Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)
3 horas atrás, Leho. disse:

Belo teste, @Leonardo Castello! Seria interessante agora pegar uma amostragem maior, dentro de uma temporada inteira por exemplo.

Você falou dos zagueiros cobrindo as subidas dos laterais (alas): funcionou bem mesmo? Porque eu sinto uma dificuldade enorme em me defender quando meus laterais acabam subindo no terreno, meu volante quase sempre tem que sair e o buraco pro adversário explorar se abre na entrada da área.

No mais, seu pensamento na montagem das estratégias foi bem coerente, resta saber se dá pra jogar assim (sem pontas) contra a IA, que adora uma formação com pontas espetados.

Então, mudar a função dos zagueiros foi uma grande surpresa pra mim nesse FM, nunca fui de fazer isso. Em minha outra tática 4231 assimétrica q tenho um Médio Defensivo e um Cj no centro faço uso de bloqueio e cobertura para os zagueiros e vem dando certo. Como nessa tática só tenho um Médio Defensivo na frente dos zagueiros resolvi testar 2 cobrindo e funciona se vc quer evitar bolas longas nas costas. Caso não tenha Alas ofensivos é possível utilizar tbm um lateral defensivo junto de um zagueiro bloquear, essas combinações são bem interessantes pra um equilíbrio defensivo.

Você disse que seu volante quase sempre precisa sair pra apertar, tu tá usando qual função pra ele? O trinco costuma não fazer pressão, pode tentar utilizar ele 

Editado por Leonardo Castello
  • Diretor Geral
Postado
10 hours ago, Leonardo Castello said:

[...] Você disse que seu volante quase sempre precisa sair pra apertar, tu tá usando qual função pra ele? O trinco costuma não fazer pressão, pode tentar utilizar ele. 

Médio Defensivo (def) mesmo.

Postado

Mais uma Supertaça pra conta:

ySrxE0X.png

La Liga no momento: 

rz4qonC.png

Os 2 zagueiros cobrindo caindo como uma luva (melhor defesa por ora):

hgaK42h.png

Atualizações sobre o esquema que não mudam minha fluidez - Alas dando amplitude, Avançado Interior com a função de encurtar e ficar mais próximo do centroavante, a responsabilidade dele é ajudar na área. Extremo Invertido, fica aberto e tem mais responsabilidade de armação, ajudando com bolas enfiadas e cruzamentos (que é por característica da função). CJA, finta mais e organiza as jogadas no meio, é o maestro. MC, perfeito para o meu jogador que gosta de se movimentar, chutar de longe e dar passes da morte, antes estava como CJ mas essa função limitava muito ele, usando MC eu posso ter mais liberdade de setar instruções. CJ atrás, é bem autoexplicativo, ele vai iniciar os movimentos, tirar a bola da defesa.

Últimos resultados:

kr7tbtr.png

• Diretor Geral
Postado
5 hours ago, Leonardo Castello said:

[...]

Os 2 zagueiros cobrindo caindo como uma luva (melhor defesa por ora):

hgaK42h.png

Atualizações sobre o esquema que não mudam minha fluidez - Alas dando amplitude, Avançado Interior com a função de encurtar e ficar mais próximo do centroavante, a responsabilidade dele é ajudar na área. Extremo Invertido, fica aberto e tem mais responsabilidade de armação, ajudando com bolas enfiadas e cruzamentos (que é por característica da função). CJA, finta mais e organiza as jogadas no meio, é o maestro. MC, perfeito para o meu jogador que gosta de se movimentar, chutar de longe e dar passes da morte, antes estava como CJ mas essa função limitava muito ele, usando MC eu posso ter mais liberdade de setar instruções. CJ atrás, é bem autoexplicativo, ele vai iniciar os movimentos, tirar a bola da defesa.

[...]

Caramba Léo, que campanha sensacional em La Liga até aqui — aliás, você podia relatar melhor pra nós esse save seu aí né, tá interessantíssimo hahaha tem até o tópico pra isso, que tal? rs rs —, o time tá voando.

Mas agora que eu vi que seu bloco ofensivo tá todo setado em "atacar", hahahah isso não espaça demais o time não, deixando o grupo lá da frente meio que isolado? Porque se for ver bem, você tem apenas 2 jogadores setados em "defender" (no caso é "cobrir"), 4 jogadores apoiando e 4 também no ataque haha. A intenção é essa mesmo, ser bastante ofensivo?

No mais, parabéns pelos resultados. 👏🏽👏🏽

Postado
44 minutos atrás, Leho. disse:

Caramba Léo, que campanha sensacional em La Liga até aqui — aliás, você podia relatar melhor pra nós esse save seu aí né, tá interessantíssimo hahaha tem até o tópico pra isso, que tal? rs rs —, o time tá voando.

Mas agora que eu vi que seu bloco ofensivo tá todo setado em "atacar", hahahah isso não espaça demais o time não, deixando o grupo lá da frente meio que isolado? Porque se for ver bem, você tem apenas 2 jogadores setados em "defender" (no caso é "cobrir"), 4 jogadores apoiando e 4 também no ataque haha. A intenção é essa mesmo, ser bastante ofensivo?

No mais, parabéns pelos resultados. 👏🏽👏🏽

É verdade, esqueci desse tópico, vou lançar as próximas atualizações lá, obrigado.

Agora sobre seu questionamento tático,  grande dúvida sua. Mas isso tem um motivo, o meu estilo de jogo que inclusive foi preparado desde a pré-season com treinamentos específicos é baseado em alta pressão e transições rápidas através de passes curtos. Você disse que o bloco da frente ficaria muito alto comparado ao grupo de trás, bem, essa é a intenção XD, eu quero abafar o adversário quando perco a bola e não dar chance de pensarem a jogada, obviamente não terei posse por mt tempo pq não é esse meu objetivo.

Você deve se perguntar pq eu não mesclei as funções de Ataque/Meio/Defesa com as tarefas, é pq não vi necessidade. Tenho 4 jogadores atrás que me ajudam a tirar essa bola da defesa e 4 pra afundarem a linha adversária forçando-os a recuarem ou sofrerem consequências com bolas nas costas. Meu Cj antes estava como defender mas eu sentia que ele tava muito recuado e podia ser mais participativo um pouco à frente.

Caso eu não consiga recuperar a bola nessa contra-pressão, tenho 2 zagueiros rápidos que vão me oferecer solidez defensiva, não é perfeito, já tomei gols de contra-ataque, porém são raros. Confesso que antes de ir dormir ontem eu tava pensando em alterar o Cja pra apoiar, mas farei isso com calma, até pq quero meus homens da frente bem agressivos. 

Tem apenas uma situação em que mudo a tarefa de um dos pontas, quando entra um lateral Defensivo, seja ele zagueiro improvisado ou lateral defensivo de origem, no lado dele em questão seto o ponta pra ficar mais aberto e apoiar, isso vai manter minha fluidez Flexível, se eu mantesse meu ponta em atacar o time ficaria Estruturado e não é isso que quero. 

Mt obrigado pelo feedback, tá sendo um save maravilhoso de se jogar. Uma das versões que mais aprendi taticamente.

• Diretor Geral
Postado
27 minutes ago, Leonardo Castello said:

[...]

Imaginei que fosse um sistema de alta pressão mesmo, hahahahah... mas achei bem ousado de sua parte, massa isso. E que bom que surtiu o efeito desejado também, né? Hahah, às vezes a gente bola uns esquemas na nossa cabeça, tenta passar isso pro jogo mas acaba não funcionando como a gente imaginou.

Eu também tô gostando dessa versão, aprendendo bastante.

Postado

ADeNVN0.jpg

Não é só no FM que acontece isso não.

Postado
6 horas atrás, Zap! disse:

ADeNVN0.jpg

Não é só no FM que acontece isso não.

o problema não é nem esse, são as chances claras desperdiçadas, isso que realmente me irrita. Todos nós sabemos que chutes e posse de bola nem significa tanta coisa, mas chances criadas é foda, seu time cria mas os jogadores perdem cada gol feito 

Postado
19 horas atrás, Leonardo Castello disse:

o problema não é nem esse, são as chances claras desperdiçadas, isso que realmente me irrita. Todos nós sabemos que chutes e posse de bola nem significa tanta coisa, mas chances criadas é foda, seu time cria mas os jogadores perdem cada gol feito 

Eu te entendo cara. Passo por isso. Foi só pra dar uma descontraída. Não sei se as chances do City foram claras ou não porque não vi o jogo nem os melhores momentos.

Postado

Tava pensando aqui... Faz diferença no desempenho de um jogador colocar pra treinar numa função e jogar em outra? Coloquei o Haaland pra treinar como Avançado Completo e ta jogando como Ponta-de-lança, faz diferença no desempenho dele?

Postado (editado)
13 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Tava pensando aqui... Faz diferença no desempenho de um jogador colocar pra treinar numa função e jogar em outra? Coloquei o Haaland pra treinar como Avançado Completo e ta jogando como Ponta-de-lança, faz diferença no desempenho dele?

Por qual motivo tu ta treinando ele nessa função se não pretende jogar com ele nessa função? Ademais não tem pq o desempenho cair

Editado por Leonardo Castello
Postado
18 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Talvez o desempenho não caia, mas vai diminuir o aprendizado na função treinada.

Postado
5 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Por qual motivo tu ta treinando ele nessa função se não pretende jogar com ele nessa função? Ademais não tem pq o desempenho cair

já fiz isso pensando em dar uma nova posição natural para o jogador. E também porque o adjunto recomenda em ser adequado para o jogador treinar em tal posição. Daí seleciono alguma função dela. Geralmente a mais próxima possível do que ele estaria fazendo na tática. Dando um exemplo; às vezes um meia central treina como CJR e de volante também tem essa função, então o treino teria pouca diferença.

Imagino que isso vá agregar no repertório tático do jogador no médio e longo prazo, ainda que seja ineficaz para a necessidade atual da função na tática.

Então, digamos que eu tenha um lateral direito que não tenha posição natural de volante, e tenha recebido conselho para ser treinado nessa posição. Coloco-o para ser treinado, e em alguns meses já consiga se adaptar e obter essa posição, e depois o adjunto não dê mais nenhum conselho e eu retorne a treiná-lo de lateral direito. Será que isso não iria ajudar no desempenho agora como lateral direito ou mesmo o inverso, atuando como volante ganhe os benefícios que ser lateral possa lhe dar?

Digo isso tudo, porque vi uns artigos de FM15 ainda que comparava o rendimento de pontas que faziam mais gols quando eram naturais ou competentes de atacante lateral. Ou seja, dependendo do que for fazer em campo se tem uma posição abaixo ou acima pode ajudar, ainda que os atributos contem bastante, e a tática também, entre outros fatores.

Postado
1 hora atrás, Thiago disse:

Talvez o desempenho não caia, mas vai diminuir o aprendizado na função treinada.

por assim dizer ele sofreria então uma penalização, ainda que quase imperceptível no seu desempenho, já que se para ou reduz no aprendizado é sinal de que o rendimento no jogo poderia ser melhor do que apresenta, ou no final das contas o que vale são os atributos para o que estiver orientado, e a moral do jogador? 

Postado
6 hours ago, Leonardo Castello said:

O treino do avançado completo abrange muito mais atributos que o do ponta-de- lança, por exemplo. Apesar de na prática as funções serem um pouco diferente eu queria saber se essa maior "abrangência" no treinamento daria algum resultado negativo.

Postado (editado)
2 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

O treino do avançado completo abrange muito mais atributos que o do ponta-de- lança, por exemplo. Apesar de na prática as funções serem um pouco diferente eu queria saber se essa maior "abrangência" no treinamento daria algum resultado negativo.

Você tem meio que um "número" pra ser distribuído entre os atributos à medida em que treina. Com o Avançado Completo, você distribui mais esses atributos, deixando o cara completo mesmo, mas com atributos "médios", ao invés de maximizar os atributos chave da função que você pretende utilizar o jogador.

Exemplo tosco: seu atacante tem finalização 14 e impulsão 8, com dois pontos de atributo a distribuir. Se você treina avançado completo, a finalização vai a 15 e impulsão 9. Se você treina ponta de lança (impulsão não é específico do treino), finalização vai a 16.

Claro que tem outras variáveis, como a própria função desempenhada no jogo, PPM e treino de atributos específicos, mas é por aí.

Dito isso, eu sempre treino Avançado Completo nos jogadores jovens, pra depois encaixar no treino de função específica (até 23/25 anos). Mesma coisa para alas, MCs e zagueiros, onde eu escolho a função mais completa entre todas na posição e depois encaixo na função da tática

Editado por Rafael Pires D.
Postado
4 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Então você está preocupado com a evolução de mais atributos pro seu atacante. Bem, vi um cara no fórum da SI que postou um teste sobre os treinos individuais, e a conclusão dele foi que mais atributos treinados demoram mais pra evoluir, porém crescem de maneira uniforme, o foco direcionado em menos atributos faz com que os atributos específicos treinados evoluam bem mais rápido, todavia existe o risco de outros atributos não essenciais pra função diminuírem vertiginosamente. 

Eu particularmente nunca testei treinar o jogador na função que ele não vai exercer, não posso confirmar se vai evoluir se ele não jogar e se habituar a ela, mas vc pode testar tranquilamente, embora eu recomende que você deixe o treino como ponta de lança e coloque mais um treino de foco individual em algo que ele seja fraco

• Diretor Geral
Postado

Eu não sou o melhor "manager" pra falar do tema aí, desconheço bastante do assunto maaaaas... o que eu noto aqui no meu save é que essa questão de evolução tende a estar mais ligada ao PA do atleta do que propriamente com o treino individual que ele é setado.

Um exemplo: tenho um jovem lateral esquerdo com 3.5 estrelas de PA, 20 anos, reserva imediato do setor, atributos bem equilibrados e com tempo de jogo razoável. Mesmo setando ele pra um treino específico de "lateral descomplicado" (que é onde eu vejo ele sendo mais forte e é justamente também a função que ele desempenha no time), outros atributos também estão sendo evoluídos, fora dos fundamentais pra esse treino. Ou seja: o PA é quem deve estar "falando mais alto" nesse caso do que a minha ordem em setá-lo no treino individual.

Postado
8 horas atrás, Leho. disse:

Eu não sou o melhor "manager" pra falar do tema aí, desconheço bastante do assunto maaaaas... o que eu noto aqui no meu save é que essa questão de evolução tende a estar mais ligada ao PA do atleta do que propriamente com o treino individual que ele é setado.

Um exemplo: tenho um jovem lateral esquerdo com 3.5 estrelas de PA, 20 anos, reserva imediato do setor, atributos bem equilibrados e com tempo de jogo razoável. Mesmo setando ele pra um treino específico de "lateral descomplicado" (que é onde eu vejo ele sendo mais forte e é justamente também a função que ele desempenha no time), outros atributos também estão sendo evoluídos, fora dos fundamentais pra esse treino. Ou seja: o PA é quem deve estar "falando mais alto" nesse caso do que a minha ordem em setá-lo no treino individual.

Mas foi isso que falei, Léo. Esse treino individual de "posição/tarefa" é mais válido do que o foco adicional, a probabilidade dele desenvolver outros atributos msm q seja lentamente é mais alto do que apenas colocar o foco adicional que daria atenção a 2 ou 3 atributos

Postado

Olha esse meu zagueiro da base, desde o início eu dou atenção ao treino individual de posição ao invés do foco adicional, ele evoluiu bem uniformemente 

ZaMrqOK.png

dLPbYbN.png

M6BVeX0.png

• Diretor Geral
Postado
12 hours ago, Leonardo Castello said:

Mas foi isso que falei, Léo. Esse treino individual de "posição/tarefa" é mais válido do que o foco adicional, a probabilidade dele desenvolver outros atributos msm q seja lentamente é mais alto do que apenas colocar o foco adicional que daria atenção a 2 ou 3 atributos

Ah desculpe, é que eu não tinha entendido assim sua posição hahaha, então beleza.

Postado
On 7/15/2020 at 11:39 AM, Rafael Pires D. said:

Você tem meio que um "número" pra ser distribuído entre os atributos à medida em que treina. Com o Avançado Completo, você distribui mais esses atributos, deixando o cara completo mesmo, mas com atributos "médios", ao invés de maximizar os atributos chave da função que você pretende utilizar o jogador.

Exemplo tosco: seu atacante tem finalização 14 e impulsão 8, com dois pontos de atributo a distribuir. Se você treina avançado completo, a finalização vai a 15 e impulsão 9. Se você treina ponta de lança (impulsão não é específico do treino), finalização vai a 16.

Claro que tem outras variáveis, como a própria função desempenhada no jogo, PPM e treino de atributos específicos, mas é por aí.

Dito isso, eu sempre treino Avançado Completo nos jogadores jovens, pra depois encaixar no treino de função específica (até 23/25 anos). Mesma coisa para alas, MCs e zagueiros, onde eu escolho a função mais completa entre todas na posição e depois encaixo na função da tática

Entendi, não sabia dessa dos atributos. Eu imaginava que treinando em certas funções mais completas seria bem mais vantajoso que treinar em outras não tão completas. Valeu!

Postado

Eu acho que treino específico não leva a lugar nenhum. Deixo o cara treinando a função da minha tática.

Querendo ou não, ele vai evoluir todos os atributos inclusive os indesejáveis (defensivos).

Postado

Desculpa o flood mas alguém já conseguiu fazer o Trinco ter uma média boa de atuação? Aqui ele sempre tem médias de 6.60 à 6.80 independente se o meu time está ganhando de goleada ou não.

Estou jogando num 4-3-3, 7 jogadores do meu time vão ao ataque e só fica ele junto com os zagueiros. Mas apesar de ele segurar a posição, me parece que ele é muito soft. Não contribui muito além disso.

A minha idéia é ter um jogador segurando a posição junto com os zagueiros mas na primeira oportunidade, tentar roubar a bola. Aumento a pressão dele?

Postado

O trinco fica mais paradão mesmo, sem muita mobilidade.

Para tentar roubar a bola, não seria mais indicado o Médio Recuperador de Bolas?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...