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Em 09/01/2021 em 08:53, ElPerroMG disse:

Eu estava pensando em algo mais no 4-1-2-3, porque é a mesma formação que uso na minha tática mais ofensiva, então ficaria mais fácil de alterná-las durante o jogo. 

CAFb0f7fee8cde5c386.png

Montei essa aqui, tô usando fora de casa e até que não tá indo mal não. Eu tentei colocar o CJRec (Def) em vez do MAA, mas meu time perdeu demais em participação ofensiva, então acabei deixando o MAA. 

Vocês mudariam alguma coisa?

Eu acho que o seu time cadencia muito a bola e isso não vai ajudar no contra-ataque. Por exemplo: Avançado Interior, Falso 9, Pivô Defensivo, Defensor com Bola, Goleiro-Líbero.

Essas funções para mim não funcionam numa tática de contra-ataque. Um sistema assim pede jogadores com instruções de serem mais básicos e diretos. Por exemplo, eu gosto muito do MC (At). O MAA é uma função que não me agrada muito, principalmente quando tem um jogador que avança tanto como é o caso do MC (At). Tenta um MRB que ele vai fazer um papel parecido e vai te dar uma consistência defensiva maior.

Eu tentaria:

GK: Goleiro normal
ZG: DC (D)
Laterais: DL (Au)
Volante: Trinco
MCD: MRB (Ap)
Pontas: Ponta Invertido (At) e Extremo (Ap)
CA: Avançado Recuado (At)
 

Postado
Em 10/01/2021 em 19:15, Banton disse:

Eu acho que o seu time cadencia muito a bola e isso não vai ajudar no contra-ataque. Por exemplo: Avançado Interior, Falso 9, Pivô Defensivo, Defensor com Bola, Goleiro-Líbero.

Essas funções para mim não funcionam numa tática de contra-ataque. Um sistema assim pede jogadores com instruções de serem mais básicos e diretos. Por exemplo, eu gosto muito do MC (At). O MAA é uma função que não me agrada muito, principalmente quando tem um jogador que avança tanto como é o caso do MC (At). Tenta um MRB que ele vai fazer um papel parecido e vai te dar uma consistência defensiva maior.

Eu tentaria:

GK: Goleiro normal
ZG: DC (D)
Laterais: DL (Au)
Volante: Trinco
MCD: MRB (Ap)
Pontas: Ponta Invertido (At) e Extremo (Ap)
CA: Avançado Recuado (At)
 

A ideia era fazer mesmo um jogo de mais posse, porém o time ficou muito lento realmente. Tentei colocar o CJ (Def) e depois o (Ap) em vez do MAA, mas o time perdeu demais em ofensividade, fomos massacrados nos 2 jogos. Acabei retornando para o MAA e as coisas fluíram dnv. Essa do goleiro eu viajei mesmo, nem havia percebido hahah. O trinco segura mais né? Imaginei que o Pivô faria um "terceiro zagueiro" por ali, mas percebi que o time fica mais seguro mesmo com o Trinco. Ainda não acertei com o falso 9 e acabei voltando como PL mesmo. O AvR faz essa função ofensiva do PL também né? 

Continuo na luta hahha.

Valeu pelas dicas!!

Postado
5 horas atrás, ElPerroMG disse:

A ideia era fazer mesmo um jogo de mais posse, porém o time ficou muito lento realmente. Tentei colocar o CJ (Def) e depois o (Ap) em vez do MAA, mas o time perdeu demais em ofensividade, fomos massacrados nos 2 jogos. Acabei retornando para o MAA e as coisas fluíram dnv. Essa do goleiro eu viajei mesmo, nem havia percebido hahah. O trinco segura mais né? Imaginei que o Pivô faria um "terceiro zagueiro" por ali, mas percebi que o time fica mais seguro mesmo com o Trinco. Ainda não acertei com o falso 9 e acabei voltando como PL mesmo. O AvR faz essa função ofensiva do PL também né? 

Continuo na luta hahha.

Valeu pelas dicas!!

Se você pegar as páginas mais antigas desse tópico, você vai ver a gente falando sobre Construtor de Jogo.

Eu gostaria muito de que você testasse as funções que indiquei, só pra você ter uma ideia. Custa nada tentar.

Não gosto do MAA (Ap) quando se tem um jogador que basicamente faz a mesma função que a dele. O MC (At) só é mais incisivo. Eu prefiro muito mais um MRB (Ap) do lado para dar consistência defensiva e roubar bolas para gerar um contra-ataque. E ele vai subir no ataque quando for necessário, fazendo aquele elemento surpresa se precisar. O problema é que ele faz bastante falta. O ideal é não usar um jogador com aquele defeito de ser sujo. Porque vai tomar muito cartão.

O AvR (At) é a minha função preferida. Eu parei no FM 18, então não sei como ele está nos novos FM. Mas ele faz de tudo e funciona em qualquer tática. Seja contra-ataque ou posse. Ele avança e recua quando necessário. Segura a bola procurando apoio (Um MC (At) ou um Extremo Invertido (At) ao invés de resolver ele mesmo como o PL (At) faz.

Postado
Em 15/01/2021 em 02:09, Banton disse:

Se você pegar as páginas mais antigas desse tópico, você vai ver a gente falando sobre Construtor de Jogo.

Eu gostaria muito de que você testasse as funções que indiquei, só pra você ter uma ideia. Custa nada tentar.

Não gosto do MAA (Ap) quando se tem um jogador que basicamente faz a mesma função que a dele. O MC (At) só é mais incisivo. Eu prefiro muito mais um MRB (Ap) do lado para dar consistência defensiva e roubar bolas para gerar um contra-ataque. E ele vai subir no ataque quando for necessário, fazendo aquele elemento surpresa se precisar. O problema é que ele faz bastante falta. O ideal é não usar um jogador com aquele defeito de ser sujo. Porque vai tomar muito cartão.

O AvR (At) é a minha função preferida. Eu parei no FM 18, então não sei como ele está nos novos FM. Mas ele faz de tudo e funciona em qualquer tática. Seja contra-ataque ou posse. Ele avança e recua quando necessário. Segura a bola procurando apoio (Um MC (At) ou um Extremo Invertido (At) ao invés de resolver ele mesmo como o PL (At) faz.

Sim, Banton, vou tô pretendo usar essas funções que você disse mesmo. Comprei o FM21 e irei testá-lo usando essas funções. Tô querendo abrir um tópico aqui, falando do desenvolvimento da tática e implantação de um modelo de jogo. Assim como o @Leonardo Castello tá fazendo com o futebol total.

 

  • 2 semanas atrás...
Postado (editado)

Usei dois Carrillero e laterais ofensivos na 4-1-2-1-2 e não deu certo. Os caras ficavam mais no meio de campo do que cobrindo as laterais. E eles são exímios roubadores de bola e se posicionam muito bem. Não adianta. É foda. não dá pra entender esse jogo. Desde o FM 14 que eu não consigo fazer uma tática sem pontas render.

Extremo Invertido é uma posição que eu ainda não entendi. Estou usando no meu 4-1-4-1 porque meus laterais são ofensivos pra cacete. Não é agressivo como o Avançado Interior mas ao mesmo tempo é passivo como um CJA (Ap). Achei que encaixaria no meu estilo de jogo por ser de posse de bola mas não to vendo isso. Parece que precisa de um sistema específico para essa função render. Eu ainda não entendi o que ela faz.

A Carrillero também mudou muito meu conceito. Achei que seria uma espécie de Trinco que cobria as laterais mas é o inverso. O Carrilero na verdade é os que muitos acham que o Mezzala é.

Editado por Banton
Postado (editado)
Em 26/01/2021 em 00:24, Banton disse:

Usei dois Carrillero e laterais ofensivos na 4-1-2-1-2 e não deu certo. Os caras ficavam mais no meio de campo do que cobrindo as laterais. E eles são exímios roubadores de bola e se posicionam muito bem. Não adianta. É foda. não dá pra entender esse jogo. Desde o FM 14 que eu não consigo fazer uma tática sem pontas render.

Extremo Invertido é uma posição que eu ainda não entendi. Estou usando no meu 4-1-4-1 porque meus laterais são ofensivos pra cacete. Não é agressivo como o Avançado Interior mas ao mesmo tempo é passivo como um CJA (Ap). Achei que encaixaria no meu estilo de jogo por ser de posse de bola mas não to vendo isso. Parece que precisa de um sistema específico para essa função render. Eu ainda não entendi o que ela faz.

A Carrillero também mudou muito meu conceito. Achei que seria uma espécie de Trinco que cobria as laterais mas é o inverso. O Carrilero na verdade é os que muitos acham que o Mezzala é.

Eu uso no Porto os Extremos Invertidos e venho obtendo bons resultados. Uso dois jogadores no meio que não são ofensivos. Então os extremos funcionam como criadores de jogadas. Vem da ponta pro meio e procuram ou o lateral (ideal que sejam ofensivos e ultrapassem a linha da bola) ou um dos dois atacantes que eu utilizo. Acredito que jogadores que tenham boa visão de jogo sejam bons para essa função. Com a função de Apoio eles são bem passivos e não pisam muito na área. Com a função de Ataque já é diferente eles tem pouca paciência no meio e logo abandonam a construção e vão pra área esperar cruzamento. 

Editado por danycrs
Postado
1 hora atrás, danycrs disse:

Eu uso no Porto os Extremos Invertidos e venho obtendo bons resultados. Uso dois jogadores no meio que não são ofensivos. Então os extremos funcionam como criadores de jogadas. Vem da ponta pro meio e procuram ou o lateral (ideal que sejam ofensivos e ultrapassem a linha da bola) ou um dos dois atacantes que eu utilizo. Acredito que jogadores que tenham boa visão de jogo sejam bons para essa função. Com a função de Apoio eles são bem passivos e não pisam muito na área. Com a função de Ataque já é diferente eles tem pouca paciência no meio e logo abandonam a construção e vão pra área esperar cruzamento. 

Eu usei na tarefa Apoio pra fazer a dupla com os laterais ofensivos. Não rendeu o esperado mas depois analisando os jogos, percebi que a função não fazia aquilo que eu esperava.

É uma função muito boa, eu já fiz tópico falando sobre pontas que cortam pra dentro e lá a gente chegou no consenso de que era essa função que eu procurava. Mas tem que ter uma plataforma ideal para essa função render. Não é como Avançado Interior ou Extremo que encaixa em qualquer sistema, por exemplo.

Eu estou tentando fazer uma tática nova, tentando sair do 4-2-3-1 e 4-3-3. Mas tá difícil. Nada me agrada e acabo sempre caindo na mesmice.

Eu fiquei um tempão sem jogar FM e desaprendi tudo. Incrível. Nem parece que ano passado eu fiz vários tópicos analisando formações e funções. Isso tem me deixado frustrado kkk

Postado

Desculpa o flood, mas preciso de que vocês me ajudem. O que a instrução para equipe "Marcação Apertada" faz necessariamente? Queria uma explicação, nunca usei porque eu nunca entendi o que isso faz. 

Os jogadores ficam colados no jogador adversário? É bom para qual tipo de sistema de jogo? Eu tava estudando umas taticas prontas e vi que várias delas tem essa opção setada nas instruções para equipa. 

Postado
3 hours ago, Banton said:

Desculpa o flood, mas preciso de que vocês me ajudem. O que a instrução para equipe "Marcação Apertada" faz necessariamente? Queria uma explicação, nunca usei porque eu nunca entendi o que isso faz. 

Os jogadores ficam colados no jogador adversário? É bom para qual tipo de sistema de jogo? Eu tava estudando umas taticas prontas e vi que várias delas tem essa opção setada nas instruções para equipa. 

Até onde eu saiba, essa instrução diz aos teus jogadores para ficarem mais próximos do adversário quando ele entra na zona de responsabilidade do defensor. Em vez de marcar o cara a uns metros de distância, ficar fungando no cangote antes mesmo dele receber a bola.

Como ponto positivo, essa instrução reduz o espaço para o adversário receber a bola e pensar o que fazer. Na hora que o passe sair, ele já vai estar disputando espaço pra sequer conseguir tocar na bola, quem dirá continuar a jogada.

Por outro lado, justamente por fazer o defensor ficar mais grudado no atacante, é um estilo que vai exigir da capacidade física do defensor. Se ele for muito fraco, o adversário pode facilmente fazer a parede e manter o defensor fora de ação só com a força do corpo - nesse caso, manter um pouco mais de distância e buscar a dividida depois que o cara pega a bola pode ser mais efetivo.

O outro ponto perigoso na utilização da marcação apertada é que ela abre espaço para que o atacante ganhe na velocidade. Com uma marcação mais distante o zagueiro tem tempo de reagir a uma corrida. Ao se grudar no adversário, abre o risco de que o atacante faça o giro e corra pra receber a bola livre lá na frente.

Muita gente (eu inclusive) costumava confundir a marcação apertada com a pressão, mas mais recentemente vi explicações de que são instrumentos muito distintos. A pressão diz mais respeito ao jogador que está com a bola. É instruir teus atletas a correrem pra cima de quem está com a bola assim que ele recebe ela - muitas vezes até mesmo abandonando sua posição de origem. O objetivo é pegar a bola de volta o mais rápido possível. Em alguns casos, isso pode até resultar em uma marcação mais relaxada, já que teu defensor não vai se preocupar tanto com o cara que está ao lado dele, e vai em vez disso atrás de tirar a bola de quem estiver com ela.

Já a marcação apertada diz mais respeito aos atletas que se colocam como opção de passe, mas não estão com a bola. É dizer pro teu time pra ficar grudado no atacante que tá rondando a área enquanto a bola ainda está no meio de campo. O objetivo aqui é impedir que esse jogador tenha espaço pra receber e trabalhar a bola, não ir pra cima de quem está com a bola no momento. É um "se o cara entrar nesse espaço, gruda nele e não larga" (mas observe que não é marcação homem a homem, é voltado para o espaço - o zagueiro fica ali no seu lugar e quando alguém chega perto ele gruda no cara. Se o cara sai daquele lugar, o zagueiro larga ele e outro jogador é que vai grudar).

Por isso, é uma instrução que o FM coloca como padrão em táticas bem defensivas, onde a lógica é ficar em bloco atrás e não deixar nem um centímetro de espaço para os jogadores dentro desse espaço defensivo. Nessas táticas, há também a vantagem de que o espaço nas costas da zaga é pouco, então o risco de ficar grudado e acabar perdendo quando o atacante faz o giro e a corrida é pequeno.

 

Se quiser entender melhor essas instruções no jogo, eu recomendo pegar um save com uma equipe maior e só jogar uma partida prestando atenção nisso. Eu tinha um save aleatório aqui que peguei e me coloquei de treinador do Bayer Leverkusen (é bom uma equipe maior porque os jogadores seguem melhor instruções táticas né) no dia antes do jogo deles com o Bayern (ótimo pra ver essa parte mais defensiva já que o Bayern tende a dominar a bola no jogo). Aí rodei o jogo com uma tática base que usa pressão (tiki-taka em profundidade) e depois a mesma partida com uma tática que usa marcação apertada (Catenaccio). Não precisa nem ver o jogo todo, vi uns 20 minutos de cada um só (mas em modo completo). E aí sem qualquer preocupação com resultado, só olhando para a movimentação dos teus jogadores.

Dá para ver direitinho como jogando com pressão teu time corre atrás de quem tá com a bola, mas deixa os outros atletas mais livres. Fica uma correria atrás de quem tá com a bola no momento, enquanto os outros tem mais espaço. No momento em que o cara recebe a bola é que todo mundo corre pra cima dele, mas enquanto ele não tem a bola a marcação é mais distante. Já com o Catenaccio o time fica todo mais atrás (o que não tem a ver com a instrução de marcação apertada em si né, é consequência do resto das instruções), mas gruda muito mais no Lewandowski e nos pontas do Bayern quando eles estão lá na frente. Toda vez que um deles pensava em entrar um pouquinho mais na área um zagueiro grudava no cara e ficava correndo junto, até o jogador do Bayern sair daquele espaço. Tentei até fazer um vídeo pra trazer aqui e mostrar, mas a opção de exportar lances do FM é bugadaça e não funcionou.

Postado
Em 26/01/2021 em 00:24, Banton disse:

Usei dois Carrillero e laterais ofensivos na 4-1-2-1-2 e não deu certo. Os caras ficavam mais no meio de campo do que cobrindo as laterais. E eles são exímios roubadores de bola e se posicionam muito bem. Não adianta. É foda. não dá pra entender esse jogo. Desde o FM 14 que eu não consigo fazer uma tática sem pontas render.

Extremo Invertido é uma posição que eu ainda não entendi. Estou usando no meu 4-1-4-1 porque meus laterais são ofensivos pra cacete. Não é agressivo como o Avançado Interior mas ao mesmo tempo é passivo como um CJA (Ap). Achei que encaixaria no meu estilo de jogo por ser de posse de bola mas não to vendo isso. Parece que precisa de um sistema específico para essa função render. Eu ainda não entendi o que ela faz.

A Carrillero também mudou muito meu conceito. Achei que seria uma espécie de Trinco que cobria as laterais mas é o inverso. O Carrilero na verdade é os que muitos acham que o Mezzala é.

Cara, usei bastante a tática com 2 carrileros na 442 losango e tive bons resultados, mas os jogadores eram extremamente bons(tipo, SURREAIS) e talvez tenha pesado. Trazendo pra vida real é difícil ver algum time brilhando hoje em dia nessa tática, nem culpo o FM

É bem fácil entender o Extremo Invertido, ele puxa mais pro meio campo do que pra diagonal, ele é menos vertical que o Avançado Interior, que faz corridas mais pra dentro da área adversária. Vale a pena usar quando vc não tem um MC que ocupe aquele espaço, tipo um MAA por exemplo. 

 

Postado
On 1/27/2021 at 6:43 PM, Banton said:

Desculpa o flood, mas preciso de que vocês me ajudem. O que a instrução para equipe "Marcação Apertada" faz necessariamente? Queria uma explicação, nunca usei porque eu nunca entendi o que isso faz. 

Os jogadores ficam colados no jogador adversário? É bom para qual tipo de sistema de jogo? Eu tava estudando umas taticas prontas e vi que várias delas tem essa opção setada nas instruções para equipa. 

No FM, essa instrução quase transforma a marcação por zona em marcação individual por setor...

Acaba, mais cedo ou mais tarde, em "overcomitting" defensivo e exige muita da cobertura.

Por isso, eu não gosto (principalmente em sistemas táticos que não aplicam muita pressão ou que jogam com defesa mais baixa pode ser meio trágico (kkkk)).

Prefiro instruir, quando necessário, marcação apertada a um ou dois jogadores adversários (quase nunca sobre centro-avantes)...

Marcação apertada em um DLF, F9 ou CF inteligente e rápido, por exemplo, é quase suicídio defensivo no FM (rs...)...

Quando uso, é em conjunto com contra-pressão, pra tentar cortar linhas de passe (e, mesmo assim, não funciona muito bem), além de continuar aumetando o risco em situações de grande-área...

 

Enfim... tem quem goste. Kkkkk

 

Eu desaconselharia... Rs

 

Boa noite.

Postado
Em 28/01/2021 em 23:36, juliommc disse:

No FM, essa instrução quase transforma a marcação por zona em marcação individual por setor...

Acaba, mais cedo ou mais tarde, em "overcomitting" defensivo e exige muita da cobertura.

Por isso, eu não gosto (principalmente em sistemas táticos que não aplicam muita pressão ou que jogam com defesa mais baixa pode ser meio trágico (kkkk)).

Prefiro instruir, quando necessário, marcação apertada a um ou dois jogadores adversários (quase nunca sobre centro-avantes)...

Marcação apertada em um DLF, F9 ou CF inteligente e rápido, por exemplo, é quase suicídio defensivo no FM (rs...)...

Quando uso, é em conjunto com contra-pressão, pra tentar cortar linhas de passe (e, mesmo assim, não funciona muito bem), além de continuar aumetando o risco em situações de grande-área...

 

Enfim... tem quem goste. Kkkkk

 

Eu desaconselharia... Rs

 

Boa noite.

Discordo totalmente.

Como o nome ja diz, "Marcação" é agir para prevenir ou tentar prevenir que um jogador adversário receba a bola em condição de fazer um passe ou dar prosseguimento à jogada, numa situação em que ele ainda não recebeu a bola. É diferente por exemplo de "pressão" ou "desarme", que estão relacionados à maneira como seus jogadores atacam o adversário quando ele está na posse da bola.

Portanto, "Marcação Apertada" é uma instrução que pede aos seus jogadores para atuarem como verdadeiras sombras aos jogadores adversários, colados neles para tentar dificultar a construção das jogadas e complicar a troca de passes. Mas como nem todo jogador tem a mesma capacidade de marcação, isso não garante que a bola vai ser sempre recuperada com sucesso.

Agora imaginemos que seu time atua com uma mentalidade mais alta, onde a largura é maior, assim como a linha defensiva, e a compactação vertical é menor, porque o primeiro objetivo é se movimentar e buscar espaços para atacar e fazer gols, não impedir que o adversário faça. Isso significa que seus jogadores atuam mais longe uns dos outros - e na medida em que você pede para marcar apertado, seu atleta cola no adversário mas, como o colega do mesmo time está mais longe e faz o mesmo, aumenta-se o risco de abrirem buracos para serem explorados em trocas de passe e jogadas em velocidade. Portanto, a instrução se torna contraditória ou contraproducente.

Pelo contrário, se você pratica um futebol mais físico e defensivo, por exemplo com Linha de Engajamento Mais Baixa e uma mentalidade mais baixa, seus jogadores naturalmente jogarão com menor largura e mais próximos uns dos outros. Então se você pedir a eles para marcarem apertado, eles colarão nos adversários mas a proximidade entre eles permitirá que, se houver um erro de marcação, o time possa tentar corrigir rapidamente, porque o espaço que vai aparecer será menor e pode ser coberto de maneira mais fácil. É uma das instruções mais simples e mais eficientes para iniciar a construção de um sistema de defesa agressiva em bloco.

Quer um exemplo de como Marcação Apertada está associada a um futebol mais físico e defensivo? Ela está presente em diversos templates que propõem esse tipo de jogo, como contragolpe, mas não em outros mais ofensivos.

Isso quer dizer que você não pode usar marcação apertada em times mais ofensivos e agressivos? De maneira alguma, cada um joga como prefere e às vezes mesmo sendo contraditório, funciona. Ainda mais se seu time tiver grande superioridade física (em divisões inferiores) ou técnica (em nível mais alto), porque isso compensa qualquer risco que se corra. Porém, a tendência é que, quanto mais coerente se for dentro do jogo, mais você vai conseguir tirar dos seus jogadores e construir sistemas mais equilibrados, com menor grau de risco e de oscilação entre as partidas.

Postado

Vocês que gostam de criar tópicos de conteúdo. Deixo minha sugestão para vocês: Criar tópico explicando sobre pontos fortes, fracos e quais sistemas são bons em tal formação.

Por exemplo, o Henrique fez isso no canal do fórum, mas parece que ele deixou a ideia de lado, sendo que é maravilhosa. Tô jogando num 4-4-2 e me ajudou muito a ajustar minha tática o vídeo dele falando sobre a formação. Estou tentando emular algo parecido com aquele Arsenal do Henry e Bergkamp mas acabei chegando a um sistema um pouco diferente.

Em 27/01/2021 em 13:31, Banton disse:

Eu usei na tarefa Apoio pra fazer a dupla com os laterais ofensivos. Não rendeu o esperado mas depois analisando os jogos, percebi que a função não fazia aquilo que eu esperava.

É uma função muito boa, eu já fiz tópico falando sobre pontas que cortam pra dentro e lá a gente chegou no consenso de que era essa função que eu procurava. Mas tem que ter uma plataforma ideal para essa função render. Não é como Avançado Interior ou Extremo que encaixa em qualquer sistema, por exemplo.

Estou com o Argentino Juniors no FM 18 e cheguei a conclusão de que o Extremo Invertido como Meia-Lateral (MD e ME) é nada mais nada menos que um extremo com mais liberdade em campo. Se ele quiser cortar pra dentro, ele corta; mas o estilo de jogo deve é totalmente de um Extremo. O que me incomoda também, é o fato de em várias ocasiões durante a partida, ele está na linha de fundo e cruza com a perna errada (se ele está na esquerda e é direito, ele cruza com a esquerda por conta do posicionamento). Frequenta muito pouco o centro do campo. Me parece ser mais uma função focada em overlapping mesmo - como a própria descrição diz. 

O Armador-Lateral frequenta muito o meio campo e faz exatamente a função que eu estava buscando. Mas por ser um armador, ele fica muito com a bola e tira todo o brilhantismo do meu Bergkamp e do meu CJR (D). É muito difícil achar uma função que ocupe o meio campo e que consiga jogar sem a bola nos pés. Acho que só usando dois MAC mesmo.

Lembrando que isso é no FM 18. Não sei se é válido para as versões mais recentes, porque podem ter atualizado as funções do jogador.

 

Postado
44 minutes ago, Tsuru said:

Discordo totalmente.

Como o nome ja diz, "Marcação" é agir para prevenir ou tentar prevenir que um jogador adversário receba a bola em condição de fazer um passe ou dar prosseguimento à jogada, numa situação em que ele ainda não recebeu a bola. É diferente por exemplo de "pressão" ou "desarme", que estão relacionados à maneira como seus jogadores atacam o adversário quando ele está na posse da bola.

Portanto, "Marcação Apertada" é uma instrução que pede aos seus jogadores para atuarem como verdadeiras sombras aos jogadores adversários, colados neles para tentar dificultar a construção das jogadas e complicar a troca de passes. Mas como nem todo jogador tem a mesma capacidade de marcação, isso não garante que a bola vai ser sempre recuperada com sucesso.

Agora imaginemos que seu time atua com uma mentalidade mais alta, onde a largura é maior, assim como a linha defensiva, e a compactação vertical é menor, porque o primeiro objetivo é se movimentar e buscar espaços para atacar e fazer gols, não impedir que o adversário faça. Isso significa que seus jogadores atuam mais longe uns dos outros - e na medida em que você pede para marcar apertado, seu atleta cola no adversário mas, como o colega do mesmo time está mais longe e faz o mesmo, aumenta-se o risco de abrirem buracos para serem explorados em trocas de passe e jogadas em velocidade. Portanto, a instrução se torna contraditória ou contraproducente.

Pelo contrário, se você pratica um futebol mais físico e defensivo, por exemplo com Linha de Engajamento Mais Baixa e uma mentalidade mais baixa, seus jogadores naturalmente jogarão com menor largura e mais próximos uns dos outros. Então se você pedir a eles para marcarem apertado, eles colarão nos adversários mas a proximidade entre eles permitirá que, se houver um erro de marcação, o time possa tentar corrigir rapidamente, porque o espaço que vai aparecer será menor e pode ser coberto de maneira mais fácil. É uma das instruções mais simples e mais eficientes para iniciar a construção de um sistema de defesa agressiva em bloco.

Quer um exemplo de como Marcação Apertada está associada a um futebol mais físico e defensivo? Ela está presente em diversos templates que propõem esse tipo de jogo, como contragolpe, mas não em outros mais ofensivos.

Isso quer dizer que você não pode usar marcação apertada em times mais ofensivos e agressivos? De maneira alguma, cada um joga como prefere e às vezes mesmo sendo contraditório, funciona. Ainda mais se seu time tiver grande superioridade física (em divisões inferiores) ou técnica (em nível mais alto), porque isso compensa qualquer risco que se corra. Porém, a tendência é que, quanto mais coerente se for dentro do jogo, mais você vai conseguir tirar dos seus jogadores e construir sistemas mais equilibrados, com menor grau de risco e de oscilação entre as partidas.

Se o seu time joga defensivamente mais estreitado, protegendo a zona central e cedendo as "beiradas" do campo, a marcação apertada é menos danosa, realmente (porque a cobertura está sempre mais próxima, como você mencionou)...

O mesmo pode ser dito quando  há "encaixe" tático suficiente entre as duas formações (por exemplo, 4-3-3 DM wide contra 4-2-3-1); isso porque a marcação seria feita sem que seus jogadores precisassem abandonar sua posição média no shape defensivo da equipe (considerando que o adversário não tenha muita liberdade de movimentação em um esquema mais "estreito").

Ainda assim, você teria problemas com os zagueiros (centrais e laterais... rs) sendo atraídos para "fora" da linha defensiva.

A questão da intensidade também precisa ser mencionada. E, além disso, não podemos nos esquecer que uma equipe não vai passar os 90 minutos em fase de organização defensiva (as transições ofensivas adversárias também precisam ser consideradas - e como essa instrução vai afetar sua transição para a defesa)...

De uma forma geral, pra mim, o conceito de marcação, dado de forma simplista seria: "pressionar o jogador sem a bola"... Pressão, no FM, instrui a apertar quem tem a bola, enquanto marcar instrui quase o mesmo, mas em relação ao adversário que não tem a bola...

Dependendo de quem marca, o "buraco" criado é irreparável (e desnecessário), a meu ver. O termo, aqui, nem seria tanto o "overcomitting" (que eu mencionei lá em cima), que tem mais relação com espaço gerado por pressão (em quem tem a bola) desnecessária; mas se você pensa na marcação como uma forma de pressão, ele até pode até ser utilizado.

Aí fica a pergunta: Se você não vai pressionar quem tem a bola, qual seria o sentido de se marcar aquele que não a tem? Talvez você queira evitar que o jogador a receba. OK, mas nessa situação por que adicionar a instrução a todos os outros adversários? (parece que estou falando em marcação individual; e é isso que realmente ocorre, a meu ver, principalmente quando o adversário coloca "números" contra sua defesa, em esquemas que sobrecarregam).  

 

Nas táticas default do FM, eu sempre removo a instrução, quando ela existe... A linha defensiva mais baixa também (jogo de standard pra cima... rs).

 

Aliás, eu considero vender zagueiros que marcam apertado (nos traits) por causa das transições (principalmente)... Ou remover o movimento em treino... kkkk

 

Mas é quase uma questão de gosto mesmo... e talvez eu esteja exagerando um pouco também. Kkkkk...

E também concordo que depende muito das características do elenco (assim como quase tudo no futebol e no FM).

 

Boa tarde.

 

Postado
6 horas atrás, juliommc disse:

Aí fica a pergunta: Se você não vai pressionar quem tem a bola, qual seria o sentido de se marcar aquele que não a tem? Talvez você queira evitar que o jogador a receba. OK, mas nessa situação por que adicionar a instrução a todos os outros adversários? (parece que estou falando em marcação individual; e é isso que realmente ocorre, a meu ver, principalmente quando o adversário coloca "números" contra sua defesa, em esquemas que sobrecarregam).  

A chave aqui é o posicionamento. Tanto "Marcação Apertada" quanto "Desarme Agressivo" são voltadas para dificultar a movimentação adversária e reduzir os espaços sem que seus jogadores evitem abandonar as posições naturais em busca da bola, ao contrário do que fazem as instruções de pressão e contra pressão. É por isso que vejo os dois primeiros como mais adequados para sistemas defensivos e de risco mais baixo, enquanto os dois últimos tendem a funcionar melhor em sistemas mais ofensivos e que aplicam maior risco

Apesar de ser possível adicionar a marcação individualmente, distribuindo entre seus atletas, quando você usa como parte do jogo de equipe está estimulando um comportamento similar, evitando que alguns marquem mais colado e outros não, gerando talvez algo mais parecido com uma defesa em bloco. 

Postado
1 hour ago, Tsuru said:

A chave aqui é o posicionamento. Tanto "Marcação Apertada" quanto "Desarme Agressivo" são voltadas para dificultar a movimentação adversária e reduzir os espaços sem que seus jogadores evitem abandonar as posições naturais em busca da bola, ao contrário do que fazem as instruções de pressão e contra pressão. É por isso que vejo os dois primeiros como mais adequados para sistemas defensivos e de risco mais baixo, enquanto os dois últimos tendem a funcionar melhor em sistemas mais ofensivos e que aplicam maior risco

Apesar de ser possível adicionar a marcação individualmente, distribuindo entre seus atletas, quando você usa como parte do jogo de equipe está estimulando um comportamento similar, evitando que alguns marquem mais colado e outros não, gerando talvez algo mais parecido com uma defesa em bloco. 

Entendo sua forma de ver... dificultar exatamente a movimentação e impedir o aproveitamento dos espaços gerados pela pressão/marcação, com imposição física intensa.

Já tentei usar com pressão mais alta, em sistemas  medium e high block e também não me agradou muito...

De uma forma geral, eu não uso (de forma alguma) em sistemas mais baixos (linha standard, com ou sem compactação) e tendo a não usar nos outros também... Ou seja, não é mesmo do meu gosto e, sempre que me perguntam, desaconselho... Hehehe. Qualquer falha individual de posicionamento, ou cobertura, pode criar chances claras para o adversário. E, mesmo na ausência dessas falhas, a qualidade adversária no ataque, ou mobilidade e inteligencia, se tornam ameaça maior do que normalmente já seriam.

 

Boa noite.

  • 1 mês depois...
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Me rendi ao FM 21. É possivelmente a melhor versão do jogo. Algumas coisas não me agradaram mas é porque eu pulei duas versões, então é questão de adaptação.

O ponto que eu quero chegar aqui é o seguinte: Estou num 4-4-2 feito no RateMyTatic, 5 estrelas. Até ai tudo bem. Só que na prática, o meu PL faz menos gols que o Avançado Recuado/Falso 9. É bizarro. Estou no segundo save e notei que o atacante na tarefa Apoiar faz muitos mais gols que em Atacar. É só aqui comigo?

Meu atacante é um Ponta-de-Lança Fixo perfeito, o cara realmente não tem defeito; mas de acordo com RMT, eu teria que colocar ele como PL. Sem problemas. O cara é bola e consegue. Mas mesmo assim, ele chuta muito pouco e quando chuta, a zaga defende ou o goleiro consegue fazer alguma defesa milagrosa.

Eu tô sentindo que o FM tá favorecendo muito táticas que usam esse centroavante de suporte e um ponta entrando. Essa é a minha experiência até aqui. E a de vocês?

E se possível, me passem algumas dicas porque tô passando sufoco nesse FM. Meu time é um dos melhores da liga e a gente não consegue bater de frente com equipes medianas ou do mesmo calibre e não estou conseguindo entender o fato do meu centroavante goleador não ser o goleador do time.

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17 horas atrás, Banton disse:

O ponto que eu quero chegar aqui é o seguinte: Estou num 4-4-2 feito no RateMyTatic, 5 estrelas. Até ai tudo bem. Só que na prática, o meu PL faz menos gols que o Avançado Recuado/Falso 9. É bizarro. Estou no segundo save e notei que o atacante na tarefa Apoiar faz muitos mais gols que em Atacar. É só aqui comigo?

Isso acontecia muito comigo no FM 17 quando eu jogava num 442 inglês. No meu caso eu usava uma estratégia de sobrecarga lateral, então o PL e outros jogadores "puxavam" toda a marcação pra um lado e quem sempre aparecia livre era o Atacante Recuado do outro, no fim acabou sendo ele o principal artilheiro.

Como eu sempre digo, RMT é bom mas não é ótimo hehehe. Vale usar pra você dar uma olhada e ver se a tática tem algum buraco, mas não leva tão ao pé da letra, ele sugere às vezes algumas coisas que na prática não funcionam tão bem, ou exige certos ajustes para as 5 estrelas que acabam por ser meio excessivos - tipo usar Passe Mais Direto em esquemas que, pela mentalidade e distribuição do time, já fazem isso naturalmente. Na dúvida fica sempre com o que você vê no jogo.

17 horas atrás, Banton disse:

Eu tô sentindo que o FM tá favorecendo muito táticas que usam esse centroavante de suporte e um ponta entrando. Essa é a minha experiência até aqui. E a de vocês?

Eu tô usando um atacante goleador no centro com um ponta invertido dando suporte e apoio, dentro do meu esquema tem funcionado bem. 

17 horas atrás, Banton disse:

E se possível, me passem algumas dicas porque tô passando sufoco nesse FM. Meu time é um dos melhores da liga e a gente não consegue bater de frente com equipes medianas ou do mesmo calibre e não estou conseguindo entender o fato do meu centroavante goleador não ser o goleador do time.

O FM 21 é muito legal, mas tenho observado que é bem exigente em relação às capacidades do seu time. Está cada vez mais difícil enfiar um sistema tático goela abaixo "porque sim", treinadores que conseguem se adaptar mais ao que possuem e ao que o time é capaz de fazer tendem a ter menos dificuldades no médio/longo prazo. Não é que você não possa impor seu jeito de jogar, eu só tenho achado que a chance de sucesso é menor, mesmo.

Quando puder, posta um print da tática e explica um pouco como você quer jogar - como quer atacar e como quer se defender -, de repente posso te ajudar com algumas dicas ou te dar alguma ideia. Se você preferir, pode trazer também prints da tela de relatório da equipe - aquela que mostra os atributos dos seus jogadores de defesa, meio e ataque em relação à média da liga - e de repente posso te ajudar a pensar junto uma forma de jogar. 🙂 

Postado (editado)

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Editado por Banton
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6 horas atrás, Tsuru disse:

Isso acontecia muito comigo no FM 17 quando eu jogava num 442 inglês. No meu caso eu usava uma estratégia de sobrecarga lateral, então o PL e outros jogadores "puxavam" toda a marcação pra um lado e quem sempre aparecia livre era o Atacante Recuado do outro, no fim acabou sendo ele o principal artilheiro.

Como eu sempre digo, RMT é bom mas não é ótimo hehehe. Vale usar pra você dar uma olhada e ver se a tática tem algum buraco, mas não leva tão ao pé da letra, ele sugere às vezes algumas coisas que na prática não funcionam tão bem, ou exige certos ajustes para as 5 estrelas que acabam por ser meio excessivos - tipo usar Passe Mais Direto em esquemas que, pela mentalidade e distribuição do time, já fazem isso naturalmente. Na dúvida fica sempre com o que você vê no jogo.

Eu tô usando um atacante goleador no centro com um ponta invertido dando suporte e apoio, dentro do meu esquema tem funcionado bem. 

O FM 21 é muito legal, mas tenho observado que é bem exigente em relação às capacidades do seu time. Está cada vez mais difícil enfiar um sistema tático goela abaixo "porque sim", treinadores que conseguem se adaptar mais ao que possuem e ao que o time é capaz de fazer tendem a ter menos dificuldades no médio/longo prazo. Não é que você não possa impor seu jeito de jogar, eu só tenho achado que a chance de sucesso é menor, mesmo.

Quando puder, posta um print da tática e explica um pouco como você quer jogar - como quer atacar e como quer se defender -, de repente posso te ajudar com algumas dicas ou te dar alguma ideia. Se você preferir, pode trazer também prints da tela de relatório da equipe - aquela que mostra os atributos dos seus jogadores de defesa, meio e ataque em relação à média da liga - e de repente posso te ajudar a pensar junto uma forma de jogar. 🙂 

Vou mandar uma DM pra você depois.

Mas fico aqui também a espera de aprender mais sobre o FM 21. Mudou muita coisa do 18 para a versão atual. Então estou atento a qualquer dica que o pessoal colocar aqui. Estou editando aqui agora os set pieces que acredito que é muito importante. É uma forma da engine te ganhar e você não perceber. Porque a gente não costuma assistir uma partida inteira. Mas talvez uma bola parada errada seja no ataque ou na defesa, pode mudar completamente o jogo.

  • 2 semanas atrás...
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Nova guia (reddit.com)

Se alguem poder fazer um tópico sobre movimentos preferidos igual tinha antigamente, eu e muitas pessoas ficariam gratas demais. Deixei um link ai como exemplo.

  • Vice-Presidente
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On 3/31/2021 at 5:11 AM, Banton said:

Nova guia (reddit.com)

Se alguem poder fazer um tópico sobre movimentos preferidos igual tinha antigamente, eu e muitas pessoas ficariam gratas demais. Deixei um link ai como exemplo.

Esse não serve?

 

Postado

 

Em 31/03/2021 em 01:11, Banton disse:

Nova guia (reddit.com)

Se alguem poder fazer um tópico sobre movimentos preferidos igual tinha antigamente, eu e muitas pessoas ficariam gratas demais. Deixei um link ai como exemplo.

Só faltou uma tabela ou mesmo uma planilha contendo os mpj recomendados para cada função.

  • 2 semanas atrás...
Postado
On 3/18/2021 at 9:44 PM, Banton said:

Me rendi ao FM 21. É possivelmente a melhor versão do jogo. Algumas coisas não me agradaram mas é porque eu pulei duas versões, então é questão de adaptação.

O ponto que eu quero chegar aqui é o seguinte: Estou num 4-4-2 feito no RateMyTatic, 5 estrelas. Até ai tudo bem. Só que na prática, o meu PL faz menos gols que o Avançado Recuado/Falso 9. É bizarro. Estou no segundo save e notei que o atacante na tarefa Apoiar faz muitos mais gols que em Atacar. É só aqui comigo?

Meu atacante é um Ponta-de-Lança Fixo perfeito, o cara realmente não tem defeito; mas de acordo com RMT, eu teria que colocar ele como PL. Sem problemas. O cara é bola e consegue. Mas mesmo assim, ele chuta muito pouco e quando chuta, a zaga defende ou o goleiro consegue fazer alguma defesa milagrosa.

Eu tô sentindo que o FM tá favorecendo muito táticas que usam esse centroavante de suporte e um ponta entrando. Essa é a minha experiência até aqui. E a de vocês?

E se possível, me passem algumas dicas porque tô passando sufoco nesse FM. Meu time é um dos melhores da liga e a gente não consegue bater de frente com equipes medianas ou do mesmo calibre e não estou conseguindo entender o fato do meu centroavante goleador não ser o goleador do time.

Bem, já tem bastante tempo mas o que vale é a intenção.

Vamos por partes. Eu não sei sua tática completa, mas só vendo pela dupla de ataque já dá pra entender o porque do seu PL não ser o goleador. Em toda tática na atualidade, o centroavante funciona basicamente como ocupador dos zagueiros, ele fica ali plantado exatamente pra eles não incomodarem o resto do time. Isso é um fato. Pra conseguir fazer com que ele seja seu goleador principal, primeiramente você precisaria fazer com que ele não fosse o último homem à frente. Existem diversas formas, e a graça é descobrir como rsrs.

Outro fato é que, função de ataque não significa nem perto que seu jogador vai ser goleador. Mas porque disso?
Simples, todo jogador de ataque vai sempre tentar quebrar linhas primeiramente, e marcar quando tiver o espaço. Obviamente que tem diversas "roles" que não quebram linhas porque são criadores primariamente, porém acho muito trabalho pontuar um por um. Mas no caso do PL ele serve basicamente como um "empurrador" pro seu time, ele vai puxar as linhas de zagueiro pra frente, ocupar eles na área e se sobrar algum espaço, vai tentar finalizar.

Outro fato, porque essa combinação entre CT suporte e ponta interior funciona tanto? Porque é o que maioria dos times fazem!
O centroavante ocupa o zagueiro mais próximo e o ponta penetra na linha entre o zagueiro e o ponta. O zagueiro tem que tomar a decisão se fecha o ponta, ou se fecha o centroavante, logo ele fica em uma situação completamente desfavorável pra ele. Essa é a famosa jogada de movimento dentro do canal (sim, aquela instrução que você pode dar pro seu jogador).Mas aí vc se pergunta, porque tão efetiva? Porque é uma jogada simples, um time que usa muito isso é o City, e veja como eles dominaram a Premier League nos últimos anos.

Voltando ao problema inicial do seu centroavante, você tem que fazer com que ele tenha espaço pra jogar. Se ele for o cara que vai ocupar os zagueiros para que o resto do time tenha esse espaço, ele nunca vai brilhar da forma que você espera. Soluções para o seu problema é:

1. Uma tática de contra-ataque rápido e fulminante. Se seu PL for rápido pra acompanhar e seu time jogar certinho, provavelmente ele vai receber uma boa bola próximo ou dentro da área com espaço suficiente pra finalizar com qualidade. Você também precisaria de pontas rápidos e técnicos pra fazer isso acontecer. Porém focar demais nesse tipo de ataque pode acabar desperdiçando o resto no time ao custo de dar esse espaço pra ele.

2. Ligação direta. Já viu quando você toma aquela bola nas costas e o PL adversário deita na sua defesa e mete um golaço? Pois é, você tem essa opção, porém, vai depender do seu adversário jogar com linhas altas ou, caso contrário, seu PL vai ter que correr muito, dando tempo pro time adversário todo voltar.

3. Mudar a tática pra adequar a ele. Isso é arriscado de fazer, porque você pode ter que sacrificar seu time todo ao custo de fazer ele funcionar. Se ele for isso tudo, seria uma boa, mas lembre-se sempre, é muito melhor você ter um sistema que tem diversas opções de finalização, que apenas um jogador como ponto focal.

Espero que alguma dessas informações te ajude, e qualquer caso, pode chamar na DM.

Postado (editado)

@Banton, eu sou um jogador novo de FM, comecei no 20 mesmo, mas acho que consigo te ajudar também, já que joguei 2 títulos recentes em sequência e consigo fazer as comparações de um para o outro.

Achei o FM21 bem difícil também, mas daí é chover no molhado. Algo que pode ser feito para tu poder tirar melhor proveito das suas táticas é se adaptar ao que tu tem em mãos, como o @Tsuru explicou.

O que tu vem enfrentando com teus atacantes é algo normal, acredito, pois aqui também sofro com isso. Meu amado 4-3-3 aqui não rende, na verdade, se eu não utilizar nenhum critério sensato para análise, eu diria que NUNCA rendeu. Tudo bem, é um estilo de posse com formação fluída, geralmente em esquemas assim, os gols são mais diluídos no time inteiro, mas o que acontece comigo é ao fim de uma temporada meu artilheiro máximo ter 15, 17, 20 gols e isso acho muito pouco.

Eu usei muito tempo um centroavante como Avançado Recuado - tanto atacar quando apoiar - e ele era o cérebro do time, mesmo não sendo o melhor jogador. Fazia gols e dava assistências. Quando peguei um cara mais físico, melhor tecnicamente, mais alto, até mais rápido eu diria - pensei "agora vai chover gol", - meu time entrou numa draga danada.

Deu até tempo para ele se acostumar, mas foi embora. Ele era ponta de lança que marcava a rodo no clube anterior com um estilo e jogo até similar ao meu.

Ainda estou avaliando, mas a minha análise até aqui é de que dupla de ataque ou formações sem pontas tendem a ser melhores no jogo. Até por que se for ver na prática, muito mais da metade dos treinadores/times na DB do jogo usam linha de 4 na defesa.

Editado por schacoffee

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