_Matheus_ Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 O primeiro teste que eu faria é mudar o Cáceres para apoiar. Depois disso mudaria o central com a tarefa defensiva para um papel que o deixe mais recuado, tipo MRB/defender. Armador recuado/defender, na minha opinião, precisa ser um cara meio fora da curva, bom de passe o suficiente pra dar umas enfiadas, com alguma visão de jogo (no geral precisa ter técnica) e ter capacidade de combater no meio campo. Citar
hendrik Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 @bstrelow Eu comecei a fazer os experimentos aqui, mas se eu tirar o "manter a posse de bola" pra diminuir o comprimento dos passes, meu time para de render! Que eu não to lá com aquele timaço... Mas eu retirei a instrução "explorar o meio" e meu time começou a se distribuir melhor no Meio de Campo, agora eu estou tendo um suporte melhor para os laterais, sem perder a criatividade na meia cancha. O único probleminha que eu tô tentando resolver é com os atacantes, jogar com um Meia Atacante com função de Armador Avançado - Atacar tá sendo muito bom, esse jogador consegue aproveitar todos os espaços na terceira parte do campo, porém, os meus atacantes estão apagados em campo, tirando em torno de 6.5, 6.6 de média! Aí eu tô procurando um modo aqui em que eu consiga fazer com que eles rendam mais! Mas até agora, nada... No mais man, valeu pelo help! Suas dicas estão dando resultado! Citar
hendrik Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 @_Matheus_ Então man... Eu mudei aqui a função de alguns jogadores conforme o pessoal me disse na pagina anterior e vem fazendo resultado. Atualmente, meu time está composto na Meia Central assim: Armador Recuado - Defender (Acabei optando por colocar o Caceres nessa função, por ser um jogador que marca bem) Meia Recuperador de Bolas - Apoiar (Tô jogando com o Alan Santos, essa função vem me dando maior poder pra combater a saída de bola adversária, com isso, eu pude adiantar a minha marcação) Meia Central - Apoiar (Dependendo de contra quem e contra qual estilo de jogo do adversário, eu estou mudando para Meia Área a Área) Essa tática vem rendendo de forma mais equilibrada, não estou sofrendo pressão e, com a bola, meu time está sendo mais incisivo... Citar
bstrelow Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 3 horas atrás, _Matheus_ disse: O primeiro teste que eu faria é mudar o Cáceres para apoiar. Depois disso mudaria o central com a tarefa defensiva para um papel que o deixe mais recuado, tipo MRB/defender. Armador recuado/defender, na minha opinião, precisa ser um cara meio fora da curva, bom de passe o suficiente pra dar umas enfiadas, com alguma visão de jogo (no geral precisa ter técnica) e ter capacidade de combater no meio campo. Eu prefiro um meia central-defender pq é muito mais posicional, ele não sai como um louco dando pressão. O MRB é um jogador bastante defensivo, mas você vai ver ele fora de posição dando pressão constantemente, e como ele não tem volante nessa tática, acho que não seria vantajoso. Eu não sei se alguém aqui acompanha o cm portugal, mas eles falam disso constantemente. Dá pra tirar varias ideias maneiras de jogo olhando as discussões. Citar
_Matheus_ Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 Muitos anos que não entro no CMPT. Mas de qualquer modo pretendo acompanhar um pouco esse tópico aqui, creio que o propósito é o mesmo e quanto mais gente estiver presente aqui, mais enriquecemos nossos debates. =D Citar
Denis. Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 Utilizo um 442 em linha, e é incrível que todo mundo joga bola no time exceto um jogador: o meia de criação. Geralmente ele tá como MC com tarefa de Armador Avançado. Vario entre Apoiar/Atacar. O MCE/MCD estão com lá com 5 gols e 10 assistências cada, até MC responsável pela marcação participa mais, enquanto o responsável pela criação tem 1 gol e 1 assistência e pouco aparece no jogo. O time não tem instrução de atacar pelas pontas ou meio. Deixo o tradicional. Estou com o Celta, onde o titular é o Pablo Hernández e o reserva é o Ante Coric, que são bons jogadores, com bons atributos mas nada parece ajudar. Já coloquei até como MAC, porém não funciona. Citar
Luiz A. Borel Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 58 minutos atrás, Denis. disse: Utilizo um 442 em linha, e é incrível que todo mundo joga bola no time exceto um jogador: o meia de criação. Geralmente ele tá como MC com tarefa de Armador Avançado. Vario entre Apoiar/Atacar. O MCE/MCD estão com lá com 5 gols e 10 assistências cada, até MC responsável pela marcação participa mais, enquanto o responsável pela criação tem 1 gol e 1 assistência e pouco aparece no jogo. O time não tem instrução de atacar pelas pontas ou meio. Deixo o tradicional. Estou com o Celta, onde o titular é o Pablo Hernández e o reserva é o Ante Coric, que são bons jogadores, com bons atributos mas nada parece ajudar. Já coloquei até como MAC, porém não funciona. A minha tática também é um 4-4-2 em linha com todo mundo participando ativamente da partida, que me permitiu títulos da Libertadores com E.M. Huanuni da Bolívia e Audax Italiano, do Chile, com elencos inferiores aos rivais. No meu esquema, uso os laterais como 'ala - atacar', zagueiros como 'defesa central - defender', meias-laterais como 'médio-ala - atacar', meias-centrais como 'medio recuperador de bolas - apoiar' e atacantes como 'atacante recuado - apoiar' ou 'atacante defensivo - apoiar + centroavante - atacar". Atualmente estou com a C.A.I. de Chubut da Argentina e acabei de ser promovido à primeira divisão com uma média de quase 4G por jogo. A defesa ainda requer alguns ajustes, mas em termos gerais estou chegando próximo à perfeição tática, acredito eu. Quanto à instruções, uso "Controlar" e "Altamente Estruturado" (para que os jogadores saibam que a função que devem fazer e não inventem) e algumas básicas como jogar pelas laterais, procurar sobreposições. O resultado é que os meias-laterais participam muito com gols e assistências. Inclusive, no meu Audax Italiano, um deles foi eleito o melhor jogador da Libertadores e da América do Sul. Recomendo o teste, apesar de parecer estranho dois MRBs, dois médios-alas e dois atacantes recuados. Citar
Denis. Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 44 minutos atrás, Marcos Danilo Padilha disse: A minha tática também é um 4-4-2 em linha com todo mundo participando ativamente da partida, que me permitiu títulos da Libertadores com E.M. Huanuni da Bolívia e Audax Italiano, do Chile, com elencos inferiores aos rivais. No meu esquema, uso os laterais como 'ala - atacar', zagueiros como 'defesa central - defender', meias-laterais como 'médio-ala - atacar', meias-centrais como 'medio recuperador de bolas - apoiar' e atacantes como 'atacante recuado - apoiar' ou 'atacante defensivo - apoiar + centroavante - atacar". Atualmente estou com a C.A.I. de Chubut da Argentina e acabei de ser promovido à primeira divisão com uma média de quase 4G por jogo. A defesa ainda requer alguns ajustes, mas em termos gerais estou chegando próximo à perfeição tática, acredito eu. Quanto à instruções, uso "Controlar" e "Altamente Estruturado" (para que os jogadores saibam que a função que devem fazer e não inventem) e algumas básicas como jogar pelas laterais, procurar sobreposições. O resultado é que os meias-laterais participam muito com gols e assistências. Inclusive, no meu Audax Italiano, um deles foi eleito o melhor jogador da Libertadores e da América do Sul. Recomendo o teste, apesar de parecer estranho dois MRBs, dois médios-alas e dois atacantes recuados. Eu tô em 4º na Liga, cheguei na Semi da Copa do Rey, Liga Europa fui eliminado pelo United. O time tá bem, tá rendendo legal. Uso os laterais como Ala-Atacar / Zagueiros-Defender / MCE e MCD como Pontas-Atacar / MC como Recuperador de Bola - Defender o outro como Armador Avançado - Apoiar / Atacantes um como F9 - Apoiar e outro como Camisa 10 Atacar. O time tá com instrução Contra-Ataque e Altamente Estruturado. Faço questão de ter posse de bola alta. Tá fluindo bem, estou considerando mudar de "contra-ataque" para "normal". Só mesmo essa questão do MC que me deixa preocupado, gostaria que ele fosse mais maestro, que encostasse mais principalmente quando os pontas estiverem com a bola. Citar
hendrik Postado 26 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 26 de Dezembro 2016 2 horas atrás, Denis. disse: Utilizo um 442 em linha, e é incrível que todo mundo joga bola no time exceto um jogador: o meia de criação. Geralmente ele tá como MC com tarefa de Armador Avançado. Vario entre Apoiar/Atacar. O MCE/MCD estão com lá com 5 gols e 10 assistências cada, até MC responsável pela marcação participa mais, enquanto o responsável pela criação tem 1 gol e 1 assistência e pouco aparece no jogo. O time não tem instrução de atacar pelas pontas ou meio. Deixo o tradicional. Estou com o Celta, onde o titular é o Pablo Hernández e o reserva é o Ante Coric, que são bons jogadores, com bons atributos mas nada parece ajudar. Já coloquei até como MAC, porém não funciona. Brother... Uma coisa que eu percebi jogando com um Meia Central com a função Armador Avançado é que o jogador dessa função acaba por iniciar a jogada, ele não é o responsável por dar as assistências, muito menos fazer gol, mas ele é um cara que distribui o jogo... Procure ter um jogador de muito toque de bola e visão de jogo pra usar essa função! Citar
bstrelow Postado 27 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 2 horas atrás, hendrik disse: Brother... Uma coisa que eu percebi jogando com um Meia Central com a função Armador Avançado é que o jogador dessa função acaba por iniciar a jogada, ele não é o responsável por dar as assistências, muito menos fazer gol, mas ele é um cara que distribui o jogo... Procure ter um jogador de muito toque de bola e visão de jogo pra usar essa função! Exato, eu sinto a mesma coisa na minha tática, porém eu jogo em um 433 com pontas, daí no meio eu uso um meia central-atacar e um armador avançado-atacar. Enquanto um fica pelo meio para começar o ataque, o outro se manda para jogar mais próximo do centrovante que está na função de atacante recuado-apoiar. E as notas do meu armador são baixas geralmente também, mas vejo ele participando bastante do jogo, principalmente para começar os ataques. Uma coisa que tenho feito ultimamente é treinar movimentos preferidos nos jogadores para refinar o estilo de jogo que quero. Os pontas são o melhor exemplo, não sei por qual motivo eles sempre caem pra dentro, mesmo com a tarefa de ponta. Agora treinei pra eles jogarem mais perto da linha, pq tava foda, perdia muitas oportunidades de ataque por falta de largura. No meu armador treinei os movimentos de dar passes decisivos regularmente, ditar o ritmo de jogo e baixar pra buscar o jogo. Meia central to treinando pra entrar na área adversária, subir sempre que possível e procurar tabelas Laterais sobem sempre que possível, procurar tabelas Volante: ficar sempre atrás, virar o jogo e marcar apertado Zagueiros: ficar sempre atrás, marcar apertado e jogar curto Atacante: voltar para buscar o jogo, explorar os espaços. Citar
hcosimo Postado 27 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 Queria uma ajuda pra configurar duas táticas, uma pra ser usada contra times médios ou grandes em casa (a controlar) e outra pra ser usada contra os grandes fora de casa (a de contra-ataque). De preferência, sem precisar alterar o esquema de três zagueiros. Principalmente a de contra-ataque. Quando uso, meu time fica muito recuado e vira um jogo ataque contra defesa. Quase não sai contra-ataques e a de tanta pressão que time sofre, a defesa não aguenta e entrega 2-3 gols na partida. Citar
bstrelow Postado 27 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 @hcosimo faz bastante sentido você ser amassado jogando com essa tática de contra ataque que você propôs. A mentalidade proposta ja é de baixo risco, o que por padrão ja deixa a equipe pressionando um pouco menos, aí você pediu pra pressionar ainda menos, ou seja, você esta querendo ficar no seu campo sendo amassado. Outra coisa, jogar tentando contra atacar e procurando sobreposições não combina muito, pq essa instrução diz pros jogadores segurarem a bola e esperarem pelo lateral, e no contra ataque isso nao é algo que se procura. Na primeira tática eu não me espantaria se o time jogasse na base de chutões, jogar com a mentalidade "controlar"(que é uma mentalidade onde os jogadores arriscam mais), passar para frente, e ainda colocar a intensidade no máximo é bem arriscado. E pq a instrução de explorar o meio sendo que a principal arma de jogar com 3 zagueiros é poder deixar os alas livres para apoiar? Por curiosidade, como vão seus resultados usando essa tática? Citar
hcosimo Postado 27 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 5 minutos atrás, bstrelow disse: @hcosimo faz bastante sentido você ser amassado jogando com essa tática de contra ataque que você propôs. A mentalidade proposta ja é de baixo risco, o que por padrão ja deixa a equipe pressionando um pouco menos, aí você pediu pra pressionar ainda menos, ou seja, você esta querendo ficar no seu campo sendo amassado. Outra coisa, jogar tentando contra atacar e procurando sobreposições não combina muito, pq essa instrução diz pros jogadores segurarem a bola e esperarem pelo lateral, e no contra ataque isso nao é algo que se procura. Na primeira tática eu não me espantaria se o time jogasse na base de chutões, jogar com a mentalidade "controlar"(que é uma mentalidade onde os jogadores arriscam mais), passar para frente, e ainda colocar a intensidade no máximo é bem arriscado. E pq a instrução de explorar o meio sendo que a principal arma de jogar com 3 zagueiros é poder deixar os alas livres para apoiar? Por curiosidade, como vão seus resultados usando essa tática? Na 1ª tática, eu dei uma adaptada, porque passei a temporada passada usando o rematar mais. O time jogava de maneira bem direta, com pouca posse de boa, mas na liga, era o que mais finalizava. Além disso, era o que mais fazia faltas e tomava cartões amarelos. Os resultados foram bons (ganhei a Serie A e a Coppa), meu time amassava o adversário em número de finalizações, mas eu não gostava do jeito de jogar. Agora, tô em pré-temporada, então tô testando umas mudanças, incluindo essa tática de contra-ataque (que nunca usei em jogos oficiais). Eu coloquei "jogar pelo meio" pra aproveitar os bons volantes criativos que eu tenho, como Banega, J. Mário, Witsel e Brozovic. O que você sugeriria de mudanças? Eu normalmente vario o esquema entre o 3-4-1-2 e o 3-4-3, então não sei se o futebol de posse se encaixaria nelas. Meu plano era montar uma que estimulasse o jogo direto e ofensivo, mais uma 2ª tática de contra-ataque pra jogar os jogos difíceis. Citar
Perissé Postado 27 de Dezembro 2016 Autor Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 @bstrelow, você disse algo que me recordou uma discussão. A instrução procurar sobreposições atua somente nas laterais? Já vi momentos disso acontecendo no meio também. Citar
bstrelow Postado 27 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 8 horas atrás, hcosimo disse: Na 1ª tática, eu dei uma adaptada, porque passei a temporada passada usando o rematar mais. O time jogava de maneira bem direta, com pouca posse de boa, mas na liga, era o que mais finalizava. Além disso, era o que mais fazia faltas e tomava cartões amarelos. Os resultados foram bons (ganhei a Serie A e a Coppa), meu time amassava o adversário em número de finalizações, mas eu não gostava do jeito de jogar. Agora, tô em pré-temporada, então tô testando umas mudanças, incluindo essa tática de contra-ataque (que nunca usei em jogos oficiais). Eu coloquei "jogar pelo meio" pra aproveitar os bons volantes criativos que eu tenho, como Banega, J. Mário, Witsel e Brozovic. O que você sugeriria de mudanças? Eu normalmente vario o esquema entre o 3-4-1-2 e o 3-4-3, então não sei se o futebol de posse se encaixaria nelas. Meu plano era montar uma que estimulasse o jogo direto e ofensivo, mais uma 2ª tática de contra-ataque pra jogar os jogos difíceis. Se está funcionando não tem muito pq mudar. Só na tática de contra ataque que eu aumentaria um pouco a pressão, passaria a mentalidade para normal, tiraria o driblar menos e procurar sobreposições e testava. Dá uma olhada em um jogo no modo completo ou prolongado, depois volta aqui e diz o que você notou, o que gostou ou não. 2 horas atrás, Yan Perisse disse: @bstrelow, você disse algo que me recordou uma discussão. A instrução procurar sobreposições atua somente nas laterais? Já vi momentos disso acontecendo no meio também. Pela descrição da instrução deixa em aberto, ele apenas dá o exemplo de um lateral. Pode ser que não seja só o lateral mesmo, mas eu vejo essa instrução muito mais atrelada a funcionar esperando alguém passar pela ponta do que propriamente pelo meio. Citar
Perissé Postado 27 de Dezembro 2016 Autor Denunciar Postado 27 de Dezembro 2016 1 hora atrás, bstrelow disse: Pela descrição da instrução deixa em aberto, ele apenas dá o exemplo de um lateral. Pode ser que não seja só o lateral mesmo, mas eu vejo essa instrução muito mais atrelada a funcionar esperando alguém passar pela ponta do que propriamente pelo meio. Sim, eu concordo que aconteça mais nas laterais mesmo, mas o que quis dizer é que acho que não exclui a possibilidade de acontecer no meio. Citar
_Matheus_ Postado 28 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 28 de Dezembro 2016 Quando penso nas sobreposições, penso sempre no overlap, que rola com laterais. Se não me engano vi uma opção ontem nas instruções individuais em que senti que seria algo parecido, pro meio do campo. Citar
crizeKOS Postado 28 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 28 de Dezembro 2016 (editado) Cada vez mais percebo no FM17 que menos é mais no que diz as instruções da equipe. Editado 28 de Dezembro 2016 por crizeKOS Citar
hiroshitk Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 Tenho tido dificuldade nos jogos fora de casa, parece que a minha tática só funciona em casa. Jogo num 4-4-2.. Em casa começo em controlar e aumento para sobrecarga na maioria das vezes. Fora, já tentei contra-atacar, contenção, normal.. e parece não ter a mesma efetividade. Afinal, fora de casa vale a pena jogar com um 1º volante? Citar
EvandroHL Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 15 minutos atrás, hiroshitk disse: Afinal, fora de casa vale a pena jogar com um 1º volante? Cara, acho que vale a pena se o adversário joga com um meia atacante, pq ele vai estar posicionado justamente no "buraco" entre sua defesa e meio campo. Jogo com o Man Utd na formação 4-2-3-1 e uso um dos meio campo com a função "Meia Central - Defender", olhando no campo parece que ele joga como 1º volante pq ele fica mais recuado próximo a zaga. Citar
_Matheus_ Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 3 horas atrás, hiroshitk disse: Tenho tido dificuldade nos jogos fora de casa, parece que a minha tática só funciona em casa. Jogo num 4-4-2.. Em casa começo em controlar e aumento para sobrecarga na maioria das vezes. Fora, já tentei contra-atacar, contenção, normal.. e parece não ter a mesma efetividade. Afinal, fora de casa vale a pena jogar com um 1º volante? Tentou jogar com a mesma mentalidade fora? As vezes você não fez as alterações necessárias na tática para essas mentalidades defensivas. De onde saem os gols que você toma fora? Isso dá uma pista importante de onde pode estar o problema. Em 12/26/2016 at 14:42, bstrelow disse: Eu não sei se alguém aqui acompanha o cm portugal, mas eles falam disso constantemente. Dá pra tirar varias ideias maneiras de jogo olhando as discussões. Este é o tópico? http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=172422&st=1020 Citar
hiroshitk Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 9 minutos atrás, _Matheus_ disse: Tentou jogar com a mesma mentalidade fora? As vezes você não fez as alterações necessárias na tática para essas mentalidades defensivas. De onde saem os gols que você toma fora? Isso dá uma pista importante de onde pode estar o problema. Lançamentos entre a linha defensiva. Jogo com os zagueiros "defender" e laterais "apoiar"; 1 médio centro "defender" e 1 médio centro "apoiar" Citar
bstrelow Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 17 minutos atrás, _Matheus_ disse: Este é o tópico? http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=172422&st=1020 Esse mesmo. Citar
_Matheus_ Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 13 minutos atrás, hiroshitk disse: Lançamentos entre a linha defensiva. Jogo com os zagueiros "defender" e laterais "apoiar"; 1 médio centro "defender" e 1 médio centro "apoiar" Se é esse o caso, bem provável que um volante fixo nessa faixa vai ser de grande ajuda. Citar
bstrelow Postado 29 de Dezembro 2016 Denunciar Postado 29 de Dezembro 2016 3 horas atrás, hiroshitk disse: Tenho tido dificuldade nos jogos fora de casa, parece que a minha tática só funciona em casa. Jogo num 4-4-2.. Em casa começo em controlar e aumento para sobrecarga na maioria das vezes. Fora, já tentei contra-atacar, contenção, normal.. e parece não ter a mesma efetividade. Afinal, fora de casa vale a pena jogar com um 1º volante? O Matheus falou tudo, tenta jogar com a mesma tática e vê se dá resultado. Raramente precisam alterações tão drásticas assim. Outra coisa, você citou que alterna entre varias mentalidades, mas você treina elas? Seu time tem familiaridade com essas mudanças? Mudar de uma mentalidade de sobrecarga, como você joga em casa, para uma mentalidade de contenção, é basicamente dizer pro seu time desaprender tudo e jogar de outra forma. A mentalidade sobrecarregar diz pros seus jogadores arriscarem tudo, se descuidando até mesmo da defesa, já a mentalidade de contenção é totalmente ao contrário, pede pros seus jogadores não arriscarem, jogarem com a maior segurança possível. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.