Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-1-2-3

Netero

Posts Recomendados

Postado

Olá! Quais seriam as melhores instruções para essa formação? Não consigo jogar com formações com meias atacantes nas pontas. Poderiam me ajudar?

Postado

Não sei quanto ao FM17, mas na versão anterior eu costumo usar um Ponta com função de Atacar e outro com uma função de apoiar, geralmente colocando um ala que chegue mais a frente com o Ponta de função atacar (que costuma cortar pelo meio). 

Também da pra colocar os dois com função de Segundo Atacante, com um Falso Nove centralizado. Eu uso isso numa das minhas táticas com o Resistência do paraguaí.

Postado

Eu falo de instruções coletivas,como comprimento e pressão..as individuais eu não mexo !

Postado

Depende do seu estilo. Eu acredito que o 4-1-2-3 possa ajudar mais no contra-ataque, jogando pelas laterais, com cruzamentos e rapidez. Mas ele também pode ser mais possessivo com a bola, ser mais compacto, com os laterais ajudando ofensivamente e os meias construindo o jogo de maneira mais lenta e girando mais a bola.

Postado

Eu gosto de compactação e ofensividade com cautela...eu tiro as pontas e coloco passe curto..dá certo ???

Postado
10 minutos atrás, Netero disse:

Eu gosto de compactação e ofensividade com cautela...eu tiro as pontas e coloco passe curto..dá certo ???

Eu jogo atualmente no 4-2-3-1 com pontas e consigo manter a bola facilmente. Com esse esquema, eu recomendaria utilizar os laterais para dar amplitude, mas pode ser que sua defesa esteja em risco se seus laterais não tenham físico para aguentar as subidas e também eles precisam de índice de Trabalho, para voltar quando precisar.

No meu esquema, os laterais são uma peça bastante importante, eu não conseguiria os resultados ofensivos que queria sem eles.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 24/10/2016 at 18:43, Netero disse:

41221 controle, passe curto e paciência, foi a melhor tática de posse que já montei

Postado

Mas o 4-1-2-3 é ideal para contra-atacar? 

Das vezes que a testei, com mentalidade balanceada, tinha média de 30% de ação no meio-campo. E adaptava-a no princípio 3-2-3. Fazendo dois gols em média.

Também só usava os laterais para apoiarem quando precisava reverter um placar desfavorável. Mas deixando um com função de defesa. O que geralmente era o esquerdo.

Postado
1 hora atrás, felipevalle disse:

Mas o 4-1-2-3 é ideal para contra-atacar? 

Das vezes que a testei, com mentalidade balanceada, tinha média de 30% de ação no meio-campo. E adaptava-a no princípio 3-2-3. Fazendo dois gols em média.

Também só usava os laterais para apoiarem quando precisava reverter um placar desfavorável. Mas deixando um com função de defesa. O que geralmente era o esquerdo.

As estatísticas dependem de sua estratégia, e o 4123 eu acho uma excelente formação para contra-atacar, principalmente quando usa bem os pontas 

Postado

Refiro-me ao 4-1-2-3 tendo um volante; dois meias centrais e mais três avançados centralizados.

O que acha?

Postado
4 horas atrás, felipevalle disse:

Refiro-me ao 4-1-2-3 tendo um volante; dois meias centrais e mais três avançados centralizados.

O que acha?

Sim. Geralmente esses avançados centralizados caem pelas pontas, mas você pode colocar os laterais para atacar. Por aqui, já fiz alguns gols com os laterais puxando o contra-ataque.

Postado
4 horas atrás, felipevalle disse:

O que acha?

Essa é a minha tática tradicional, mas para posse não rola muito bem, por que os 3 avançados não buscam jogo com regularidade nem com eficiência,  ficam sempre muito longe dos meias centrais

Postado

Ahan. Por isso que desses três atacantes recuo um, fazendo com que apoie os outros dois e busque jogo com os meias. 

E detalhe; caem bastante pelas pontas quando coloco eles como PdL.

Fiz alguns assim; mas não eram tão frequentes.

Postado
Em 04/11/2016 at 13:46, Thiago Anjo disse:

41221 controle, passe curto e paciência, foi a melhor tática de posse que já montei

Se você quer passe curto e paciência, tem algo que ajuda muito, que é colocar grande parte dos seus meias como construtores.

Uso duas táticas 4-2-3-1. Na primeira, quando quero atacar no centro, uso nos dois meias centrais construtor de jogo recuado (um defender e um apoiar) e nos dois pontas construtor de jogo avançado (apoiar). O MAC eu geralmente coloco meia ofensivo ou avançado sombra, dependendo da função do atacante. Quando quero atacar pelas pontas, faço o mesmo nos meias centrais, mas o MAC agora vira construtor de jogo avançado (atacar), e os pontas ficam à critério da partida, embora geralmente use um ponta e um segundo atacante com melhor pé oposto ao MAC (ambos apoiando -colocar em atacar faz com que a mentalidade seja alta, daí eles não voltam pra marcar- e com chegar à frente sempre que possível ativado nas individuais pra consertar a questão ofensiva, que fica prejudicada com uma mentalidade mais baixa).

Tem dado muito certo, sobretudo em relação a posse. Em um save com o Arsenal, meu time tem média de 59,2% (o segundo no quesito tem 54,3%) e meus meias centrais sempre ultrapassam os 100 passes por jogo. Detalhe, sempre com 90% ou mais de acertos. O porém é que as chances claras não são muito recorrentes.

PS: Fiz a citação errada! Era pro rapaz que fez a pergunta! hahahaha

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...