Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
17 minutos atrás, Banton disse:

Sim. Eu jogo na linha defensiva mais alta possível. Vou passar a me atentar nesses atributos. O complicado é achar um zagueiro bom e rápido para um time pequeno... Valeu, Yan! 

Pois é, com equipes pequenas fica difícil encontrar zagueiros aptos pra tal escolha. É por isso que sempre temos que achar um meio-termo entre adequar o elenco à sua tática ou adequar a sua tática ao elenco. Eu nunca trocaria minhas ideias por causa de uma equipe, mas eu sempre revisaria algumas escolhas e tentaria achar um ponto de equilíbrio.

Eu tive um caso idêntico com a Portuguesa-RJ e não achei nenhum zagueiro pra linha alta que eu queria montar. O jeito foi recuar um pouco a linha defensiva e contratar zagueiros com boa Impulsão. Perdi um pouco de profundidade, mas parei de sofrer com as bolas enfiadas.

Postado
4 horas atrás, Perissé disse:

Pois é, com equipes pequenas fica difícil encontrar zagueiros aptos pra tal escolha. É por isso que sempre temos que achar um meio-termo entre adequar o elenco à sua tática ou adequar a sua tática ao elenco. Eu nunca trocaria minhas ideias por causa de uma equipe, mas eu sempre revisaria algumas escolhas e tentaria achar um ponto de equilíbrio.

Eu tive um caso idêntico com a Portuguesa-RJ e não achei nenhum zagueiro pra linha alta que eu queria montar. O jeito foi recuar um pouco a linha defensiva e contratar zagueiros com boa Impulsão. Perdi um pouco de profundidade, mas parei de sofrer com as bolas enfiadas.

Jogar com a linha mais recuada eu consegui uma boa defesa mas como você disse, o time não tinha tanto apoio no ataque. 

Estou pensando em montar um 4-4-2 Losango. Aquele mesmo do Milan e Corinthians. Era a minha formação preferida nos FM anteriores, eu parei no 15 e agora estou no 18, por isso tô sentindo tanta dificuldade pra me adaptar.

Eu tentei jogar no 4-4-2 Diamond mas eu não tive bons resultados... Os times exploravam demais as "avenidas" que os laterais deixavam.

Segundo a análise do jogo, a formação é estreita. O que faço? Aumento a largura de jogo? Posso deixar os laterais subir e por um Terceiro Zagueiro no meio da zaga? 

Postado
9 horas atrás, Banton disse:

Jogar com a linha mais recuada eu consegui uma boa defesa mas como você disse, o time não tinha tanto apoio no ataque. 

Estou pensando em montar um 4-4-2 Losango. Aquele mesmo do Milan e Corinthians. Era a minha formação preferida nos FM anteriores, eu parei no 15 e agora estou no 18, por isso tô sentindo tanta dificuldade pra me adaptar.

Eu tentei jogar no 4-4-2 Diamond mas eu não tive bons resultados... Os times exploravam demais as "avenidas" que os laterais deixavam.

Segundo a análise do jogo, a formação é estreita. O que faço? Aumento a largura de jogo? Posso deixar os laterais subir e por um Terceiro Zagueiro no meio da zaga? 

No 4-4-2 Diamond não tem muito jeito, os laterais precisam ser completos e vão ser bastante explorados pela formação por terem que subir bastante e recuar pra formar a linha de 4 na fase defensiva.

Dando um exemplo, eu costumo deixar um volante mais recuado pra auxiliar os zagueiros nos contra-ataques. No meu 4-1-2-3, eu uso o PV, que é por sinal uma ótima função e bastante completa, pra aguentar mais a posição e auxiliar os zagueiros nos contra-ataques.

Postado
3 horas atrás, Perissé disse:

No 4-4-2 Diamond não tem muito jeito, os laterais precisam ser completos e vão ser bastante explorados pela formação por terem que subir bastante e recuar pra formar a linha de 4 na fase defensiva.

Dando um exemplo, eu costumo deixar um volante mais recuado pra auxiliar os zagueiros nos contra-ataques. No meu 4-1-2-3, eu uso o PV, que é por sinal uma ótima função e bastante completa, pra aguentar mais a posição e auxiliar os zagueiros nos contra-ataques.

Falando nisso, estou procurando uma maneira de quebrar times que jogam no contra-ataque. Qual formação e estilo de jogo você acha ideal para segurar times que jogam dessa forma? Perdi de 3x2 em casa mesmo segurando meus laterais na defesa.

Estava jogando num 4-2-3-1.

Postado
2 horas atrás, Banton disse:

Falando nisso, estou procurando uma maneira de quebrar times que jogam no contra-ataque. Qual formação e estilo de jogo você acha ideal para segurar times que jogam dessa forma? Perdi de 3x2 em casa mesmo segurando meus laterais na defesa.

Estava jogando num 4-2-3-1.

Mas qual é o seu problema com eles? É na parte defensiva (dificuldade em segurar os contra-ataques) ou na ofensiva (dificuldade em infiltrar no adversário mais fechado)?

Postado
21 horas atrás, Banton disse:

Sim. Eu jogo na linha defensiva mais alta possível. Vou passar a me atentar nesses atributos. O complicado é achar um zagueiro bom e rápido para um time pequeno... Valeu, Yan!

Eu jogo na "Mais Alta", "Muito Mais Alta" ´só e momentos especificos quando vejo que tenho q por mais pressão mas logo volto um nivel a menos por ter esse risco de bola nas costas mesmo com zagueiros de bons atributos para evitar isso. Sempre tem uma ou duas que passam e isso pode ser perigoso em jogos parelhos ou de dificil penetração na defesa adversaria. 

Postado
8 horas atrás, Perissé disse:

Mas qual é o seu problema com eles? É na parte defensiva (dificuldade em segurar os contra-ataques) ou na ofensiva (dificuldade em infiltrar no adversário mais fechado)?

É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal.

8 horas atrás, senna889091 disse:

Eu jogo na "Mais Alta", "Muito Mais Alta" ´só e momentos especificos quando vejo que tenho q por mais pressão mas logo volto um nivel a menos por ter esse risco de bola nas costas mesmo com zagueiros de bons atributos para evitar isso. Sempre tem uma ou duas que passam e isso pode ser perigoso em jogos parelhos ou de dificil penetração na defesa adversaria. 

Vou começar a fazer isso.

Postado
2 horas atrás, Banton disse:

É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal.

Vou começar a fazer isso.

Já tentasse colocar treinos ofensivos pra ver se resolve a pontaria? Ou trocar os jogadores que tão perdendo os gols? A propósito como está o desempenho geral do treino deles? 

Postado (editado)
1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Já tentasse colocar treinos ofensivos pra ver se resolve a pontaria? Ou trocar os jogadores que tão perdendo os gols? A propósito como está o desempenho geral do treino deles? 

Peço desculpas, tô sempre aqui no tópico perguntando e perguntando mas nunca resolvendo... Eu realmente desaprendi a jogar FM. A engine tá totalmente diferente e eu não estou conseguindo me adaptar. Nos FM antigos era só montar uma tática que ela funcionava até o final do save. Agora, está diferente.

Acho que o meu principal problema é não conseguir ler os pontos fortes e explorar os pontos fracos dos adversários. Eu também não tô conseguindo montar uma tática legal. Não sei se é o meu time que é muito ruim (o que é bem provável, pois estamos cotados para rebaixamento). Eu tô lendo sempre a dinâmica do meu time e recebendo analises do adversário mas não consigo por em prática. Estou jogando na 2. Bundesliga.

Por exemplo: Um adversário joga no 4-4-2, eles atacam mais pelo meio e suas assistências vem de passe em profundidade.

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio. De alguma forma o adversário consegue fazer gol e isso me deixa muito puto. Eu já coloquei todos os tipos de treino, principalmente Ataque e Defesa, mas não tem jeito.

Eu tenho um bom meio-campo e dois bons pontas, mas a defesa deixa a desejar, principalmente os laterais.

Tô começando a ficar desanimado com o FM.

Editado por Banton
Postado
13 minutos atrás, Banton disse:

Um adversário joga no 4-4-2, eles atacam mais pelo meio e suas assistências vem de passe em profundidade.

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio.

Acho que, antes de pensar em como combater o adversário, é importante você analisar com calma como as instruções que dá pro seu time afetam seu modo de jogo. Qual mentalidade e instruções está usando? Qual é seu objetivo na partida?

Por exemplo, se você estiver usando mentalidade "Controlar", reduzir a largura vai fazer com que ela fique "Equilibrada". Será que esse é mesmo o objetivo? E eu particularmente entendo que mexer na largura só afeta a fase ofensiva, portanto não ajuda defensivamente falando.

Sobre a linha defensiva é a mesma coisa, mexer nela faz com que seus laterais e zagueiros atuem mais longe do meio. Se você não tiver um volante - como o 4231 não tem - isso abre um buraco ótimo pro adversário criar jogadas e chutar de fora da área. Às vezes é mais fácil usar um zagueiro em cobrir e outro em bloquear (não sei se você já faz isso), pra que um deles faça a cobertura desse tipo de jogada, mais do que mexer na linha em si. Como comentei antes, entendo que funções e tarefas costumam ser mais decisivas do que mentalidade e instruções.

O 4231 normalmente é uma formação voltada para times mais fortes, que atacam em bloco e pressionam o tempo todo. Será que essa é a melhor solução para a sua equipe? Consegue postar uns prints da formação, instruções e do seu elenco, bem como dos seus três principais jogadores (atributos deles)? Assim dá pra avaliar o time que você tem nas mãos e o que pode armar com o material disponível.

Postado

RELATÓRIO DA EQUIPE:

Spoiler

4ZtqhxP.png

KrkzBTi.png

Eu só não consegui tirar os prints dos jogadores, porque é uma burocracia do cacete e minha internet tá lenta, mas os melhores do meu time é o Kopke, Nazarov e o Frandich, ambos jogadores extremamente ofensivos. 

Eu estava jogando na formação e instrução tática que o Thiago me passou: 

mas com pequenas alterações

Postado

1 hora atrás, Banton disse:

Eu só não consegui tirar os prints dos jogadores, porque é uma burocracia do cacete e minha internet tá lenta, mas os melhores do meu time é o Kopke, Nazarov e o Frandich, ambos jogadores extremamente ofensivos. 

Bom, olhando o elenco por cima, você tem como principais jogadores um PL, três meias centrais e dois pontas, e tem volantes de boa qualidade, bem como um MC que sabe jogar de MRB e pode ser treinado pra virar volante. E apesar de seu segundo PL não ser excepcional, é um bom atacante de suporte. Pra fechar, você conta também com bons laterais que sabem atuar como alas.

Com isso, eu enxergo duas possibilidades de formação: um 4-1-3-2 com três meias bem dinâmicos que se movimentam bastante ou um 4-4-2 inglês bem básico, com duas linhas de quatro.

O 4-1-3-2 tem como vantagens o fato de ter mais atacantes e proteger bem a defesa, mas os três MCs precisariam se movimentar muito e você deixaria os flancos mais expostos. Por isso, de repente pode ser uma boa colocar a mentalidade "Contra-Ataque" ou "Defensiva" e usar os laterais como "Defesa Lateral - Apoiar" ou "Ala - Apoiar".

Se você quiser usar uma mentalidade mais atacante/direta, pode optar pelo 4-4-2 inglês, com mentalidade "Normal" ou "Controlar". No caso do 4-4-2, ele parece ser o que aproveita mais seu elenco.

Eu sugeriria não acrescentar nenhuma instrução específica por enquanto, deixar a filosofia em "Flexível" e usar as funções básicas de cada posição (de acordo com o guia do link abaixo). A explicação é simples: funções mais específicas dão instruções específicas a seus jogadores, e instruções de equipe fazem a mesma coisa em termos de time. Se você somar as duas, tudo de uma vez, pode ficar perdido em relação ao que mudar quando as coisas não estiverem funcionando bem.

Em relação à distribuição de tarefas pela equipe (quem ataca, quem apoia e quem defende), eu gosto de usar o princípio 3-2-3, que pode ser entendido nesse tópico aqui:

Não é a única abordagem, existem outras, mas por experiência própria, é a que melhor funciona comigo.

Aí, conforme for observando nos jogos o que funciona e o que não, você pode ir com cuidado acrescentando as instruções de equipe pra arredondar seu time, corrigindo o que não está funcionando ou o que ainda pode melhorar. Sugiro sempre assistir as partidas no 2D e rever os jogos em que você for derrotado pra tentar entender quais pontos fracos os adversários exploraram/estão explorando.

Postado
6 horas atrás, Banton disse:

É importante você sempre notar com quantos e quais jogadores o adversário efetua o contra-ataque.

Um 4-2-2-2, por exemplo, deixa os dois atacantes isolados para puxar o contra-ataque. Portanto, não é recomendável você deixar os dois zagueiros sozinhos contra eles. Algo que eu faço muito é usar Laterais com a tarefa de apoiar ou, se você tiver um volante, usar o Primeiro Volante e liberar mais os laterais. Nas duas ocasiões você vai possuir superioridade numérica nos contra-ataques.

Postado

Quando o ponta volta pra marcar invés de ficar posicionado para um contra-ataque é por causa da filosofia "Fluída/Flexível"?

Postado
58 minutos atrás, Banton disse:

Quando o ponta volta pra marcar invés de ficar posicionado para um contra-ataque é por causa da filosofia "Fluída/Flexível"?

Provavelmente. Ou da tarefa, caso esteja em apoiar.

Postado
8 horas atrás, Banton disse:

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio. De alguma forma o adversário consegue fazer gol e isso me deixa muito puto.

O importante é ir aprendendo, ninguém nasce sabendo. Continua fazendo análises e auto-críticas para sempre tentar entender o que se passa.

Por exemplo, se você, de acordo com o que narrou a cima, recuou a linha defensiva e estão surgindo oportunidades de chutes perigosos de fora da área você tem que fazer algo a respeito. O que seria eficaz? Talvez colocar instruções individuais no adversários "pressão" nos jogadores que ficam livres na intermediária para chutar? Subir um pouco mais a linha? Se eles jogam com passes curtos enfiados, talvez não seja melhor subir mais a linha, tirar a pressão e a marcação apertada e apenas preencher o espaço para que eles não tenham por onde enfiar a bola e sejam forçados ao erro?

Tenta pegar problema por problema, separá-los e estudar as soluções para cada um.    

Um detalhe que você falou: É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal."

Você não pode tomar contra-ataque jogando no contra-ataque (pelo que você falou, você tava jogando no contra-ataque), se acontece, algo tá errado. Se o outro time está jogando fechado e saindo no contra-ataque, você não pode continuar no contra-ataque, não vai ser produtivo. 

Postado
5 horas atrás, Banton disse:

Primeiro sua Tarefa, é preciso observar se ele está atacando ou apoiando, depois suas instruções individuais, se elas tendem pra uma ou outra coisa e depois sua estratégia de jogo. Estrutura da equipe (Altamente estruturada - Muito fluída) não tem tanto a ver (não quer dizer que não tenha, mas não é a primeira coisa que você vai observar. Seu ponta pode ficar no ataque você tanto jogando altamente estruturado como muito fluído) com essa parte da mentalidade, isso diz mais respeito a quanto os jogadores vão se movimentar em campo saindo da sua posição e quanto vão fazer coberturas. 

Postado (editado)
9 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Primeiro sua Tarefa, é preciso observar se ele está atacando ou apoiando, depois suas instruções individuais, se elas tendem pra uma ou outra coisa e depois sua estratégia de jogo. Estrutura da equipe (Altamente estruturada - Muito fluída) não tem tanto a ver (não quer dizer que não tenha, mas não é a primeira coisa que você vai observar. Seu ponta pode ficar no ataque você tanto jogando altamente estruturado como muito fluído) com essa parte da mentalidade, isso diz mais respeito a quanto os jogadores vão se movimentar em campo saindo da sua posição e quanto vão fazer coberturas. 

Consegui aqui, Thiagão. Meus pontas agora ficam posicionados no ataque com a (Altamente Estruturada).

O meu grande problema agora é encaixar uma outra formação. Só aquela 4-1-2-2-1 que você me deu um exemplo é que funciona comigo e a máquina uma hora vai aprender a se defender do meu estilo de jogo.

Não tô conseguindo fazer outra tática funcionar. Tentei um 3-4-3 aqui e gostei mas perdi e o adversário teve muita oportunidade de rematar. Tentei um 4-2-1-2-1 e não deu certo, meu time ficou muito preso na defesa. Vou tentar um 4-2-2-2 (dois volantes, 2 pontas e 2 atacantes) estilo Leipzig.

Editado por Banton
Postado
1 minuto atrás, Banton disse:

Consegui aqui, Thiagão. Meus pontas agora ficam posicionados no ataque com a (Altamente Estruturada).

O meu grande problema agora é encaixar uma outra formação. Só aquela 4-1-2-2-1 que você me deu um exemplo é que funciona comigo e a máquina uma hora vai aprender a se defender do meu estilo de jogo.

Não tô conseguindo fazer outra tática funcionar. Tentei um 3-4-3 aqui e gostei mas perdi e o adversário teve muita oportunidade de rematar. Tentei um 4-2-1-2-1 e não deu certo, meu time ficou muito preso no ataque. Vou tentar um 4-2-2-2 (dois volantes, 2 pontas e 2 atacantes) estilo Leipzig.

A que está dando certo é a do contra-ataque? Você não precisa necessariamente criar OUTRA tática, você pode criar mais 2 soluções pontuais, para eventuais problemas (que você precisa imaginar quais serão, por exemplo: jogar contra um time muito fechado e com 3 zagueiros ou jogar contra um time que joga controlando o jogo e usa uma linha defensiva muito recuada...) 

Postado
1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

A que está dando certo é a do contra-ataque? Você não precisa necessariamente criar OUTRA tática, você pode criar mais 2 soluções pontuais, para eventuais problemas (que você precisa imaginar quais serão, por exemplo: jogar contra um time muito fechado e com 3 zagueiros ou jogar contra um time que joga controlando o jogo e usa uma linha defensiva muito recuada...) 

Sim. É a única que dá certo é o 4-3-3 no contra-ataque. Eu queria testar outras formações também, até pra dar uma rotação no elenco. Você tem alguma dica de outra formação tática que seja boa para contra-ataque? Não tenho meia-ala, então o 4-4-2 está descartado. 

Outra coisa, Thiagão... Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Postado
2 minutos atrás, Banton disse:

Sim. É a única que dá certo é o 4-3-3 no contra-ataque. Eu queria testar outras formações também, até pra dar uma rotação no elenco. Você tem alguma dica de outra formação tática que seja boa para contra-ataque? Não tenho meia-ala, então o 4-4-2 está descartado. 

Outra coisa, Thiagão... Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Olha, eu uso esse 433 pra contra-ataque por que estudando as formações, foi a que fez mais sentido para mim, então não encontrei nenhuma outra que fosse tão eficiente quanto (nunca explorei muito as formações com 3 zagueiros, não sou muito fã por que gosto de ter um volante mais a frente da zaga para interceptar lançamentos para atacantes recuados). 

O 442 serve bem para o contra-ataque (não tão bem quanto o 433, na minha opinião) e você não precisa ter médio-ala, pode ser pontas, é só ajustar a função/tarefa/instruções. Eu iria de 1 no apoio voltando pra marcar e saindo rápido e outro no ataque explorando o lado mais ofensivo do adversário (para explorar o espaço deixado nas costas), ambos os pontas com pés bons do lado bom para explorar cruzamentos.

Sobre esse tópico, eu nunca vi por aqui, então não saberia indicar, mas as explicações no próprio jogo já te dão uma ideia legal. E na minha opinião, o melhor é você testar cada coisa em algum save alternativo, para ter a noção exata do que cada coisa faz, demora mas é bem legal.  

Postado
5 horas atrás, Banton disse:

Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Há esses dois:

Postado

Galera queria uma ajuda de vcs, queria montar uma formação de posse de bola porém com marcação pressão, só que eu não estou conseguindo oq eu deveria fazer ?

Estou no tottenham temporada 20/21

Postado

Bah, amigos. Comecei um save em off pra tentar pôr em prática umas ideias de uns guias aí (tks, @Tsuru) e tô tentando assistir o jogo em modo completo. DEZ MINUTOS SE PASSARAM no relógio e recém o jogo tá nos 15 minutos do 1T. Meu chapéu, não vai dar pra jogar todas as partidas assim. Imagina quanto tempo demoraria pra jogar uma temporada inteira? 2 meses? Alguém aí joga assistindo o jogo completo mesmo? Tem algum macete pro cara poder estudar o jogo sem perder tanto tempo? Eu tentei acelerar a velocidade do jogo, mas aí fica difícil de analisar direitinho, as coisas acontecem muito rápido.

Postado

@Fosk13 têm várias formações boas para isso: 4-1-3-2, 4-1-2-2-1 (a mais apelona de entre os usuários e que se adapta aos elencos iniciais de quase todos os clubes do jogo) e 4-5-1.

Privilegiaria uma que pudesse ter o máximo de jogadores naturais para as posições da tática. Por exemplo, se montar o elenco para que a tática 4-1-3-2 seja a principal, é possível jogar com outras duas formações para variar o esquema. A 4-3-3 (que também é boa para manter a posse e pressionar o adv. em seu campo defensivo) e a 4-1-2-3 (que é bem parecida com a primeira). Das vezes que fiz esse esquema, ganhava já na primeira temporada o nacional, e isso com clubes medianos. Lembrando que no continental quando atuava em casa ou quando ficava duas partidas sem vitória ia para o 4-3-3, afinal com três CA a certeza de muitos gols era imensa.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...