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Postado (editado)
8 horas atrás, Yan Perisse disse:

Essa formação é bastante interessante em contra-ataques. Sofri muito contra uma equipe que usou essa formação pelos MACs aproveitarem uma superioridade numérica absurda com o CA. Já conhecendo como enfrentar a tática, posso recomendar que você use volante em vez de meias. Isso diminui absurdamente a distância dessa linha do meio pra linha defensiva. Mas lógico, se você conseguir fazer isso com meias, excelente. Talvez fique uma distância entre essa linha e os MACs, mas se o estilo é mais voltado ao contra-ataque, essa distância não é prejudicial. Qualquer coisa, pode avançar um dos volantes pra uma função que o faça participar mais perto dos MACs.

Então quando jogava com extremos eu também sofria/sofro com adversários bons que usam essa tática, como você disse é muito jogador próximo a meia lua e eles infernizam a linha de defesa e os volantes.

Esse distanciamento que tem entre a linha defensiva e meus 2 MCs, apesar de visível não é reportado pelo adjunto e na analise tática fica um bloco vermelho bem claro nessa região, aparentemente não é um problema tático, não sei se pq eu jogo com a linha um pouco mais alta e esse distanciamento encurta ou se pelo fato de sempre jogador com um MC com funções de defender e o segundo MC como organizador recuado apoiar.

Quando jogo no 4-14-1 a distancia da linha de meio para o ataque também é grande, entretanto tem duas diferenças com relação ao exemplo anterior, o adjunto reporta esse distanciamento e na analise da tática é marcado com um vermelho escuro relatando problemas, nesse caso minha linha defensiva está normal e acredito que mexendo nela não vai melhorar essa distancia, o que pode ter ocorrido é que jogando assim a função do meu atacante está setada como Atacante Completo Apoiar/Atacar ou Ponta de Lança Atacar e ai essas funções não preenchem esse espaço, vou ver se com falso 9 ou atacante recuado melhora, por enquanto alterei para um 4-4-1-1.

Que tipo de instruções a equipe vocês costumam marcar, pensando num contra ataque? Estou usando essas, deveria repensar algo?

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Editado por diegodfa
Postado
7 horas atrás, diegodfa disse:

Esse distanciamento que tem entre a linha defensiva e meus 2 MCs, apesar de visível não é reportado pelo adjunto e na analise tática fica um bloco vermelho bem claro nessa região, aparentemente não é um problema tático, não sei se pq eu jogo com a linha um pouco mais alta e esse distanciamento encurta ou se pelo fato de sempre jogador com um MC com funções de defender e o segundo MC como organizador recuado apoiar.

Quando jogo no 4-14-1 a distancia da linha de meio para o ataque também é grande, entretanto tem duas diferenças com relação ao exemplo anterior, o adjunto reporta esse distanciamento e na analise da tática é marcado com um vermelho escuro relatando problemas, nesse caso minha linha defensiva está normal e acredito que mexendo nela não vai melhorar essa distancia, o que pode ter ocorrido é que jogando assim a função do meu atacante está setada como Atacante Completo Apoiar/Atacar ou Ponta de Lança Atacar e ai essas funções não preenchem esse espaço, vou ver se com falso 9 ou atacante recuado melhora, por enquanto alterei para um 4-4-1-1.

Que tipo de instruções a equipe vocês costumam marcar, pensando num contra ataque? Estou usando essas, deveria repensar algo?

Se a distância entre a linha defensiva e a linha do meio anda curta, excelente. Só reportei porque se o seu objetivo é atuar no contra-ataque, automaticamente a linha defensiva deve ser normal ou baixa, o que deve trazer uma distância significativa pra linha do meio.

Acredito que o 4-4-1-1 é o mesmo exemplo do 4-2-3-1, mas é mais seguro defensiva pelos dois meias-laterais em vez de MACs ou pontas. Se houver um problema com a distância entre a linha defensiva e a linha do meio, poderia usar aquele 4-2-3-1 com dois volantes.

Sobre as instruções, acredito que usaria as mesmas, só fiquei em dúvida sobre usar a marcação apertada, vulga marcação individual. Aliás, ela é bastante usada nas instruções de pressão alta, mas para instruções de pressão baixa é algo que apenas UM erro pode comprometer todo o sistema defensivo.

Postado
30 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Se a distância entre a linha defensiva e a linha do meio anda curta, excelente. Só reportei porque se o seu objetivo é atuar no contra-ataque, automaticamente a linha defensiva deve ser normal ou baixa, o que deve trazer uma distância significativa pra linha do meio.

Acredito que o 4-4-1-1 é o mesmo exemplo do 4-2-3-1, mas é mais seguro defensiva pelos dois meias-laterais em vez de MACs ou pontas. Se houver um problema com a distância entre a linha defensiva e a linha do meio, poderia usar aquele 4-2-3-1 com dois volantes.

Sobre as instruções, acredito que usaria as mesmas, só fiquei em dúvida sobre usar a marcação apertada, vulga marcação individual. Aliás, ela é bastante usada nas instruções de pressão alta, mas para instruções de pressão baixa é algo que apenas UM erro pode comprometer todo o sistema defensivo.

Então, eu to montando duas táticas uma em que a ideia é controlar e fazer pressão que seria a 4-2-3-1 Sem extremos e com dois MCs, e realmente tem surtido muito efeito não tenho problema com distanciamento da linha defensiva e os 2 MCs.

Pra atuar no contra ataque, optei pelo 4-4-1-1 porque realmente ele compacta mais fácil a equipe e dependendo dos minutos do jogo, posso ate tirar o MAC e colocar um VOL virando um 4-1-4-1, o meu problema está fazendo essa tatica render porque com as instruções q mandei no print, meu time vinhas endo massacrado era impossível aguentar a pressão, fiz algumas alterações e melhorou bastante.

Primeira coisa é não jogar em contra ataque optei por Normal, removi as opções de Evitar Carrinhos, Manter Posições e Ser mais disciplinado. Coloquei o atacante com a função de ponta de lança atacar, os zagueiros e os dois MCs tem funções de defender, os laterais ME, MD e MAC apoiam. Notei melhora com essas modificações o adversário tem mais dificuldade em criar oportunidades e eu consigo criar jogadas com perigo.

A marcação apertada sinceramente só deixo marcado, porque sinto que sem ela meu time não da o bote, não rouba a bola e só retoma quando o adversário finaliza pra fora ou erra um passe, e isso me deixa puto porque meu intuito é tomar a bola pra pegar o adversário mau postado.

Postado
5 horas atrás, diegodfa disse:

Pra atuar no contra ataque, optei pelo 4-4-1-1 porque realmente ele compacta mais fácil a equipe e dependendo dos minutos do jogo, posso ate tirar o MAC e colocar um VOL virando um 4-1-4-1, o meu problema está fazendo essa tatica render porque com as instruções q mandei no print, meu time vinhas endo massacrado era impossível aguentar a pressão, fiz algumas alterações e melhorou bastante.

Primeira coisa é não jogar em contra ataque optei por Normal, removi as opções de Evitar Carrinhos, Manter Posições e Ser mais disciplinado. Coloquei o atacante com a função de ponta de lança atacar, os zagueiros e os dois MCs tem funções de defender, os laterais ME, MD e MAC apoiam. Notei melhora com essas modificações o adversário tem mais dificuldade em criar oportunidades e eu consigo criar jogadas com perigo.

Você não tinha dito as funções, talvez o problema estava nisso. Mas falta jogadores com a tarefa de atacar, não? Seria interessante ter mais um, no mínimo. Além disso, os MCs não andam muito recuados não? Um MC (atacar) ou até mesmo um área-a-área traria mais quantidade de jogadores no contra-ataque.

Postado (editado)

@diegodfa "Montei um 4-2-3-1 sem extremos, controlar, fluido, defesa ligeiramente mais alta, largura razoavelmente estreita, ser mais expressivo, e ter mais liberdade de movimentos, e coloquei os laterais para atacar, o inicio de temporada tem sido melhor do que a anterior tenho tido mais posse mais chances de gol, o meu grande teste seria contra o Palmeiras acabei perdendo mas joguei melhor e tive mais chances relativei a derrota como azar, até porque na temporada anterior venci o Palmeiras varias vezes mas no geral o time era um desastre."

Ainda rolava muito jogo pelas laterais? Voce chegava ativar a opção de jogar pelos lados ou deixava no default? Eu só uso o estreito mais pro jogo defensivo que pro ofensivo pois pra mim sempre me parecia mais vantajoso pra se defender e fechar o centro pro adversario, forçando o jogo pelos lados, e confiando na defesa e no grupamento do time, dava pra "sofrer" de bola tirando todas a bolas e reavendo a posse. O ruim era a tendencia de centralizar o jogo com a bola em posse.

 

Editado por senna889091
Postado (editado)
10 horas atrás, Yan Perisse disse:

Você não tinha dito as funções, talvez o problema estava nisso. Mas falta jogadores com a tarefa de atacar, não? Seria interessante ter mais um, no mínimo. Além disso, os MCs não andam muito recuados não? Um MC (atacar) ou até mesmo um área-a-área traria mais quantidade de jogadores no contra-ataque.

Talvez falte, porque com a mentalidade normal seria interessante ter 2 ou 3 atacando, vou ver se coloco um jogador de lado pra atacar, eu gosto do meia area a area mas no meu elenco não tem ninguém bom pra fazer isso, quem chega mais perto é o Petros mas não gosto dele nessa função...

4 horas atrás, senna889091 disse:

@diegodfa "Montei um 4-2-3-1 sem extremos, controlar, fluido, defesa ligeiramente mais alta, largura razoavelmente estreita, ser mais expressivo, e ter mais liberdade de movimentos, e coloquei os laterais para atacar, o inicio de temporada tem sido melhor do que a anterior tenho tido mais posse mais chances de gol, o meu grande teste seria contra o Palmeiras acabei perdendo mas joguei melhor e tive mais chances relativei a derrota como azar, até porque na temporada anterior venci o Palmeiras varias vezes mas no geral o time era um desastre."

Ainda rolava muito jogo pelas laterais? Voce chegava ativar a opção de jogar pelos lados ou deixava no default? Eu só uso o estreito mais pro jogo defensivo que pro ofensivo pois pra mim sempre me parecia mais vantajoso pra se defender e fechar o centro pro adversario, forçando o jogo pelos lados, e confiando na defesa e no grupamento do time, dava pra "sofrer" de bola tirando todas a bolas e reavendo a posse. O ruim era a tendencia de centralizar o jogo com a bola em posse.

 

Então, coloquei instruções especificas nos meu laterias de manter Aberto e sempre levar pro lado do campo, e forço jogo pelo meio nas instruções da equipe, que é onde tenho mais jogadores, no ultimo terço do campo deixo apenas marcado Levar até a área, os laterais sempre passam muito e recebem muitas bolas livres pra cruzar entrar na área ir a linha de fundo, e continuo também tendo chances pelo meio com passes e enfiadas de bola.

Essa formação é bastante ofensiva só uso em casa, quando jogo um clássico dependendo mantenho a mesma formação mas coloco mentalidade Normal ao invés de controlar, se o adversário tem um lateral que passa muito e está me trazendo problemas no jogo abro um dos MACs pra extremo pra ele acompanhar melhor o lateral (por isso que na hora de contratar sempre procuro jogadores que joguem de MAC e Extremo), as vezes quando estou ganhando dou uma segurada nos meu laterais tirando atacar e colocando apoiar, fora de casa só jogo se realmente for superior ou estiver precisando ganhar de qualquer maneira e tenho que me arriscar.

Essa questão da largura do time, entendo que é bom pra defender como você falou, apesar de também ser um risco forçar demais um adversário a jogar pelos lados e ele ter jogadores bons de lado de campo que desequilibram, e o cruzamento no FM é uma arma poderosa também rsrs, mas pra atacar pode fazer sentido já que nessa tática a concentração de jogadores e que pode envolver a defesa adversaria está no centro do campo.

 

Editado por diegodfa
Postado

Uma duvida pessoal, to querendo usar uma tatica com pontas e na função coloquei "Ponta de lança aberto" mas a adequação a essa função poquissimos jogadores tem e ainda assim os que tem são de forma parcial mesmo tendo os atributos que eu considero necessarios para executar essa função. Se eu colocar no treino pra eles treinarem nessa função especifica com o tempo melhora a adequação ?

Postado
47 minutos atrás, Tchelin disse:

Uma duvida pessoal, to querendo usar uma tatica com pontas e na função coloquei "Ponta de lança aberto" mas a adequação a essa função poquissimos jogadores tem e ainda assim os que tem são de forma parcial mesmo tendo os atributos que eu considero necessarios para executar essa função. Se eu colocar no treino pra eles treinarem nessa função especifica com o tempo melhora a adequação ?

Não tenho certeza, mas acho que sim. Comprei o Asensio e na primeira temporada joguei com ele de MC e foi melhorando até que ficou com o círculo completo. Ai na segunda temporada coloquei de segundo atacante na ponta direita, ele ficou completamente adequado e o MC que antes era completo diminuiu um pouco.

Postado
1 hora atrás, victorpetroll disse:

Não tenho certeza, mas acho que sim. Comprei o Asensio e na primeira temporada joguei com ele de MC e foi melhorando até que ficou com o círculo completo. Ai na segunda temporada coloquei de segundo atacante na ponta direita, ele ficou completamente adequado e o MC que antes era completo diminuiu um pouco.

Vou fazer o teste aqui entao, colocar pra treinar essa função. Obrigado

Postado (editado)
23 horas atrás, Tchelin disse:

Vou fazer o teste aqui entao, colocar pra treinar essa função. Obrigado

Ele vai se adequar a função, ele vai render 100% como se fosse um ponta natural, porem se ele não era natural provavelmente não tem os atributos dessa função (pelo menos 100% deles) mas se ele se encaixa na sua estratégia, pode fazer que dá resultado, mas não é tão rapido.

Outra coisa, colocar o cara fora de função pode deixar ele insatisfeito e fazer com que ele queira sair ou arrume briga com você

Editado por Felipe Pessoa
Postado (editado)

As funções são apenas opiniões da inteligência artificial do jogo, ela supõe que X atributos são necessários para tal função e te sugere que determinado jogador é adequado para aquela função, você pode simplesmente as ignorar quando achar que sua noção é melhor que a do jogo (por exemplo, eu escalo atacantes recuados pelos lados, mesmo o jogo dizendo que atacante recuado é teoricamente um jogador que usa a força, eu os uso pela velocidade e por jogarem mais recuados fazendo infiltrações). Posições não, elas fazem o atributo do jogador diminuir se colocado em uma que ele não saiba, fazem ele não render e reclamar.

Editado por Thiago Anjo
Postado
Em 8.2.2018 at 21:10, Thiago Anjo disse:

As funções são apenas opiniões da inteligência artificial do jogo, ela supõe que X atributos são necessários para tal função e te sugere que determinado jogador é adequado para aquela função, você pode simplesmente as ignorar quando achar que sua noção é melhor que a do jogo (por exemplo, eu escalo atacantes recuados pelos lados, mesmo o jogo dizendo que atacante recuado é teoricamente um jogador que usa a força, eu os uso pela velocidade e por jogarem mais recuados fazendo infiltrações). Posições não, elas fazem o atributo do jogador diminuir se colocado em uma que ele não saiba, fazem ele não render e reclamar.

Só complementando essa última parte: o único atributo que diminui ao utilizar o jogador em outra posição é "decisões". A questão é que "decisões" é rolado para basicamente qualquer ação que o jogador faz em campo, então efetivamente isso se torna uma penalidade em quase tudo. Mas não há uma redução direta dos demais atributos. Ao menos não era assim nos FMs anteriores (não encontrei essa informação especificamente para o FM18, mas também não encontrei nada dizendo que seja diferente agora).

Postado
4 horas atrás, Danut disse:

Só complementando essa última parte: o único atributo que diminui ao utilizar o jogador em outra posição é "decisões". A questão é que "decisões" é rolado para basicamente qualquer ação que o jogador faz em campo, então efetivamente isso se torna uma penalidade em quase tudo. Mas não há uma redução direta dos demais atributos. Ao menos não era assim nos FMs anteriores (não encontrei essa informação especificamente para o FM18, mas também não encontrei nada dizendo que seja diferente agora).

Onde você viu que só reduz o atributo decisão? Eu lembro de ter lido (mas não lembro mais onde) que tinha redução nos atributos todos por conta que o CA baixava quando jogava-se numa posição não familiar (CA é a soma dos atributos vezes o peso de cada atributo para a posição).

Apesar que, como você falou, reduzir a decisão acaba, na prática, reduzindo a execução de tudo. 

Postado
Agora, Thiago Anjo disse:

Onde você viu que só reduz o atributo decisão? Eu lembro de ter lido (mas não lembro mais onde) que tinha redução nos atributos todos por conta que o CA baixava quando jogava-se numa posição não familiar (CA é a soma dos atributos vezes o peso de cada atributo para a posição).

Apesar que, como você falou, reduzir a decisão acaba, na prática, reduzindo a execução de tudo. 

Foi jogando no google mesmo, quando fui atrás disso. Jogando de novo agora, achei isso aqui, além de vários outros comentários no mesmo sentido:

https://community.sigames.com/topic/427836-positional-familiarity-is-wack/?tab=comments#comment-11204647

Postado
13 minutos atrás, Danut disse:

Foi jogando no google mesmo, quando fui atrás disso. Jogando de novo agora, achei isso aqui, além de vários outros comentários no mesmo sentido:

https://community.sigames.com/topic/427836-positional-familiarity-is-wack/?tab=comments#comment-11204647

Perfeito, exatamente como você disse, só diminui o atributo decisão. No fim acaba afetado a execução de tudo. E complementando (reafirmando) as funções:

"There's no penalty for playing a player in another role. Suitability is an opinion and one that can change if the attributes changes. Some roles also "need" a minimum CA to be deemed "suitable"."

Não há penalidade por colocar um jogador em outro papel. Adequação é uma opinião e pode variar se os atributos mudarem. E alguns papéis também precisam de um mínimo de CA para ser considerado adequado. 

Postado
20 minutos atrás, felipevalle disse:

@Thiago Anjo, o que seria posição não-familiar?

Aquela que nem aparece a "bolinha amarela" nas táticas daquele jogador. Por exemplo, escalar o Messi como zagueiro, ele não tem essa posição como familiar. Ele vai ter penalização no seu jogo, porém ele é 100% familiar como Ponta esquerda, mas ainda assim o jogo traz dentro da ponta esquerda diversos papéis (Ponta, Atacante interior, Construtor avançado, etc) e o jogo aí da apenas uma opinião do quão ele seria bom nessas funções, mas aí não há penalização. Você pode escalar ele em qualquer papel que você julgue necessário.

Postado
1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Aquela que nem aparece a "bolinha amarela" nas táticas daquele jogador. Por exemplo, escalar o Messi como zagueiro, ele não tem essa posição como familiar. Ele vai ter penalização no seu jogo, porém ele é 100% familiar como Ponta esquerda, mas ainda assim o jogo traz dentro da ponta esquerda diversos papéis (Ponta, Atacante interior, Construtor avançado, etc) e o jogo aí da apenas uma opinião do quão ele seria bom nessas funções, mas aí não há penalização. Você pode escalar ele em qualquer papel que você julgue necessário.

Daí a sua perfomance média (nas partidas) será de acordo com os níveis dos atributos para realizar aquela função (levando em consideração que seja colocado no início da partida com pelo menos 90 de energia, moral à partir de boa, e status feliz pelo clube).

Mas, significa que abaixo de competente (amarelo) em uma posição ocorre a penalização ? E também que à partir de amarelo, tanto faz a posição que escolher na tática, desde que supra os níveis exigidos para a função?

Postado
7 minutos atrás, felipevalle disse:

Daí a sua perfomance média (nas partidas) será de acordo com os níveis dos atributos para realizar aquela função (levando em consideração que seja colocado no início da partida com pelo menos 90 de energia, moral à partir de boa, e status feliz pelo clube).

Mas, significa que abaixo de competente (amarelo) em uma posição ocorre a penalização ? E também que à partir de amarelo, tanto faz a posição que escolher na tática, desde que supra os níveis exigidos para a função?

Sobre a performance média, outras coisas interferem também, como o atributo escondido consistência, por exemplo.

Creio que seja escalonado, quanto mais verde a posição menos penalidades. Na posição que estiver 100%, o que indefere é o Papel, pode ser qualquer um que não vai ter penalização 

Postado (editado)

Eu to passando mal de tanta raiva que estou nesse jogo.

>2 segunda temporada no RB BRASIL

>Consigo chegar nas quartas de finais do paulistão

>começa a série D, eu começo a perde de times patéticos 

> meu plantel claramente superior que a maioria

>perco pateticamente, e essa é a segunda vez que to tentando subir pra C

Estou usando a seguinte tática: https://www.fmscout.com/a-complete-433-tactics-fm17.html

 

Juro que não quero parar de jogar esse jogo, mas simplesmente nada que eu faço funciona.

Editado por zHardu
Postado
1 hora atrás, zHardu disse:

Eu to passando mal de tanta raiva que estou nesse jogo.

>2 segunda temporada no RB BRASIL

>Consigo chegar nas quartas de finais do paulistão

>começa a série D, eu começo a perde de times patéticos 

> meu plantel claramente superior que a maioria

>perco pateticamente, e essa é a segunda vez que to tentando subir pra C

Estou usando a seguinte tática: https://www.fmscout.com/a-complete-433-tactics-fm17.html

 

Juro que não quero parar de jogar esse jogo, mas simplesmente nada que eu faço funciona.

Rapaz, eu não baixei a tática para ver. Mas só a introdução dela já dá para sentir o que vem: o cara fala que ganhou a Premier League em todos os anos, e na parte dos jogadores vai recomendando jogador world class para cada posição.

Daí tu tá pegando uma tática montada para jogar com um supertime europeu e tentando aplicar a jogadores da quarta divisão brasileira. Imagina o Pep Guardiola tentando jogar exatamente da mesma forma que joga no City, só que pegando os caras do nível que tu tá jogando. Isso não tem como dar certo.

Só da lista de posições que ele menciona ali, já vejo várias que eu não usaria com jogadores de baixa qualidade. Lateral com instrução de cortar pra dentro? Avançado interior? Falso 9? Dois armadores? Não estou dizendo que seja impossível fazer uma tática com alguma dessas funções funcionar. Mas todas elas ao mesmo tempo é muito pouco provável que dê certo. E isso sem nem tocar nas instruções à equipe.

 

Moral da história: o problema de táticas baixadas é que elas não são feitas para a equipe que tu tem em mãos. E isso se torna muito mais grave se há uma diferença enorme de nível entre o nível onde a tática foi montada e o nível no qual se joga com ela. Em vez de jogar com algo pronto, feito pensando em outro contexto completamente diferente, eu te recomendaria a montar uma tática simples, pensando no que teu time consegue fazer. Coisa simples mesmo, sem funções muito complicadas, e com no máximo duas ou, vá lá, três instruções à equipe.

Se quiser, nossa área tem vários materiais que podem te ajudar na montagem de uma tática. Os dois que eu mais recomendo para alguém na tua situação são "O 'Princípio 3-2-3'" e "Criando uma tática em poucos minutos". Depois, se ainda tiver com dificuldades, volta aqui e mostra a tática que tu criou.

Postado
Em 14/02/2018 at 22:14, Danut disse:

Rapaz, eu não baixei a tática para ver. Mas só a introdução dela já dá para sentir o que vem: o cara fala que ganhou a Premier League em todos os anos, e na parte dos jogadores vai recomendando jogador world class para cada posição.

Daí tu tá pegando uma tática montada para jogar com um supertime europeu e tentando aplicar a jogadores da quarta divisão brasileira. Imagina o Pep Guardiola tentando jogar exatamente da mesma forma que joga no City, só que pegando os caras do nível que tu tá jogando. Isso não tem como dar certo.

Só da lista de posições que ele menciona ali, já vejo várias que eu não usaria com jogadores de baixa qualidade. Lateral com instrução de cortar pra dentro? Avançado interior? Falso 9? Dois armadores? Não estou dizendo que seja impossível fazer uma tática com alguma dessas funções funcionar. Mas todas elas ao mesmo tempo é muito pouco provável que dê certo. E isso sem nem tocar nas instruções à equipe.

 

Moral da história: o problema de táticas baixadas é que elas não são feitas para a equipe que tu tem em mãos. E isso se torna muito mais grave se há uma diferença enorme de nível entre o nível onde a tática foi montada e o nível no qual se joga com ela. Em vez de jogar com algo pronto, feito pensando em outro contexto completamente diferente, eu te recomendaria a montar uma tática simples, pensando no que teu time consegue fazer. Coisa simples mesmo, sem funções muito complicadas, e com no máximo duas ou, vá lá, três instruções à equipe.

Se quiser, nossa área tem vários materiais que podem te ajudar na montagem de uma tática. Os dois que eu mais recomendo para alguém na tua situação são "O 'Princípio 3-2-3'" e "Criando uma tática em poucos minutos". Depois, se ainda tiver com dificuldades, volta aqui e mostra a tática que tu criou.

Acrescentaria que o FM ultimamente está bem realista, já se foi o tempo em que uma tática milagrosa funcionava em qualquer time e você só tinha o trabalho de escalar.

Você tem que infelizmente montar seu time de acordo com o nível dele, em níveis muito baixos, os melhores atributos são os físicos, cruzamentos e cabeceamento... por isso é recomendável que jogue de maneira simples e feia.

Não adianta manda caras com média 8 de passe e primeiro toque manter a posse de bola, mesmo com passes curtos eles vão errar MUITOS passes fáceis, eu recomendo olhar primeiramente seu melhor atacante ou melhores, veja o ponto forte dele, caso seja cabeceamento, tente montar a equipe para que ele execute apenas o ponto forte dele, fazendo chover cruzamentos na área... se for velocidade, tente deixar ele desmarcado.. ou seja, faça sua equipe jogar por ele, com baixos atributos de remates de longe, visão de jogo, é quase raro outros jogadores se destacarem no mesmo nível do atacante...

Resumo: jogue de maneira simples e feia, mas efetiva, abuse dos chutões, chuveirinhos, evite posições especificas como Meias Ofensivos, Avançados Interiores, Falso 9.. Evite manter posse de bola, passes curtos, defesa alta... Abuse de extremos com tarefa apoiar, Meias Centrais com tarefas de defesa e ataque, Laterais defensivos e zagueiros limitados ou apenas zagueiros.

Postado
Em 13/02/2018 at 19:58, Thiago Anjo disse:

Sobre a performance média, outras coisas interferem também, como o atributo escondido consistência, por exemplo.

Creio que seja escalonado, quanto mais verde a posição menos penalidades. Na posição que estiver 100%, o que indefere é o Papel, pode ser qualquer um que não vai ter penalização 

Deixa ver se entendi, tenho o Militão no SP e ele é natural na posição de volante que fica em frente a zaga, nessa posição posso escolher qualquer função que julgue a melhor que ele renderá 100%... Entretanto não gosto de montar táticas com esse jogador a frente da zaga, só uso essa posição em finais de jogos pra fechar... O Militão como MC é apenas efectivo (verde menos claro) só que as funções dele nessa posição são ruins, geralmente alaranjadas e marrom, nesse caso ele renderá 100% ou é penalizado? 

Eu gosto do Militão no meu elenco, evoluiu muito mas tenho dificuldade em usá-lo e projetar ele como titular, eu coloquei ele pra treinar a posição MC mas ainda não evoluiu pra natural e não sei se vai, pq tá com 22 anos e ele não joga com a frequência que eu gostaria.

Postado
9 horas atrás, diegodfa disse:

Deixa ver se entendi, tenho o Militão no SP e ele é natural na posição de volante que fica em frente a zaga, nessa posição posso escolher qualquer função que julgue a melhor que ele renderá 100%... Entretanto não gosto de montar táticas com esse jogador a frente da zaga, só uso essa posição em finais de jogos pra fechar... O Militão como MC é apenas efectivo (verde menos claro) só que as funções dele nessa posição são ruins, geralmente alaranjadas e marrom, nesse caso ele renderá 100% ou é penalizado? 

Eu gosto do Militão no meu elenco, evoluiu muito mas tenho dificuldade em usá-lo e projetar ele como titular, eu coloquei ele pra treinar a posição MC mas ainda não evoluiu pra natural e não sei se vai, pq tá com 22 anos e ele não joga com a frequência que eu gostaria.

Na posição ele não sofre penalidades por jogar em quaisquer funções, no exemplo do Militao, vc poderia usar qualquer função na posição a frente da zaga, ali é só uma opinião do jogo sobre qual função a frente da zaga ele se daria melhor, julgando pelos atributos. 

No caso de MC que não seja natural, ele tem uma penalização, mas quanto menor a facilidade maior a penalidade. Ele como efetivo, vai desempenhar Qualquer função de MC com a msm qualidade, mas vai ter uma leve penalização no atributo "Decisões", pois não é natural na posição. Como o atributo Decisões afeta em tudo que se faz no campo, ele acaba tendo uma leve penalidade no desempenho geral. 

Quanto mais natural ele for na posição, menos penalidade vai sofrer no atributo Decisões, até chegar em natural, quando não sofre penalização alguma

Postado

Amigos, podem me tirar uma dúvida? Como funcionam as instruções a beira do campo (shouts)? Que tipo de mudança de fato ocasionam? Eu uso, mas não consigo perceber, pelo menos no visual do jogo, diferença alguma.

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