Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
14 horas atrás, 2sakakibara disse:

Amigos, podem me tirar uma dúvida? Como funcionam as instruções a beira do campo (shouts)? Que tipo de mudança de fato ocasionam? Eu uso, mas não consigo perceber, pelo menos no visual do jogo, diferença alguma.

Tem um guia aqui, em inglês:

http://www.footballmanagerstory.com/use-fm-2015-touchline-team-talks/

É para o FM 15, mas serve para as versões posteriores também. Segundo esse guia, é importante prestar atenção na linguagem corporal dos jogadores - por exemplo, se seu time estiver "nervoso", usar "sem pressão" pode ajudar; se estiver "complacente", um grito de "concentrar" pode ser importante. 

Ainda segundo esse guia, os gritos que dão maior ênfase ao ataque ou à defesa servem para direcionar seu time para esses objetivos, sem que você precise necessariamente abrir a tela de táticas.

Postado
15 horas atrás, 2sakakibara disse:

Amigos, podem me tirar uma dúvida? Como funcionam as instruções a beira do campo (shouts)? Que tipo de mudança de fato ocasionam? Eu uso, mas não consigo perceber, pelo menos no visual do jogo, diferença alguma.

Infelizmente no 2018 tiraram os resumos sobre eles quando deixava-se o mouse sobre o grito. O que lembro de cabeça é: concentração diminuir a complacência e desinteresse; Acalmar é pra o jogador perder o nervosismo e evitar cartoes; pedir mais, é para os jogadores correrem mais; mostrar garra é pra eles disputarem mais a bola e se dedicarem ao máximo (pode gerar cartões), juntar linhas é para focarem na defesa com linhas próximas...

Postado
1 hour ago, Tsuru said:

é importante prestar atenção na linguagem corporal dos jogadores - por exemplo, se seu time estiver "nervoso", usar "sem pressão" pode ajudar; se estiver "complacente", um grito de "concentrar" pode ser importante. 

No 2018 essa informação está mais chatinha de ver, não fica na tela padrão com as notas dos jogadores durante o jogo.

Postado
1 hora atrás, Tsuru disse:

Tem um guia aqui, em inglês:

http://www.footballmanagerstory.com/use-fm-2015-touchline-team-talks/

É para o FM 15, mas serve para as versões posteriores também. Segundo esse guia, é importante prestar atenção na linguagem corporal dos jogadores - por exemplo, se seu time estiver "nervoso", usar "sem pressão" pode ajudar; se estiver "complacente", um grito de "concentrar" pode ser importante. 

Ainda segundo esse guia, os gritos que dão maior ênfase ao ataque ou à defesa servem para direcionar seu time para esses objetivos, sem que você precise necessariamente abrir a tela de táticas.

Valeu, deu pra entender melhor agora!

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Infelizmente no 2018 tiraram os resumos sobre eles quando deixava-se o mouse sobre o grito. O que lembro de cabeça é: concentração diminuir a complacência e desinteresse; Acalmar é pra o jogador perder o nervosismo e evitar cartoes; pedir mais, é para os jogadores correrem mais; mostrar garra é pra eles disputarem mais a bola e se dedicarem ao máximo (pode gerar cartões), juntar linhas é para focarem na defesa com linhas próximas...

Entendi, uso mais ou menos dessa forma, é algo bem lógico. Vou seguir usando!

Postado

@diegodfa So pra avisar que apliquei uma adaptação da sua tatica ao meu time. Fiz um 443, dois alas no ataque, um meia recuado na defensiva, um Mezzala na esquerda e um Carrilero na direita, com 3 ataques, da esquerda pra direita: falso nove, um Atacante Completo apoiando e um Atacante Recuado atacando. Jogando no Fluido e Controlar. Meu time engole o adversário e ja tem dois jogos que nao levo um misero chute a gol enquanto que o meu time chuta umas 20 em media. Ainda falta pegar um time de força equivalente pra testar a real efetividade mas gostei do inicio de temporada. O unico time forte foi um amistoso contra o Manchester UTD, mas joguei com time reserva pra dar uma rodada e perdi de 4x1. Agora vem o Arsenal pela UEFA SuperCup, esse será o real teste. 

Postado (editado)

Depois de quase levar o Remo rumo à Séria A, acabei assumindo o Coritiba no meio do caminho. Multicampeão pelo Coxa, surgiu, em pleno 2021, a grande proposta da minha carreira: Milan. 16º no campeonato italiano e remando para fazer um time mesclado entre jovens promessas e conhecidos medalhões funcionar como algo fluído e interessante. Assumi e consegui fazer um bom restante de campeonato, terminando em 7º lugar da Série A TIM, semifinalista da Euro e campeão da Copa da Itália. Porém, agora é início de temporada, 5 dias para abrir a janela de transferências e gostaria de construir um time espelhado no sonho da paixão platônica de um esquema tático orquestrado pelo maestro Pep Guardiola. Alguma dica para instruções táticas, mentalidade e atributos necessários para tal?

Que comecem os trabalhos.

Editado por El Piratz
Postado
3 horas atrás, El Piratz disse:

Depois de quase levar o Remo rumo à Séria A, acabei assumindo o Coritiba no meio do caminho. Multicampeão pelo Coxa, surgiu, em pleno 2021, a grande proposta da minha carreira: Milan. 16º no campeonato italiano e remando para fazer um time mesclado entre jovens promessas e conhecidos medalhões funcionar como algo fluído e interessante. Assumi e consegui fazer um bom restante de campeonato, terminando em 7º lugar da Série A TIM, semifinalista da Euro e campeão da Copa da Itália. Porém, agora é início de temporada, 5 dias para abrir a janela de transferências e gostaria de construir um time espelhado no sonho da paixão platônica de um esquema tático orquestrado pelo maestro Pep Guardiola. Alguma dica para instruções táticas, mentalidade e atributos necessários para tal?

Ocultar conteúdo

Eu tenho a resposta que voce procura mas quero deixar minha admiração por realmente vc ter estudado sua proposta de jogo com o livro do Pep, eu ainda vou comprar, leitura obrigatoria 

Postado
14 horas atrás, El Piratz disse:

Ocultar conteúdo

Manter a posse de bola eu acho que é uma instrução obrigatória. 

Team shape flexível ou fluido. Não da pra copiar exatamente igual no FM, mas já vi um vídeo que Henry fala que Guardiola pede uma certa rigidez na construção de jogo até que a bola chegue no terço de ataque. A partir deste os jogadores tem liberdade para assumir posturas mais arriscadas, deixam a habilidade fluir.

Ritmo variando entre normal e alto.

Jogar a partir da defesa.

Levar a bola até a área.

Mentalidade controlar.

Você pode ter a posse de bola sem ter a opção "Manter a posse de bola" ativada, só que com ela ativada eu creio que seus jogadores não vão tomar decisões tão arriscadas, o trabalho em equipe fica mais em evidência em detrimento do individualismo. O team shape flexível ou fluido também contribui com isso, se seu time for fraco em decisões é até admissível colocar em estruturado.

Driblar mais ou menos fica a seu critério. Como eu não gosto da engine do FM opto por driblar menos.

Mover-se das posições. É algo que eu acho que deixa o seu time um pouco mais imprevisível. Como você vai ter mais a posse, em alguns momentos o outro time vai ficar mais fechado e aí seus jogadores precisam de certa liberdade. Talvez esteja falando besteira mas acho que seria um modo de simular o "jogo de posição" que Guardiola usa na vida real. Acho interessante, também, ativar o "mover-se das posições" nas instruções individuais de pontas, meia-atacantes e centroavantes que saibam jogar em mais de uma posição. Funcionou bem comigo.

=====================================

Funções dos jogadores:

Goleiro líbero

2x defensores com bola -> passes mais curtos

Laterais a seu critério. Depende da característica dos seus jogadores. Acho interessante balancear e não colocar os dois com função de ataque por exemplo.

Volante -> armador recuado (d). Ele vai melhorar a saída de bola e ajuda na "saída de 3", entrando no meio dos 2 zagueiros. É bem importante pra manter a posse de bola. Pense no que faz Busquets.

Depois eu termino de escrever...

Postado
15 horas atrás, El Piratz disse:

Mostrar conteúdo oculto

Uma dica pra simular a saída de bola é não usar laterais e sim adiantar 1 posição os laterais para virarem alas e colocar o volante como construtor recuado defender, isso faz com q os zagueiros abram bem qdo o goleiro pegar a bola e o volante recue para fazer aquele famosa linha de 3.

O resto é bem intuitivo, jogadores usando todo o campo controle, passes curtos, intensidade média para deixar os jogadores decidirem quando acelerar e qdo diminuir, manter posse, etc... 

Postado

Caralho, ja fiz de tudo, mudei tatia e os caralhos.. continuo tomando gol pra caralho, principalmente de cruzamento

alguem pode ajudar?

Postado
6 horas atrás, victorpetroll disse:

Driblar mais ou menos fica a seu critério. Como eu não gosto da engine do FM opto por driblar menos.

O que driblar mais ou menos tem a ver com a engine do FM? Esse driblar mais quer dizer que o jogador vai carregar mais a bola e partir mais para o 1x1 em vez de buscar o passe. Aliás, o 1x1 do FM quase nunca é resolvido no drible.

2 horas atrás, edupampero disse:

Caralho, ja fiz de tudo, mudei tatia e os caralhos.. continuo tomando gol pra caralho, principalmente de cruzamento

alguem pode ajudar?

Poste sua tática com instruções e formação aqui.

Postado
3 horas atrás, edupampero disse:

alguem pode ajudar?

É como o Yan falou, só postando a sua tática e analisando o jogo, que dá pra saber o que seus adversários tão explorando

Postado (editado)
11 horas atrás, Yan Perisse disse:

O que driblar mais ou menos tem a ver com a engine do FM? Esse driblar mais quer dizer que o jogador vai carregar mais a bola e partir mais para o 1x1 em vez de buscar o passe. Aliás, o 1x1 do FM quase nunca é resolvido no drible.

Eu não acho efetivo o drible no FM, a ME é muito estranha pra mim nesse sentido.

Editado por victorpetroll
Postado
18 horas atrás, Yan Perisse disse:

Tem como postar print aqui? se tiver posto

Postado
52 minutos atrás, edupampero disse:

Tem como postar print aqui? se tiver posto

Faz upload do print em algum lugar tipo o imgur, e posta o link aqui.

Postado

Alguém obteve sucesso, por pelo menos uma temporada, usando a 4-2-4 (S/ CA)?

Postado
1 hora atrás, felipevalle disse:

Alguém obteve sucesso, por pelo menos uma temporada, usando a 4-2-4 (S/ CA)?

Sem atacante? Ja testei no FM 17 e tive sucesso por algum tempo, me servia quanto defensiva quanto ofensivamente 

Postado (editado)
29 minutos atrás, senna889091 disse:

Sem atacante? Ja testei no FM 17 e tive sucesso por algum tempo, me servia quanto defensiva quanto ofensivamente 

Isso. Com dois meias sendo atacante sombra.

É que vi no histórico de um jogador que tinha tido duas derrotas apenas na temporada. E já era save avançado (com o Aston Villa).

Quanto a posse de bola, costumava ganhar nela também?

Editado por felipevalle
Postado
7 minutos atrás, felipevalle disse:

Isso. Com dois meias sendo atacante sombra.

É que vi no histórico de um jogador que tinha tido duas derrotas apenas na temporada. E já era save avançado (com o Aston Villa).

Quanto a posse de bola, costumava ganhar nela também?

424 sem atacantes, é pra ricamente uma obrigação a posse, já que lançamento longo nas costas da defesa fica complicado pela distância (sempre o zagueiro vai estar mais próximo da área dele do que o seu MO). Então teoricamente ela povoa o meio e te permite trocar passes mais fácil (com mais aproximação) 

• 2 semanas atrás...
Postado

Pensando aqui em uma formação inovadora para controlar bem a posse, pensei em uma variação de uma tática que uso hoje, que é o 4-1-2-3 DM Wide. Uso inside forwards e laterais bem agressivos, dando amplitude à equipe. Basicamente pensei em recuar o centroavante, e atuar sem atacante de ofício. Alguém já usou essa formação? Quais funções são boas para esse falso CA?

Postado
2 horas atrás, 2sakakibara disse:

Pensando aqui em uma formação inovadora para controlar bem a posse, pensei em uma variação de uma tática que uso hoje, que é o 4-1-2-3 DM Wide. Uso inside forwards e laterais bem agressivos, dando amplitude à equipe. Basicamente pensei em recuar o centroavante, e atuar sem atacante de ofício. Alguém já usou essa formação? Quais funções são boas para esse falso CA?

Nunca usei esse tipo de formação, mas seria interessante funções que dessem mais profundidade como o avançado sombra e o meia-atacante (atacar) pelo o que já usei. O emganche eu pouco usei, não posso falar muito, mas é um armador.

Postado
2 horas atrás, 2sakakibara disse:

Funciona bem. O falso CA vai depende do que vc quer dele e quais atributos ele tem. Sugestões:

Quer um cara q se movimente bem e infiltre na defesa - Atacante Sombra

Quer um cara que faça o pivô, segurando a bola pro time chegar - pivô ofensivo/enganche

Quer q ele participe mais do jogo de controle, passando e se movimentando e eventualmente ajudando na defesa - MO-atacando

Quer um jogador mais livre, sem responsabilidades defensivas e que use o melhor de suas habilidades - camisa 10/trequartista

Postado
2 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Funciona bem. O falso CA vai depende do que vc quer dele e quais atributos ele tem. Sugestões:

Quer um cara q se movimente bem e infiltre na defesa - Atacante Sombra

Quer um cara que faça o pivô, segurando a bola pro time chegar - pivô ofensivo/enganche

Quer q ele participe mais do jogo de controle, passando e se movimentando e eventualmente ajudando na defesa - MO-atacando

Quer um jogador mais livre, sem responsabilidades defensivas e que use o melhor de suas habilidades - camisa 10/trequartista

Valeu Thiago, boas dicas. Vou testar Atacante Sombra e MO, acho que são as que vão encaixar melhor no meu estilo de jogo. Talvez até o Enganche, caso os pontas atuem bastante incisivos, entrando na área.

Postado

Tem como fazer Diego e ER renderem juntos no mundo virtual? To pensando em fazer um save com o Flamengo

Postado
14 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Boas dicas, mas o trequartista não recua demais? Cheguei a usá-lo numa partida e ele ficou mais próximo dos MCs do que do CA.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...