Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Dificuldades com o meio-campo e ataque

Coutoso

Posts Recomendados

Postado

Boa noite, pessoal. É o meu primeiro tópico por aqui, se, por ventura, eu estiver postando no lugar errado, me desculpem.

Ademais, só pra deixar claro, não jogo FM desde o FM10. Isso foi mais por conta da faculdade/trampo que tomavam um tempo absurdo da vida e ficava difícil me dedicar a um jogo como o FM, principalmente porque eu gostava/gosto da imersão que o jogo lhe dá. É fora de série perder 4/5/6 horas montando seu time, fazendo contratações, pensando nos sistemas táticos etc. 

Enfim, a engine (AI) mudou bastante e as opções táticas também, mas com o pouco que eu já conhecia do FM10 eu consegui montar um sistema tático defensivo tendo como base o 4-3-3. 

Tô jogando com Blackpool Football Club (gosto pra caralho dos times ingleses pequenos, além da liga ser competitiva pra caralho) e eles, a priori, possuem um cartel legal, acabei não investindo muito, mas consegui uns jogadores (centroavante, lateral/ala direito e meia-central) por empréstimo e passe-livre (sem contrato). Deu um reforço legal. 

Bom, focando na tática: Tô usando o 4-3-3 clássico, mas decidi investir em um sistema mais defensivo, com laterais/alas defensivos que estão cobrindo muito bem e dois zagueiros centrais em modo de defesa (:P). Entretanto o problema encontra-se no meu meio-campo. Na pré-temporada decidi ver todos os jogos de forma completa e percebi o que:

• a) os gols dos quais levei fora todos de bola área, a defesa consegue ser muito compacta e tem uma excelente reposição (defesa, laterais e até mesmo o meio-campo) nos contra-ataques adversários e marcam muito bem também, principalmente os meus laterais;
  • b) meus meias e os meus atacantes têm muita dificuldade pra jogarem um perto do outro (é o que eu quero, toques rápidos direitos e uma movimentação legal, onde meus atacantes mais velozes possam volta pra trocar passe com os meias e assim tentarem transpor atrás da zaga adversária, e também meu centroavante tem mais liberdade pra procurar espaço pra jogar ali na cabeça-da-área);
  • c) o jogo fica congestionado e muito ruim no meio-campo, principalmente na entrada da área adversária, ali concentra a maior parte da atividade de ataque do meu time, mas o time não evolui dali pra frente, os chutes a gol não acontecem, tão pouco as transposições atrás da zaga adversária, os passes acontecem de forma estranha e os jogadores não procuram espaços.

Logo, a defesa é bem armada e consegue fazer um jogo legal, não levou nenhum gol com a bola no chão e tem uma (digo até impressionante) capacidade de reposição, não sei como, mas tem. Mas o meio-campo é totalmente improdutivo, assim como o ataque. 

Só teve uma partida da qual ganhamos com 3 gols de diferença, fiquei até impressionado. Bom, segue abaixo a minha tática e como os meus jogadores estão distribuídos, bem como as minhas instruções mais específicas. Se puderem me ajudar, agradeço. Outra coisa, teria como me ajudarem nas minhas jogadas de bola parada? :P 

Seguem as imagens da tática e de alguns resultados até agora:

20zqjqd.png

2ry6lo8.png

j8pjix.png

b6ypdz.png

Postado

Sobre o congestionamento no meio, seria melhor alterar a área de ataque da equipe algumas vezes, ou seja, atacar pelas laterais também. É notável que não há amplitude na equipe e isso, consequentemente, ocasiona um congestionamento no meio.

Pra dar amplitude pode colocar pontas ou avançar os laterais.

Postado

@Yan Perisse, valeu brother! 

Então, eu tive um jogo com um time fraco da minha divisão, e então foi sugerido pelos auxiliares técnicos mudar o estilo de jogo da equipe. Eu coloquei os laterais para jogar e mudei a tática de focar no centro pras laterais. Deu certo, o time ficou bem ofensivo. Ah, e adicionei algumas funções individuais a alguns jogadores chave do sistema tática, deu resultado também.

Mas tive um jogo com uma equipe superior (Bolton, salvo engano) e passei alguns bocados, mas a equipe, com essa formação defensiva, até que se saiu bem. Criamos algumas oportunidades de gol (tive que jogar na defesa/contra-ataque) e até chegamos ao gol em si. Acabamos perdendo essa partida por 2x1 e fomos eliminados do torneio. 

Enfim, tá dando pra sentir a engine agora... Muito tempo sem jogar dá nisso, valeu pela dica!

Postado

Olá, @Coutoso. Vou tentar te ajudar com a minha humilde opinião. 

a) os gols dos quais levei fora todos de bola área, a defesa consegue ser muito compacta e tem uma excelente reposição (defesa, laterais e até mesmo o meio-campo) nos contra-ataques adversários e marcam muito bem também, principalmente os meus laterais;

Não sei o que sugerir quanto a isso. Os teus defensores possuem boa impulsão?

b) meus meias e os meus atacantes têm muita dificuldade pra jogarem um perto do outro (é o que eu quero, toques rápidos direitos e uma movimentação legal, onde meus atacantes mais velozes possam volta pra trocar passe com os meias e assim tentarem transpor atrás da zaga adversária, e também meu centroavante tem mais liberdade pra procurar espaço pra jogar ali na cabeça-da-área);

A sua formação tática não possui nenhum jogador entre os meias centrais e os atacantes, o que dificulta bastante a aproximação entre os dois setores. Parece ser uma formação para passes diretos, justamente sem a aproximação entre os setores. Caso você queira essa aproximação, acredito que a melhor ideia seja outra formação. Porém, com essa formação, você pode testar o meio de campo com um jogador com tarefa defender e outros dois com tarefa atacar. Dessa forma você terá dois meias que vão se aproximar dos atacantes e um que fará a cobertura necessária para os outros dois. Além disso, você pode trocar as tarefas dos dois atacantes mais recuados para apoiar. Com isso, você estará respeitando o "Princípio 3-2-3".

c) o jogo fica congestionado e muito ruim no meio-campo, principalmente na entrada da área adversária, ali concentra a maior parte da atividade de ataque do meu time, mas o time não evolui dali pra frente, os chutes a gol não acontecem, tão pouco as transposições atrás da zaga adversária, os passes acontecem de forma estranha e os jogadores não procuram espaços.

Nessa questão eu vejo muitos erros seus. A sua formação não possui extremos no setor ofensivo. Além disso, você colocou os dois laterais com tarefas defensivas, o que impedirá que eles subam ao ataque. O problema é que você colocou o comprimento "sem pontas", o que deixará os jogadores muito mais fechados, dificultando a criação de jogadas. Com essa formação, acredito que o ideal seria justamente abrir o comprimento da equipe, para ocupar mais espaços do campo e não concentrar as jogadas apenas pela zona central. Você também marcou as instruções "procurar sobreposições" e "levar a bola até a área", o que tira a agressividade ofensiva da equipe, que manterá mais a posse da bola e tentará menos chutes, cruzamentos e passes nas costas da defesa. Para os jogadores procurarem espaços, você pode marcar a instrução individual "mover-se das posições" para os jogadores que você quer que se movimentem mais e procurem espaços vazios em campo.

Postado

Meu amigo,acredito que pequenas mudanças de funções sem que haja tantas alterações táticas fariam muito efeito. 

1- Como tu não joga com pontas e teus laterais tem funções defensivas, "Procurar sobreposições" não tem o menor nexo.

2- Para dar mais apoio aos laterais, poderias por o MC defensivo no meio e soltar os outros dois MCs pelos lados.

3- 2 dos teus 3 atacantes estão de maneira defensiva, o que vai tirar a agressividade de um esquema com 3 atacantes, talvez uma melhor escolha de funções para os mesmos te ajude.

4- Outra coisa seria o ritmo contradizente com o estilo de passe e levar a bola até a área. Pelo estilo de jogo que queres propor, poderias jogar com passe misto e retirar a opção de levar a bola até a área.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...