie um filtro na tela do seu elenco que demonstre as capacidades atuais e potenciais do seu jogador e defina quem são seus 11 melhores jogadores, desprezando os goleiros dessa análise.

9EZtp.png

Na imagem acima, podemos perceber que o elenco do Larisa apresenta 13 jogadores que se destacam dos demais, de acordo com a imagens, esses jogadores se dividem entre as seguintes posições: 2 zagueiros, 1 lateral-esquerdo, 3 volantes, 2 médio-alas pela direita, 2 pontas direitas, 2 pontas esquerdas e 1 atacante.

Podemos notar uma inflação de volantes e jogadores pela direita, mas são posições adaptáveis, com os jogadores podendo exercer ao menos mais outra função com competência. Essa filtragem já deixa claro que para retirar o melhor do time, o ideal é um 4-1-2-3 com pontas ou um 4-1-4-1. Existem opções menos tradicionais como um 4-1-4-1 assimétrico, para usufruir dos médios-alas pela direita e dos pontas esquerdas, mas normalmente, em um começo de trabalho, é melhor manter as coisas da maneira mais simples possível.

Além disso, nessa filtragem, você já tem 2 esquemas para 2 situações diferentes que você queira tentar em campo e com a presença de um meia-atacante no time, você já conseguiria montar sua equipe para 3 táticas sem muito esforço.

Você deve estar pensando, mas o time tem 3 volantes entre os melhores jogadores, por que as táticas contam com apenas um? Num futebol dominado por esquemas com dois meias centrais, você claramente fica em desvantagem numérica no miolo, enquanto perde parte importante da transição defesa-ataque com um jogador que pode acabar sendo mais defensivo que ofensivo, então, é mais interessante sacrificar um dos volantes e balancear a equipe no centro do campo.

No final das contas, tudo se resume a equilíbrio dentro de campo, e caso você acredite que sua equipe irá se beneficiar mais da presença de um segundo volante, não hesite em colocá-lo no seu esquema tático.

Desenhando o esquema primário

Com a análise dos possíveis esquemas, é hora de decidir qual esquema você deve usar: o 4-1-2-3 com Pontas ou o 4-1-4-1. A resposta para essa decisão, está lá em cima, quando você decidiu qual era a mentalidade do seu time. Caso você tenha optado por uma mentalidade mais cautelosa, o 4-1-4-1 é a melhor opção, caso tenha escolhido uma abordagem mais tradicional, tentando surpreender os adversários em casa e fazer valer seu domínio, enquanto joga cautelosamente em casa, o 4-1-2-3 com pontas é a nossa estrela.

Porém, como dos 13 jogadores, 4 possuem uma avaliação de 4 estrelas e metade deles jogam como ponta-esquerda, seria uma heresia desperdiçar o talento desses jogadores-chaves, portanto, eu escolheria primariamente o 4-1-2-3 e em partidas mais complicadas, trabalharia com o 4-1-4-1.

9Em5o.png

Escolhendo as funções e tarefas

Normalmente, o ideal é buscar encaixar as funções preferidas dos jogadores dentro do esquema tático, mas muitas vezes isso pode gerar uma equipe desbalanceada, então, enquanto tentamos acomodar nossos jogadores, também temos que buscar não comprometer a nossa equipe, montando uma equipe desequilibrada e que tenha falhas claras para o treinador adversário aproveitar.

Abaixo, você pode observar qual é a melhor tática em termos de funções, tarefas e melhor posição

9EbMI.png

De cara, já existem três coisas que me incomodam nessa tática, o lateral direito em apoiar, o meio-campista recuperador de bola e o jogador alvo no ataque. Como o Larisa é uma equipe cotada para a metade inferior da tabela, o ideal é termos uma equipe coesa defensivamente e ágil no ataque. O lateral-apoiar quebraria a linha defensiva, deixando um eventual espaço pela direita que o volante não cobriria, pois sua função é caçar quem está com a bola, muitas vezes saindo de seu posicionamento padrão para isso, deixando espaços para serem aproveitados. E normalmente, o jogador-alvo é um jogador mais lento e essa lentidão pode custar na criação de oportunidades.

Com alguns acertos, monto uma equipe similar, mas mais equilibrada.

9EjeU.png

Na linha defensiva, não houve modificações, mas troquei a função de Tikito para Primeiro Volante, para que ele possa cobrir eventuais erros na linha defensiva, resguardando a equipe dessa maneira, enquanto substitui a função de Masalesa, de meia-central para armador recuado e troquei o seu companheiro na meiuca. Anastasopoulos substituiu Efmorfidis, que passou a armação para Masalesa enquanto Anastasopoulos entra como meio-campista recuperar de bolas. Infelizmente, não havia uma opção mais interessante no ataque e abriria mão de um jogador que infelizmente, só atua de maneira exemplar na sua melhor posição. Além disso, Varela deu lugar a Aganovic, ponta-esquerda de qualidade similar na ponta-direita.

Alguns de vocês podem notar a ironia entre tirar um volante meio-campista recuperador de boas e mesmo assim colocar um meia-central na mesma função. Porém, o problema não era com a função e sim com qual posição em que ela estava sendo usada. Um MRB na meia-central traz um jogador tão dinâmico quanto o Box-to-Box, adicionando uma agressividade importante para retomar a bola e iniciar contra-ataques. Abaixo, temos um comparativo entre os dois onze iniciais, com a primeira formação demonstrada no lado esquerdo.

9EA1N.png

Houve um ganho de meia-estrela na troca entre Efmorfidis e Anastasopoulos, além de mais meia-estrela na troca de Varela por Aganovic. Além de apresentar uma tática mais equilibrada defensivamente. Elementarmente, não existe nenhum jogador com a função atacar no time, porém, como minha mentalidade primária seria o contra-ataque, alternando entre o 4-1-4-1 e esse esquema, sem alterações nas funções, é importante notar que jogadores ofensivos tendem a ter menos responsabilidades ofensivas e criativas, mas nunca equipe que tem no contra-ataque sua força, nem sempre é interessante desprezar alguém na defesa ou na construção.

Portanto, em pouco tempo, você tem uma tática construída e uma esqueleto construído que irá nortear seus trabalhos. Obviamente que contratações e vendas podem afetar o elenco, caso o trabalho seja em começo de temporada, porém, você já terá uma direção com a qual seguir, podendo focar seus esforços em como melhorar a sua equipe de acordo com as diretrizes que você definiu para aquele elenco, sabendo quem comprar, quem vender e aproveitando a pré-temporada para fazer ajustes.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Postado

Show. Parabéns. Sempre ajudando muitos jogadores de FM. 

Postado

Isso é de grande ajuda, mas a minha maior dificuldade são as instruções de equipe/individuais, não sei qual combinação usar e como fazer minha equipe jogar o que sabe.. E nunca vi em nenhum fórum, vivo procurando e nunca acho nada a respeito.. Seria de grande ajuda se pudessem criar um guia de instruções, não só pra mim, mas para muitos que tem essa dificuldade...

• Vice-Presidente
Postado
1 hora atrás, luisfernandof disse:

Isso é de grande ajuda, mas a minha maior dificuldade são as instruções de equipe/individuais, não sei qual combinação usar e como fazer minha equipe jogar o que sabe.. E nunca vi em nenhum fórum, vivo procurando e nunca acho nada a respeito.. Seria de grande ajuda se pudessem criar um guia de instruções, não só pra mim, mas para muitos que tem essa dificuldade...

Valeu pela sugestão, Luis.

• 1 mês depois...
Postado

Excelente conteúdo, vlw Henrique.

• 2 semanas atrás...
  • 6 meses depois...
  • 4 semanas atrás...
Postado

Tópico de muito esclarecimento, que bacana, sempre aprendendo aqui!

• 1 mês depois...
Postado
Em 24/05/2017 at 04:50, luisfernandof disse:

e já agora nas funções e tarefas. por exemplo, a troca de função do Tikito de MRB para PV

Postado
Em 21/03/2018 at 19:45, André Fernandes disse:

e já agora nas funções e tarefas. por exemplo, a troca de função do Tikito de MRB para PV

pois é... seria muito útil um tópico resumindo as funções

Postado

Podia ter um whatsapp pra tratar destes assuntos, oq vcs acham ?

Postado

Parabéns pela iniciativa de elaborar este post, foi de grande ajuda!!!! Estou mesmo precisando rever meus conceitos, fiquei muito viciado no 4-4-2 diamante

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...