Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-3-3 dos "Anos 60"

(SPFC)Coach

Posts Recomendados

Postado

DOWNLOAD

Fala, pessoal! Num fórum gringo, um cara havia postado um 433 bastante ofensivo. Porém tinha um problema: era inconsistente. Então adaptei ao que eu achava importante defensivamente, e me deu uma estabilidade monstruosa. O time continua marcando bastante gol, mas sofrendo pouco. É um 433 "das antigas", com os laterais sendo alas ao ataque e 3 atacantes "atacantes". Um volantão e dois meias área-a-área que carregam o piano e as vezes finalizam de fora da área. 

YopNrbu.jpg

zQwrnoh.png

A ideia é criar MUITAS oportunidades de gol, de várias maneiras possíveis. Mas a maior parte dos gols parte do princípio da sobreposição e do passar a frente: laterais e meio-campistas jogam nas costas da defesa adversária no espaço vazio pros atacantes (principalmente os de tarefa de apoio) correrem pra cruzar rasteiro pros outros 2 homens de frente ou ele mesmo finalizar. Chuto por baixo que 70% dos gols seja marcado assim. Por isso, a maioria dos gols é marcada pelos três da frente, e os números de assistências dos atacantes também é absurda. São os grandes protagonistas. Interessante mostrar que o ritmo "muito mais alto" faz com que essas jogadas sejam feitas de maneira muito frequente, o que causa o grande número de oportunidades - e, portanto, de gols. 

0tLLO0O.jpg

Só havia jogado fora do Brasil, principalmente na Inglaterra. Ganhei a PL com o West Ham na segunda temporada com 8 rodadas de antecedência:

Spoiler

1092509d1481661584-crazy-433-barca-suare

1092510d1481661621-crazy-433-barca-suare

RECOMENDAÇÕES

1) Eu deixo os treinos para o auxiliar;

2) Treinos de jogos é que comando. Na tela de treinos, coloque em Trabalho de equipe. Mas antes de cada jogo, no relatório do auxiliar, mude pra: Em casa: movimento ofensivo. Fora: Posicionamento defensivo;

3) Atacantes de apoio recomendo que sejam rápidos e o posicionado ao ataque tem que ser o matador;

4) Instruções sobre o adversário pede pro auxiliar aplicar na hora do jogo;

5) Se estiver perdendo ou precisando do resultado, aumente a linha defensiva para "Muito mais alta" e retire o "Mover-se das posições" das instruções;

6) Se estiver vencendo o jogo fora de casa ou contra times mais fortes ou iguais, mude de "atacar" pra "controlar";

7) Em caso de expulsão, retire o Atacante completo com função de atacar e reponha com o jogador da posição que foi expulso;

Obviamente, nem todo mundo gosta de tática pronta. Mas espero que ajude a tirar boas ideias pras táticas de vocês também, bem como tirei as ideias do criador da tática "ofensiva mas desequilibrada". De qualquer modo, usando a tática na íntegra ou apenas ideias dela, postem seus feedbacks, resultados e afins. :D

Postado
4 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

DOWNLOAD

Fala, pessoal! Num forum gringo, um cara havia postado um 433 bastante ofensivo. Porém tinha um problema: era inconsistente. Então adaptei ao que eu achava importante defensivamente, e me deu uma estabilidade monstruosa. O time continua marcando bastante gol, mas sofrendo pouco. É um 433 "das antigas", com os laterais sendo alas ao ataque e 3 atacantes "atacantes". Um volantão e dois meias área-a-área que carregam o piano e as vezes finalizam de fora da área. 

YopNrbu.jpg

zQwrnoh.png

A ideia é criar MUITAS oportunidades de gol, de várias maneiras possíveis. Mas a maior parte dos gols parte do princíp da sobreposição e do passar a frente: laterais e meio-campistas jogam nas costas da defesa adversária no espaço vazio pros atacantes (principalmente os de tarefa de apoio) correrem pra cruzar rasteiro pros outros 2 homens de frente ou ele mesmo finalizar. Chuto por baixo que 70% dos gols seja marcado assim. Por isso, a maioria dos gols é marcada pelos três da frente, e os números de assistências dos atacantes também é absurda. São os grandes protagonistas. Interessante mostrar que o ritmo "muito mais alto" faz com que essas jogadas sejam feitas de maneira muito frequente, o que causa o grande número de oportunidades - e, portanto, de gols -. 

0tLLO0O.jpg

Só havia jogado fora do Brasil, principalmente na Inglaterra. Ganhei a PL com o West Ham na segunda temporada com 8 rodadas de antecedência:

Ocultar conteúdo

1092509d1481661584-crazy-433-barca-suare

1092510d1481661621-crazy-433-barca-suare

RECOMENDAÇÕES

1)Eu deixo os treinos para o auxiliar.

2)Treinos de jogos é que comando. Na tela de treinos, coloque em Trabalho de equipe. Mas antes de cada jogo, no relatório do auxiliar, mude pra: Em casa: movimento ofensivo. Fora: Posicionamento defensivo

3) Atacantes de apoio recomendo que sejam rápidos e o posicionado ao ataque tem que ser o matador;

4) Instruções sobre o adversário pede pro auxiliar aplicar na hora do jogo;

Obviamente, nem todo mundo gosta de tática pronta. Mas espero que ajude a tirar boas ideias pras táticas de vocês também, bem como tirei as ideias do criador da tática "ofensiva mas desequilibrada". De qualquer modo, usando a tática na íntegra ou apenas ideias dela, postem seus feedbacks, resultados e afins. :D

Fiz o Download aqui e vou testar no meu time... Estou querendo treinar uma tática com padrão diferente da minha para ter um leque maior de possibilidades. 

Postado
2 horas atrás, jotaPeVaz disse:

Fiz o Download aqui e vou testar no meu time... Estou querendo treinar uma tática com padrão diferente da minha para ter um leque maior de possibilidades. 

Boa! Espero pelo feedback. Bons jogos!

Postado

Qual skin vc ta usando?

Postado
5 minutos atrás, leonardoribeiro2012 disse:

Qual skin vc ta usando?

CFM

Postado

Campeones campeones

1 rodada de antecedência :D

1092784d1481809614-crazy-433-barca-suare

meus 3 atacantes como os três maiores artilheiros do país na primeira temporada:

jcgtyG4.png

Estatísticas finais do elenco:

CH1mwJZ.png

Postado

Parabéns pelo feito. 

Postado

Segunda temporada, prosseguindo com os testes

Fiz poucas contratações, creio eu. Destaques só pro Colidio e Driussi, bons de bola no FM, mas Andreas Pereira e Varela são apenas medianos. Dedé veio pra ser reserva, Kaká trouxe de graça mas me arrependi, não se encaixou bem no meu esquema de meia área-a-área. Acabou encostado muitas vezes nem sendo relacionado. André, Bruno Gomes e Renan Gorne trouxe por empréstimo de 1 mês, pra jogar o Brasileirão na época da copa do mundo, já que Thalles e Caio Monteiro foram convocados pra Copa hahahaha e o Borja também foi pela Colômbia. 

1Nvf5fG.png?1

QCS7uMb.png

Apesar do ataque potente, recorde de gols em Brasileirão...

FeLRQsM.png?1

A defesa quase inteira foi eleita pra seleção do campeonato, mostrando força.

TLGiZAo.png?1

Destaque pro passeio na final do mundial:

1093278d1482012287-crazy-433-barca-suare

Estatísticas finais dos jogadores:

GxbNRyX.png?1

Postado

Se precisar de goleiro indico o Itumeleng Khune, do Kaizer Chiefs e da seleção sulafricana. Peguei ele bem barato no inicio da segunda temporada com o Fluminense e além de ser um goleiro excelente com 30 anos recém feito na segunda temporada(começa o jogo com 29), ainda é um excepcional capitão.

• 2 meses depois...
Postado

Boa Noite!

Gostei muito da tatica, porem nenhum dos meu atacantes é completo. 

O que eu gostaria de saber é seu eu alterar a função deles, vai causar muito impacto na tatica ?

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 12/17/2016 at 20:18, (SPFC)Coach disse:

QCS7uMb.png

Chapeterror brocando na Copa do Brasil haah 

Postado

Brother, boa tarde.

Eu estava à procura de uma tática com mais de 1 atacante, e eis que me aparece esse seu tópico!!!  Brother, comecei com o Palmeiras em 2017, fiz duas temporadas boas, mas usando 3 taticas diferentes, geralmente 4-2-3-1 ou um 3-6-1 estilo sampaoli, que baixei do FMSCOUT.

Resolvi testar a sua tática, e coincidiu de estar começando a temporada 2019. Cara, meu time virou uma MÁQUINA DE FAZER GOLS!!!

Eu mudei uma posição do ataque, ao inves de Atacante Completo com tarefa de apoiar, coloquei um falso 9, para poder usar o Dudu, que não tinha tanto jeito pra jogar como Médio area a area, então treinei ele pra ser falso 9, ou atacante recuado. E como um amigo aqui de cima tinha falado do Khune, Goleiro Africano, e ele joga bem como Goleiro Libero, alterei tbm, mas aparentemente nao tem feito muita diferença não. De resto, o time é igual ao seu.

Até agora, estou voando no Paulista e na Libertadores, com direito a dois 9 x 0 no Paulista.

Estou meio ocupado, pois meu filho nasceu agora, então nao tive ainda como jogar mais. Mas desde já, digo que sua tatica está muito bem feita!!!

Estou postando alguma fotos, das transferencias que fiz desde a primeira temporada, a tatica que uso agora, e alguns resultados dessa temporada.

Quando tiver mais tempo, atualizo como estou.

Obrigado!!!!

dy9tHOo.png

hErMwQb.png

rpDdCVb.png

TnyyKs5.png

2GWCE7K.png

Postado
2 minutos atrás, Thiago Montejano disse:

rother, boa tarde.

Eu estava à procura de uma tática com mais de 1 atacante, e eis que me aparece esse seu tópico!!!  Brother, comecei com o Palmeiras em 2017, fiz duas temporadas boas, mas usando 3 taticas diferentes, geralmente 4-2-3-1 ou um 3-6-1 estilo sampaoli, que baixei do FMSCOUT.

Resolvi testar a sua tática, e coincidiu de estar começando a temporada 2019. Cara, meu time virou uma MÁQUINA DE FAZER GOLS!!!

Eu mudei uma posição do ataque, ao inves de Atacante Completo com tarefa de apoiar, coloquei um falso 9, para poder usar o Dudu, que não tinha tanto jeito pra jogar como Médio area a area, então treinei ele pra ser falso 9, ou atacante recuado. E como um amigo aqui de cima tinha falado do Khune, Goleiro Africano, e ele joga bem como Goleiro Libero, alterei tbm, mas aparentemente nao tem feito muita diferença não. De resto, o time é igual ao seu.

Até agora, estou voando no Paulista e na Libertadores, com direito a dois 9 x 0 no Paulista.

Estou meio ocupado, pois meu filho nasceu agora, então nao tive ainda como jogar mais. Mas desde já, digo que sua tatica está muito bem feita!!!

Estou postando alguma fotos, das transferencias que fiz desde a primeira temporada, a tatica que uso agora, e alguns resultados dessa temporada.

Quando tiver mais tempo, atualizo como estou.

Obrigado!!!!

Está gostando do Khune ai, brow... Consegui pegar ele de novo aqui no meu outro save, só que apenas 2 temporadas depois do que tinha pegado no outro... Ou seja, já com 32 anos. Foi meu goleiro titular só uma temporada e agora já estou dando espaço pra os mais novos, pois ele está pra fazer 34. Mas é um ótimo goleiro e barato.

Postado

Brother, ele é bom goleiro sim. Virou meu titular, pq os outros goleiros são F. Prass quase 40 anos, Jefferson quase 40 anos tbm, e o Vagner, que nem no FM consegue ser bom goleiro rs.

Estou revezando essa tatica com uma 4-1-1-4, sem atacantes, para qnd jogo fora de casa, e como estava sem atacantes por causa da copa America, revezei e estou indo bem, 1º colocado no Brasileirão, Estou indo pras quartas da libertadores.

Depois posto as fotos, pois agora estou no trabalho, e logo menos tenho Reunião mensal rs.

Postado

Segue as fotos:

Tática jogos em casa:

mlQ8cnG.png

Tática jogos fora de casa:

c1ARbsv.png

Dados da equipe:

9fEgjuF.png

Competições:

AQ01gDM.png

Estou só com problemas com o Nico Lopez, se machucou no Paulista, tirei ele das finais, e ele agora quer sair do meu time, paguei R$ 36 milhões nesse péla saco rs.

Mas estou muito bem, trouxe o Lucas Lima agora tbm, mas não pode jogar o Brasileiro.

Postado

Coloca as imagens das instruções se possível.

Postado

E a instrução da tática que você joga fora de casa

Postado

Tática boa pra campeonato por pontos corridos.

Postado

Segue Instruções da Tática 4-1-1-4, quando jogo fora de casa.   * Essa tática está nos tópicos desse site também.

A Mentalidade é Normal.

VcHzdbh.png]

Do mesmo jeito que me ajudaram muito, espero que eu também tenha ajudado.

Estou terminando essa temporada de 2019, com dois times ganhando tudo e de todos. Assim que terminar, mostro os resultados.

Valeu.

Postado

Pessoal, terminei a temporada.

Só não ganhei a Taça Brasil, perdi nas semis, mas ganhei Paulista, Recopa Sulamericana, Libertadores, Brasileiro e Mundial de Clubes (contei com a sorte também, peguei o LA Galaxy rs).

Com o treinamento, o Dudu, que eu estava usando como Falso 9, ficou bem competente na Função de Atacante Completo(Apoiar), então a tática ficou igual ao inicio do Tópico, com dois Atacantes Completos(Apoiar), e 1 Atacante Completo(Atacar). Tática excelente, meu time fez mais de 100 gols na temporada, com todos os meus 3 atacantes titulares fazendo mais de 30 gols. (Dudu, Luciano e Borja).

Continuei tendo problemas com o Nico Lopez, faltou 2 vezes ai treino, e agora cansei dele, e coloquei pra vender rs.

Segue algumas fotos dos resultados da temporada, e assim, agradecendo ao nosso amigo que criou esse Tópico, e me ajudou demais!!! Obrigado!!!

Competições:

zJxny4G.png

4W3iUvb.png

Dudu jogando como atacante (Falso 9), foi o melhor jogador da LIbertadores:

YOf9uvs.png

Massacre na Libertadores:

Ym5kW9U.png

Final do Mundial de Clubes:

ccrlD0X.png

Postado

Qual o patch que você está jogando?

• 7 meses depois...
Postado

A tática inexplicavelmente se tornou ineficaz nos patches finais do fm17. Mas, pra minha surpresa, tá funcionando muito bem de novo agora no fm18. Recomendo fortemente pra quem quisr testar ou até pegar ideias. O estilo de jogo com tempo alto + 3 atacantes tem sido a chave nesse nlvo FM.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...