Danut Postado 15 de Junho 2017 Denunciar Postado 15 de Junho 2017 Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). Citar
hiroshitk Postado 16 de Junho 2017 Denunciar Postado 16 de Junho 2017 Em 2017-6-15 at 04:03, Danut disse: Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). Sem MAC é dificil variar.. Eu começaria com o 442, se o MAC do adv estivesse mandando no jogo, eu meteria um 4141 Citar
Danut Postado 16 de Junho 2017 Denunciar Postado 16 de Junho 2017 2 horas atrás, hiroshitk disse: Sem MAC é dificil variar.. Eu começaria com o 442, se o MAC do adv estivesse mandando no jogo, eu meteria um 4141 Hmm, eu tenho usado mais o 4-1-4-1, era o que pensei mesmo. Não tá funcionando muito, mas acho que o problema é mais geral do time no momento então. Citar
hiroshitk Postado 16 de Junho 2017 Denunciar Postado 16 de Junho 2017 9 minutos atrás, Danut disse: Hmm, eu tenho usado mais o 4-1-4-1, era o que pensei mesmo. Não tá funcionando muito, mas acho que o problema é mais geral do time no momento então. Eu uso um 442 com poucas funções específicas, isso me ajuda a determinar basicamente todas as instruções dos 4 meias e os 2 laterais. Citar
Leoc Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 uma duvida, existe algum tipo de combinações em funções que se encaixam dentro de um sistema? seilá, ex: falso nove com segundo atacante ( atacar ) Citar
Danut Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 4 horas atrás, Leoc disse: uma duvida, existe algum tipo de combinações em funções que se encaixam dentro de um sistema? seilá, ex: falso nove com segundo atacante ( atacar ) Cara, não sei se entendi tua pergunta. Sim, existem uma série de combinações que fazem sentido no FM, em tudo que é posição: lateral/ala atacar e meia-ala apoiar, lateral/ala e segundo atacante, falso 9 e segundo atacante, jogador alvo e centroavante... Enfim, tem um monte de combinações que fazem sentido no jogo, a depender de qual sistema tu tá utilizando, que jogadores tu tem disponíveis e tal. Tu tá querendo saber alguma situação específica? Porque senão tua pergunta me pareceu genérica demais... Citar
SilveiraGOD. Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 Em 15/06/2017 at 04:03, Danut disse: Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). O negócio sempre que pegar uma tática (especialmente o 4-2-3-1 e o 4-4-2) que tenha dois laterais e dois pontas e eu também tiver pontas (por exemplo, 4-4-2 x 4-5-1, 4-1-4-1 x 4-4-2 e por ai vai) é fazer com o teu ponta se posicione ENTRE o ala adversário e o ponta adversário. Assim ele recebe a bola livre da marcação dos dois e a partir dai o time começa a atacar. Geralmente eu consigo fazer isso colocando a função em apoiar (isso no 4-3-3) e aumentando ou diminuindo a largura de jogo. Também é bom botar os alas pra atacar porque o ponta vai puxar marcação do ala adversário e o teu ala vai passar livre, livre. É uma barbada. Funciona especialmente bem quando o adversário pressiona. É especialmente útil botar os pontas em apoiar contra o 4-2-3-1 também quando os alas adversários são absurdamente ofensivos (tipo o Arsenal do Wenger), ai o ponta acompanha o tempo inteiro. Meu único problema com alguns tipos de 4-2-3-1 é quando o MAC vira praticamente um segundo atacante (como o 4-2-3-1 do United), ai um zagueiro sai pra caçar ele, abre espaço pro atacante sair em velocidade no 1x1 e eu tomo no cu hahahahh! Basicamente, se eu faço um 4-4-2 em linha e tô tomando pressão, boto os dois pontas pra atacar e os alas pra apoiar (ou atacar). Se tô num 4-3-3, boto pra apoiar. Isso só em casos onde eu tomo pressão e vejo que dá pra marcar gol. Eu não recomendo o 4-1-4-1 contra um 4-2-3-1 que faça pressão porque a marcação encaixa direitinho contra a tua e tu fica dependendo de um acerto de passe longo nas costas do adversário, coisa esporádica de acontecer. O 4-1-4-1 me parece bom contra táticas que acabem dando espaço pra ti sair jogando (4-3-3, por exemplo) ou equipes que em geral não pressionem na saída de bola. Citar
Danut Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 16 minutos atrás, Silveira. disse: O negócio sempre que pegar uma tática (especialmente o 4-2-3-1 e o 4-4-2) que tenha dois laterais e dois pontas e eu também tiver pontas (por exemplo, 4-4-2 x 4-5-1, 4-1-4-1 x 4-4-2 e por ai vai) é fazer com o teu ponta se posicione ENTRE o ala adversário e o ponta adversário. Assim ele recebe a bola livre da marcação dos dois e a partir dai o time começa a atacar. Geralmente eu consigo fazer isso colocando a função em apoiar (isso no 4-3-3) e aumentando ou diminuindo a largura de jogo. Também é bom botar os alas pra atacar porque o ponta vai puxar marcação do ala adversário e o teu ala vai passar livre, livre. É uma barbada. Funciona especialmente bem quando o adversário pressiona. É especialmente útil botar os pontas em apoiar contra o 4-2-3-1 também quando os alas adversários são absurdamente ofensivos (tipo o Arsenal do Wenger), ai o ponta acompanha o tempo inteiro. Meu único problema com alguns tipos de 4-2-3-1 é quando o MAC vira praticamente um segundo atacante (como o 4-2-3-1 do United), ai um zagueiro sai pra caçar ele, abre espaço pro atacante sair em velocidade no 1x1 e eu tomo no cu hahahahh! Basicamente, se eu faço um 4-4-2 em linha e tô tomando pressão, boto os dois pontas pra atacar e os alas pra apoiar (ou atacar). Se tô num 4-3-3, boto pra apoiar. Isso só em casos onde eu tomo pressão e vejo que dá pra marcar gol. Eu não recomendo o 4-1-4-1 contra um 4-2-3-1 que faça pressão porque a marcação encaixa direitinho contra a tua e tu fica dependendo de um acerto de passe longo nas costas do adversário, coisa esporádica de acontecer. O 4-1-4-1 me parece bom contra táticas que acabem dando espaço pra ti sair jogando (4-3-3, por exemplo) ou equipes que em geral não pressionem na saída de bola. Começando pelo final: o bom do 4-1-4-1 é que encaixa a marcação, já que assim eu consigo anular o MAC adversário. O problema é que encaixa a marcação, e aí eu fico sem saída de jogo. No geral, se uso o 4-4-2, meu time acaba sendo dominado pelo MAC. Meus zagueiros são lerdões, aí quando um sai para dar combate o CA do adversário consegue aproveitar o espaço, e vejo isso acontecer demais. Então uso o 4-1-4-1 como forma de colocar alguém ali pra incomodar esse MAC. Mas a saída de jogo fica bem ruim mesmo. Essa parte do ponta entre o lateral e o ponta adversário é algo que eu tinha observado um pouco já. Que meu ponta acaba tendo nota mais alta em apoiar do que em atacar nesses jogos. Acho que vou começar a usar de forma mais sistemática e ver se traz resultados. A parte do lateral/ala em atacar já é mais complicado, que eu tô na quinta divisão né, não tenho jogadores com nível de Liverpool. Citar
Leoc Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 4 horas atrás, Danut disse: Cara, não sei se entendi tua pergunta. Sim, existem uma série de combinações que fazem sentido no FM, em tudo que é posição: lateral/ala atacar e meia-ala apoiar, lateral/ala e segundo atacante, falso 9 e segundo atacante, jogador alvo e centroavante... Enfim, tem um monte de combinações que fazem sentido no jogo, a depender de qual sistema tu tá utilizando, que jogadores tu tem disponíveis e tal. Tu tá querendo saber alguma situação específica? Porque senão tua pergunta me pareceu genérica demais... armador-avançado ''central'' quais funções vao potencializar esse tipo de jogador? Citar
Danut Postado 18 de Junho 2017 Denunciar Postado 18 de Junho 2017 11 minutos atrás, Leoc disse: armador-avançado ''central'' quais funções vao potencializar esse tipo de jogador? Depende o que teu armador avançado vai fazer. Ele tá ali para armar o jogo ou para ser um jogador de chegada com força na área? Se for para ele marcar gols, eu colocaria um atacante que possa tocar a bola (alguém em função apoiar, um falso 9, algo assim). Se for para ele criar o jogo, coloca com um atacante mais finalizador (mas se for um atacante só, alguém que se movimente um pouco também é melhor). Se for no 4-2-3-1, coloca os pontas para apoiarem na frente também (ponta, raumdeuter ou SA em atacar). Citar
GIGANTIH Postado 21 de Junho 2017 Denunciar Postado 21 de Junho 2017 Em 2017-6-15 at 03:03, Danut disse: Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). Eu sempre tive bons resultados defensivos com o 41221 (MDC - MC MC - MAE MAD - PLC) contra o 4231. Ofensivamente, eu costumo escalar um extremo com boa capacidade de Avançado Interior em parceria com um lateral ofensivo daquele mesmo lado. O avançado interior está lá pra flutuar por trás dos MCs do 4231 e abrir o corredor para o lateral, o que quase sempre cria uma superioridade numérica caso o time tenha atributos decentes de passe, pra jogar de maneira mais direta. O outro lateral em geral eu seguro como defensivo. Citar
Danut Postado 21 de Junho 2017 Denunciar Postado 21 de Junho 2017 Agora, GIGANTIH disse: Eu sempre tive bons resultados defensivos com o 41221 (MDC - MC MC - MAE MAD - PLC) contra o 4231. Ofensivamente, eu costumo escalar um extremo com boa capacidade de Avançado Interior em parceria com um lateral ofensivo daquele mesmo lado. O avançado interior está lá pra flutuar por trás dos MCs do 4231 e abrir o corredor para o lateral, o que quase sempre cria uma superioridade numérica caso o time tenha atributos decentes de passe, pra jogar de maneira mais direta. O outro lateral em geral eu seguro como defensivo. Hmm, já não tô mais precisando disso para agora porque troquei de equipe. De todo modo, não conseguiria jogar assim na equipe que estava, por falta de qualidade mesmo (era quinta divisão inglesa). Mas vou guardar a informação para quando voltar a enfrentar o esquema em outras situações. Valeu :) Citar
Leoc Postado 21 de Junho 2017 Denunciar Postado 21 de Junho 2017 Alguém sabe porque já fazem 4 semanas que no treino de jogo, treino o trabalho em equipe e nunca deixa de aparecer esse aviso nos relatórios de equipe ''ha algum trabalho a ser feito para melhorar os niveis de trabalho em equipe no time '' Citar
Danut Postado 21 de Junho 2017 Denunciar Postado 21 de Junho 2017 7 horas atrás, Leoc disse: Alguém sabe porque já fazem 4 semanas que no treino de jogo, treino o trabalho em equipe e nunca deixa de aparecer esse aviso nos relatórios de equipe ''ha algum trabalho a ser feito para melhorar os niveis de trabalho em equipe no time '' Dá uma olhada como tá a coesão da equipe (vai no teu auxiliar > relatórios> reação à palestra). Ali aparece como tá o entrosamento da equipe. Se estiver baixo ali, eu recomendo utilizar também o treino geral de coesão, não apenas o treino de jogo. Citar
hiroshitk Postado 23 de Junho 2017 Denunciar Postado 23 de Junho 2017 #Ajuda Como extrair o máximo de seu jogador alvo? Citar
Thiago Anjo Postado 23 de Junho 2017 Denunciar Postado 23 de Junho 2017 3 horas atrás, hiroshitk disse: #Ajuda Como extrair o máximo de seu jogador alvo? Na minha opinião tem que ter pelo menos um jogador próximo a ele, de preferência veloz, o alvo vai poder raspar de cabeça para encontrar ele nas costas da defesa, segurar a bola para fazer um pivô. Além disso, para fazer gols ele precisa estar próximo a barra adversária, já que geralmente não são muito ágeis nem muito velozes, o jeito mais fácil de se conseguir isso é utilizando cruzamentos. E lembre-se, se você utilizar passes de misto pra longos, os jogadores vão querer sempre lançar no jogador alvo, se ele estiver muito isolado não vai produzir nada. Citar
Pancaldi Postado 30 de Junho 2017 Denunciar Postado 30 de Junho 2017 Estou utilizando uma tatica com a Portuguesa, 4 2 3 1 com vol e pontas, está dando certo, porem em jogos fora de casa sempre tenho dificuldade e também levo muitos gols de cruzamento, se alguém puder me ajudar agradeço. Spoiler Nesse jogo contra o goias meu time saiu perdendo, mas eu consegui a virada, mesmo sendo amistoso fiquei feliz com o rendimento. Citar
Leonardo Castello Postado 1 de Julho 2017 Denunciar Postado 1 de Julho 2017 8 horas atrás, Pancaldi disse: Ocultar conteúdo A única solução pra diminuir gols de cruzamento é vc ter bons laterais de marcação e uma linha defensiva mais alta . Citar
leh_MA Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 Interessante a discussão aqui sobre como encarar o 4-2-3-1, que eu particularmente acho uma das táticas mais difíceis de se enfrentar. Geralmente os times que utilizam essa tática, são os melhores times e mais ofensivos de uma liga. E por isso eu quase sempre acabo optando por uma formação mais defensiva como o 4-1-4-1 em contra ataque principalmente pra anular o MAC adversário. Mas como já foi falado aqui, a saída de bola é inexistente. O resultado é que fica um jogo muito truncado com poucas chances de gol, e o time deles criando um pouco mais e tendo mais posse. Recentemente fiz um jogo nesse molde, mas que foi um desastre, pois minha equipe além de não conseguir nem passar do meio de campo, estava sendo bombardeada chance atrás de chance, com o adversário sempre chegando sozinho na cara do meu goleiro. Só depois de muito tempo é que percebi que eles só atacavam pelo meio, os laterais nem subiam, mas eles vinham sempre afunilando o jogo, trocando passes rápidos e me envolviam completamente.(Meu médio-alas ficavam basicamente parados sem marcar ninguém enquanto eles costuravam pelo meio.) Não acho que usarei mais essa tática pra enfrentar eles, mas qual seria a melhor solução aqui pra pelo menos não ser tão massacrado na defesa? Diminuir bastante a largura e recuar a linha defensiva, já que eles só atacam pelo meio e saem tocando até entrar na área? Citar
Leonardo Castello Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 6 minutos atrás, leh_MA disse: Interessante a discussão aqui sobre como encarar o 4-2-3-1, que eu particularmente acho uma das táticas mais difíceis de se enfrentar. Geralmente os times que utilizam essa tática, são os melhores times e mais ofensivos de uma liga. E por isso eu quase sempre acabo optando por uma formação mais defensiva como o 4-1-4-1 em contra ataque principalmente pra anular o MAC adversário. Mas como já foi falado aqui, a saída de bola é inexistente. O resultado é que fica um jogo muito truncado com poucas chances de gol, e o time deles criando um pouco mais e tendo mais posse. Recentemente fiz um jogo nesse molde, mas que foi um desastre, pois minha equipe além de não conseguir nem passar do meio de campo, estava sendo bombardeada chance atrás de chance, com o adversário sempre chegando sozinho na cara do meu goleiro. Só depois de muito tempo é que percebi que eles só atacavam pelo meio, os laterais nem subiam, mas eles vinham sempre afunilando o jogo, trocando passes rápidos e me envolviam completamente.(Meu médio-alas ficavam basicamente parados sem marcar ninguém enquanto eles costuravam pelo meio.) Não acho que usarei mais essa tática pra enfrentar eles, mas qual seria a melhor solução aqui pra pelo menos não ser tão massacrado na defesa? Diminuir bastante a largura e recuar a linha defensiva, já que eles só atacam pelo meio e saem tocando até entrar na área? Eu venho passando por uma fase de ajustes táticos para tentar anular e sobrecarregar o adversário . O que isso quer dizer (?) Digamos que meu time em questão jogue no 4-4-2 losango e o oponente no 4-2-3-1. De cara eu já coloco meu Alas como Laterais pra evitar tomar bola nas costas dos pontas adversário e meu volante como médio defensivo(defender) pra anular o MAC. Segundo passo, olhar na distribuição tática se tem algum lateral deles q está avançado, caso tenha e ele seja muito bom ofensivamente, eu puxo um atacante que seja rápido pra jogar aberto nas costas desse lateral , fazendo com que ele pare de avançar ou que tome sempre bola nas costas(nessa parte estarei tanto anulando como sobrecarregando o time em questão) . Terceiro e mais importante passo, jogar pelo meio, como os laterais dele ja estão nulos, os pontas marcados, o MAC sendo perseguido e o atacante solitário , vou vim com um batalhão pelo meio( Mc, Box to box, CJA) forçando ele a jogar mais fechado e ter que mudar drasticamente sua forma de jogar. Conclusão Falhei muito e perdi a paciência nesse FM quando simplesmente tentei anular o adversário, e foram 2 motivos : Eu não prestava atenção como o time adversário se portava durante a partida(mudança de esquema e função dos jogadores), e minha insistência em deixar de sobrecarregar pra apenas anular, sendo que IA arranjava um jeito de achar brechas na minha marcação . Citar
leh_MA Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 2 horas atrás, Leonardo Castello disse: Eu venho passando por uma fase de ajustes táticos para tentar anular e sobrecarregar o adversário . O que isso quer dizer (?) Digamos que meu time em questão jogue no 4-4-2 losango e o oponente no 4-2-3-1. De cara eu já coloco meu Alas como Laterais pra evitar tomar bola nas costas dos pontas adversário e meu volante como médio defensivo(defender) pra anular o MAC. Segundo passo, olhar na distribuição tática se tem algum lateral deles q está avançado, caso tenha e ele seja muito bom ofensivamente, eu puxo um atacante que seja rápido pra jogar aberto nas costas desse lateral , fazendo com que ele pare de avançar ou que tome sempre bola nas costas(nessa parte estarei tanto anulando como sobrecarregando o time em questão) . Terceiro e mais importante passo, jogar pelo meio, como os laterais dele ja estão nulos, os pontas marcados, o MAC sendo perseguido e o atacante solitário , vou vim com um batalhão pelo meio( Mc, Box to box, CJA) forçando ele a jogar mais fechado e ter que mudar drasticamente sua forma de jogar. Conclusão Falhei muito e perdi a paciência nesse FM quando simplesmente tentei anular o adversário, e foram 2 motivos : Eu não prestava atenção como o time adversário se portava durante a partida(mudança de esquema e função dos jogadores), e minha insistência em deixar de sobrecarregar pra apenas anular, sendo que IA arranjava um jeito de achar brechas na minha marcação . Bem esclarecedor o seu exemplo e a noção de não apenas anular mas também sobrecarregar. Obrigado Citar
Perissé Postado 6 de Julho 2017 Autor Denunciar Postado 6 de Julho 2017 O 4-2-3-1 é um esquema bastante ofensivo mesmo, dificilmente você administra a posse de bola. Jogo com o 4-1-2-3 contra esse tipo de esquema, visando equilibrar o foco entre anular e sobrecarregar o meio adversário, que só tem dois jogadores. Então, uso um armador recuado (defender) como volante, que se posiciona bem e anula o MAC adversário, e dois meia-centrais (apoiar e atacar), sendo que um irá avançar mais no ataque e ficará mais próximo do atacante recuado. Além de usar dois segundos atacantes, que podem abrir ou infiltrar pelo meio, fazendo mais o segundo tipo de jogada. Citar
lipatin Postado 7 de Julho 2017 Denunciar Postado 7 de Julho 2017 pessoal. aqui vai um desabafo. e pedido de socorro. Desabafo. desde que veio o fm 15 nao me adaptei. quando veio o 16 tentei novamente jogar. não consegui. simplesmente NAO joguei mais. de raiva. Pois bem. tentei novamente esses dias. e segui com os mesmos problemas. Lá vai. problema 1. nao tem mais marcação H-H. cara isso é RIDÍCULO. é uma opção que o treinador tem que ter. enfim, com isso, as mulas do meu time na porcaria da marcação por zona vão que nem 'mosca na merda' 3 pra marcar um e abrem espaço ou deixam outro livre... dá muita raiva! problema 2. nas pré ordens. de marcação por posição. por ex. sempre mandei pressionar alas e meias abertos. fiz isso, mas, não tem a mesma efetividade que na prévia do jogo ter que ir jogador a jogador, inclusive no que entrar no meio do jogo, mandar marcar. isso enche o saco. Agora vem os socorros. cara. parece que tudo que acredito sobre futebol não serve pra essa nova forma do FM. e não é o caso. a questão é que não consigo entender as opções que surgiram com o fm15 em diante. afinal de contas. qual a consequencia ofensiva e defensiva do "manter a posse de bola"? nao tinha isso nos outros FM's. sempre gostei de transições rapidas e então não tenho marcado isto. mas parece que os caras são BURROS e vão la e atacam so com 2, 3 feito loucos se não tiver esta opção marcada. daí tu marca isto e o levar a bola até area. dá o contrário. tu tem todo o time no campo adversario, mas, o adversario tb já se remontou defensivamente. está dificil encontrar o equilibrio.. antes já tinha a opção de contra-atacar, agora não mais. tu tem que criar uma forma disso ocorrer. nao concordo, mas, ok. tentei fazer isso. mas na maioria das vezes, quando jogo fora e contra um time melhor e tento fazer isso, SOU EU quem toma o gol de contra-ataque. daí pra abandonar a causa. tu fica o jogo inteiro esperando o contra-ataque. daí falha o teu contra-ataque e tu toma de volta? e isso parece que não faz sentido. pq é nitido pra mim, que nestes jogos contra times top fora os caras vem com "manter a posse de bola" e "sobreposições" o que é contraditório ao contra-ataque; pois bem, mas o contra-ataque deles, quando eles recuperam a bola dá certo. não sei mais o que fazer. O maior exemplo que posso dar é no meu save do real. e não de times sem a mesma expressão que jogo, como o gremio ou a roma. E digo isso, porque poxa se com um time como o real madrid não dá certo minhas ideias, é porque realmente como disse não entendi o jogo. jogando fora contra o barça. 3 a zero ao natural. e eles fizeram TUDO O QUE EU QUERIA TER FEITO. mudei meu estilo de controlar e fluido. fui ao normal, flexivel, recuei as linhas defensivas e ao inves do passe curto deixei misto e ao inves de procurar sobreposições ou levar a área coloquei incentivar cruzamentos, para o contra-ataque. segurei bem eles sempre! mas tomei 3 gols de contra-ataque, que era o que eu queria fazer. e reitero. nao faz sentido! porque eles jogam no toque rapido e curto (como eu normalmente faço) mas, "mantendo a posse de bola". o que é incompatível a contra-atacar, mas, daí no contra-ataque deles funcionaou que foi uma beleza. pá-pá-pá. neymar-messi gol. é muito irritante. espero que alguem possa me ajudar. Citar
Perissé Postado 7 de Julho 2017 Autor Denunciar Postado 7 de Julho 2017 @lipatin, se tu tá com uns problemas na parte tática e tá batendo cabeça a tempos, recomendo dar uma olhada no índice de guias da área tática do FManager. Enfim, sobre a marcação homem a homem é simplesmente quando a opção "Usar Marcação Apertada" está marcada, já a marcação por zona é quando a mesma não está habilitada. Se eu entendi bem, essa marcação errada que tu diz que seus jogadores estão fazendo não tem a ver com alguma instrução de pressão no adversário? Dá uma olhada. Sobre a instrução "manter a posse de bola" é pra equipes que gostem mais de aplicar uma intensidade menor e rodando mais a bola. Já pra contra-ataques, sem aquela opção antiga, tu tem que usar um ritmo maior, chamar mais o adversário pro seu campo (abaixando a pressão). Citar
leh_MA Postado 10 de Julho 2017 Denunciar Postado 10 de Julho 2017 @lipatin, como o Yan falou, é bom dar uma lida nos materiais que tem aqui, pois eles são muito bons. Mas só complementando, esse lance de ir 3 jogadores pra marcar 1 adversário, tá mais relacionado à pressão como ele disse, do que marcação por zona. E outra coisa que influencia bastante é os papéis de seus jogadores. Por exemplo, se você estiver jogando com 1 volante e 2 meias centras, sendo que 1 ou os 2 meias estão marcando mais recuado ou estáticos e o seu volante está como um MRB, provavelmente terá uma sobreposição. Pois o MRB é por padrão um jogador que pressiona bastante, então ele vai subir pra dar o combate ocupando basicamente a mesma posição que o meia central. Só um exemplo. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.