Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudando o próximo adversário

Dionisio Louro

Posts Recomendados

Postado

Galera, quem joga FM a sério sabe que não adianta pensar que uma tática será imbatível e que você nunca vai precisar mudar alguma coisa. Sabemos que cada adversário tem seus pontos fortes e fracos e que precisamos nos preparar jogo a jogo. Mas eis a questão... como me preparar para o próximo jogo? Como montar uma tática para neutralizar o líder do campeonato? Como escalar a equipe pra vencer a retranca do time pequeno?

Foi pra aprendermos mais sobre esse aspecto (importantíssimo) do jogo que pensei nesse tópico. A ideia é postarmos o próximo desafio e cada um colaborar com um conceito ou dica para preparação do próximo jogo. Para permitir um aprendizado maior, peço que junto com o conselho seja explicado também o conceito por trás. Tipo "não dar o peixe, mas ensinar a pescar".

Para tentar criar um padrão, acho que o mínimo necessário para alguém postar seu próximo jogo é:

• Relatório do seu adjunto sobre sua própria equipe (aquele em que ele pontua cada jogador por posição e função);
  • Relatório dos olheiros sobre o adversário em questão (visão geral);
  • Sua(s) tática(s) (inclusive as instruções);
  • O fazer tão logo o relatório seja entregue, para que dê tempo de definir a preparação do jogo;

Como disse, é apenas uma sugestão. Se alguém quiser postar (ou pedir que postem) mais informações... fiquem a vontade.

(não consigo postar meu próximo jogo agora, pois não estou em casa... mas se alguém quiser, já pode começar!)

Postado

Boa iniciativa, Dionisio.

Eu particularmente tenho dificuldades contra adversários que jogam com 3 atacantes (PLs na mesma linha que meus zagueiros). Em quase todos os jogos, recebem lançamentos nas costas dos meus zagueiros, sendo que não jogo com a linha alta.

O que é mais interessante, mudar para uma tática com 3 zagueiros? Líbero? Marcação Individual?

Nunca jogo com a linha defensiva profunda, acredito que chama o adversário pro meu campo.

Postado

O meu jeito de observar é bem simples:

• Observo a tática adversária, observando a movimentação dos laterais, pontas e atacante apenas;
  • Dado isso, vejo qual das minhas duas táticas, no caso o 3-1-2-3 ou o 4-2-3-1, consegue um equilíbrio entre defender e atacar melhor;
  • Observo depois as características do treinador, se é ofensivo, defensivo, usa passes diretos ou curtos, etc.

O resto eu observo e mudo durante o jogo, mas não mexo tanto.

Postado

Bom tópico. Eu mesmo adoto em minhas equipes um estilo de futebol intenso e ofensivo, geralmente no 4-3-3. E sofro muito quando me defronto com equipes que jogam com uma linha defensiva com 5 jogadores. As vezes recuo meu atacante, colocando-o como um falso 9 ou atacante recuado, fico mudando de função pra vê se melhora algo e quase nunca funciona..geralmente venço times muito retrancado quando aposto nos cruzamentos e jogadas pelas pontas, do contrário me ferro...Quem quiser me ajudar, agradeço

Postado
  Em 24/02/2017 em 03:25, Álvaro Rodrigues disse:

Bom tópico. Eu mesmo adoto em minhas equipes um estilo de futebol intenso e ofensivo, geralmente no 4-3-3. E sofro muito quando me defronto com equipes que jogam com uma linha defensiva com 5 jogadores. As vezes recuo meu atacante, colocando-o como um falso 9 ou atacante recuado, fico mudando de função pra vê se melhora algo e quase nunca funciona..geralmente venço times muito retrancado quando aposto nos cruzamentos e jogadas pelas pontas, do contrário me ferro...Quem quiser me ajudar, agradeço

Expand  

diminue o ritmo de jogo

se seu atacante central for bom de cabeca(alto, bom cabeceio,impulsao,antecipacao e sem bola) bota os pontas pra cruzar, e bota os laterais pra apoiar, deixa um meia atacando e coloca um defendendo e outro apoiando. Testa ai e avisa, Lembrando que ai o time ataca com forca total

Em 23/02/2017 em 19:00, hiroshitk disse:

Eu particularmente tenho dificuldades contra adversários que jogam com 3 atacantes (PLs na mesma linha que meus zagueiros). Em quase todos os jogos, recebem lançamentos nas costas dos meus zagueiros, sendo que não jogo com a linha alta.

O que é mais interessante, mudar para uma tática com 3 zagueiros? Líbero? Marcação Individual?

Nunca jogo com a linha defensiva profunda, acredito que chama o adversário pro meu campo.

Expand  

se toma bola direto nas costas, recua um pouco a linha e para os atacantes tenta colocar um ou 2 médios defensivos como trinco

Postado

Expand  

Nessas situações, coloco meus meias pra apoiar. Pra quebrar essa linha defensiva, só com muita infiltração.

Postado
  Em 23/02/2017 em 19:00, hiroshitk disse:

Expand  

Obrigado.

Quanto à sua dúvida e complementando ao que o kuzkuz lhe sugeriu, eu acho que poderia observar também os seguintes aspectos:

1. Você pode estar sofrendo por inferioridade numérica na defesa: se você joga com dois zagueiros e laterais que avançam (mesmo como apoio), eventualmente você vai ficar na desvantagem, pois imagina seus dois laterais na linha do meio campo ou mesmo na linha de fundo atacando e, de repente, você leva um contra-ataque. Seus dois zagueiros vão estar sozinhos contra três atacantes. Pra resolver isso, tente ser mais cauteloso com seus laterais. Escolha um deles pra ficar apenas defendendo e formar, assim, uma linha de 3 "zagueiros". Isso resolve parte do problema;
  2. Movimentação dos atacantes deslocam seus zagueiros: provavelmente um ou dois desses três atacantes saem da área e se movimentam muito pra procurar espaço e criar jogadas. Seus zagueiros podem estar acompanhando eles e, com isso, liberando espaço em suas costas para o centro avante que ficou na área receber a bola livre. A sugestão para resolver isso é definir as instruções individuais dos zagueiros para:
    1. Defender e não bloquear: pois com "bloquear" você estará pedindo ao mesmo que saia de sua posição inicial e avance no campo para tentar cortar a jogada mais à frente. Deixando espaço nas costas. Só use essa opção se estiver jogando contra um atacante apenas ;
    2. Não pressionar: isso faz com que eles guardem suas posições ao invés de avançarem no campo para tentar pressionar o jogador antes que cheguem a área. Assim eles não vão liberar espaço em suas costas.
    3. Não marcar individualmente: se estiver usando um dos zagueiros pra marcar individualmente o atacante que se movimenta, tal zagueiro será "arrastado" pra fora de sua posição, liberando espaço em suas costas.

Bem, se reparar tudo que disse, tentamos resolver o problema na última linha defensiva, certo? Mas se os atacantes recuam pra achar espaço e eu não os acompanho mais com os zagueiros, então que vai marcá-los nessa faixa de campo? A resposta pode está no que o kuzkuz sugeriu. Coloque um dos meias pra ser o "cão de guarda". Apenas defendo. Ele vai se posicionar no espaço onde o(s) atacante(s) caem e, com isso, vai impedir (ou pelo menos dificultar) a criação deles.

Postado

Expand  

O kuzkuz e hiroshitk deram conselhos que eu também faço. Pra vencer retrancas é preciso muita movimentação e paciência. A movimentação ajuda a abrir espaços e a paciência (reduzir o ritmo de jogo) ajuda a trabalhar melhor a bola e não perder a posse com passes equivocados.

É difícil falar sem conhecer os detalhes da sua tática e a do adversário mas, por via de regra, trabalhar a bola e tentar encontrar os espaços é o caminho. Se você tem um bom cabeceador então é mais uma arma, mas é preciso entender como funciona sua linha de três atacantes pois, muito provavelmente, você terá de recorrer aos laterais pra fazerem esse cruzamento. Então, coloque-os para atacar.

Recuar um ou dois atacantes (como falso 9 ou atacante recuado), dando mais liberdade de movimentos para eles pode ser uma saída, mas cuidado com a forma como seus meias estão trabalhando pois eles podem se anular em campo. Por exemplo:

• se você colocar seu atacante esquerdo como Atacante Recuado ou Falso 9 ele vai voltar pra buscar a bola e tentar armar jogadas. Se, junto a isso, você colocar seu meia esquerdo como armador avançado, ele vai subir no campo pra trabalhar mais próximo da área. Resultado: os dois vão ocupar a mesma faixa e se anularem na partida. Tente alternar: atacante esquerdo pra voltar e meia direito pra avançar.
  • O mesmo vale para a relação Ponta X Laterais com função pra atacar. Só use seus laterais nessa função se estiver com o corredor livre.
  • Outro ponto importante, principalmente quando se tem que trabalhar a bola com calma, é buscar o equilíbrio entre o número de jogadores com "Atacar" e "Apoiar". Tente dividir por igual essas opções entre seus jogadores no início do jogo e vai acompanhando a partida. Mude somente quando achar necessário. Por exemplo, se seu adversário costuma tomar muitos gols num período específico da partida, quando esse momento chegar você aumenta a intensidade e mude um ou dois jogadores de "Apoiar" pra "Atacar". Mas não se esqueça de voltar ao equilíbrio e ao ritmo depois que o período passar ou conseguir o gol.

Postado
  Em 24/02/2017 em 13:29, Dionisio Louro disse:

O kuzkuz e hiroshitk deram conselhos que eu também faço. Pra vencer retrancas é preciso muita movimentação e paciência. A movimentação ajuda a abrir espaços e a paciência (reduzir o ritmo de jogo) ajuda a trabalhar melhor a bola e não perder a posse com passes equivocados.

É difícil falar sem conhecer os detalhes da sua tática e a do adversário mas, por via de regra, trabalhar a bola e tentar encontrar os espaços é o caminho. Se você tem um bom cabeceador então é mais uma arma, mas é preciso entender como funciona sua linha de três atacantes pois, muito provavelmente, você terá de recorrer aos laterais pra fazerem esse cruzamento. Então, coloque-os para atacar.

Recuar um ou dois atacantes (como falso 9 ou atacante recuado), dando mais liberdade de movimentos para eles pode ser uma saída, mas cuidado com a forma como seus meias estão trabalhando pois eles podem se anular em campo. Por exemplo:

• se você colocar seu atacante esquerdo como Atacante Recuado ou Falso 9 ele vai voltar pra buscar a bola e tentar armar jogadas. Se, junto a isso, você colocar seu meia esquerdo como armador avançado, ele vai subir no campo pra trabalhar mais próximo da área. Resultado: os dois vão ocupar a mesma faixa e se anularem na partida. Tente alternar: atacante esquerdo pra voltar e meia direito pra avançar.
  • O mesmo vale para a relação Ponta X Laterais com função pra atacar. Só use seus laterais nessa função se estiver com o corredor livre.
  • Outro ponto importante, principalmente quando se tem que trabalhar a bola com calma, é buscar o equilíbrio entre o número de jogadores com "Atacar" e "Apoiar". Tente dividir por igual essas opções entre seus jogadores no início do jogo e vai acompanhando a partida. Mude somente quando achar necessário. Por exemplo, se seu adversário costuma tomar muitos gols num período específico da partida, quando esse momento chegar você aumenta a intensidade e mude um ou dois jogadores de "Apoiar" pra "Atacar". Mas não se esqueça de voltar ao equilíbrio e ao ritmo depois que o período passar ou conseguir o gol.

Expand  

Obrigado pelas dicas. O que você acha do meio campo "área a área"? Ele, pelo que percebo, é um meia que avança bastante. Seria bom para as infiltrações? Em qual filosofia ele se encaixa melhor?

Postado
  Em 24/02/2017 em 04:37, kuzkuz disse:

diminue o ritmo de jogo

se seu atacante central for bom de cabeca(alto, bom cabeceio,impulsao,antecipacao e sem bola) bota os pontas pra cruzar, e bota os laterais pra apoiar, deixa um meia atacando e coloca um defendendo e outro apoiando. Testa ai e avisa, Lembrando que ai o time ataca com forca total

se toma bola direto nas costas, recua um pouco a linha e para os atacantes tenta colocar um ou 2 médios defensivos como trinco

Expand  

Valeu pelas dicas. Vou testar aqui..

Postado
  Em 24/02/2017 em 17:56, Álvaro Rodrigues disse:

Obrigado pelas dicas. O que você acha do meio campo "área a área"? Ele, pelo que percebo, é um meia que avança bastante. Seria bom para as infiltrações? Em qual filosofia ele se encaixa melhor?

Expand  

Por nada... quanto a sua pergunta. Eu gosto dessa função. E sim, é uma boa quando se busca um elemento surpresa. Mas ele não atua como um armador, pois se preocupa também com a marcação e a defesa. Então tenha isso em mente: ele é homem surpresa e não de armação. Se usar um jogador com essa função, certifique-se de que há outro pra armar.

Postado

Aproveitando a deixa do Dionísio, acho muito interessante a combinação do "área a área" com o CJA/Organizador Móvel no 4-1-2-2-1 (com extremos). Estava esperando a atualização pra jogar com o Borja, rs.

Segue esboço da minha tática no início da temporada.

1b2d9c8057.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...