Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Postado

Acho que o mais importante nessa temporada está sendo caminhando bem: contornar as dificuldades encontradas durante esse momento de transição. O time tá se encontrando cada vez mais em campo e isso é importante para avaliar os próximos passos a serem dados. A classificação para a Liga Europa seria fantástica, uma verdadeira história de superação, que, embora esteja distante, é possível.

Quanto à fornada, acho que deu uma tremenda sorte em encontrar esse miúdo que atua como atacante sombra. É uma função bem completa e, de certo modo, que propicia uma possibilidade legal de tornar o garoto mais versátil. Os dois extremos também podem acabar se encontrando em outras funções; acho que é uma ótima oportunidade pra pôr em prática uma transição de jovens adequados às funções que não serão utilizadas para terem, no futuro, alguma serventia caso venham a ser utilizados. A depender do físico e das qualidades técnicas deles, podem servir muito bem mais centralizados como meia-atacante ou construtores de jogo avançado.

• Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Mais um post histórico sensacional, Madjer deu origem ao apelido daquele que que é para alguns o maior jogador de Futebol de Areia de todos os tempos.

Falando agora do save, a equipe encontra-se em constante evolução e o seu olhar clínico para perceber que Bruno Machado pode ameaçar a titularidade de Zé Nuno Xavier pode vir a ser importantíssimo no futuro, quem sabe Bruno Machado tome a vaga e melhore ainda mais a equipe. Aí todos os méritos cairão sobre você.

Boa sorte na continuação!

Postado

7 horas atrás, Tsuru disse:

Virou um 4-3-3 “flat”, com um pouco menos de proteção defensiva mas maior equilíbrio, o que faz sentido visto que o objetivo principal é enfrentar retrancas.

Lembro que em um momento do seu save houve uma dificuldade enorme ao ponto de você chegar a pensar em desistir. Nesse momento parece que você conseguiu certo equilíbrio e isso dá um gás para buscar melhorias e com isso dar sequência na saga. Acredito que conseguirá uma posição melhor na tabela em relação à posição em que você imaginou conseguir ao fim da competição, até porque os resultados e as estatísticas mostram mesmo um time mais equilibrado. Boa sorte na sequência.

• Vice-Presidente
Postado

É curioso ver o tanto que o nível geral do Nacional caiu desde que as novas filosofias foram implantadas. Geralmente, quando tiramos algumas limitações, a equipe tende a florescer. Lógico que já é uma certa evolução com relação a temporada passada e espero que as coisas comecem a dar resultados a partir de agora.

Postado
19 horas atrás, Herr Jones disse:

Acho que o mais importante nessa temporada está sendo caminhando bem: contornar as dificuldades encontradas durante esse momento de transição. O time tá se encontrando cada vez mais em campo e isso é importante para avaliar os próximos passos a serem dados. A classificação para a Liga Europa seria fantástica, uma verdadeira história de superação, que, embora esteja distante, é possível.

Quanto à fornada, acho que deu uma tremenda sorte em encontrar esse miúdo que atua como atacante sombra. É uma função bem completa e, de certo modo, que propicia uma possibilidade legal de tornar o garoto mais versátil. Os dois extremos também podem acabar se encontrando em outras funções; acho que é uma ótima oportunidade pra pôr em prática uma transição de jovens adequados às funções que não serão utilizadas para terem, no futuro, alguma serventia caso venham a ser utilizados. A depender do físico e das qualidades técnicas deles, podem servir muito bem mais centralizados como meia-atacante ou construtores de jogo avançado.

Disse tudo, nesse momento de mudança, o importante é a gente se fortalecer. Se vier uma classificação continental, melhor ainda.

Sabe que você me deu uma boa ideia? Vou avaliar com carinho o Sancho Pança e o amigo dele. E estou pensando até em aproveitar também os dois laterais que surgiram, simplesmente porque o mercado nessa posição é muito ruim. Vai que eles "viram", não é mesmo?

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões!

18 horas atrás, PedroJr14 disse:

Mais um post histórico sensacional, Madjer deu origem ao apelido daquele que que é para alguns o maior jogador de Futebol de Areia de todos os tempos.

Falando agora do save, a equipe encontra-se em constante evolução e o seu olhar clínico para perceber que Bruno Machado pode ameaçar a titularidade de Zé Nuno Xavier pode vir a ser importantíssimo no futuro, quem sabe Bruno Machado tome a vaga e melhore ainda mais a equipe. Aí todos os méritos cairão sobre você.

Boa sorte na continuação!

Obrigado pelo elogio! Eu não sabia dessa história do "Madjer da areia", bem legal.

Tomara que eu acerte com o Bruno Machado. Zé Nuno está muito mal, já tentei tudo mas ele simplesmente não rende, aí complica.

Obrigado pelo comentário!

17 horas atrás, Vannces disse:

Lembro que em um momento do seu save houve uma dificuldade enorme ao ponto de você chegar a pensar em desistir. Nesse momento parece que você conseguiu certo equilíbrio e isso dá um gás para buscar melhorias e com isso dar sequência na saga. Acredito que conseguirá uma posição melhor na tabela em relação à posição em que você imaginou conseguir ao fim da competição, até porque os resultados e as estatísticas mostram mesmo um time mais equilibrado. Boa sorte na sequência.

Oi Vannces. Pois é, o equilíbrio veio com o maior domínio sobre o jogo, seja assistindo as partidas em 2D, redobrando a atenção com os atributos dos jogadores (que me permitiu trazer o Bruno para ameaçar a titularidade do Zé) e tentando fazer a tática espelhar o que se deseja em campo. Acho que daqui por diante a tendência é só melhorar.

14 horas atrás, Henrique M. disse:

É curioso ver o tanto que o nível geral do Nacional caiu desde que as novas filosofias foram implantadas. Geralmente, quando tiramos algumas limitações, a equipe tende a florescer. Lógico que já é uma certa evolução com relação a temporada passada e espero que as coisas comecem a dar resultados a partir de agora.

Oi Henrique.

Não entendi...você diz, a nova filosofia ser investir mais em jovens? Se for isso eu já esperava dificuldades, pelo fato da Primeira Liga ser muito equilibrada. Os times menores sabem jogar muito bem fechadinhos, e os médios complicam a vida quando atuamos fora de casa. Mas é como você comentou, eu sinto uma evolução também e acho que o caminho natural são os resultados virem na sequência.

Postado

Li todas as paginas do seu save e ele está muito bom. Vi que passou por altos e baixos no save, mas faz parte. Aproveitando que vc passou por momentos de "raiva" com o FM, posso te falar q o jogo é muito amplo, tem espaço para quem ainda tá começando a jogar, quem tá a um tempo jogando e para os veteranos que já estão ai há mais de 10 anos, ou seja, nele tudo é possível. Além disso como os atributos de cada jogador são diferentes, e entre saves até um mesmo jogador pode ter atributos diferentes quando a pesquisa defini como "aleatório", principalmente os ocultos que a gente n vê, acaba que em cada save vão atuar de maneira diferente msm usando a msm função e tarefa, sem falar nos newgens que vão surgindo q tbm nunca são iguais, então a magia de jogar o FM é que não existe um jeito certo de jogar, a verdade é que cada escolha nossa resulta em consequências, podem ser boas ou ruins, e cabe a você saber os momentos de manter uma instrução, formação, mentalidade, funções, tarefas e até mesmo algum jogador no time titular de acordo com os jogos, portanto eu fosse você não esquentava a cabeça demais em fazer tudo certo, porque fazer o simples já é suficiente. 

Como o @ggpofm mesmo disse, o jogo funciona desde para quem joga de forma generalista até para quem olha para os mínimos detalhes, então vc que deve decidir o melhor jeito de vc abordar o FM, pois no fim o que importa é vc se divertir.

Uma coisa é certa, se vc não quer se complicar, faça tudo do jeito mais simples, ainda mais se vc sabe que ainda tem um time limitado, eu mesmo no meus saves jogando apenas com a base, sei que n importa o que eu faça, posso olhar tudo nos mínimos detalhes, que ainda sim, a maior limitação para eu conseguir uma vitorias contra grandes times são os jogadores, pois a maioria ainda não tem qualidade pra enfrentar equipes grandes, claro q assim como na vida real, o jogo tem surpresas, então as vezes conseguimos uma vitória inesperada, e ai q ta a graça. Portanto eu acabo não me estressando e opto por n me apegar em detalhes e faço o mínimo necessário para o time ter chance de vitória. 

Enfim, fosse eu no seu lugar, sabendo q n tenho tanto tempo assim pra jogar, n ia focar em tudo o que o jogo pode te dar em detalhes, pois as coisas que mais importam pra vc ter chance de sucesso é ter uma tática equilibrada dando preferencia as melhores funções e tarefas dos seus jogadores, com as instruções/mentalidade se baseando nos pontos fortes da equipe, um bom elenco, um bom staff, focar nos treinos de acordo com as funções que eles possuem mais afinidade, gerenciar a moral dos jogadores ( aquelas conversas ocasionais e reuniões de equipe são boas pra manter o time motivado ) e só, esse seria o básico pra vc ter sucesso. Parece muita coisa mas n é, claro q n to contando com a parte de observação, mas eu acho ela tranquila apesar das mudanças no FM18, vc só bota pra os olheiros observarem tal pais q vc tem interesse ou algum jogador q ta na pesquisa e vc n tem relatório e pronto, em alguns dias ta la os detalhes do jogador, mas o que quero dizer é que o FM não exige que vc saiba tudo ou que precise ver um jogo no modo completo, até pq se alguém soubesse todos os detalhes provavelmente o jogo ficaria sem graça, pois duvido muito que alguém jogue muito tempo um save em que so coleciona vitorias e títulos, fica enjoativo muito rápido. A SI talvez não dê muitos detalhes da ME por esse motivo, muito jogadores poderiam saber exatamente o q daria certo ou não, e provavelmente o efeito que o jogo deveria proporcionar se perde. Por isso cara, siga firma no seu save, ele está ótimo e vc pode achar q não mas tá avançando legal com o clube, e se for olhar é mais realista do que em 4-5 temporadas já tivesse quase ganhando uma UCL por exemplo. 

Bom, comentando sobre seu save, o time tem evoluído aos poucos. E pelo que estou vendendo apesar dos percalços, vc tem chance de buscar uma vaga na UEL, so precisa ter calma e saber que o time tem capacidade pra crescer e buscar o que deseja.

Boa sorte, espero que tenhamos boas noticias na próxima atualização. 

Postado

Fornada mediana, mas dá para se aproveitar alguém ainda. Acho que o jeito é ainda apostar em jogadores jovens das ligas inferiores portuguesas.

Apesar da torcida do pessoal, creio que irá tropeçar no campeonato e não vai conseguir uma vaga na Liga europa, infelizmente, mas quem sabe o milagre não acontece? Mas a tendência é o meio de tabela mesmo.

E como o Marcio disse, é chato ficar alterando a tática e não dar certo, porém não faço muito isso e só costumo mudar quando fico tipo 5 partidas sem vencer, pois o entrosamento é muito importante para um esquema tático. Mas espero que seus experimentos dêem resultados.

Boa Sorte.

Postado
Em 15/04/2018 at 01:00, baltazar disse:

Li todas as paginas do seu save e ele está muito bom. Vi que passou por altos e baixos no save, mas faz parte. Aproveitando que vc passou por momentos de "raiva" com o FM, posso te falar q o jogo é muito amplo, tem espaço para quem ainda tá começando a jogar, quem tá a um tempo jogando e para os veteranos que já estão ai há mais de 10 anos, ou seja, nele tudo é possível. Além disso como os atributos de cada jogador são diferentes, e entre saves até um mesmo jogador pode ter atributos diferentes quando a pesquisa defini como "aleatório", principalmente os ocultos que a gente n vê, acaba que em cada save vão atuar de maneira diferente msm usando a msm função e tarefa, sem falar nos newgens que vão surgindo q tbm nunca são iguais, então a magia de jogar o FM é que não existe um jeito certo de jogar, a verdade é que cada escolha nossa resulta em consequências, podem ser boas ou ruins, e cabe a você saber os momentos de manter uma instrução, formação, mentalidade, funções, tarefas e até mesmo algum jogador no time titular de acordo com os jogos, portanto eu fosse você não esquentava a cabeça demais em fazer tudo certo, porque fazer o simples já é suficiente. 

Como o @ggpofm mesmo disse, o jogo funciona desde para quem joga de forma generalista até para quem olha para os mínimos detalhes, então vc que deve decidir o melhor jeito de vc abordar o FM, pois no fim o que importa é vc se divertir.

Uma coisa é certa, se vc não quer se complicar, faça tudo do jeito mais simples, ainda mais se vc sabe que ainda tem um time limitado, eu mesmo no meus saves jogando apenas com a base, sei que n importa o que eu faça, posso olhar tudo nos mínimos detalhes, que ainda sim, a maior limitação para eu conseguir uma vitorias contra grandes times são os jogadores, pois a maioria ainda não tem qualidade pra enfrentar equipes grandes, claro q assim como na vida real, o jogo tem surpresas, então as vezes conseguimos uma vitória inesperada, e ai q ta a graça. Portanto eu acabo não me estressando e opto por n me apegar em detalhes e faço o mínimo necessário para o time ter chance de vitória. 

Enfim, fosse eu no seu lugar, sabendo q n tenho tanto tempo assim pra jogar, n ia focar em tudo o que o jogo pode te dar em detalhes, pois as coisas que mais importam pra vc ter chance de sucesso é ter uma tática equilibrada dando preferencia as melhores funções e tarefas dos seus jogadores, com as instruções/mentalidade se baseando nos pontos fortes da equipe, um bom elenco, um bom staff, focar nos treinos de acordo com as funções que eles possuem mais afinidade, gerenciar a moral dos jogadores ( aquelas conversas ocasionais e reuniões de equipe são boas pra manter o time motivado ) e só, esse seria o básico pra vc ter sucesso. Parece muita coisa mas n é, claro q n to contando com a parte de observação, mas eu acho ela tranquila apesar das mudanças no FM18, vc só bota pra os olheiros observarem tal pais q vc tem interesse ou algum jogador q ta na pesquisa e vc n tem relatório e pronto, em alguns dias ta la os detalhes do jogador, mas o que quero dizer é que o FM não exige que vc saiba tudo ou que precise ver um jogo no modo completo, até pq se alguém soubesse todos os detalhes provavelmente o jogo ficaria sem graça, pois duvido muito que alguém jogue muito tempo um save em que so coleciona vitorias e títulos, fica enjoativo muito rápido. A SI talvez não dê muitos detalhes da ME por esse motivo, muito jogadores poderiam saber exatamente o q daria certo ou não, e provavelmente o efeito que o jogo deveria proporcionar se perde. Por isso cara, siga firma no seu save, ele está ótimo e vc pode achar q não mas tá avançando legal com o clube, e se for olhar é mais realista do que em 4-5 temporadas já tivesse quase ganhando uma UCL por exemplo. 

Bom, comentando sobre seu save, o time tem evoluído aos poucos. E pelo que estou vendendo apesar dos percalços, vc tem chance de buscar uma vaga na UEL, so precisa ter calma e saber que o time tem capacidade pra crescer e buscar o que deseja.

Boa sorte, espero que tenhamos boas noticias na próxima atualização. 

Oi Baltazar! Seja bem-vindo :)

Muito obrigado pelos elogios e pelas palavras de incentivo. Passei mesmo por altos e baixos com o save, mas acho que o mais importante é que ele continua vivo. Na medida em que eu continuar melhorando como jogador e conseguir montar equipes melhores, acho que os resultados virão (e os títulos).

Você tem razão quando diz que a evolução é grande para cinco temporadas, ainda mais pensando em quando cheguei no clube e só podia fazer três contratações. O Nacional era um clube pequeno e que no máximo brigava para não cair, hoje briga para ficar na parte de cima da tabela, já foi uma vez à Liga Europa e bateu na trave pelo menos outras duas. E a tendência com os jovens promissores é de trazerem lucro ao clube, alguns, enquanto outros tendem a emplacar na equipe principal. As perspectivas são realmente muito boas e como você comentou, bastante realistas.

Sobre a ME, a minha crítica é ao fato de que o jogo não te explica exatamente o que as instruções/mentalidades/filosofias fazem. Então por exemplo, "Passe mais Curto" não significa que ele será "Curto" porque isso varia de acordo com a mentalidade. Se você colocar "Passe mais Curto" com mentalidade Controlar, o passe na verdade ficará "Equilibrado". Isso causa uma confusão enorme e atrapalha mais do que ajuda. E mesmo com você ajustando a mentalidade e as instruções sabendo o que elas fazem, o jogo continua difícil...imagina sem saber? É daí que vem a minha crítica ao fato de como a SI explica a match engine, e que me fez trocar a formação umas 800 vezes pra tentar corrigir os problemas, antes de saber exatamente como as coisas funcionam. Eu não acho que explicar melhor atrapalharia ou deixaria o jogo muito fácil, pelo contrário, permitiria aos jogadores fazer as melhores escolhas dentro daquilo que o jogo oferece, pra enfrentar as outras dificuldades naturais que já existem (como enfrentar uma equipe bem mais forte que a sua).

A próxima atualização ainda não vai trazer o final da temporada, mas se aproximará mais dele :)

14 horas atrás, MitoMitológico disse:

Fornada mediana, mas dá para se aproveitar alguém ainda. Acho que o jeito é ainda apostar em jogadores jovens das ligas inferiores portuguesas.

Apesar da torcida do pessoal, creio que irá tropeçar no campeonato e não vai conseguir uma vaga na Liga europa, infelizmente, mas quem sabe o milagre não acontece? Mas a tendência é o meio de tabela mesmo.

E como o Marcio disse, é chato ficar alterando a tática e não dar certo, porém não faço muito isso e só costumo mudar quando fico tipo 5 partidas sem vencer, pois o entrosamento é muito importante para um esquema tático. Mas espero que seus experimentos dêem resultados.

Boa Sorte.

É...vamos ver. Eu vou procurar fazer um trabalho bem específico com os jovens, focando nos atributos mais fortes deles e colocando-os nas posições que a equipe precisa. Vamos aguardar os resultados.

Eu também apostaria no meio de tabela, até pela irregularidade do time, mas de repente se as coisas se encaixarem, o jogo vira...quem sabe?

Essa questão da formação é complicada porque, no momento em que eu parei de ficar trocando toda hora e decidi insistir no 4-1-2-3 - é a mesma desde o início da Liga NOS - os pontas pararam de render. Fiz de tudo, troquei tarefa, função, busquei dar mais apoio a eles, tentei usar com pé trocado, pé bom, mas é incrível, nunca vi nada igual, eles recebem o passe e perdem a bola imediatamente. Sem eles conseguirem encostar no atacante central, ele acaba isolado demais e facilita muito para os adversários. 

Como não tenho como dispensar os pontas, acabei optando por fazer o ajuste para ver se eles pelo menos dão uma melhorada até o fim do campeonato. Na próxima atualização vou contar como a mudança funcionou na hora em que a bola rolou.

Postado

No momento estou bastante curioso para ver onde essa temporada terminará. Estou curioso para ver se o clube continuará nessa posição mediana e seguirá nessa tentativa de reconstrução sustentada ou voltar já à cena europeia e alimentar esperanças que talvez não se concretizem como aconteceu no início do save. Vamos ver o que virá, boa sorte. 

Postado
24 minutos atrás, ggpofm disse:

No momento estou bastante curioso para ver onde essa temporada terminará. Estou curioso para ver se o clube continuará nessa posição mediana e seguirá nessa tentativa de reconstrução sustentada ou voltar já à cena europeia e alimentar esperanças que talvez não se concretizem como aconteceu no início do save. Vamos ver o que virá, boa sorte. 

Oi Gilson.

É, então, eu fico meio dividido. Seria ótimo voltar à Liga Europa para fechar com chave de ouro essa temporada de reconstrução - e também pela parte financeira. Mas o quanto isso, nesse momento, seria dar um salto maior que a perna? Eu realmente não sei. 

O que sei é que o que tiver de ser, será ;)

Postado
x_Hyrn7KyglcFUekKWpNtyuL2ZQG7GgViEQn-ixK

Nada a perder
Temporada 5 - parte 8

Vamos começar pela parte tática dessa vez, já que ela tem todo um contexto nos resultados do Nacional nesta sequência. Em seguida vamos falar um pouco sobre as partidas em si.

egW3t0yxm7x51AcoE_bJ4W_PhTfJPKvL4U_MSbM9

Como eu havia comentado, mudamos para o “4-3-3 flat” (sem volante) para tentar fazer o jogo fluir melhor e os pontas ficarem menos isolados. No entanto, a falta de cobertura - exatamente o ponto que eu havia comentado no último post - cobrou seu preço e os atacantes rivais estavam fazendo a festa, entrando livres pelo meio da nossa zaga, principalmente quando testei o meia mais defensivo mais lateralizado. Assim, decidi retornar ao 4-1-2-3, posicionando novamente o volante a frente dos beques.

Uma curiosidade: hoje eu teria experimentado primeiro uma mudança mais simples, buscando ajustar uma função ou tarefa que resolvesse esse problema de cobertura. Mas naquele momento isso não me ocorreu.

Aproveitando esse bom momento e o fato de que não disputávamos praticamente nada na competição, comecei a pensar na próxima temporada. Para poder fechar as contratações de forma antecipada (e gratuita), era importante definir qual formação usaríamos, e isso passava, obviamente, pelo aproveitamento dos jogadores que já estão no elenco. Concluí que a formação escolhida deveria ter atacante único (devido à dificuldade de achar bons centroavantes), MAC e pontas. 

E vocês com razão poderiam perguntar: mas não dava para manter o 4-1-2-3, já que estava consistente?  Até dava, mas nele nossos MACs são obrigados a jogar como meias centrais, o que faz com que não rendam tudo o que podem.

Aqui entrava meu dilema: para usar tudo isso junto, ou eu abria mão do volante ou dos meias centrais, armando um 4-2-3-1 e retreinando os jogadores que ficassem sem função. Outra opção seria o 4-4-1-1, mas para isso eu precisaria ou de médio alas (que não estavam disponíveis no mercado) ou de retreinar Noblejas e Vidigal, tendo de buscar laterais para substituí-los (o que não encontrei). Comecei a achar que todas essas opções eram muito complicadas e envolviam um risco muito alto.

Por outro lado, se eu voltasse ao 4-3-2-1 Árvore de Natal, não só eu usaria uma das minhas formações preferidas, como teria o elenco prontinho para ela. Nesse caso eu abriria mão dos pontas, mas isso para mim era mais solução que problema. E foi o que fiz, apenas mantendo o volante à frente da zaga.

Q-sorUKp7cUb7jWrjZP3lbg1Ho1tbDuRQpuge9Kx

Aproveitando que temos três slots de formação, eu pedi para o elenco ir treinando a Árvore de Natal para se acostumarem a ela. A intenção era no máximo usá-la em algum amistoso, porque achei que uma mudança de formação a essa altura - seria a quarta dessa temporada - atrapalharia mais do que ajudaria.

Para minha surpresa, assim que terminei de ajustar, percebi que o elenco estava tão adaptado à nova maneira de atuar (fluidez de praticamente 100%) quanto ao jogo com pontas abertos:

yiS1IkUme-n8x71XUaqKYabI74mFhNgUFE20c_Y-
Fluidez 4-1-2-2-1

iCfAYqVxs0S9bnQ8YOCYfieKJrWKqszbcfaacaVP
Fluidez 4-1-2-3

Bom...já que para eles estava igual, para mim seria melhor, faríamos as experiências e ajustes com um campeonato “pra valer”. Se desse certo, poderíamos até sonhar com a Liga Europa; se não, ficaríamos ali pelo meio da tabela mesmo. Achei que não havia nada a perder.

Esqueci de tirar print das instruções, mas a mentalidade é "Normal" ou "Contra-Ataque", sempre com passes mais curtos, largura razoavelmente estreita, driblar menos e levar a bola até a área.

RwCNCot34SJKI3NLEeTmR2ie9Kp8fGfKVVE_83d9

Iniciamos a sequência enfrentando o Benfica em Lisboa, com mentalidade "Defender" e ainda no 4-3-3 flat. Conseguimos segurar o time da casa até o fim do primeiro tempo, quando Aboagye perdeu a bola e ajudou a armar contra-ataque do adversário, que não perdoou: 1 a 0.

Da mesma forma que no jogo contra o Sporting, soltei um pouco mais a equipe, passando a mentalidade para “Normal”. Deu certo, equilibramos a partida e empatamos na bola parada: após cobrança de escanteio, o Nacional trocou passes, Garcês recebeu e acertou um chute fortíssimo, sem chances para o goleiro.

Suagher ainda fez questão de entregar a rapadura ao recuar (muito) mal uma bola para o goleiro, mas o atacante benfiquista estava numa noite pior que nosso zagueiro e perdeu o gol cara a cara. No fim, o empate foi um excelente resultado.

HyQq4uMurWqi4G7Bt6WA3rw4lCMERCnxbVZ0w5Fy

Em seguida viajamos para Paços de Ferreira, onde o time da casa nos recebeu cheio de vontade de vencer e se manter na briga pela Liga Europa. Fizemos um jogo muito ruim e a falta de cobertura cobrou seu preço, com os donos da casa marcando dois gols usando o miolo da grande área: atacante recebendo bola longa e saindo na cara do goleiro, sem marcação. Uma noite para esquecer.

dl0kiErk2yQD7PmqBtqpC9sQaE1WU_8Udmel1NT8

Foi aqui que realizei a primeira mudança tática, voltando ao 4-1-2-3. Deu resultado e fizemos um jogo consistente contra o Covilhã, vencendo com dois chutes fortíssimos: o primeiro de Gomelt, na já clássica jogada ensaiada de escanteio, e o segundo do menino Wellington Luis, batendo cruzado após passe de Valdu Té.

Atuando como Regista, Wellington comeu a bola nessa partida e foi merecidamente eleito o melhor jogador da noite. Impressionante como ele consegue ser o maestro do time, uma espécie de "Pirlo português", com apenas 19 anos.

tAnSv9dhnT5OuVZF7BNFjsyOS0_Hlufh8fpLmytH

O adversário seguinte foi o Aves, já no 4-1-2-2-1. No primeiro tempo armei a equipe com diversas instruções de sobreposição, por exemplo, volante apoiando e um meia central defendendo, um atacante recuado e um avançado sombra. Não deu muito certo e foi um jogo equilibrado, em que saímos na frente com um golaço de Garcês, por cobertura, fechando a “manjada” jogada ensaiada de troca de passes após cobrança de escanteio.

No segundo tempo troquei as funções da equipe para uma forma mais “tradicional” de jogo (volante defendendo, meia área a área, MAC construindo jogadas e atacante fazedor de gols - é a mesma imagem do início desse post) e me surpreendi com nossa melhora, que se refletiu em aumento nas finalizações. Foi assim que, após ótima troca de passes, Garcês pegou de primeira para marcar o segundo dele no jogo. Foi o terceiro gol do nosso “miúdo maravilha” em três jogos.

1F3VTRFALbcncTWP7-UNzLxEeXBDEWYgTIgP-30v

Fechando essa sequência visitamos o Belenenses em Lisboa. Dei instruções à equipe para jogar de forma mais cautelosa e paciente e esperar a hora certa de atacar. Fizemos um primeiro tempo ótimo e finalizamos quatro vezes contra nenhuma do rival. No intervalo elogiei a equipe e troquei Valdu Té (nota 6.4) por Bruno Machado.

No segundo tempo o time da casa cresceu e equilibrou a partida, mas conseguíamos segurar o 0 a 0. A linha deles estava tão alta que, mesmo atuando com a função Ponta de Lança, Machado ficou em impedimento pelo menos umas três vezes. Sem alternativa, o recuei para a função de Atacante Recuado - Atacar.

Até que, num ataque do Belenenses, André Vidigal roubou a bola e fez um lançamento longo para o miúdo Machado. Bruno recebeu, avançou, segurou a bola de forma muito inteligente para esperar os companheiros, invadiu a área e cruzou rasteiro para Aboagye, que fez o "elemento surpresa" e bateu bonito de primeira, tirando do goleiro, para marcar o gol da vitória.

_ff_xofTqEJC0rwI9UTEkSjAD1kJfZn3XeP2nnZV

O1nbkepauFH7UkkdEs4uX6BJpqTwyfzxleKtde6A

Os resultados da rodada ajudaram - o Paços de Ferreira perdeu por 4 a 2 para o Porto, e o Braga empatou em 0 a 0 com o Tondela - e, com isso, o Nacional assumiu a sexta posição na tabela. Uma recuperação surpreendente.

qJcphvgLqHPEtGhozfCSJE5aPXLswopGYCf2ZMXd

Temos aqui uma situação interessante: o Porto já garantiu sua vaga continental via Primeira Liga e o Benfica está próximo de fazer o mesmo. Como ambos vão disputar a final da Taça de Portugal, o G-5 deve virar um G-6, o que aumentaria bastante nossas chances de ir à Liga Europa.

jPcg6cOcnWjY87msmxeI9vAd2-p3IPJ9CHnij4ds

Ainda temos seis partidas pela frente, incluindo o clássico com nosso arquirrival - que precisa vencer para fugir do rebaixamento e ao mesmo tempo adoraria nos afastar da Liga Europa - e uma partida de “600 pontos” contra o Braga. 

DUdBJviDkF71E91m49KovqmkDtOKpQwdzQHpr1fo

Portanto, tudo pode acontecer nessa reta final. Como diria o famoso filósofo Galvão Bueno: haja coração, amigo!

Postado

Voltou à briga pela Europa, com trabalho e paciência. O Nacional já está de parabéns pela recuperação.

Boa sorte na reta final!

Postado

Já usei essa formação (com outras tarefas e funções) que você chama de Árvore de Natal no save nos EUA, quando precisava de um jogador para proteger minha zaga contra equipes no 4-2-3-1. Contudo, o que considero a Árvore de Natal, até mesmo por conta do formato da tática, é 4-3-2-1 em linha. Mas independentemente desses desenhos (com ou sem volante) e da nomenclatura utilizada, os laterais se mostraram fundamentais para o bom funcionamento dele. Sem eles, penso que a formação é muito estreira e sem amplitude em campo e sem escape para dar variação ao ataque.

Grande reação. Vai ser emocionante essa reta final e se conseguir uma vaguinha europeia seria muito bom para a equipe, mesmo que você entrasse na Liga Europa como coadjuvante.

Sugestão de identidade visual. Já que mudou as barras, seria interessante adequar a fonte do banner e das barras. Do jeito atual não estão legal. Ou você usa a mesma fonte do banner nas barras, ou usa a mesma fonte das barras no banner. Além disso, uma fonte serifada (barras) não combina com essa fonte handwrighting (banner), pois uma é mais clássica e a outra é muito informal. 

Postado

Com a reação da equipe agora nessa reta final + uma pitada de sorte, vou consolidando o que eu disse antes: Torço (e acho que o time é capaz) pro Nacional ir para a UEL. Fez um jogo muito bom contra o Benfica e vai pegar agora uma sequência final bem mais acessível. Sua recuperação com a equipe, fazendo as alterações na tática e tudo mais, mostraram que o Nacional ainda tem muita lenha pra queimar nesse save, e espero que te deem aquele ânimo que você tava querendo pra seguir. Boa sorte!

Postado

Parece que as mudanças táticas surtiram efeito positivo na equipe. Preciso de umas aulas para conseguir o mesmo no meu save, pois por lá os resultados não estão tão legais... :P

De todo modo, conseguiu chegar na reta final na briga. Agora é ver se a equipe mantém esse bom momento dos últimos jogos, ou se ele foi só pra criar aquela falsa esperança no torcedor. Realmente pode acontecer de tudo ainda.

Postado
2 horas atrás, managersergipano disse:

Voltou à briga pela Europa, com trabalho e paciência. O Nacional já está de parabéns pela recuperação.

Boa sorte na reta final!

Conseguimos o que parecia bem difícil e estamos de novo na briga. Vamos ver se temos fôlego para chegar lá.

2 horas atrás, ggpofm disse:

Já usei essa formação (com outras tarefas e funções) que você chama de Árvore de Natal no save nos EUA, quando precisava de um jogador para proteger minha zaga contra equipes no 4-2-3-1. Contudo, o que considero a Árvore de Natal, até mesmo por conta do formato da tática, é 4-3-2-1 em linha. Mas independentemente desses desenhos (com ou sem volante) e da nomenclatura utilizada, os laterais se mostraram fundamentais para o bom funcionamento dele. Sem eles, penso que a formação é muito estreira e sem amplitude em campo e sem escape para dar variação ao ataque.

Grande reação. Vai ser emocionante essa reta final e se conseguir uma vaguinha europeia seria muito bom para a equipe, mesmo que você entrasse na Liga Europa como coadjuvante.

Sugestão de identidade visual. Já que mudou as barras, seria interessante adequar a fonte do banner e das barras. Do jeito atual não estão legal. Ou você usa a mesma fonte do banner nas barras, ou usa a mesma fonte das barras no banner. Além disso, uma fonte serifada (barras) não combina com essa fonte handwrighting (banner), pois uma é mais clássica e a outra é muito informal. 

De fato, essa que adotei é mais um 4-1-2-2-1 mesmo, ela meio que mistura a Árvore de Natal tradicional com o 4-2-2-2 em quadrado e mais o volante pra formar uma coluna no meio campo. E os laterais são, ao mesmo tempo, o ponto fraco e o ponto forte dela. Conseguindo ajustar as funções e tarefas deles corretamente o time flui muito bem mas, se não conseguir, ficamos sem válvula de escape, ainda mais atuando com um atacante só.

Os pontas rivais também são um problema, mas aí temos o Médio Área a Área pra ajudar um pouco nesse combate. Para nossa sorte, tanto Gomelt quanto o "miúdo" Garcês são excelentes MAAs.

E vamos ver se o Nacional tem fôlego para chegar à vaga europeia, temos a faca e o queijo na mão.

Muito obrigado também pelas sugestões de identidade visual, troquei as barrinhas padronizando a fonte e mudei a cor para branco, achei que o amarelo estava dificultando a leitura. Ficou bem melhor mesmo!

1 hora atrás, marciof89 disse:

Com a reação da equipe agora nessa reta final + uma pitada de sorte, vou consolidando o que eu disse antes: Torço (e acho que o time é capaz) pro Nacional ir para a UEL. Fez um jogo muito bom contra o Benfica e vai pegar agora uma sequência final bem mais acessível. Sua recuperação com a equipe, fazendo as alterações na tática e tudo mais, mostraram que o Nacional ainda tem muita lenha pra queimar nesse save, e espero que te deem aquele ânimo que você tava querendo pra seguir. Boa sorte!

Também estou na torcida! Hehehe. Temos todas as condições de chegar lá, vamos ver como a equipe se comporta nos próximos jogos. As partidas contra o Marítimo e o Braga serão chave nesse caminho, pois um é nosso arquirrival e o outro, o quarto clube português (embora o Chaves esteja quase tomando esse posto). 

Continuo bem animado sim, não só pelas mudanças táticas, mas por estar conseguindo implementar no jogo tudo o que tenho lido e aprendido. Aos poucos os resultados estão aparecendo. 

35 minutos atrás, Danut disse:

Parece que as mudanças táticas surtiram efeito positivo na equipe. Preciso de umas aulas para conseguir o mesmo no meu save, pois por lá os resultados não estão tão legais... :P

De todo modo, conseguiu chegar na reta final na briga. Agora é ver se a equipe mantém esse bom momento dos últimos jogos, ou se ele foi só pra criar aquela falsa esperança no torcedor. Realmente pode acontecer de tudo ainda.

Então...eu dei sorte. Não era nem pra ter optado por outra formação agora, fui surpreendido pela adaptação rápida. Talvez porque na temporada passada boa parte do time jogou na Árvore de Natal, que é bem parecida. Acho também que o fato de manter as instruções e a filosofia parecidas com o 4-1-2-3 ajudou também, já que isso representa uns 90% da fluidez. E teve outro detalhe que também colaborou muito: planejar com cuidado as instruções de escanteio. Se você observar, fizemos vários gols assim.

Os próximos jogos vão mesmo definir nosso destino e mostrar se foi apenas um lampejo, ou se a equipe ganhou fôlego para disputar as vagas continentais. E acima de tudo, mostrarão também qual caminho devemos seguir para voar mais alto na próxima temporada. 

• Vice-Presidente
Postado

Que campanha tenebrosa do Benfica, junto ali com a plebe portuguesa hahaha

No mais, a equipe se ajeitou na sua posição média até aqui, logo atrás de quem vai para a Europa. Vamos ver se mantém o ritmo e vai ser recompensado com uma vaguinha para passar vergonha na Liga Europa.

Postado

Bela recuperação do Nacional nessa reta final. As mudanças táticas no meio do campeonato podem atrapalhar, mas também podem ajudar, pois com todas essas mudanças, o time fica meio que imprevisível ao adversário, que não sabe como o adversário vai jogar. E o que parecia impossível, agora está mais possível do que nunca: a vaga pra Europa League. Espero que consiga uma boa sequência nessa reta final, e que consiga essa vaguinha. Mas ficar de fora não seria ruim também não, o 6º Lugar é muito bom também. Agora parece que tá dando tudo certo Tsurãoooooo

Boa sorte!

Postado

Não é de hoje que você vem buscando ajustes na equipe, seja na tática, seja em instruções ou na troca de jogadores. Todo esse trabalho parece começar a apresentar os resultados esperados. Os jogos pela Primeira Liga mostram essa evolução e a tendência é o time ganhar altura na tabela até o fim da competição. A vaga na UEL seria uma premiação pelo trabalho minucioso que você tem apresentado. Bom trabalho na sequência.

Postado

Parece que a equipe se acertou, o bom é que foi num momento importante, reta final de temporada, que vai decidir agora se seu time vai ou não pra Europa. O fato do g5 virar g6 aumenta e muito sua chance de ir pra UEL, por isso estou confiante que conseguirá, ainda mais se o time manter esse ritmo dos últimos jogos.

PS: Esse confronto com o Braga deve decidir se vc terá ou não chance de ir na UEL, pois é o time que está mais próximo de vc, e ainda pega o Vitoria e o Arouca, como irá jogar em casa com eles é fundamental pontuar, pois apesar de n estarem na briga nesse momento, tudo pode mudar, ainda mais frente ao confronto com o Braga, por isso eu cravo que ganhando contra o Braga, estará a poucos passos da vaga.  

Boa sorte. 

Postado

Parabéns pela reação do time e espero que consiga a vaga na Europa League e só um conselho: Vamos afundar o barco do Marítimo.

eSzSyor.gif

Postado
Em 20/04/2018 at 14:36, Tsuru disse:

Muito obrigado também pelas sugestões de identidade visual, troquei as barrinhas padronizando a fonte e mudei a cor para branco, achei que o amarelo estava dificultando a leitura. Ficou bem melhor mesmo!

A uniformização da fonte no banner e na barra ficou ajustada, mas ao mudar a cor da fonte da barra, você criou outro problema. A fonte no banner é amarela e da barra é branca. No seu caso, ou ela segue a cor da barra, ou as barras seguem a cor da fonte do banner. ;)

Postado
Em 20/04/2018 at 15:50, Henrique M. disse:

Que campanha tenebrosa do Benfica, junto ali com a plebe portuguesa hahaha

No mais, a equipe se ajeitou na sua posição média até aqui, logo atrás de quem vai para a Europa. Vamos ver se mantém o ritmo e vai ser recompensado com uma vaguinha para passar vergonha na Liga Europa.

Hahahahaha, tive que rir com o comentário. Mas poxa, da última vez não passamos vergonha, fomos eliminados contra o PSV com eles suando sangue ;)

E o Benfica que se cuide, se vacilar muito vai perder o posto de terceiro clube para o Chaves.

Em 20/04/2018 at 18:41, MitoMitológico disse:

Bela recuperação do Nacional nessa reta final. As mudanças táticas no meio do campeonato podem atrapalhar, mas também podem ajudar, pois com todas essas mudanças, o time fica meio que imprevisível ao adversário, que não sabe como o adversário vai jogar. E o que parecia impossível, agora está mais possível do que nunca: a vaga pra Europa League. Espero que consiga uma boa sequência nessa reta final, e que consiga essa vaguinha. Mas ficar de fora não seria ruim também não, o 6º Lugar é muito bom também. Agora parece que tá dando tudo certo Tsurãoooooo

Boa sorte!

De fato, tem esse fator imprevisível mesmo. Ao mesmo tempo, acho que o time está encaixando também, aos poucos estamos encontrando uma forma de jogo que combina com nosso elenco. Daqui a pouco tem atualização revelando se conseguimos a vaga ou não!

Em 20/04/2018 at 20:54, Vannces disse:

Não é de hoje que você vem buscando ajustes na equipe, seja na tática, seja em instruções ou na troca de jogadores. Todo esse trabalho parece começar a apresentar os resultados esperados. Os jogos pela Primeira Liga mostram essa evolução e a tendência é o time ganhar altura na tabela até o fim da competição. A vaga na UEL seria uma premiação pelo trabalho minucioso que você tem apresentado. Bom trabalho na sequência.

Tenho essa sensação também, que aos poucos as coisas estão evoluindo. Ficaria muito feliz de conseguir a vaga na Liga Europa, seria realmente pra fechar essa temporada de recuperação. Daqui a pouco tem a resposta se conseguimos ou não.

Em 20/04/2018 at 21:11, baltazar disse:

Parece que a equipe se acertou, o bom é que foi num momento importante, reta final de temporada, que vai decidir agora se seu time vai ou não pra Europa. O fato do g5 virar g6 aumenta e muito sua chance de ir pra UEL, por isso estou confiante que conseguirá, ainda mais se o time manter esse ritmo dos últimos jogos.

PS: Esse confronto com o Braga deve decidir se vc terá ou não chance de ir na UEL, pois é o time que está mais próximo de vc, e ainda pega o Vitoria e o Arouca, como irá jogar em casa com eles é fundamental pontuar, pois apesar de n estarem na briga nesse momento, tudo pode mudar, ainda mais frente ao confronto com o Braga, por isso eu cravo que ganhando contra o Braga, estará a poucos passos da vaga.  

Boa sorte. 

O momento não podia ser melhor mesmo e ficamos com a faca e o queijo na mão. E o calendário ajudou também, incluindo o confronto contra o Braga. Confira daqui a pouco se chegamos lá!

Obrigado Balta!

Em 21/04/2018 at 12:12, LC disse:

Parabéns pela reação do time e espero que consiga a vaga na Europa League e só um conselho: Vamos afundar o barco do Marítimo.

eSzSyor.gif

Hahahahaha, nada melhor que afundar o barco do maior rival né? Vamos ver se conseguimos chegar na competição continental.

Obrigado LC!

Em 22/04/2018 at 09:58, ggpofm disse:

A uniformização da fonte no banner e na barra ficou ajustada, mas ao mudar a cor da fonte da barra, você criou outro problema. A fonte no banner é amarela e da barra é branca. No seu caso, ou ela segue a cor da barra, ou as barras seguem a cor da fonte do banner. ;)

Vou trocar toda a fonte para o branco, já que as barrinhas em amarelo não ficaram legais.

Postado
LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Seis passos para a Europa
Temporada 5 - parte 9

Depois de um início complicado, o Nacional havia se recuperado bem e estava em sexto lugar, disputando a vaga na Liga Europa. Mas ainda havia seis passos que precisaríamos dar se quiséssemos chegar lá: as seis últimas partidas da temporada.

lfCImQBkVvWl4DV6bgXFERRFyQrX-xnUDidSiCf-

O primeiro passo era contra o Tondela, fora de casa, um dos dois adversários que brigavam contra o rebaixamento.

O time local surpreendeu com um toque de bola rápido e envolvente, e logo abriu 2 a 0 no placar com dois gols de cruzamento. A muito custo conseguimos descontar com Gomelt e pressionamos até o fim, mas a pontaria estava péssima e ficou nisso mesmo.

agrs0pLfmtN7vLb3Z_1NqPhGOrVJc-NU8Cv0EXa7

Tudo bem, o Braga e o Paços haviam sido derrotados e agora enfrentaríamos nosso rival em casa. Eles precisavam da vitória para nos afastar da Liga Europa e para se afastar da zona de rebaixamento; se vencéssemos em casa, assumiríamos uma posição muito forte na briga por uma competição continental. Não podia dar errado.

Mas deu. Pressionamos, atacamos, fomos melhores, mas em duas bolas aéreas - praticamente tudo o que fez no jogo - o Marítimo marcou duas vezes e calou a Choupana. Aqui eu senti que a classificação continental não viria.

AJ1-8KW_MFjWKYRQ_wpqbJvuXQnIpWpaTY5aTv53

Bom, de qualquer forma enfrentaríamos o Braga em um “jogo de 600 pontos”, e se vencéssemos, o Nacional poderia provar que minha sensação estava errada. Em uma partida equilibrada, o adversário abriu o placar de pênalti.

Irritado, mandei o time todo para cima, troquei Valdu Té por Zé Nuno Xavier e pus Tomás Silva como Avançado Sombra para que nosso homem de frente não ficasse tão isolado.

As mudanças deram resultado e, pela primeira vez em algumas rodadas eu observei a jogada de ataque que andava faltando: troca de passes e enfiada em profundidade/cruzamento para os jogadores mais adiantados. Foi assim que Zé Nuno Xavier e Tomás Silva fizeram os gols de uma virada tão improvável quanto incrível.

Seria uma reação ou um lampejo?

ACg-TZ2i5J8H-jI216QTaWWVJj4TxQRwka7NJkmB

A vaga ainda era possível, mas precisaríamos derrotar o lanterninha Fafe fora de casa e torcer por outros resultados. Até começamos bem, com Valdu Té marcando o primeiro após receber cruzamento e bater de primeira, sem chances para o goleiro. Mas o Nacional dormiu, o adversário acordou, veio para cima e não conseguimos segurar a pressão, sofrendo a virada já no fim do jogo, com direito a um gol de Roberto Dinamite (!). No último minuto Zé Nuno Xavier marcou o gol de empate e evitou a derrota.

tPIyXcGKbmHLgmd4uj7WDnNfqPELQFWTyXuiLr4X

A cada rodada que passava, nossa situação ficava mais tensa. Entramos em campo nervosos para enfrentar o Guimarães, precisando da vitória de qualquer jeito, e não preciso dizer que os erros das rodadas anteriores se repetiram: time perdendo gols a esmo, criando chances sem aproveitar e tendo mais volume de jogo, mas sendo pouco objetivo.

Melhor para o Guimarães, que aproveitou os sete minutos de acréscimo dados pelo árbitro para abrir o placar no final do primeiro tempo. Sem alternativa, fomos para cima e Garcês empatou no final do jogo, aproveitando jogada de escanteio.

R7N6IzOcK-MihVHaRyglLEVyphwoOTBX7WKbQT8N

A essa altura do campeonato, tínhamos 45 pontos e o Braga, 48. Portanto se vencéssemos e eles perdessem, ainda teríamos chance de classificação. Mas para isso teríamos de fazer nossa parte contra o Arouca. Difícil, eu sentia mesmo como improvável, mas não impossível.

E de novo não conseguimos, fizemos um jogo com mais volume e novamente sem objetividade, enquanto o adversário soube ser mais cirúrgico e decisivo, calou a Choupana (virou rotina nessa temporada), venceu e selou nosso destino no meio da tabela.

YwkdfPIpsUwO5A2WQ608pzYlacABm5FVK_cz08Tw

Perdemos a vaga para nós mesmos, isso é inegável.

Q8kbRe3D1FAb0WbAOnYjdoO8pAPtd-SCL1uaNlFC

Ao mesmo tempo, talvez a equipe só tenha entregue aquilo que podia.

zac446ZdeCxzlmMqnE92uUujAXbALAUk4n8xAFwv

Abaixo, algumas estatisticas da equipe. Destaque para o prata da casa David Garcês, que com 19 anos entrou para a lista de "pessoal favorito" do clube. Eu diria que ele foi a revelação desta temporada, aproveitando muito bem o espaço deixado pela saída do Leandrinho.

É preciso também elogiar Gomelt. Entre tantas decepções no elenco, o croata chegou cheio de expectativa e entregou o que prometeu, se tornando uma das principais peças do time.

mQVgriv55Ag-ZRGEzdam3G8neSEtiMAh8PcN9D2F

Apesar de não termos chegado à Europa, não fiquei chateado.

Parando para pensar, derrotamos o Aves sem jogar bem e o Belenenses num contragolpe, o que era muito pouco para avaliar o 4-1-2-2-1 como bem sucedido. Se tivéssemos vencido as partidas posteriores, ainda que por sorte, e chegado à Liga Europa, eu teria criado a falsa impressão de que as coisas estavam funcionando bem e, quando me desse conta do problema, talvez fosse tarde demais.

Também ficou bem claro que existe um problema ofensivo. Antes dos dois contra o Braga, Zé Nuno Xavier não marcava há muito tempo - tanto que pensei em mandá-lo embora. E o último gol de Valdu Té antes do jogo com o Fafe havia sido contra o próprio Fafe no final do primeiro turno, ou seja, um turno inteiro sem balançar a rede. Independente da formação, fomos vencendo graças aos gols dos meias, cuja função principal não é essa. Quando eles não conseguiram marcar, acabamos nos complicando.

Apesar de Valdu ter sido o artilheiro da equipe com 10 gols, fico me perguntando se ele e Xavier têm estofo para serem titulares. Não gosto de colocar a culpa nos jogadores, muitas vezes eles não rendem o possível devido ao esquema de jogo, mas é inegável que Bruno Machado e Ruben Bonifácio fizeram a diferença ao entrar durante as partidas - posso citar de cabeça os jogos contra o Sporting e o Benfica (nos dois turnos) e a partida contra o Moreirense no segundo turno.

Faço um mea culpa também porque o elenco foi um dos piores que já montei nessas cinco temporadas. Aboagye e Meza são o símbolo disso - dois jogadores apenas medianos, avaliados entre os piores do time, com mais de 23 anos e recebendo um salário de mais de 100 mil por mês, não dá. Sem contar as decepções, como o já citado Sodiq Fatai.

Portanto, temos muitos pontos de melhoria para a próxima época. O trabalho não pode parar.

Postado

É, infelizmente não deu pra buscar vaga na UEL.

Pelo que vc falou todo mundo tem um pouco de culpa. Espero que próxima temporada arrume esse problemas, para que assim o time consiga finalmente dar um salto, pois já está na hora. 

Boa sorte. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...