Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-1-4-1 Tite

Netero

Posts Recomendados

Postado

Olá! Alguém poderia me explicar como funciona o 4141 de tite? Eu estou com um Manchester City ganhando tudo praticamente usando o princípio 323. No meu 4141 eu coloco os dois pontas atacando junto com o centroavante, o volante e os zagueiros defendendo e o resto tudo apoiando...o que acham?

Postado
28 minutos atrás, Netero disse:

Olá ! Alguém poderia me explicar como funciona o 4141 de tite ? eu estou com um manchester city ganhando tudo praticamente usando o princípio 323.meu 4141 eu coloco os dois pontas atancando junto com o centroavante,o volante e os zagueiros defendendo e o resto tudo apoiando...o que acham ???

É um tanto mais complexo que apenas ajustar as tarefas.
Os pontos principais, no meu ver, são:
- apoio e proximidade dos jogadores
- atacantes de lado revezando para recompor a defesa acompanhando as decidas dos laterais
- posse de bola e saída com ela nos pés, sem muita ligação direta e/ou chutões
- muita movimentação e infiltrações
- Meio campistas que sabem tanto desarmar quanto sair pro jogo
- num ritmo não tão lento e aproveitando bem a criatividade dos jogadores mais técnicos

Postado

Eu estou tentando achar a 4-1-4-1 perfeita , onde o time é muito compacto na hora de defender , no ataque o time conta muito com a subida dos laterais apoiando , sempre chegando para cruzar ou para criar joadas , porém ainda não consegui manter a posse de bola com essa formação. Continuarei tentando , fazendo ajustes ate achar ela perfeita

Postado

Acrescentando o que o @Thiago Anjo disse. Os laterais atacam os espaços deixado pelos ponta que atacam o meio. O Danilo atuava de Falso Nove, o Love atuava mais na frente, porém fazia o papel de pivô também.

Acho que esse link é fundamental pra entender um pouco do trabalho do Tite nessa última passagem dele. Aliás, esse blog já fez umas duas análises do 4-1-4-1 do Tite, mas se pesquisar no google dá pra achar algumas fontes explicando o trabalho.

• 3 semanas atrás...
Postado

Também to tentando aperfeiçoar meu 4-1-4-1 ala Tite. Dois pontas, dois meias centrais, um primeiro volante, um centroavante. Quem puder dar dicas agradeceria.

Postado
3 horas atrás, DonAlejandrodiez disse:

Também to tentando aperfeiçoar meu 4-1-4-1 ala Tite. Dois pontas, dois meias centrais, um primeiro volante, um centroavante. Quem puder dar dicas agradeceria.

Posta aí uma screen da sua tática (formação e instruções) pra gente dar algumas dicas.

• Leho. mudou o título para 4-1-4-1 Tite
  • 2 meses depois...
Postado

Uma coisa que sempre observei no plano tático do Tite é o apoio. A chegada em bloco no ataque.

Nesse 4-1-4-1, só 3 são fixos (defensivamente)! Os 2 zagueiros e o 1º volante. Os alas apoiam bastante, cansei de ver o Fagner e o Uendel em situações claras de gol. Os MCs chegando na área. Sempre imaginamos um MC - BTB e um CJA - APO. 

Sobre os Meias abertos, fazem papel de Extremo com a bola no pé e quando a bola está com o Aberto oposto, faz o papel de segundo atacante atacando o segundo poste.

Tenho dúvidas se o Love era F9 ou um Alvo. Na maior parte dos jogos que vi, ele atuava de costas pro gol, sempre trazendo um zagueiro adversário e abrindo espaços.

Admiro esse esquema pra caramba, mas ainda não consegui replicar esse estilo de jogo no FM17.

Na maioria das vezes, consegui defender bem! Porém a criação deixa muito a desejar.

• 1 mês depois...
Postado

Alguém tem a tatica disponivel para download?

• 1 mês depois...
Postado

Tô tentando replicar esse estilo também na Eslováquia. Sei que é complicado pela falta de jogadores de qualidade. O time até defende bem, mas ataca muito mal contra seleções razoáveis. Venci Israel por 5 a 0, mas perdi de 2 a 1 da Escócia. O time cria muito mal e é bem lento na transição defesa-ataque. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...