Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
4 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Talvez aqui não esteja rendendo muito pois a função do meu volante está como armador recuado (apoiar)... Vou fazer uns testes depois pra ver como vai ser, talvez eu desista do B2B e tente outra função também.

Peguei o tópico no meio do caminho... mas pelo que entendi, você está usando 3 jogadores na tarefa Apoiar?

Usar volante com tarefa apoiar só se tiver um MC em Defender ou outro volante do seu lado. 

Procura sobre pairs & combinations no Google. Vai te dar uma base bacana.

Eu adoro B2B. Mas não gosto de que chutem de longe. Então acabo preferindo uma função que ele entre dentro da área, no caso: Meia Central (Atacar) ou Segundo Volante (Atacar).

• Diretor Geral
Postado
4 hours ago, Banton said:

[...] Então acabo preferindo uma função que ele entre dentro da área, no caso: Meia Central (Atacar) ou Segundo Volante (Atacar).

Minha tática da vez tem 2 volantes: um Construtor de Jogo Recuado (defender), e o outro como Segundo Volante (apoiar). Rapaz, esse 2º volante tá jogando o fino, hahahaha praticamente um B2B mais recuado apenas. Desconhecia o quão interessante é essa função.

Postado
5 hours ago, Banton said:

Peguei o tópico no meio do caminho... mas pelo que entendi, você está usando 3 jogadores na tarefa Apoiar?

Usar volante com tarefa apoiar só se tiver um MC em Defender ou outro volante do seu lado. 

Procura sobre pairs & combinations no Google. Vai te dar uma base bacana.

Eu adoro B2B. Mas não gosto de que chutem de longe. Então acabo preferindo uma função que ele entre dentro da área, no caso: Meia Central (Atacar) ou Segundo Volante (Atacar).

Sim, já usei em versões passadas, não com o B2B, e deu muito certo. Acho que pode estar havendo um conflito com o dlp no começo das jogadas mas vou dar uma olhada nisso que você falou, valeu.

Postado

Tinha esquecido como esse fórum era bom! hahaha Conteúdo maravilhoso

Postado (editado)

Eu era adepto do 4-2-3-1 desde o FM2007 e agora eu virei adepto do 4-Diamond-2 , que é o losango com meias abertos pelos cantos.

Consigo atacar com 7 jogadores (MD , ME, MOC, e dois atacantes) e os laterais quando eu preciso, e quando preciso defender coloco até 7 jogadores (DD, DC, DC, DE, MD, MDC, ME). As funções dependem da aptidão de cada jogador.

Quando quero vencer um jogo na marra, chego a colocar zagueiro com funções de Ball Playing Defender e mudo os laterais para Wing Back apoiando ou atacando dependendo da aptidão.

Editado por Visitante
Postado
Em 16/04/2020 em 12:37, Banton disse:

Isso não é regra, eu mesmo não tenho meias com tarefas de defesa. Se não me engano o @Bigode. Também não usa e teve sucesso. 

Em 16/04/2020 em 12:37, Banton disse:

Isso também não faz muito sentido, tem várias formas de fazer o b2b entrar na área, para isso existem as tarefas individuais. 

Postado

Eu não curto muito jogar sem pelo menos um jogador central defendendo. No máximo eu iria pra um construtor recuado (acho que é esse o nome) com tarefa de apoio, pra ter pelos menos um jogador que eu sei que vai ficar atrás um pouco.

Postado
39 minutos atrás, bstrelow disse:

Isso não é regra, eu mesmo não tenho meias com tarefas de defesa. Se não me engano o @Bigode. Também não usa e teve sucesso. 

Isso também não faz muito sentido, tem várias formas de fazer o b2b entrar na área, para isso existem as tarefas individuais. 

Devem ter concertado no FM20 então. Porque o Área-a-Área mesmo com a instrução de Rematar Menos - fora as instruções da equipe que levam a trabalhar mais a bola - ele continua chutando de longe quando tem oportunidade. Acho que o único jeito de fazer essa função render, é o cara ter o Movimento Preferido de "Não rematar de longe" ou "Passar ao invés de chutar". Meus times não chuta de longe. Eu costumava ter um retrospectivo negativo de remates de longe tentados não concluidos de 30 por temporada. A maioria deles era do MAA.

A mesma coisa acontece quando você joga com Jogador Alvo e Defensor Limitado... São funções que mesmo com instruções individuais, eles vão continuar fazendo aquilo que eu mais odeio.

O Jogador Alvo em time que joga com passe curto, não adianta. Vão isolar a bola pra ele do mesmo jeito.

Defensor Limitado vai dar chutão mesmo com a instrução de trabalhar a bola na defesa com passe curto...

30 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Eu não curto muito jogar sem pelo menos um jogador central defendendo. No máximo eu iria pra um construtor recuado (acho que é esse o nome) com tarefa de apoio, pra ter pelos menos um jogador que eu sei que vai ficar atrás um pouco.

Como o amigo falou, de fato não é regra. Mas eu também não curto jogar sem ter alguém no meio de campo defendendo. Eu me baseio muito nas minhas equipes preferidas quando vou montar uma tática e todos esses times tinham aquele jogador mais fixo, um mais cauteloso e um mais agressivo. Eu gosto de 3 homens no meio de campo e ambos tem tarefas distintas. 

Seedorf [Mezzala] (Atacar), Pirlo [Regista] (Apoiar) e Gattuso [MRB] (Defender)

Iniesta [Meia Central] (Atacar), Xavi [CJA] (Apoiar) e Busquets [Pivô Defensivo] (Defender)

Eu acho o Construtor de Jogo Recuado (Apoiar) uma função muito apática. Ele fica mais fixo no meio-campo e não faz nada demais além de dar passes pro lado. Na minha visão, o Construtor de Jogo Recuado é uma espécie de Toni Kroos. E se ele não tiver movimentos preferidos e bons atributos para um armador, ele se torna esse jogador sem sal que eu falei.

Eu não vejo o Construtor de Jogo Recuado sendo realmente um construtor de jogadas e sim uma função que "trabalha mais a bola". Acho que o FM continua errando bastante nos nomes das funções. 

Postado
18 minutos atrás, Banton disse:

Jogador Alvo em time que joga com passe curto, não adianta. Vão isolar a bola pra ele do mesmo jeito.

Defensor Limitado vai dar chutão mesmo com a instrução de trabalhar a bola na defesa com passe curto.

Esses exemplos são diferentes, o primeiro não é bem uma regra, já joguei com jogador alvo e não notei que ele vivia recebendo chutões. Já o defensor limitado já vem setado pra dar chutão, não tem o que fazer.

O que mais leva um jogador a chutar de longe é não ter opções de passe, aí já envolve um bocado de outras coisas pra equilibrar as funções e tarefas do time. 

23 minutos atrás, Banton disse:

acho o Construtor de Jogo Recuado (Apoiar) uma função muito apática. Ele fica mais fixo no meio-campo e não faz nada demais além de dar passes pro lado

Aqui no meu time é o jogador que mais dá passes chaves em praticamente todos os jogos. Como eu jogo com os pontas por dentro, quem dá amplitude são os laterais, então eles acabam recebendo muitos passes do construtor recuado. 

Mais uma vez insisto aqui, tudo depende, tanto das instruções dos jogadores, como do time. 

• Diretor Geral
Postado
55 minutes ago, Banton said:

Devem ter concertado no FM20 então. Porque o Área-a-Área mesmo com a instrução de Rematar Menos - fora as instruções da equipe que levam a trabalhar mais a bola - ele continua chutando de longe quando tem oportunidade. [...]

Notei que nesse FM20 o 'b2b' respeita bem mais a instrução individual "rematar menos" do que nas versões mais antigas. A não ser que o jogador possua o MPJ característico, nos meus times eles não chutam de longe a qualquer momento, é bem raro. Pelo contrário, participam bastante das construções ofensivas.

55 minutes ago, Banton said:

Eu acho o Construtor de Jogo Recuado (Apoiar) uma função muito apática. Ele fica mais fixo no meio-campo e não faz nada demais além de dar passes pro lado. Na minha visão, o Construtor de Jogo Recuado é uma espécie de Toni Kroos. E se ele não tiver movimentos preferidos e bons atributos para um armador, ele se torna esse jogador sem sal que eu falei. [...]

Eu já acho que depende de como seu time joga, como bem salientou ali o @bstrelow.

O CJR é um cara que dá segurança na manutenção da posse e que se o time se apresentar pra ele lá na frente, hora ou outra ele mete uma boa bola (longa, geralmente). Mas não é sempre, já que ele tem prioridades defensivas maiores, além de dar essa sustentação no passe como falei (o famoso "toque de lado", rs).

Se o seu time não se apresenta, não se movimenta e não ataca espaços do adversário, aí fica difícil cobrar alguma coisa de um cara que tá lá atrás, lá na sua cabeça-de-área, pressionado e sem opção.

Postado

Voltei ao esquema da temporada anterior... Half-back, armador recuado e avançado... E tem sido muito melhor desse jeito, vou pensar se mantenho assim para a próxima temporada e só mudo pequenas instruções ao time e deixo as funções como estão.

Postado

Eu não to aguentando mais perder e empatar partidas massacrando o adversário. 

Postado

Eu não tô aguentando mais dominar a posse de bola e os chutes e ainda assim empatar ou perder, também. Tá foda.

Postado (editado)
59 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Empatei em casa na primeira partida do campeonato e perdi fora de casa. Ambos os jogos com mais de 56% de posse de bola e mais de 25 finalizações ao gol... Tô passando por isso também mas acho interessante pois eu já joguei muito no contra-ataque e acabo entendendo o porquê desses resultados. Acho que aí se encontra a genialidade da arte de contra-atacar.

Tô jogando com um Enganche (MAC), Segundo Volante (Apoiar) e um CJR (Defender) ambos na volância. Estou vendo o CJR muito mais livre que o normal jogando com tamanha liberdade no meio de campo (jogo no 4-2-3-1 com volantes... então fica um buraco na meia-cancha). Acho que é a primeira vez que eu vejo essa função render tão bem comigo.

Meu problema mesmo é os centroavante. Apesar da minha equipe ser cotada ao titulo, eu não estou conseguindo fazer eles renderem. Estão perdendo muitos gols. Muito provavelmente é a qualidade deles ou alguma falha no meu sistema que eu penso ser em prol justamente do CA.

Editado por Banton
Postado
1 hora atrás, Leonardo Castello disse:

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Eu não tô aguentando mais dominar a posse de bola e os chutes e ainda assim empatar ou perder, também. Tá foda.

Então são o único. Só não sei se isso é bom ou ruim hahaha

Postado
6 minutos atrás, Masca disse:

Vamos ser otimistas... Estamos passando pela arte do "Zemanianismo". A prática de jogar bonito, dominar jogos e perder ou empatar.

Postado

Eu tenho a impressão que o jogo facilita muito a vida de time que contra ataca, toda vez que um atacante parte em direção ao zagueiro no 1 pra 1, ele leva vantagem e sai dentro do gol. Uma chance criada a partir do contra-ataque equivalem a 4 ou 5 dos times que bombardeiam, e isso reflete demais no placar.

É por isso que eu adoto o pragmatismo quase sempre, abri 1x0 já seguro o ímpeto dos laterais pq é ali que o jogo desenvolve a maioria dos contragolpes (ou porque jogo com 2 alas e eles são inconsequentes quando avançam, mas isso eu reconheço kkkkk).

Postado

É claro que se conseguir ter vantagem no placar em um jogo difícil, o mais lǵico é fechar a casinha, colocar num 4-2-2-2 com dois volantes fechadinhos e os laterais modo defesa, mas colocar um meia e um atacante cheio de gás na frente com funções que irão incomodar o adversário em um contrataque ou com velocidade.

• Diretor Geral
Postado
4 hours ago, Banton said:

[...] Tô jogando com um Enganche (MAC), Segundo Volante (Apoiar) e um CJR (Defender) ambos na volância. Estou vendo o CJR muito mais livre que o normal jogando com tamanha liberdade no meio de campo (jogo no 4-2-3-1 com volantes... então fica um buraco na meia-cancha). Acho que é a primeira vez que eu vejo essa função render tão bem comigo.

Meu problema mesmo é o centroavante. Apesar da minha equipe ser cotada ao título, eu não estou conseguindo fazer eles renderem. Estão perdendo muitos gols. Muito provavelmente é a qualidade deles ou alguma falha no meu sistema que eu penso ser em prol justamente do CA.

Com exceção ao Enganche (aqui tenho usado um CJA, na posição do MOC), meu meio-campo é exatamente igual ao seu. Meu CJR é um newgen monstro pra caralho, e ele acaba dominando as ações do time. Impressionante. E mesmo com esse "buraco" aparente na formação, meu setor jamais fica desguarnecido.

Quanto ao problema com o centroavante, eu também venho sentindo o mesmo aqui. Já pererequei mt pra resolver, trouxe jogadores de estilos diferentes e tals, mas o que resolveu mesmo foi um cara só: HAALAND. Um monstro. Um viking sedento por gols. Só ele consegue realmente render o que eu espero de um CA de alto nível.

Eu trouxe ele uma vez, aí acabou saindo pela multa e agora "repatriei-o" de novo (alô spoiler pra quem acompanha meu save!). E é oficial: só ele rendeu BEM MESMO comigo.

Postado
28 minutos atrás, Leho. disse:

Com exceção ao Enganche (aqui tenho usado um CJA, na posição do MOC), meu meio-campo é exatamente igual ao seu. Meu CJR é um newgen monstro pra caralho, e ele acaba dominando as ações do time. Impressionante. E mesmo com esse "buraco" aparente na formação, meu setor jamais fica desguarnecido.

Quanto ao problema com o centroavante, eu também venho sentindo o mesmo aqui. Já pererequei mt pra resolver, trouxe jogadores de estilos diferentes e tals, mas o que resolveu mesmo foi um cara só: HAALAND. Um monstro. Um viking sedento por gols. Só ele consegue realmente render o que eu espero de um CA de alto nível.

Eu trouxe ele uma vez, aí acabou saindo pela multa e agora "repatriei-o" de novo (alô spoiler pra quem acompanha meu save!). E é oficial: só ele rendeu BEM MESMO comigo.

Eu tava jogando no 4231 tradicional, com dois MC. Foi então que resolvi testar uma mudança e recuar um MC para MDC jogando como organizador móvel. O cara simplesmente passou a jogar demais, tô aqui com dificuldade de segurar ele pra nova temporada.

O MC tá jogando como B2B e o MAC como CJA.

Já tava aqui "porra, Léo pegou Haaland de novo" hahaha só que agora ele já começa no Dortmund, aí fode tudo

Postado
1 hora atrás, Masca disse:

Eu tava jogando no 4231 tradicional, com dois MC. Foi então que resolvi testar uma mudança e recuar um MC para MDC jogando como organizador móvel. O cara simplesmente passou a jogar demais, tô aqui com dificuldade de segurar ele pra nova temporada.

Tá aí uma função que eu nunca utilizei: Organizador Móvel. O que ela faz de diferente das outras funções? 

Nunca utilizei porque minhas equipes raramente tem peças para fazer essa função. Assim como o N10, não é qualquer jogador que pode exercer.

E aliás... obrigado por me salvar e muito no FM 12 com aqueles seus treinos. Trabalho sensacional!

• Diretor Geral
Postado
6 hours ago, Masca said:

O MC tá jogando como B2B e o MAC como CJA.

Organizador Móvel é uma função beeeem específica, como bem disse o @Banton aí. Não é qualquer jogador que pode fazer e não é em qualquer esquema que dá pra encaixar, por isso eu acabo utilizando mt poucas vezes. Como ele trabalha defensivamente? Dá boa cobertura aos meias?

Postado
13 horas atrás, Masca disse:

Tô jogando a Premier League e todas as partidas que eu perdi foram contra adversários da zona. Malditos retranqueiros

13 horas atrás, Banton disse:

Vamos ser otimistas... Estamos passando pela arte do "Zemanianismo". A prática de jogar bonito, dominar jogos e perder ou empatar.

Não é nem jogar bem, até pq meu time não é baseado na posse e jogo bonito, mas é um massacre de oportunidades de gol não convertidas. O Fm precisa equilibrar a quantidade exagerada de chances criadas, é mt raro uma partida ter mais de 30 chutes ao gol

Postado
12 horas atrás, Banton disse:

Tá aí uma função que eu nunca utilizei: Organizador Móvel. O que ela faz de diferente das outras funções? 

Nunca utilizei porque minhas equipes raramente tem peças para fazer essa função. Assim como o N10, não é qualquer jogador que pode exercer.

E aliás... obrigado por me salvar e muito no FM 12 com aqueles seus treinos. Trabalho sensacional!

hahaha valeu! A versão do 12 acho que foi a que fez mais sucesso.

7 horas atrás, Leho. disse:

Organizador Móvel é uma função beeeem específica, como bem disse o @Banton aí. Não é qualquer jogador que pode fazer e não é em qualquer esquema que dá pra encaixar, por isso eu acabo utilizando mt poucas vezes. Como ele trabalha defensivamente? Dá boa cobertura aos meias?

Eu nunca tinha usado, mas tava querendo mudar a tática, insatisfeito com o rendimento do time e só tinha um MD no elenco, que é natural justamente como Organizador Móvel, então resolvi testar. 

Ele recua pra ajudar na saída de bola sendo que também aparece bem na frente. Terminou a temporada como o meu jogador com mais assistências no "Belgão" hahahaha (mas cobrava algumas faltas também)

Vou tirar uns prints mostrando o posicionamento dele em campo. O jogador é esse:

Dlq8LK5.jpg

4 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Tô jogando a Premier League e todas as partidas que eu perdi foram contra adversários da zona. Malditos retranqueiros

Não é nem jogar bem, até pq meu time não é baseado na posse e jogo bonito, mas é um massacre de oportunidades de gol não convertidas. O Fm precisa equilibrar a quantidade exagerada de chances criadas, é mt raro uma partida ter mais de 30 chutes ao gol

Postado
Em 21/04/2020 em 18:35, Leonardo Castello disse:

Isso não tá pouco irritante não, TÁ MUITO!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...