Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Review FM Touch 2017 - FManager Brasil

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

zX5iO88.jpg

Geralmente jogo o Football Manager Touch por obrigação minha ou de outras partes. Em 2014, quando lançaram o Football Manager Classic para o FM 2015, conferi por ser uma novidade, ano passado, conferi o Football Manager Touch por causa da FManager TV. Esse ano, o Football Manager Touch não veio até mim como uma obrigação ou como algo que eu tinha que fazer, ele veio como a única opção para se fazer nas férias de final de ano.

A melhora dada aos gráficos do Football Manager 2017 fez com que meu notebook, que já vai para uns 4 anos de existência, não comportasse de maneira saudável o uso do jogo e como eu não queria jogar apenas com uma liga, resolvi dar uma oportunidade para o Football Manager Touch (FMT), já que é um jogo que roda em tablets e é feito pensando nisso. Esse é o primeiro ponto chave do jogo. A sua performance é feita para relembrar os jogos iniciais da série, tanto é que anteriormente o jogo foi batizado como Classic justamente para atingir aquelas pessoas que reclamavam que o FM tinha passado a tomar muito tempo e que não era mais divertido como antes.

Por ser feito para disponibilizar uma compatibilidade entre tablet e PC, o jogo é feito de uma maneira que o processamento pese menos e não se torne algo que atrapalhe a experiência do jogador. Para ativar a compatibilidade, você só pode utilizar 3 países, mas quem joga no PC tem a oportunidade de desativar essa opção e jogar com a personalização que desejar. Como eu não tenho planos (nem tablet) de jogar nas duas plataformas simultaneamente, eu coloquei as mesmas ligas que escolheria em um save normal no FM.

Porém, a database do FMT é mais enxuta que a do jogo normal, por isso, selecionar as mesmas ligas em ambos os jogos resultará em uma diferença de quantidade significativa entre as versões. Ou seja, 10 países e 20 competições nacionais não são a mesma coisa nas duas configurações, o que para quem procura uma maior imersão é um grande problema. E é aqui que começa o grande peso entre as versões, a busca entre uma simulação mais realista ou a busca por uma simulação mais rápida.

Eu joguei 123 jogos oficiais (ou seja, nada de amistosos) em 4 dias, numa média de 4 a 8 horas diárias. Foram 2 temporadas completas na 6ª divisão inglesa mais um calendário que foi do começo de novembro até o final da temporada, pouco mais de 2 temporadas e meias. Ainda joguei mais alguns jogos depois dessa constatação, mas o número de jogos acabou sendo diluído pela redução no tempo jogado. Desde o lançamento do FM 2017, em 3 saves, eu consegui terminar a temporada em dois deles, com uma média de 45 jogos e um outro que estou chegando no final e já foram 38 partidas. Ou seja, algo em torno das 2 temporadas e meias que tive no FMT. Se eu considerar o beta, o número chega entre 4 e 5 temporadas. 

Ao longo de 2 meses, eu tive a mesma experiência no FMT em 4 dias. E em nenhum momento, o FM me proporcionou a mesma sensação de vício que senti nesses dias, aquele vício adolescente que faz a gente querer virar a madrugada jogando FM, porque não quer parar a sequência positiva ou tá doido para encerrar a temporada ou para montar o elenco para a próxima temporada. Foi esse sentimento que muita gente perdeu com a evolução do FM e foi para essas pessoas que surgiu o FMT.

Contudo, não é somente para essas pessoas que o jogo foi feito. Ele é feito para quem quer mais agilidade, para quem está cansado da demora na simulação, mesmo tendo um computador potente. A retirada de muitos recursos entre partidas, faz com que o processamento e o andamento dos dias seja mais rápido. Não tem conferência de imprensa, o staff é reduzido, o número de jogadores para se observar é menor, mas sem perder a aparência que todos gostamos e nos apaixonamos. Para quem é veterano da série, é uma oportunidade de rejuvenescer o interesse, para quem não tem um computador potente, é uma chance de aproveitar um FM de maior performance.

A evolução do FMT vai se tornando cada vez mais nítida, vai buscando atingir um número maior de jogadores e que possuem diversos estilos, tanto é, que para essa versão, o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM, dando assim mais espaço para o novato buscar seu lugar ao sol. E se você está cansando ou já está cansado do que o FM vem lhe proporcionando, talvez o FMT preencha a lacuna que exista na sua vida nesse momento em que você não consegue desistir oficialmente do jogo mesmo sem ter paciência para a tarefa homérica que é aguentar o passar dos dias no jogos.

Não vou dar uma nota, pois seria injusto com o FM, já que são versões que não devem ser comparadas. Mas a SI acertou em cheio com o Football Manager Touch 2017.

• Henrique M. fixou e Destacou este tópico
Postado

'' o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM''

Nem no pc?

Ótima análise, jogava MUITO no FM 16. Passava voando, pois é bem como tu destaca ali, tem ansiedade em continuar com a série de vitórias e/ou de movimentar o seu time no mercado de transferência. Aquele vício gostoso. 

• Vice-Presidente
Postado
49 minutos atrás, rhvsky disse:

'' o FM e o FMT são vendidos oficialmente separadamente, já que o FMT não vem mais embutido dentro do FM''

Nem no pc?

Ótima análise, jogava MUITO no FM 16. Passava voando, pois é bem como tu destaca ali, tem ansiedade em continuar com a série de vitórias e/ou de movimentar o seu time no mercado de transferência. Aquele vício gostoso. 

Inicialmente eles disseram que ia ser diferente, do jeito que eu falei, mas a galera que comprou na pré-venda recebeu e quem comprou depois também. Ás vezes ficou só no discurso mesmo.

Postado

Muito bom review. Acho que vou experimentar novamente pq não consigo terminar 1 temporada no FM tradicional, por falta de tempo e por demorar muito alguns carregamentos. 

Uma pergunta: As categorias de bases são pouco desenvolvidas nessa versão? 

• Vice-Presidente
Postado
13 minutos atrás, Thiago disse:

Muito bom review. Acho que vou experimentar novamente pq não consigo terminar 1 temporada no FM tradicional, por falta de tempo e por demorar muito alguns carregamentos. 

Uma pergunta: As categorias de bases são pouco desenvolvidas nessa versão? 

Sim, você recebe só uma notícia no final da temporada com os jogadores que foram promovidos para as categorias de base e não sei como calculam a quantidade, na primeira subiram 3 ou 4, na segunda vez, 5 ou 6.

Postado
6 minutos atrás, Henrique M. disse:

Sim, você recebe só uma notícia no final da temporada com os jogadores que foram promovidos para as categorias de base e não sei como calculam a quantidade, na primeira subiram 3 ou 4, na segunda vez, 5 ou 6.

Hum, uma pena. Gostaria de usar a base num salve. 

• Vice-Presidente
Postado
20 minutos atrás, Thiago disse:

Hum, uma pena. Gostaria de usar a base num salve. 

Curiosamente, isso também reforça a aura de FM mais antigo do Touch, já que essa preocupação com a base nos saves veio crescendo a medida que o jogo foi evoluindo.

Postado

Boa análise, parabéns!

o-LooKoOOOo

Postado

Valeu pela excelente análise @Henrique M.. Graças a ela, voltei a jogar o FM nesse modo e consegui equilibrar a rotina com uma fluidez nos jogos que tem me agradado. 

Acho que a única coisa que ainda eu estranho muito é o layout, mas isso é irrelevante para quem quer voltar a jogar e encaixar uma boa sequência no jogo.

• 3 meses depois...
Postado

outra coisa que eu completo aqui, para essa analise, e quem quem gosta de jogar na europa, mais nao gosta daquelas regras de inscriçao de jogadores, no fm touch nao tem isso, ou seja, voce realmente consegue montar o elenco mais forte do mundo e disputar os campeonatos,

ponto fraco do jogo, uma coisa que gosto muito que tem no normal e poderia ter no TOUCH, e o ranking de clubes europeus, acho que nao pesaria no jogo e seria bacana, porem tem como evoluir uma liga igual ao modo normal

• Henrique M. desfixou este tópico

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...