Vice-Presidente Henrique M. Postado 6 de Janeiro 2017 Vice-Presidente Denunciar Postado 6 de Janeiro 2017 Geralmente jogo o Football Manager Touch por obrigação minha ou de outras partes. Em 2014, quando lançaram o Football Manager Classic para o FM 2015, conferi por ser uma novidade, ano passado, conferi o Football Manager Touch por causa da FManager TV. Esse ano, o Football Manager Touch não veio até mim como uma obrigação ou como algo que eu tinha que fazer, ele veio como a única opção para se fazer nas férias de final de ano. A melhora dada aos gráficos do Football Manager 2017 fez com que meu notebook, que já vai para uns 4 anos de existência, não comportasse de maneira saudável o uso do jogo e como eu não queria jogar apenas com uma liga, resolvi dar uma oportunidade para o Football Manager Touch (FMT), já que é um jogo que roda em tablets e é feito pensando nisso. Esse é o primeiro ponto chave do jogo. A sua performance é feita para relembrar os jogos iniciais da série, tanto é que anteriormente o jogo foi batizado como Classic justamente para atingir aquelas pessoas que reclamavam que o FM tinha passado a tomar muito tempo e que não era mais divertido como antes. Por ser feito para disponibilizar uma compatibilidade entre tablet e PC, o jogo é feito de uma maneira que o processamento pese menos e não se torne algo que atrapalhe a experiência do jogador. Para ativar a compatibilidade, você só pode utilizar 3 países, mas quem joga no PC tem a oportunidade de desativar essa opção e jogar com a personalização que desejar. Como eu não tenho planos (nem tablet) de jogar nas duas plataformas simultaneamente, eu coloquei as mesmas ligas que escolheria em um save normal no FM. Porém, a database do FMT é mais enxuta que a do jogo normal, por isso, selecionar as mesmas ligas em ambos os jogos resultará em uma diferença de quantidade significativa entre as versões. Ou seja, 10 países e 20 competições nacionais não são a mesma coisa nas duas configurações, o que para quem procura uma maior imersão é um grande problema. E é aqui que começa o grande peso entre as versões, a busca entre uma simulação mais realista ou a busca por uma simulação mais rápida. Eu joguei 123 jogos oficiais (ou seja, nada de amistosos) em 4 dias, numa média de 4 a 8 horas diárias. Foram 2 temporadas completas na 6ª divisão inglesa mais um calendário que foi do começo de novembro até o final da temporada, pouco mais de 2 temporadas e meias. Ainda joguei mais alguns jogos depois dessa constatação, mas o número de jogos acabou sendo diluído pela redução no tempo jogado. Desde o lançamento do FM 2017, em 3 saves, eu consegui terminar a temporada em dois deles, com uma média de 45 jogos e um outro que estou chegando no final e já foram 38 partidas. Ou seja, algo em torno das 2 temporadas e meias que tive no FMT. Se eu considerar o beta, o número chega entre 4 e 5 temporadas. Ao longo de 2 meses, eu tive a mesma experiência no FMT em 4 dias. E em nenhum momento, o FM me proporcionou a mesma sensação de vício que senti nesses dias, aquele vício adolescente que faz a gente querer virar a madrugada jogando FM, porque não quer parar a sequência positiva ou tá doido para encerrar a temporada ou para montar o elenco para a próxima temporada. Foi esse sentimento que muita gente perdeu com a evolução do FM e foi para essas pessoas que surgiu o FMT. Contudo, não é somente para essas pessoas que o jogo foi feito. Ele é feito para quem quer mais agilidade, para quem está cansado da demora na simulação, mesmo tendo um computador potente. A retirada de muitos recursos entre partidas, faz com que o processamento e o andamento dos dias seja mais rápido. Não tem conferência de imprensa, o staff é reduzido, o número de jogadores para se observar é menor, mas sem perder a aparência que todos gostamos e nos apaixonamos. Para quem é veterano da série, é uma oportunidade de rejuvenescer o interesse, para quem não tem um computador potente, é uma chance de aproveitar um FM de maior performance. A evolução do FMT vai se tornando cada vez mais nítida, vai buscando atingir um número maior de jogadores e que possuem diversos estilos, tanto é, que para essa versão, o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM, dando assim mais espaço para o novato buscar seu lugar ao sol. E se você está cansando ou já está cansado do que o FM vem lhe proporcionando, talvez o FMT preencha a lacuna que exista na sua vida nesse momento em que você não consegue desistir oficialmente do jogo mesmo sem ter paciência para a tarefa homérica que é aguentar o passar dos dias no jogos. Não vou dar uma nota, pois seria injusto com o FM, já que são versões que não devem ser comparadas. Mas a SI acertou em cheio com o Football Manager Touch 2017. Citar
rhvsky Postado 6 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 6 de Janeiro 2017 '' o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM'' Nem no pc? Ótima análise, jogava MUITO no FM 16. Passava voando, pois é bem como tu destaca ali, tem ansiedade em continuar com a série de vitórias e/ou de movimentar o seu time no mercado de transferência. Aquele vício gostoso. Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 6 de Janeiro 2017 Autor Vice-Presidente Denunciar Postado 6 de Janeiro 2017 49 minutos atrás, rhvsky disse: '' o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM'' Nem no pc? Ótima análise, jogava MUITO no FM 16. Passava voando, pois é bem como tu destaca ali, tem ansiedade em continuar com a série de vitórias e/ou de movimentar o seu time no mercado de transferência. Aquele vício gostoso. Inicialmente eles disseram que ia ser diferente, do jeito que eu falei, mas a galera que comprou na pré-venda recebeu e quem comprou depois também. Ás vezes ficou só no discurso mesmo. Citar
Thiago Postado 10 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 10 de Janeiro 2017 Muito bom review. Acho que vou experimentar novamente pq não consigo terminar 1 temporada no FM tradicional, por falta de tempo e por demorar muito alguns carregamentos. Uma pergunta: As categorias de bases são pouco desenvolvidas nessa versão? Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 10 de Janeiro 2017 Autor Vice-Presidente Denunciar Postado 10 de Janeiro 2017 13 minutos atrás, Thiago disse: Muito bom review. Acho que vou experimentar novamente pq não consigo terminar 1 temporada no FM tradicional, por falta de tempo e por demorar muito alguns carregamentos. Uma pergunta: As categorias de bases são pouco desenvolvidas nessa versão? Sim, você recebe só uma notícia no final da temporada com os jogadores que foram promovidos para as categorias de base e não sei como calculam a quantidade, na primeira subiram 3 ou 4, na segunda vez, 5 ou 6. Citar
Thiago Postado 10 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 10 de Janeiro 2017 6 minutos atrás, Henrique M. disse: Sim, você recebe só uma notícia no final da temporada com os jogadores que foram promovidos para as categorias de base e não sei como calculam a quantidade, na primeira subiram 3 ou 4, na segunda vez, 5 ou 6. Hum, uma pena. Gostaria de usar a base num salve. Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 10 de Janeiro 2017 Autor Vice-Presidente Denunciar Postado 10 de Janeiro 2017 20 minutos atrás, Thiago disse: Hum, uma pena. Gostaria de usar a base num salve. Curiosamente, isso também reforça a aura de FM mais antigo do Touch, já que essa preocupação com a base nos saves veio crescendo a medida que o jogo foi evoluindo. Citar
olokoporfutebol Postado 11 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 11 de Janeiro 2017 Boa análise, parabéns! o-LooKoOOOo Citar
#Vini Postado 19 de Janeiro 2017 Denunciar Postado 19 de Janeiro 2017 Valeu pela excelente análise @Henrique M.. Graças a ela, voltei a jogar o FM nesse modo e consegui equilibrar a rotina com uma fluidez nos jogos que tem me agradado. Acho que a única coisa que ainda eu estranho muito é o layout, mas isso é irrelevante para quem quer voltar a jogar e encaixar uma boa sequência no jogo. Citar
André Honorato Postado 22 de Abril 2017 Denunciar Postado 22 de Abril 2017 outra coisa que eu completo aqui, para essa analise, e quem quem gosta de jogar na europa, mais nao gosta daquelas regras de inscriçao de jogadores, no fm touch nao tem isso, ou seja, voce realmente consegue montar o elenco mais forte do mundo e disputar os campeonatos, ponto fraco do jogo, uma coisa que gosto muito que tem no normal e poderia ter no TOUCH, e o ranking de clubes europeus, acho que nao pesaria no jogo e seria bacana, porem tem como evoluir uma liga igual ao modo normal Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.