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Postado
1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

De fato eles tem psicológico baixo para atacantes interiores. Posta print das instruções de equipe na sua formação de controle de bola

No momento estou usando apenas "manter a posse". Acrescentei o "jogar muito mais estreito" para que os pontas abertos atuem mais próximos do meio, já que os atacantes interiores não rendem. Eu prefiro poucas instruções de equipe, ao menos até ajustar o que não está legal.

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1 hora atrás, felipevalle disse:

Mas é sacanagem um volante ser inapropriado e sofrer penalização para ser zagueiro apesar de ter vinte nos atributos essencias de um.

É mais realista se pensar na diferença de posicionamento. É por isso que às vezes vemos jogadores que se dariam melhor em posições diferentes mas eles simplesmente não conseguem se adaptar e/ou ocupar os espaços do mesmo jeito que fazem na posição preferida, embora menos adequada.

Não basta saber marcar e desarmar pra ser um bom defensor, tem que ter também inteligência tática pra ocupar os espaços, antecipar jogadas, etc. e isso é diferente dependendo da posição e função. Até jogar em uma zaga de 3 jogadores é diferente de uma zaga de 2.

Postado
16 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Não tem. 

Três coisas a se observar:

1- Jogador não desenvolve função. Você pode botar ele pra jogar 20 anos em um papel que mostra vermelho, se ele mantiver os atributos não mudará absolutamente nada na função. 

2- O que determina o quão bom o jogo vai te dizer que o jogador é em determinada função são os atributos. 

3- Na pesquisa, não se atribui função a jogador nenhum. A função é apenas uma dica do jogo. 

Obs.: pode testar com editor, tente achar algum lugar pra mudar função, não vai achar. Agora experimente aumentar velocidade, aceleração, passe, agilidade em um jogador alvo e verá o jogo imediatamente te falar que ele é um atacante completo; Nesse mesmo jogador, experimente tirar impulsão, força, cabeceio, e aumentar sem bola, técnica, passe, agilidade, velocidade e vc verá o jogo imediatamente te dizer que ele é um falso 9. Tudo isso sem vc colocar ele um dia se quer pra jogar em qualquer outra função. 

Edit: Vídeo rápido que eu fiz mostrando como o jogo calcula e te mostra qual a função ele acha que seria mais apropriada para o jogador, sem nenhum tempo de jogo ou treinamento, pois não se evolui nem se aprende, só com mudanças de atributos.
 

 

A função pode evoluir sim.

No primeiro save que fiz no FM 18 trouxe o Asensio pro Chelsea e coloquei pra treinar e jogar na ponta direita, função segundo atacante.

De início ele ficou "verde claro" na posição e teve uma melhora na função, mas não o suficiente pra ser o círculo totalmente verde claro. Passado um tempo, ainda jogando e treinado de segundo atacante ele ficou com o círculo completo. E na posição de meia-atacante a qual ele era natural, a função de armador avançado já não tinha mais o círculo totalmente completo.

Durante esse tempo ele não perdeu em nenhum atributo, só ganhou.

Postado

Eu acho uma putaria esse negócio do FM, diga-se de passagem.

O cara é competente na ponta direita e natural na esquerda. Ai tu bota ele pra jogar durante 2 anos de ponta direita e ele finalmente fica natural. Ai tu tira ele durante uns 2 ou 3 meses e o bagulho já recua de novo. É uma merda foda, demora demais isso.

Postado
25 minutos atrás, victorpetroll disse:

A função pode evoluir sim.

No primeiro save que fiz no FM 18 trouxe o Asensio pro Chelsea e coloquei pra treinar e jogar na ponta direita, função segundo atacante.

De início ele ficou "verde claro" na posição e teve uma melhora na função, mas não o suficiente pra ser o círculo totalmente verde claro. Passado um tempo, ainda jogando e treinado de segundo atacante ele ficou com o círculo completo. E na posição de meia-atacante a qual ele era natural, a função de armador avançado já não tinha mais o círculo totalmente completo.

Durante esse tempo ele não perdeu em nenhum atributo, só ganhou.

Já postei 2 vídeos provando que não se evolui FUNÇÃO, se evolui ATRIBUTO. Se o jogo entender que o jogador possui atributos bons para determinada função, ele irá dar essa recomendação, que não passa mesmo de uma recomendação, já que não sofrerá nenhuma penalização por jogar com uma função que o jogo diz que é menos apropriada (circulo menos verde) para ele, diferentemente das POSIÇÕES, em que há uma penalização.

Seu jogador evoluiu ATRIBUTOS, e o jogo passou a te dar a informação para os novos números nos atributos.

 

1 hora atrás, Tsuru disse:

No momento estou usando apenas "manter a posse". Acrescentei o "jogar muito mais estreito" para que os pontas abertos atuem mais próximos do meio, já que os atacantes interiores não rendem. Eu prefiro poucas instruções de equipe, ao menos até ajustar o que não está legal.

O ruim de usar jogar estreito para aproximar os pontas é que pontas não foram feitos para jogar próximos (a própria instrução individual deles pré-ativada tem "ir para zonas abertas" e "manter-se abertos" como sempre ativadas) e a instrução de equipe estreitar vai fazer com que o time inteiro se estreite e não somente as pontas, isso vai alterar seu time por completo.

Posta o print, pra eu ver como que tá o default. (ex: manter posse com passes mistos vai funcionar menos bem do que com curtos, se o seu objetivo for de fato manter a posse) 

45 minutos atrás, Douglas. disse:

É mais realista se pensar na diferença de posicionamento. É por isso que às vezes vemos jogadores que se dariam melhor em posições diferentes mas eles simplesmente não conseguem se adaptar e/ou ocupar os espaços do mesmo jeito que fazem na posição preferida, embora menos adequada.

Não basta saber marcar e desarmar pra ser um bom defensor, tem que ter também inteligência tática pra ocupar os espaços, antecipar jogadas, etc. e isso é diferente dependendo da posição e função. Até jogar em uma zaga de 3 jogadores é diferente de uma zaga de 2.

Também penso da mesma maneira que você. Posição é muito mais profundo que a questão da função, é um papel tático no time bem diferente, a movimentação, o pensamento, são coisas que são diferentes de uma posição pra outra.

 

28 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu acho uma putaria esse negócio do FM, diga-se de passagem.

O cara é competente na ponta direita e natural na esquerda. Ai tu bota ele pra jogar durante 2 anos de ponta direita e ele finalmente fica natural. Ai tu tira ele durante uns 2 ou 3 meses e o bagulho já recua de novo. É uma merda foda, demora demais isso.

O FM só permite o acúmulo até o limite do potencial. Acho que quando o cara não pode mais evoluir pra ficar bom em uma função em uma nova Posição, ele tem que remanejar de um atributo para o outro, talvez tenha acontecido isso. Agora se era um jogador novo com potencial, acho errado ele desaprender uma posição que ele aprendeu, principalmente em tão pouco tempo.

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13 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

O ruim de usar jogar estreito para aproximar os pontas é que pontas não foram feitos para jogar próximos (a própria instrução individual deles pré-ativada tem "ir para zonas abertas" e "manter-se abertos" como sempre ativadas) e a instrução de equipe estreitar vai fazer com que o time inteiro se estreite e não somente as pontas, isso vai alterar seu time por completo.

Posta o print, pra eu ver como que tá o default. (ex: manter posse com passes mistos vai funcionar menos bem do que com curtos, se o seu objetivo for de fato manter a posse)

Pois é, e o time não rende mais largo e com passes diretos, é um festival de bolas entregues "de presente" pro adversário, num nível tal que pra mim não compensa. Então com AI não funciona e basicamente com Extremo acaba sendo forçar demais a barra.

Eu tô pensando sinceramente em abandonar a formação com os pontas, tentar adaptar ou vender eles e ir só com os laterais como jogadores de lado de campo. Acho que vai ser mais fácil e menos contraditório, com melhor encaixe das peças. De qualquer forma não bati o martelo ainda, posto hoje mais tarde ou amanhã o print das instruções.

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12 minutos atrás, Tsuru disse:

Pois é, e o time não rende mais largo e com passes diretos, é um festival de bolas entregues "de presente" pro adversário, num nível tal que pra mim não compensa. Então com AI não funciona e basicamente com Extremo acaba sendo forçar demais a barra.

Eu tô pensando sinceramente em abandonar a formação com os pontas, tentar adaptar ou vender eles e ir só com os laterais como jogadores de lado de campo. Acho que vai ser mais fácil e menos contraditório, com melhor encaixe das peças. De qualquer forma não bati o martelo ainda, posto hoje mais tarde ou amanhã o print das instruções.

Você não consegue adaptar algum MO central ou atacante para o lado e usar eles como AI? Não dá pra contratar bons AIs ? A formação de posse funciona bem, mas é preciso ter AIs (de preferência com pés trocados) que tenham bons atributos para criar jogadas (psicológico + técnica, sem precisar ter tanto físico).

Aqui quando não tenho AIs eu uso MO centrais com marcação individual nos laterais (se eles subirem muito), se não subirem eu não seto marcação individual. No caso de eu setar marcação individual, eu reduzo a pressão e não coloco marcação apertada, para dar mais distância e evitar que meu MO fique muito preso ao lateral, no caso de eu não colocar marcação individual, eu aumento ao máximo a pressão e coloco marcação apertada, para evitar que meu MO central se limite ao centro do campo e procure a marcação do jogador mais próximo (na maior parte, os laterais)  

Postado
28 minutos atrás, Tsuru disse:

Pois é, e o time não rende mais largo e com passes diretos, é um festival de bolas entregues "de presente" pro adversário, num nível tal que pra mim não compensa. Então com AI não funciona e basicamente com Extremo acaba sendo forçar demais a barra.

Eu tô pensando sinceramente em abandonar a formação com os pontas, tentar adaptar ou vender eles e ir só com os laterais como jogadores de lado de campo. Acho que vai ser mais fácil e menos contraditório, com melhor encaixe das peças. De qualquer forma não bati o martelo ainda, posto hoje mais tarde ou amanhã o print das instruções.

Eu tb era refém dos pontas, o que fiz e tem dado certo é o seguinte, nunca contrato jogadores que só joguem pelo lado, opto por trazer jogadores que joguem pelos lados e tb de MAC, pra citar exemplos no meu elenco tem Paqueta, matheus vital, Jean Mota, Alione, Cueva todos eles atuam pelo meio e tb pelas pontas alguns são naturais de MAC e efectivo pelos lados e vice-versa...

Tem jogos que abro os pontas, em outros jogo com 3 MAC, durante o jogo tb mudo abrindo pontas ou fechando com 3 MAC, as vezes não jogo tão simetrico e coloco 2 MAC e 1 ponta pela esquerda ou pela direita, enfim eu fico variando essa linha de meio e explorando onde eu acho que posso ser mais efetivo, as funções vou de acordo com o que quero quando estou com pontas geralmente busco cruzamentos ou entradas em diagonais por trás dos laterais, quando estou com 3 MAC um deixo construindo o jogo como apoio e os outros dois mais atacantes.

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16 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Você não consegue adaptar algum MO central ou atacante para o lado e usar eles como AI? Não dá pra contratar bons AIs ? A formação de posse funciona bem, mas é preciso ter AIs (de preferência com pés trocados) que tenham bons atributos para criar jogadas (psicológico + técnica, sem precisar ter tanto físico).

Aqui quando não tenho AIs eu uso MO centrais com marcação individual nos laterais (se eles subirem muito), se não subirem eu não seto marcação individual. No caso de eu setar marcação individual, eu reduzo a pressão e não coloco marcação apertada, para dar mais distância e evitar que meu MO fique muito preso ao lateral, no caso de eu não colocar marcação individual, eu aumento ao máximo a pressão e coloco marcação apertada, para evitar que meu MO central se limite ao centro do campo e procure a marcação do jogador mais próximo (na maior parte, os laterais)  

Então, tem alguns jogadores que talvez se adaptem à função sim. Para o lado esquerdo é mais fácil, tem o Facundo Silva, o Meza e o Aboagye, todos destros. Para o lado direito é mais complicado, talvez o que mais se adapte seja o Gomelt ou um outro ponta chamado Jaime Pinto, que não tenho o print aqui agora mas que é meia ofensivo (esquerda) de origem e sabe também atuar como Avançado Interior do outro lado. Na falta de opções melhores, talvez os dois consigam preencher essa lacuna. Eu realmente não tenho como contratar ninguém melhor, o clube tá muito sem dinheiro e a reputação é baixa, então é complicado atrair bons jogadores. 

Sobre a marcação, vou tentar adaptar os meias, aí funcionando eu experimento sua sugestão. Obrigado por todos os conselhos.

17 minutos atrás, diegodfa disse:

Eu tb era refém dos pontas, o que fiz e tem dado certo é o seguinte, nunca contrato jogadores que só joguem pelo lado, opto por trazer jogadores que joguem pelos lados e tb de MAC, pra citar exemplos no meu elenco tem Paqueta, matheus vital, Jean Mota, Alione, Cueva todos eles atuam pelo meio e tb pelas pontas alguns são naturais de MAC e efectivo pelos lados e vice-versa...

Tem jogos que abro os pontas, em outros jogo com 3 MAC, durante o jogo tb mudo abrindo pontas ou fechando com 3 MAC, as vezes não jogo tão simetrico e coloco 2 MAC e 1 ponta pela esquerda ou pela direita, enfim eu fico variando essa linha de meio e explorando onde eu acho que posso ser mais efetivo, as funções vou de acordo com o que quero quando estou com pontas geralmente busco cruzamentos ou entradas em diagonais por trás dos laterais, quando estou com 3 MAC um deixo construindo o jogo como apoio e os outros dois mais atacantes.

Então, pra mim é complicado contratar esses jogadores mais polivalentes, por falta de grana e de reputação. Mas você me deu uma ideia interessante, tentar um 4-2-3-1 com três meias centrais, seja como variação do outro esquema, seja como alternativa caso os jogadores não consigam se adaptar.

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3 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, tem alguns jogadores que talvez se adaptem à função sim. Para o lado esquerdo é mais fácil, tem o Facundo Silva, o Meza e o Aboagye, todos destros. Para o lado direito é mais complicado, talvez o que mais se adapte seja o Gomelt ou um outro ponta chamado Jaime Pinto, que não tenho o print aqui agora mas que é meia ofensivo (esquerda) de origem e sabe também atuar como Avançado Interior do outro lado. Na falta de opções melhores, talvez os dois consigam preencher essa lacuna. Eu realmente não tenho como contratar ninguém melhor, o clube tá muito sem dinheiro e a reputação é baixa, então é complicado atrair bons jogadores. 

Sobre a marcação, vou tentar adaptar os meias, aí funcionando eu experimento sua sugestão. Obrigado por todos os conselhos.

Pra o lado esquerdo você tá muito bem servido, se eles se adaptarem a nova posição jogarão cumprirão muito bem o papel. O Gomelt é uma boa opção, tenta adaptar ele, realizando a função de AI pelo direito ele jogaria no estilo Bernardo do City, guardando as proporções.

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2 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu acho uma putaria esse negócio do FM, diga-se de passagem.

O cara é competente na ponta direita e natural na esquerda. Ai tu bota ele pra jogar durante 2 anos de ponta direita e ele finalmente fica natural. Ai tu tira ele durante uns 2 ou 3 meses e o bagulho já recua de novo. É uma merda foda, demora demais isso.

Com qual jogador aconteceu isso? Pode ser uma novidade que passou despercebida mas pelo que lembro as notas de posições só subiam - vide o Apodi jogando em todas as posições do campo num save que alguém postou uma vez.

 

A tal da Role Suitability ainda é um mistério. Só o GuideTo Football fala de impacto no ME (tomada de decisões). Por ora estou passando a considerar algo como aquelas opiniões de parcerias, que talvez dê mais confiança pro jogador mas não necessariamente seja que nem a posição tática.

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5 minutos atrás, Douglas. disse:

Com qual jogador aconteceu isso? Pode ser uma novidade que passou despercebida mas pelo que lembro as notas de posições só subiam - vide o Apodi jogando em todas as posições do campo num save que alguém postou uma vez.

 

A tal da Role Suitability ainda é um mistério. Só o GuideTo Football fala de impacto no ME (tomada de decisões). Por ora estou passando a considerar algo como aquelas opiniões de parcerias, que talvez dê mais confiança pro jogador mas não necessariamente seja que nem a posição tática.

Já aconteceu com o Mané, que chegou a ficar natural de MAE e depois o Salah lesionou por 4 meses, troquei ele de lado e quando voltou pra MAE, tava só competente de novo.

O outro foi o Woodburn, que como MC ficou natural depois de umas 3 temporadas (o que me parece um absurdo demorar todo esse tempo), ai passei pra atacante e algum tempo depois, quando voltou pra MC ele tava só competente ou até abaixo disso, não lembro.

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20 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Já aconteceu com o Mané, que chegou a ficar natural de MAE e depois o Salah lesionou por 4 meses, troquei ele de lado e quando voltou pra MAE, tava só competente de novo.

O outro foi o Woodburn, que como MC ficou natural depois de umas 3 temporadas (o que me parece um absurdo demorar todo esse tempo), ai passei pra atacante e algum tempo depois, quando voltou pra MC ele tava só competente ou até abaixo disso, não lembro.

Se for assim agora, que pelo menos eles tenham colocado pra após poucas partidas, o jogador recuperar a naturalidade na posição. Ninguém desaprende, no máximo perde a prática. 

Postado
1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

Já aconteceu com o Mané, que chegou a ficar natural de MAE e depois o Salah lesionou por 4 meses, troquei ele de lado e quando voltou pra MAE, tava só competente de novo.

O outro foi o Woodburn, que como MC ficou natural depois de umas 3 temporadas (o que me parece um absurdo demorar todo esse tempo), ai passei pra atacante e algum tempo depois, quando voltou pra MC ele tava só competente ou até abaixo disso, não lembro.

Curioso porque então podem estar simulando a mesma guideline da Pesquisa, com o jogador tendo só uma posição com nota máxima. Resta saber se está funcionando como planejado o lado de perder nota em outras posições, pode ser que esteja mais acentuado e aí está caindo pra 15, por exemplo, ao invés de 18-19 (que ainda contaria como Natural).

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1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

Já aconteceu com o Mané, que chegou a ficar natural de MAE e depois o Salah lesionou por 4 meses, troquei ele de lado e quando voltou pra MAE, tava só competente de novo.

O outro foi o Woodburn, que como MC ficou natural depois de umas 3 temporadas (o que me parece um absurdo demorar todo esse tempo), ai passei pra atacante e algum tempo depois, quando voltou pra MC ele tava só competente ou até abaixo disso, não lembro.

Você tem o editor em tempo real? Se tiver, compara quanto ele tinha ao iniciar o save, o quanto ele ficou quanto passou a ser natural, e quanto ficou como recuo por não jogar. Acho que dá pra ter uma noção melhor de como está funcionando

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Mas, @Thiago Anjo, há funções que necessita de atributos melhores do que outras? Por exemplo: possuo um ponta que teoricamente possui atributos no mesmo nível para a função extremo e para a função raumdauter, mas na segunda ele possui a bolinha vermelha.

8 horas atrás, Tsuru disse:

Sobre os pontas, eu adoraria que eles rendessem como Atacante Interior, mas mesmo sendo aptos para a função (segundo o próprio jogo), não funciona, não sei o que acontece. Já coloquei na posição de pé trocado, já coloquei na posição de pé bom, já tentei colocar os laterais mais avançados, já tentei transformar os laterais em alas...é impressionante, parece que os pontas ficam "burros" quando precisam atuar cortando pro meio. Ao receber o passe, mesmo tendo opções próximas, eles prendem a bola, ficam rapidamente cercados por dois, três e até quatro jogadores e são desarmados rapidamente. Já testei as tarefas Atacar e Apoiar, já utilizei em duas formações diferentes (4231 e 4123), já soltei mais os meias para apoiarem eles, já tentei espremer e alargar mais o campo, já tentei usar apenas um AI com Extremo do outro lado, procurei puxar o atacante mais pra trás pra ajudar, e não rende. Ontem mesmo quando utilizei o 4-2-3-1 eu coloquei um dos pontas como AI e vi de novo se repetir o filme de perder a bola. No único jogo que vencemos usando os Avançados Interiores, o gol foi marcado quando um deles deu uma de Extremo, foi à linha de fundo e cruzou pro atacante marcar.

Ambos têm boa velocidade, tem bom drible e cruzam bem, embora o passe e a finalização não sejam, de fato, lá essas coisas. Se você quiser conferir, tem os prints deles aqui e aqui. Foram os melhores pontas que consegui contratar, os demais que tenho são muito jovens ainda. 

Não sei se cheguei a falar no grupo, mas ando usando extremos na tarefa de atacar com os pés trocados. Assim, eles cortam pro meio e são mais inteligentes quando devem ou não passar a bola. O posicionamento continua o mesmo: se posicionam abertos quando estão fazendo a transição defesa-ataque e quando recebem cortam pro meio e tocam logo quando chega algum marcador. Essa movimentação não só abre o campo como geralmente bagunça a marcação no meio.

Quanto às instruções, você pode ver no meu save na PM para tirar as conclusões da influência delas no comportamento dos extremos.

Postado
33 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Não sei se cheguei a falar no grupo, mas ando usando extremos na tarefa de atacar com os pés trocados. Assim, eles cortam pro meio e são mais inteligentes quando devem ou não passar a bola. O posicionamento continua o mesmo: se posicionam abertos quando estão fazendo a transição defesa-ataque e quando recebem cortam pro meio e tocam logo quando chega algum marcador. Essa movimentação não só abre o campo como geralmente bagunça a marcação no meio.

Quanto às instruções, você pode ver no meu save na PM para tirar as conclusões da influência delas no comportamento dos extremos.

Interessante, é mais uma possibilidade para eu testar. Até porque o moral dos jogadores anda baixo então devo manter os Extremos no elenco pra evitar um motim. Vou fazer a experiência e depois posto aqui.

Postado
3 horas atrás, Yan Perisse disse:

Mas, @Thiago Anjo, há funções que necessita de atributos melhores do que outras? Por exemplo: possuo um ponta que teoricamente possui atributos no mesmo nível para a função extremo e para a função raumdauter, mas na segunda ele possui a bolinha vermelha.

Não sei se cheguei a falar no grupo, mas ando usando extremos na tarefa de atacar com os pés trocados. Assim, eles cortam pro meio e são mais inteligentes quando devem ou não passar a bola. O posicionamento continua o mesmo: se posicionam abertos quando estão fazendo a transição defesa-ataque e quando recebem cortam pro meio e tocam logo quando chega algum marcador. Essa movimentação não só abre o campo como geralmente bagunça a marcação no meio.

Quanto às instruções, você pode ver no meu save na PM para tirar as conclusões da influência delas no comportamento dos extremos.

Funções não necessitam de nada, você pode escalar um jogador que jogue de meia aberto que em qualquer função sem penalidade alguma. O jogo só te dá uma referência, um aviso: "olha campeão, colocar esse cara que tem psicológico baixíssimo, passe ruim, pouca visão de jogo, técnica limitada, como um armador na ponta, não é uma boa ideia". É isso que significa o círculo de cores da função.
É claro que pra realizar qualquer função em campo você vai ter que ter alguém capacitado, mas não de acordo com o que o jogo diz estritamente, é inútil colocar um cara meio lento e que não sabe cruzar, pra jogar na função de extremo, por quê não vai render, ele não vai ganhar de ninguém na corrida e não vai acertar um cruzamento. Você tem que ter o feeling, saber o que tá fazendo, por que apesar de não ter nenhuma penalização, o jogo não fala as funções aleatoriamente, é um cálculo baseado em uma lógica, faz algum sentido. Mas assim como instruções de assistentes e outras dicas, suas ideias podem ser melhor que elas.

Obs.: A dificuldade em encontrar os capazes de realizar a função Raumdauter (Ou ponta de lança aberto) é que ela tem como necessidade principal muitos atributos psicológicos, e acaba sendo muito difícil achar jogadores de ponta com psicológicos tão bons (quando você clica na função, o jogo destaca em azul os atributos principais e em cinza os atributos secundários. Os principais precisam ser mais alto do que os cinzas, que tem menos importância). 

3 horas atrás, Yan Perisse disse:

Não sei se cheguei a falar no grupo, mas ando usando extremos na tarefa de atacar com os pés trocados. Assim, eles cortam pro meio e são mais inteligentes quando devem ou não passar a bola. O posicionamento continua o mesmo: se posicionam abertos quando estão fazendo a transição defesa-ataque e quando recebem cortam pro meio e tocam logo quando chega algum marcador. Essa movimentação não só abre o campo como geralmente bagunça a marcação no meio.

Quanto às instruções, você pode ver no meu save na PM para tirar as conclusões da influência delas no comportamento dos extremos.

Extremo Invertido é bem parecido com o Atacante Interior, creio que a única diferença marcante é que talvez o Atacante Interior tente mais coisas, seja um pouco mais individual/ousado. Mas o comportamento tático é bem parecido. Porém pode ser que tenha o mesmo problema, se você escalar um canhoto de ponta invertido na esquerda, talvez ele vá tender a levar o jogo pela esquerda ao invés de cortar para perna ruim (acabando por realizar o mesmo movimento de uma ponta normal). Depois que testar @Tsuru, dá um feedback

Postado
22 horas atrás, Thiago Anjo disse:

@El Piratz, gravei um vídeo com o zagueiro que você mencionou, não sei como eram os atributos dele no 16 quando você o pegou, mas mostro como sem treino algum ele se transforma em zagueiro limitado a "com bola". É apenas um algoritmo de soma de atributos, em que alguns atributos tem peso maior que outros, e quando se atinge determinada quantia (valor) o jogo te diz "esse pode jogar como X, Y ou Z". Pode observar que não é ter passe alto ou técnica, ou ser um médio e outro mais alto, é uma combinação.

O que importa é que se você acha que o Wallace com 12 de passe e 12 de técnica já pode ser seu defesa com bola, pode colocar sem medo, por que não vai tomar penalização pelo jogo por que ele te mostra a bola menos verde, não precisa esperar a bola estar completamente verde, basta que você acredite que ele tem atributos suficientemente bons para a função que você quer escalar ele. 

Sobre evolução de função, não existe. Existe evolução de atributos, se seu objetivo é que o jogo te mostre a bola verde, treina os atributos que ele destaca até conseguir. Mas isso não vai vai afetar penalização, por que não existe.

 

Boa Thiago. Ótimo vídeo para entender o que tu quiseste dizer em relação à função diretamente relacionada aos atributos e a não penalização a partir disso.

Muito obrigado pelo esclarecimento e pela dedicação na apresentação dos argumentos.

Obs: O Walace é aquele que tá no Hamburgo agora hehe.

Postado

Galera, vocês sabem me dizer se existe um Guia Teórico e Pratico Sobre o Football Manager igual o presente na área, mas com o conteúdo atualizado para a atual versão?

Postado
10 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Extremo Invertido é bem parecido com o Atacante Interior, creio que a única diferença marcante é que talvez o Atacante Interior tente mais coisas, seja um pouco mais individual/ousado. Mas o comportamento tático é bem parecido. Porém pode ser que tenha o mesmo problema, se você escalar um canhoto de ponta invertido na esquerda, talvez ele vá tender a levar o jogo pela esquerda ao invés de cortar para perna ruim (acabando por realizar o mesmo movimento de uma ponta normal). Depois que testar @Tsuru, dá um feedback

Então, fiz alguns testes aqui mas não fiquei satisfeito com o 4-2-3-1 (dois pontas e um MAC). Pra usar esse esquema eu precisaria deixar meus laterais mais defensivos, senão a zaga sofre demais; só que, ao deixar os laterais defensivos e usar os Atacantes Interiores, o time fica sem largura e a saída de bola acontece na base do chutão. 

Então mudei pro 4-1-2-3 sem MAC com três versões. A primeira delas é voltada para o contra-ataque com os AIs em apoio tentando lançar para um ponta de lança rápido, e um meio campo mais compacto (volante como CJR Defender, MRB apoiar e MC apoiar com algumas instruções do CJA). Montei também uma tática normal e uma ofensiva onde o atacante único vira um Falso 9/Jogador Alvo apoiar (dependendo do jogador) e tenta lançar o Atacante Interior em profundidade, com o outro Atacante Interior apoiando e um meio campo mais equilibrado (volante como CJR defender, um MC apoiar e outro em atacar). As únicas instruções coletivas são "razoavelmente estreito" quando atuamos com mentalidade Normal ou Controlar.

Nos primeiros testes usei apenas a versão de contra-ataque, porque os adversários eram mais fortes. Foram dois jogos em que meu time conseguiu neutralizar o adversário e jogou muito bem, ameaçando quando dava. Em uma dessas partidas o adversário estava com a linha baixa e fui adiantando o atacante único, mas ele estava jogando mal (6.40) e o troquei pelo Jogador Alvo - Apoiar, mandando um dos Atacantes Interiores - Meza - para a função de atacar. O time melhorou e em uma das jogadas o Meza quase fez gol, recebeu uma "casquinha" do JA, cortou pra dentro, ganhou na velocidade de dois zagueiros e bateu em cima do goleiro. E o Gomelt teve atuação destacada nesse jogo, embora ainda esteja se adaptando à função de AI (bolinha vermelha), inclusive terminou com nota 7.10.

Fiquei me perguntando se mesmo no contra-ataque não é melhor usar o atacante único de forma mais recuada, já que nessa formação não temos MAC e o meio de campo joga mais atrás, mas acho que isso também depende de como joga o adversário. Pode ser inclusive que, se os zagueiros rivais forem baixos e de pouca impulsão/cabeceamento, valha transformar os AIs em Extremos e explorar o jogo aéreo pra um ponta de lança forte e atuando na área adversária.

Outra dúvida que ainda tenho - e que pretendo testar - é se vale manter o MRB - Apoiar e o MC - Apoiar quando o time está contra-atacando. Pensei em experimentar um MC - Atacar também nessa estratégia, mas meu receio é ficar com muitas tarefas atacar (um dos atacantes/AIs, o meia central e um dos laterais) e o time acabar muito exposto. Ao mesmo tempo que a tarefa apoiar deixa o meio mais recuado, isola mais o atacante único também. Eu ainda não sei qual risco é melhor correr.

Postado
2 horas atrás, El Piratz disse:

Boa Thiago. Ótimo vídeo para entender o que tu quiseste dizer em relação à função diretamente relacionada aos atributos e a não penalização a partir disso.

Muito obrigado pelo esclarecimento e pela dedicação na apresentação dos argumentos.

Obs: O Walace é aquele que tá no Hamburgo agora hehe.

Ahhh, pensei que era o zagueiro kkkkkkkkk

No caso a transformação dele de Volante para Zagueiro acontece com treino e evolução sim, pois em se tratando de Posições há penalidades quando se escala jogadores fora da Posição, o atributo Decisões é diminuído tanto quanto ele não sabe jogar na posição. Já na Função, pode escolher segundo o seu instinto, não há penalidades.

37 minutos atrás, Tsuru disse:

As únicas instruções coletivas são "razoavelmente estreito" quando atuamos com mentalidade Normal ou Controlar.

Na minha opinião, as táticas funcionam melhor "completas", a partir do momento que se tem informações suficientes no jogo. Não acho muito válido pensar que muitas instruções complicam o time, creio que as instruções devem ser tantas quantas necessárias para se explorar o que quer.

Por exemplo, o contra-ataque default do FM possui pouquíssimas informações, ele dá uma breve recuada no ritmo e uma estreitada na amplitude, de resto é genérico, os jogadores não exploraram os pontos negativos do adversário, acho que isso atrapalha muito mais do que ajuda, eu te sugiro que monte de fato a estratégia que você tem na cabeça. Se quer lançar atacante interior em profundidade, que use a instruções "passar a frente". Se quer pegar a defesa adversária desarrumada, aumente o ritmo e use passes mais diretos. Se quer aproveitar a defesa desarrumada para cruzar, antecipe os cruzamentos, e por ai vai... Eu acho que vale muito apena explorar as instruções.

Eu uso tantas quantas preciso (geralmente altero todas as instruções para o que eu quero) desde os times em 3ª divisão do estadual, eles jogam tão bem quanto a familiaridade os permite, e quando ela fica boa, realizam o dever como eu espero que realizem. Então a dica de começar normal e ver o que o adversário tem pra ir alterando aos poucos, só me serve quando não sei nada sobre o adversário e nem sobre como quero que meu time jogue, uma vez que sei o que quero do meu time, eu monto três estratégias completas, as quais eu vario alguns detalhes em alguns jogos em que preciso.

Se quer um time jogando de forma X, Y e Z, monta a estratégia completa que você tem em mente, depois remove o que você acha que tem que remover, troca ou adiciona também.

Sobre contra-ataques, eu só recuo o atacante se tiver muito impedimento ou se eu quiser que ele faça o pivô.
Os MCs atacando vão avançar no campo, porém pode ser com ou sem a bola. Como o MRB está sempre em busca do combate, ele deixa sempre sua posição, no apoio ele vai procurar recuperar a bola assim que o time perder em áreas mais avançadas do campo, talvez atrapalhe na recomposição que os times precisam para não tomarem gols em quanto preparam o próximo contra golpe. Quando jogo no contra-ataque, se quero explorar a profundidade e velocidade, eu deixo o atacante no limite da linha e peço para os MCs arriscarem mais com passes mais diretos.

Postado
6 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Na minha opinião, as táticas funcionam melhor "completas", a partir do momento que se tem informações suficientes no jogo. Não acho muito válido pensar que muitas instruções complicam o time, creio que as instruções devem ser tantas quantas necessárias para se explorar o que quer.

Sim, eu concordo. A grande questão é que, se eu "setar" uma série de instruções de uma vez e as coisas não darem certo, eu não vou saber exatamente qual é o problema. Por que será que meu time não rende - é o comprimento muito largo, é o estilo de passe ou é a instrução de cruzamentos, ou ainda a linha defensiva? Por mais que a gente analise o jogo pela match engine, dependendo da instrução não tem como você ter certeza do que está acontecendo, e nem mesmo se seu time se adapta bem à ela. Já sei que minha equipe por exemplo não pode jogar de forma mais direta, porque começa a arriscar passes muito difíceis e arma os contragolpes do adversário, contra uma taxa de acertos muito pequena.

Por isso eu prefiro começar de forma genérica e ir acrescentando instruções fixas ou mesmo de acordo com cada adversário. 

14 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Sobre contra-ataques, eu só recuo o atacante se tiver muito impedimento ou se eu quiser que ele faça o pivô.
Os MCs atacando vão avançar no campo, porém pode ser com ou sem a bola. Como o MRB está sempre em busca do combate, ele deixa sempre sua posição, no apoio ele vai procurar recuperar a bola assim que o time perder em áreas mais avançadas do campo, talvez atrapalhe na recomposição que os times precisam para não tomarem gols em quanto preparam o próximo contra golpe. Quando jogo no contra-ataque, se quero explorar a profundidade e velocidade, eu deixo o atacante no limite da linha e peço para os MCs arriscarem mais com passes mais diretos.

Entendi. Tem razão, o MRB já se movimenta bastante, se puxar o MC pra atacar posso acabar deixando buracos no meio. Vou usar o MC apoiar mesmo, mexendo em algumas instruções pra que ele ajude mais o ataque sem aumentar a mentalidade.

Postado
10 horas atrás, Messias Götze disse:

Galera, vocês sabem me dizer se existe um Guia Teórico e Pratico Sobre o Football Manager igual o presente na área, mas com o conteúdo atualizado para a atual versão?

Eu ando atualizando algumas partes do guia recentemente. Pegando mais embalo nessa semana, talvez eu termine.

Postado
2 horas atrás, Tsuru disse:

A grande questão é que, se eu "setar" uma série de instruções de uma vez e as coisas não darem certo, eu não vou saber exatamente qual é o problema

Experimenta ver, enquanto você tá criando sua tática, o jogo em completo, você vai saber o que está dando errado. Caso você não tenha mesmo tempo pra isso, eu entendo sua opção de construção aos poucos. Mas, ainda mantenho a sugestão de que você use o máximo de instruções que você acha possível (sem comprometer sua forma de construção, claro), para tentar colocar as tuas convicções em prática, mesmo que seja pequenos pedaços, isso é um bom exercício de soluções táticas. Tenta pequenos combos. Por exemplo:

Spoiler

 

Um contra-ataque veloz explorando os lados:

EmU4puu.jpg 

- Estruturada, para manter as posições e ter uma boa recomposição
- Ritmo mais alto para ter velocidade no contra-ataque
- Largura bem estreita (bosta equilibrada, mas é equilibrada para a e filosofia de contra-ataque), para evitar penetrações pelo meio

 RCT0LiB.jpg

- Linha Defensiva em 50%, para evitar bolas nas costas da zaga e só começar a pressionar na intermediária, atraindo o adversário para que se tenha espaço a explorar
- Sem linha de impedimento, não faz muito sentido por que você não quer bola nas costas e já vai estar muito próximo do seu gol.
- Pressão baixa, para só dar o bote quando o adversário estiver bem no seu campo, deixando muito espaço para contra-atacar
- Não pressionar a saída e Marcação apertada, já que você só vai pressionar no seu próprio campo, se você der espaço podem ter chutes de longe.

JlLxF7G.jpg

- Bola para os lados, para sempre ter uma ligação rápida com um jogador no mano a mano ou nas costas dos laterais, que é por onde o adversário vai vir, já que o centro você congestionou.
- Passar para o espaço, para a bola sempre ser lançada em profundidade para você explorar a velocidade do seu ataque
- Passes em 65% (mais diretos, embora apareça como misto para filosofia de contra-ataque), para que seu passe chegue logo ao destino, pegando o adversário desorganizado.

cOLLJVN.jpg

- Antecipar cruzamento, no mesmo seguimento de pegar defesa adversária desorganizada, explorando a velocidade/antecipação de seu ataque
- Enfrentar Defesa, para que seus atacantes partam pra cima usando a velocidade

PS.: É só um exemplo, que pode ser aplicado contra adversários que estão te atacando muito, e sobem os laterais. Você precisará de atacantes de lado/pontas atacando, para explorar as costas dos laterais que sobem. 

 

 

 

 

 


 

 

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