Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

VitorSouza

Posts Recomendados

No GloboEsporte.com já começaram a colocar as tabelas de estaduais de 2017.

Capixaba
Carioca
Mineiro
Paraense
Paranaense
Paulista
Piauiense

Mas surge uma questão: na maioria dos torneios listados, os times eliminados na primeira fase devem fazer por volta de dois meses de jogos. Fora, obviamente, os torneios estaduais, como a Copa Rio.

Como dar calendário a essas equipes para manter acesa a chama do futebol em vários locais do país? Como tornar a Série D mais rentável? A abertura ao semi-profissionalismo na pirâmide serviria?

O que vocês acham desse tema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acabar com a necessidade de se profissionalizar as equipes para jogar qualquer divisão do futebol estadual já seria excelente. Apenas equipes que disputassem as 4 principais divisões nacionais seriam obrigadas a serem profissionais. Diminuiria o custo do futebol para essas equipes, que deixariam de necessitar tanto do jogo com o grande para existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Henrique M. disse:

Acabar com a necessidade de se profissionalizar as equipes para jogar qualquer divisão do futebol estadual já seria excelente. Apenas equipes que disputassem as 4 principais divisões nacionais seriam obrigadas a serem profissionais. Diminuiria o custo do futebol para essas equipes, que deixariam de necessitar tanto do jogo com o grande para existir.

Os clubes grandes não vão concordar. Como colocar jogadores que valem milhões pra jogar contra operários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 minuto atrás, Douglas. disse:

Os clubes grandes não vão concordar. Como colocar jogadores que valem milhões pra jogar contra operários?

Então eles tem que parar de reclamar do calendário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Henrique M. disse:

Então eles tem que parar de reclamar do calendário.

Nem tantos clubes reclamam como antigamente. Os que tinham mais problemas eram os que disputavam estaduais inchados e isso já melhorou um pouco.

Eu acho que o que pode surgir agora é pensar em eventualmente reduzir o Brasileiro pra 18 clubes. Não é bom por muitos aspectos mas 4 jogos a menos deixariam o calendário do segundo semestre menos concentrado, principalmente agora com a Libertadores durando mais. Ainda temos que ver como isso vai afetar primeiro mas a princípio eu acho que os clubes que tiverem que fazer viagens internacionais no segundo semestre vão sofrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o único caminho possível é anexar os estaduais na piramide nacional. Sendo a Série E totalmente regionalizada e sem a necessidade de ser profissional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Hazel disse:

Pra mim o único caminho possível é anexar os estaduais na piramide nacional. Sendo a Série E totalmente regionalizada e sem a necessidade de ser profissional. 

Concordo, mas pode ser inútil se a CBF cagar e andar, e não seria difícil acontecer isso dessa entidade. Mas se houvesse auxílio da CBF pra essa divisão, seria ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Yan Perisse disse:

Concordo, mas pode ser inútil se a CBF cagar e andar, e não seria difícil acontecer isso dessa entidade. Mas se houvesse auxílio da CBF pra essa divisão, seria ótimo.

Eu acho que o problema é criar atratividade pro torneio.

A Série D de 2016 já teve públicos piores que 200 pagantes, e isso porque entre essas partidas haviam times que tinham potencial pra subir pelo que foi mostrado nos estaduais. Os estaduais, por sua vez, conseguem até arrumar públicos "melhores" porque você tem o benefício de conquistar uma vaga para a Série D e pra Copa do Brasil, além daquela ânsia por passar de fase.

Mas... e a Série E? Como iria atrair público, sendo que o único benefício seria o acesso pra um nível que tinha uma quantidade razoável de jogos com pouco público?

Pra mexer nessa questão você acaba lembrando que não existe tanto apoio aos times do interior em relação aos da capital (aqui no Rio apoiam quase sempre as equipes quando em boa fase ou em clássicos regionais), mas aí entraria em outro mérito.

Eu também sou a favor de mais uma ou duas divisões nacionais, mas é complicado manter seus participantes financeiramente sendo que a Série D já não é muito rentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira os grandes dos estaduais e transforma essa merda em qualificatório pra série D, que seria totalmente regionalizada na fase de grupos e aconteceria após os estaduais.

Os grandes disputariam competições de tiro curto, como Nordestão, Primeira Liga e Copa Verde, concomitantemente com as primeiras fases da CdB e Libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, VitorSouza disse:

Eu acho que o problema é criar atratividade pro torneio.

A Série D de 2016 já teve públicos piores que 200 pagantes, e isso porque entre essas partidas haviam times que tinham potencial pra subir pelo que foi mostrado nos estaduais. Os estaduais, por sua vez, conseguem até arrumar públicos "melhores" porque você tem o benefício de conquistar uma vaga para a Série D e pra Copa do Brasil, além daquela ânsia por passar de fase.

Mas... e a Série E? Como iria atrair público, sendo que o único benefício seria o acesso pra um nível que tinha uma quantidade razoável de jogos com pouco público?

Pra mexer nessa questão você acaba lembrando que não existe tanto apoio aos times do interior em relação aos da capital (aqui no Rio apoiam quase sempre as equipes quando em boa fase ou em clássicos regionais), mas aí entraria em outro mérito.

Eu também sou a favor de mais uma ou duas divisões nacionais, mas é complicado manter seus participantes financeiramente sendo que a Série D já não é muito rentável.

Sim, sim. Mas aí eu não acredito que seja falha do sistema em si e sim da administradora do sistema (CBF) que não cuida adequadamente da Série D. Por isso que, conhecendo a CBF, eu prefiro continuar com os estaduais, prejudicaria menos os menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estaduais:

Primeiramente eu padronizaria todos os estaduais dando 15 datas pra eles, o formato de todos seria igual, como era o carioca antigo, duas taças.Esse formato é bom pois: tem fases "curtas", garante todos contra todos, garante todos os classicos, garante fases "mata-mata". Os estaduais poderiam ter no maximo 12 times, teria a fase grupo x grupo + semi final unica com final de turno unica e depois grupo dentro do grupo com semi final unica e final unica e depois a super final (se necessario) tambem unica, o local seria de definição da federação ou de um lugar que fosse consenso dos dois finalistas (os estaduais que tivessem 10, ou 8 poderiam ter fases semi final de ida e volta, ou as finais de turno assim, pra preencher as datas que sobrariam). O Unico estadual que poderia ter (no maximo) 16 times seria o Paulista e o formato tambem ficaria a criterio se respeitasse as 15 datas (poderia ser pontos corridos ou a minha forma preferida esdruxula: 2 grupos de 8, joga grupo contra grupo e uma rodada extra contra o seu "rival" e grupo, assim garantiria todos os classicos e depois mata-mata até o fim).

Segundo eu excluiria as 3a divisões estaduais (e 4a de SP), faria com que as 3a divisões estaduais fossem preliminarias de segunda, os times da 3a + times novos + piores da 2a anterior jogariam a fase preliminar e depois os melhores se juntariam aos melhores da 2a anterior, o que faria diminuir um pouco essa piramide estadual. Em SP eu manteria a A3 como ultima divisão mas faria a A2 com 32 clubes, dois grupos de 16.

Brasileiro

A Serie D teria 72 times com 12 grupos de 6, classificariam os 3 primeiros que iriam pra 6 grupos de 6, os 2 primeiros se classificariam e a ultima fase seria 12 times em turno unico (os campeões dos grupos fariam mais jogos em casa do que fora) valendo 6 vagas pra Serie C e os dois primeiros disputariam o titulo. (minimo 10 jogos, maximo 33)

A Serie C teria 28 times, dois grupos de 14, cairia 3 de cada grupo, os 3 primeiros de cada grupo iriam pro Hexagonal Final em turno e returno, sendo que o campeão dos dois grupos na 1a fase começariam o hexagonal com 1 ponto, 4 subiriam e os 2 primeiros fariam a final (minimo 26 jogos maximo 38 jogos)

B:ok

A:ok

 
"Pos-estaduais"

Começariam apos a 1a fase da Serie D, reuniria qualquer time sem calendario que estivesse afim de disputar + os times eliminados na 1a fase da D

Nos estados do Sul e Sudeste eu manteria/re-ativaria as Copas estaduais sendo que elas teriam que ter o minimo de 12 jogos para todos os times garantidos, o formato a criterio da federação

No Nordeste eu faria uma "2a divisão do Nordeste" tambem com 12 jogos minimo pra cada time garantido, seria regionalizado ao maximo possivel.

Faria uma "2a divisão da Copa Verde" (sem o ES) tambem mesmo estilo 12 jogos garantidos, regionalizado ao maximo.

Fim de ano haveria uma Copa em Brasilia que reuniria os campeões das Copas dos dos estados Sul-Sudeste (7 times), os campeões das "2a divisão" verde e nordeste (2 times) + o atual campeão desse torneio (na 1a versão iria um representante do DF) 10 times, dois grupos de 5, final entre os campeões, duraria no maximo 2 semanas.

 

Regionais:

Copa do Nordeste: diminuiria para 12 times: 1 de cada estado (9 estados), o atual campeão, e o 1o e 2o colocados da "segunda divisão do nordeste", dois grupos de 6 em turno unico, semi final e final 9 datas. (seriam jogados nas datas de libertadores/copa do brasil, como as 1as fase da Copa do Brasil são espalhadas dava pra dividir bem, terminaria em maio no maixmo)

Copa Verde: mesmo formato da Copa do Nordeste, 1 de cada estado (7 do Norte e 4 do centro-oeste) e o campeão da "2a divisão da Copa Verde) (seriam jogados nas datas de libertadores/copa do brasil, como as 1as fase da Copa do Brasil são espalhadas dava pra dividir bem, terminaria em maio no maixmo)

Primeira Liga: Ninguem Liga


Rio-SP: 8 times, seria disputado como pré-temporada em algum elefante branco (Manaus, Cuiabá, Brasilia) começaria com mata-mata, duraria 8 times, sabado, domingo, segunda e terça a 1a fase, quinta e sexta as semi final, no domingo a final

Sul-Minas: mesmo estilo do Rio-SP

 

 

Isso tudo no lindo mundo de FJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema atual da Série D é que o regulamento é uma bosta, o time campeão  jogou DEZESSEIS PARTIDAS. Quem caiu na primeira fase jogou SEIS.

Como que vai atrair público pra um campeonato desses ? Como que os times vão fazer contratos pra jogar 6 partidas ? Sem contar que depois o campeonato vira um mata-mata totalmente aleatório (com 16 avos de final) até restar 4 times. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...