Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Marcação Apertada x Pressionar Mais

DukeKopas

Posts Recomendados

Postado

Galera, estou percebendo um certo fator a ser levado em conta sobre essas duas instruções. Posso afirmar que elas não funcionam bem juntas? Tenho tido o seguinte raciocínio, quando o time adversário está com uma temporização muito alta, o melhor a fazer e não tentar pressionar muito pois ao meu ver é muito provável  o jogador ficar no vácuo, já que o jogador adversário vai passar a bola rapidamente e vai deixar um grande buraco. Então o melhor é deixar o jogador com a posse de bola mais livre mas deixar a marcação apertada de forma a limitar as opções e forçar o erro. Quando o adversário joga num ritmo mais controlador, penso que é melhor aumentar a pressão de forma a tomar rapidamente a bola do jogador que tem a posse para que ele não possa pensar. Esse raciocínio é válido? Elas não são instruções meio opostas? Pressionar mais e marcação apertadada funciona em quais casos? 

• 1 mês depois...
Postado

Você está correto quanto à leitura sobre pressão X adversário com temporização rápida. Mas a marcação apertada e pressionar mais não são, necessariamente, excludentes. Você pode combinar as duas.

Eu por exemplo, que gosto de manter a posse de bole, jogo quase sempre com marcação apertada por parte dos meus jogadores (exceto os zagueiros) e pressionar mais. Dificilmente jogo com essa opção desmarcada. Eu só não jogaria com marcação apertada se quisesse deixar meu adversário jogar. Dar espaço pra ele. Como fez Mourinho na Inter de Milão contra o Barça na champions 09/10 (o famoso: "estacionar o ônibus"). Ele certamente disse aos seus jogadores para não marcarem apertado e não pressionar.

Por tanto, arrisco concluir assim:

Pressionar mais ou menos: vai depender do ritmo (temporização) do adversário. Quanto mais rápido ele for, menos pressão você deve exercer e vice-versa.

Marcação apertada ou não: questão de gosto. Ou melhor, de como A SUA equipe joga melhor.

Espero ter ajudado!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...