Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Alterações nos papéis

orlanxv

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, quando se utiliza tática dos outros, é prejudicial alterar os papéis de acordo com o time que se tem?

EX: Na tática WARLORD, sugere que o atacante seja Atacante Recuado, mas o Ibra perde 1 estrela assim, daí altero ele para Atacante Completo. 

Faço isso em todas as posições, para que todos os jogadores fiquem com o máximo de adequabilidade.

Isso é prejudicial? descaracteriza a tática utilizada?

Obrigado

Postado
35 minutos atrás, orlanxv disse:

Pessoal, quando se utiliza tática dos outros, é prejudicial alterar os papéis de acordo com o time que se tem?

EX: Na tática WARLORD, sugere que o atacante seja Atacante Recuado, mas o Ibra perde 1 estrela assim, daí altero ele para Atacante Completo. 

Faço isso em todas as posições, para que todos os jogadores fiquem com o máximo de adequabilidade.

Isso é prejudicial? descaracteriza a tática utilizada?

Obrigado

Pelo que entendi, tu tá utilizando táticas prontas, certo? Então sim, toda alteração de papel vai mudar o que acontece na tática. É bastante simples: imagina que a tática prevê que a equipe ataque pelas laterais, com alas completos que apoiam muito ao ataque. Se tu trocar eles por um lateral - apoiar, a equipe não vai mais ter a mesma força no jogo pelos lados.

Isso não quer dizer que tu não possa pegar uma tática pronta e sair mudando, pra fazer ela do jeito que tu quer. Mas simplesmente sair colocando os papeis porque são aqueles onde o jogador é melhor avaliado não é uma boa ideia. Pensa que papeis tu tá mudando, o que se altera na equipe com isso. No caso do atacante completo, tu sacrifica um pouco na construção de jogo e ganha mais na parte de finalização. E assim vai, cada papel tem vantagens e desvantagens. 

Postado

Obrigado Danut, e o quanto é prejudicial estar com um jogador num papel que ele fica com 50%, 60% da barrinha de adequabilidade? 

Ex: Não quero vender o Reus, mas a tática que escolhi o papel que se propõe pra MAE é diferente do que o Reus joga melhor.

Postado

Alguem mais faz isso? Adapta as táticas pro melhor papel dos jogadores?

Postado

Eu costumo adequar os meus jogadores pura e simplesmente após alguns jogos de pré temporada, claro que não uso um excelente jogador alvo, com o papel de camisa 10, ou falso 9, procuro deixar o jogador o mais próximo possível do que é mais adequado a ele próprio, se ele é excelente com o papel jogador alvo, mais vai bem como ponta de lança, ou atacante recuado por exemplo, posso muito bem optar por uma mudança de papel, é só através de análise dentro de uma partida, é ali que o manager identifica os acertos, erros, e também o papel que o jogador melhor executa... por tanto, deixo os meus jogadores próximos ao que é o seu melhor papel num primeiro momento, mais após as minhas análises olhando as partidas (sempre no modo completo) vou adequando e tentando achar o melhor rendimento de determinado jogador.

Concluindo, não adapto minhas táticas ao melhor papel do jogador, tento ao máximo ver o que é melhor num geral em termos táticos para a equipe, obviamente que sem dinheiro no caixa, ou com poucas opções no plantel, tento equilibrar isso, mais minha ideia inicial sempre é desenvolver a tática ideal para a equipe, e não é o papel do jogador específico que me faz mudar isso. Sempre analisando o jogo em si, com certeza chegamos num resultado muito melhor em relação ao papel ideal do jogador, e acredito fielmente que aquele papel que o FM nos diz que é o melhor papel do jogador, muitas vezes não é.

Postado
Em 17/12/2016 at 23:57, orlanxv disse:

Obrigado Danut, e o quanto é prejudicial estar com um jogador num papel que ele fica com 50%, 60% da barrinha de adequabilidade? 

Ex: Não quero vender o Reus, mas a tática que escolhi o papel que se propõe pra MAE é diferente do que o Reus joga melhor.

Depende muito do papel e do jogador. Um jogador que atua melhor de atacante recuado pode dar um bom centroavante por exemplo, mas um cara que é um camisa 10 por excelência provavelmente será um terrível jogador alvo (já que esse é um papel que depende demais da força física, coisa que o camisa 10 não deve ter). A questão é: a diferença entre o que o papel pede e o que meu jogador sabe fazer é pequena, uma simples questão de não ser exatamente o seu melhor, ou há uma inadequação total dele ao que tu tá pedindo?

Uma forma de ver isso é analisar mesmo o que a descrição da função diz e o que teu jogador sabe fazer. Outra é testar na prática: vê qual o desempenho do jogador naquela função, que notas médias ele atinge.

Em minhas táticas, nunca utilizo os jogadores apenas em seus melhores papeis, muitas vezes acabo colocando o cara fora do que ele faz melhor, por achar que é o que faz mais sentido para a tática. A questão é mesmo saber quando é que tu está pedindo algo um pouco diferente dele ou quando tu tá querendo que o cara faça algo nada a ver com o que ele sabe.

Se quiser discutir mais sobre a questão do Reus, fala qual função tá na tática essa que tu quer usar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...