Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Filosofias (?)

yurissoares

Posts Recomendados

Postado

E aí galera, beleza?

Tô com um dúvida chata sobre filosofias.
Uma filosofia 'muito fluido', diz q todos vão ajudar a atacar e defender? Mesmo que eu tenha colocado meu volante como defesa, ele vai para o ataque?

Li alguns materiais sobre, mas acho que não compreendi muito bem isso.

Postado
2 horas atrás, yurissoares disse:

E aí galera, beleza?
Tô com um dúvida chata sobre filosofias.
Uma filosofia ' muito fluido ', diz q todos vão ajudar a atacar e defender?
Mesmo que eu tenha colocado meu volante como defesa, ele vai para o ataque?
Lí alguns materiais sobre, mas acho que não compreendi muito bem isso.

A filosofia altera a criatividade e a compactação da equipe. Um time mais estruturado terá jogadores com menor liberdade criativa e será menos compacto. Um time mais fluído será mais compacto - menor distância entre linha de defesa e de ataque - e terá mais criatividade.

Respondendo tuas perguntas, portanto: não é que numa filosofia muito fluída teu zagueiro de repente vai virar atacante, mas ele vai ter uma maior liberdade criativa do que o normal para um zagueiro, além de uma mentalidade mais próxima do restante da equipe. Teu volante, no caso, mesma coisa. Ele vai jogar de forma mais ofensiva do que se tu usar uma versão estruturada, mas ele dificilmente vai realmente atacar, já que ele ainda assim tá em uma função de defesa. Se tu colocar ele em apoio, ele já vai atacar mais.

Pensa que é sempre uma alteração relativa ao padrão. O normal do volante - defender é ter um determinado valor de liberdade criativa e uma determinada mentalidade. Quanto mais fluído, maior vai ser a liberdade criativa e mais a mentalidade vai se aproximar do resto do time. No caso da mentalidade, pode funcionar no sentido contrário também - se tua equipe joga defensivamente, vão ser os atacantes que vão ter maior alteração na mentalidade, ficando mais defensivos.

Postado

compreendo.
Então é basicamento o que o próprio fm explica..

Postado
21 horas atrás, yurissoares disse:

compreendo.
Então é basicamento o que o próprio fm explica..

Exato.

Muito boa a explicação do @Danut.

Incrementando: sabe aquelas funções dos jogadores (defender, automático, apoiar e atacar)? Acaba que quanto mais fluída for a filosofia maior liberdade o jogador terá para alterar entre estas as funções. Neste caso, a consequência será uma maior compactação do time.

Eu, por exemplo, como gosto (bastante) de ter várias instruções individuais para cada jogador, prefiro ter um time com uma filosofia muito estruturada, pois, assim, eles respeitam totalmente a minha proposta de jogo e, consequentemente, eles têm uma menor liberdade criativa.

Abraços.

Postado
2 horas atrás, El Piratz disse:

Exato.

Incrementando: sabe aquelas funções dos jogadores (defender, automático, apoiar e atacar)? Acaba que quanto mais fluída for a filosofia maior liberdade o jogador terá para alterar entre estas as funções. Neste caso, a consequência será uma maior compactação do time.

Eu, por exemplo, como gosto (bastante) de ter várias instruções individuais para cada jogador, prefiro ter um time com uma filosofia muito estruturada, pois, assim, eles respeitam totalmente a minha proposta de jogo e, consequentemente, eles têm uma menor liberdade criativa.

Abraços.

Entendi @El Piratz.
Com a ajuda de você e do @Danut acho que compreendi o que essa função faz. Muito obrigado!

• 1 mês depois...
Postado

Em 30/11/2016 at 15:35, El Piratz disse:

Exato.

Abraços.

Eu queria tirar uma dúvida aqui sobre compactação: o que significa uma equipe jogar compacta no Football manager?

@El Piratz Entendi o que vc quis dizer com relação à fluidez alta do time estar ligada a compactar mais os setores, mas por exemplo: se numa filosofia estruturada eu peço para que o time jogue mais fechado (sem pontas) e com a linha defensiva em "normal" (meio-campo), o time também vai ficar compactado, não? Entendo a filosofia "estruturada" também como uma forma mais segura de armar um time com mentalidade "controlar" ou "defender", por exemplo. Já em esquemas mais atacantes ou até em contra-ataque, de repente uma fluidez maior ajude, até porque um time que vai ao ataque precisa de uma maior liberdade de criação e de aproximação de outros setores do time... seria mais ou menos essa a ideia?

Postado
Em 07/01/2017 at 15:43, Zakk. disse:

Eu queria tirar uma dúvida aqui sobre compactação: o que significa uma equipe jogar compacta no Football manager?

@El Piratz Entendi o que vc quis dizer com relação à fluidez alta do time estar ligada a compactar mais os setores, mas por exemplo: se numa filosofia estruturada eu peço para que o time jogue mais fechado (sem pontas) e com a linha defensiva em "normal" (meio-campo), o time também vai ficar compactado, não? Entendo a filosofia "estruturada" também como uma forma mais segura de armar um time com mentalidade "controlar" ou "defender", por exemplo. Já em esquemas mais atacantes ou até em contra-ataque, de repente uma fluidez maior ajude, até porque um time que vai ao ataque precisa de uma maior liberdade de criação e de aproximação de outros setores do time... seria mais ou menos essa a ideia?

A compactação no FM pode ser aumentada com a linha defensiva alta, comprimento curto, fluidez alta, etc.

A filosofia no FM não tem a ver com a liberdade de criação e sim com a movimentação, quanto maior a fluidez, maior o nível de contribuição de jogadores em mais de um setor. O comprimento aumenta a compactação horizontal, mas se estiver em estruturado eles podem não estar compactados verticalmente.

Postado
22 horas atrás, Yan Perisse disse:

A compactação no FM pode ser aumentada com a linha defensiva alta, comprimento curto, fluidez alta, etc.

A filosofia no FM não tem a ver com a liberdade de criação e sim com a movimentação, quanto maior a fluidez, maior o nível de contribuição de jogadores em mais de um setor. O comprimento aumenta a compactação horizontal, mas se estiver em estruturado eles podem não estar compactados verticalmente.

Entendi! Boa explicação!

E é válida aquela ideia de que quanto o maior número de funções dadas aos jogadores (armador recuado, atacante recuado, meia box-to-box, etc) mais "estruturada" deve ser a filosofia, ou apenas as instruções individuais é que importam mais para um time ter estilo de jogo com mais fluidez ou mais estrutura?

Postado
Em 01/08/2017 at 15:53, Zakk. disse:

Entendi! Boa explicação!

E é válida aquela ideia de que quanto o maior número de funções dadas aos jogadores (armador recuado, atacante recuado, meia box-to-box, etc) mais "estruturada" deve ser a filosofia, ou apenas as instruções individuais é que importam mais para um time ter estilo de jogo com mais fluidez ou mais estrutura?

A ideia é que quanto mais funções especializadas né. Quem desenvolveu essa idéia fez uma lista do que seriam as funções especializadas, não lembro ela assim de cabeça.

É uma ideia válida sim. O pensamento por trás dela é que quanto mais jogadores você tem que fazem uma função muito específica em campo, então menos é uma boa ideia dizer pra todo mundo substituir/trocar de posição com todo mundo em certos momentos. Se eles tiverem funções mais genéricas, que qualquer um pode executar, então a troca é mais positiva.

Um exemplo da vida real: o Douglas esse ano no grêmio tinha uma função muito muito específica. Logo a equipe precisa ser montada de tal forma que ele fique na função dele, logo um tanto mais estruturada.

Mas é uma regra geral né, vai ter situações onde tu vai ter motivos pra não utilizar isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...