Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Como aproximar as linhas e fazer triangulações e infiltrações

CesarBr

Posts Recomendados

Postado

Fala pessoal. Comecei um save com o America de cali na segundona da Colômbia, já li muita coisa sobre táticas, mas mesmo assim acho complexo.
Minha dificuldade está em montar uma tática onde a equipe jogue de forma compacta com os setores bem próximos um ao outro e não sei qual a instrução para fazer o time jogar assim. 
Outra coisa que percebi é a na forma como o time conduz a bola, meu atacante fica isolado e não tem ninguém para tabelar e como ele é meio pesadão (Ernesto farias, Maxi perea) eles não vão arrancar até o gol sabe. 
Minha tática e um 4-2-3-1 e 4-3-3 com pontas (essa ultima até deu certo, mas tem esses problemas que mencionei.)

Já testei os pontas como segundo atacante pq ele corta para o meio, mas não percebi uma maior participação dos mesmos.

Postado

Diminui a largura de jogo, coloca passes curtos. Essas instruções costumam ajudar.

Postado

sobre o atacante isolado tenta botar de atacante recuado ou falso 9 

Postado
8 horas atrás, Danut disse:

Diminui a largura de jogo, coloca passes curtos. Essas instruções costumam ajudar.

Eu jogo na largura equilibrado. Aumentar a pressão ajuda a reduzir os espaços dos adversários ?

Postado
10 horas atrás, Danut disse:

Acrescentando, acredito que deixando a equipe com uma formação o mais fluida possível e talvez, deixando com uma movimentação entre posições. A segunda instrução é algo que não testei em vários times pra confirmar que compacta mais as equipes, mas atualmente funcionou.

Postado
2 horas atrás, Wndll999 disse:

sobre o atacante isolado tenta botar de atacante recuado ou falso 9 

Mas ai não perderia o poder de finalização do atacante ? 

Postado
48 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Acrescentando, acredito que deixando a equipe com uma formação o mais fluida possível e talvez, deixando com uma movimentação entre posições. A segunda instrução é algo que não testei em vários times pra confirmar que compacta mais as equipes, mas atualmente funcionou.

Eu tenho medo  de jogar fluido e tomar gol kkkkkk Ai prefiro jogar de maneiro estruturada, mas vou fazer o teste.

Postado
32 minutos atrás, CesarBr disse:

Eu tenho medo  de jogar fluido e tomar gol kkkkkk Ai prefiro jogar de maneiro estruturada, mas vou fazer o teste.

Jogando de maneira fluida, os jogadores de todas as posições tenderão a contribuir cada vez mais em qualquer situação. É uma forma de compactar mais a equipe, independente do risco.

Postado

Resolvi parcialmente o problema da aproximação mudando de "estruturada" para "fluido" o time meio que faz tudo em bloco, mas o meu atacante continua isolado, jogo só com um atacante , o que está me incomodando são os pontas que não encostam nele. Ai minha linha da frente fica extremamente espassada. ja testei segundo atacante, armador avançado e não muda tanto será que tenho que afunilar o time para Sem pontas ?

Outra duvida Qual a diferença do Enfrentar defesa para o Driblar menos ?

19 horas atrás, Yan Perisse disse:

Jogando de maneira fluida, os jogadores de todas as posições tenderão a contribuir cada vez mais em qualquer situação. É uma forma de compactar mais a equipe, independente do risco.

Postado
38 minutos atrás, CesarBr disse:

Resolvi parcialmente o problema da aproximação mudando de "estruturada" para "fluido" o time meio que faz tudo em bloco, mas o meu atacante continua isolado, jogo só com um atacante , o que está me incomodando são os pontas que não encostam nele. Ai minha linha da frente fica extremamente espassada. ja testei segundo atacante, armador avançado e não muda tanto será que tenho que afunilar o time para Sem pontas ?

Outra duvida Qual a diferença do Enfrentar defesa para o Driblar menos ?

Eu consegui fazer meus pontas voltarem e pressionarem a saída de bola com uma pressão alta. O atacante até pressiona na frente, mas não volta com a pressão.

Sobre a segunda pergunta: enfrentar defesa fará os jogadores partirem para cima do adversário, preferindo a jogada individual. No driblar menos, é exatamente o contrário, preferindo a construção de jogo baseada em mais passes do que jogadas individuais.

• Leho. mudou o título para Como aproximar as linhas e fazer triangulações e infiltrações
  • 1 ano atrás...
Postado
Em 20/02/2017 at 23:38, CesarBr disse:

Vai depender do entendimento tático da sua equipe, ou melhor, familiaridade tática. A fluidez faz com que todos contribuam para todas as fazes do jogo, lógico... você deverá ter jogadores capazes de fazer isso de acordo com a qualidade das equipes adversárias e a competição na qual você está. Seria interessante para você, alternar de forma gradual o modo de postura dos jogadores, por exemplo: se você sair de uma forma estruturada (onde o jogadores estão acostumados a ficar nas suas posições de origem), para uma forma fluída ou muito fluída (onde eles não ficarão mais estáticos, e participaram cada vez mais das fases de construção de jogo) você sofrerá bastante nos jogos, pois a sua equipe passará a errar passes com maior frequência, dificuldade de criação e dificuldade de marcar, além disso, riscos de contra-ataques e como consequência tomar gol. Sendo assim, vai mudando de forma gradual estruturada, flexível, fluída, e muito fluída se for de seu desejo, sempre observe a familiaridade tática http://prntscr.com/jgt0jx quando as barras estiverem todas no máximo em cada modo, você avança para o próximo.

• 3 semanas atrás...
Postado

Além do que já falaram, depende também da função que você der aos meias-atacantes. Se não instruir a "atacar", haverá menos aproximação com o centro-avante e/ou com os pontas. Atente bem à função que você dá aos seus jogadores. Muita gente bota o jogador na posição e função preferida (pra bolinha ficar verde), que às vezes não é a ideal para o objetivo tático pretendido.

Postado

Pra mim, tabelas e triangulações vão aparecer num time com funções e tarefas certinhas e que jogue com mentalidade Defensiva, que é a que melhor utiliza o jogo de passes curtos e tempo mais lento.

• 3 meses depois...
Postado
On 5/29/2018 at 2:58 PM, Maub79 said:

Além do que já falaram, depende também da função que você der aos meias-atacantes. Se não instruir a "atacar", haverá menos aproximação com o centro-avante e/ou com os pontas. Atente bem à função que você dá aos seus jogadores. Muita gente bota o jogador na posição e função preferida (pra bolinha ficar verde), que às vezes não é a ideal para o objetivo tático pretendido.

Aqui está o segredo... depende mesmo da função que você der aos meias. Por exemplo : se você usa atacante sombra ou o meia atacante na função atacar  naturalmente já vai haver alguma aproximação. Se usa o meia atacante na função apoiar, vai ter que acrescentar nas instruções individuais o "chegar mais a frente", que faz com que os meias tentem mais corridas para cima da defesa, dentro da área adversária. Outra instrução que ajuda é o mover -se das posições, tanto para o atacante  quanto para o meia. Nesse caso, é um pouco mais complicado porque essa instrução orienta os jogadores a procurar espaços que naturalmente não existem... você meio que precisa criar esse espaço. E como fazer Isso? Apenas um exemplo: ao usar um falso nove, contra um adversário que joga sem volante, frequentemente o zagueiro o acompanhará nas suas saídas da área para "buscar jogo", mesmo que temporariamente... aí cria-se o espaço... Se você possuir um outro atacante, ou um meia, instruído a mover da posição, ele pode se colocar nesse espaço para receber a bola (desde que ele seja capaz - tem que ter a capacidade para enxergar a abertura e as qualidades para aproveitar, concentração, sem bola, decisões, aceleração e, às vezes, antecipação...). Sempre que você usa algum atacante na função suporte, junto com algum meia em ataque, há uma tendência maior à aproximação. E uma última coisa que ajuda e que é muito importante... usar movimentos preferenciais... Tem um que é exatamente isso. Nos treinos individuais, treine atacantes e meias com o movimento "tentar um-dois" (não sei se está assim na tradução), que é exatamente para tentar tabelas.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...