Leoc Postado 5 de Junho 2017 Denunciar Postado 5 de Junho 2017 1 hora atrás, Danut disse: Vai além. Se estiver sendo muito pressionado/quiser segurar resultado, uso defender. Nos últimos minutos, especialmente se for jogo fundamental/eliminatório, uso contenção. Se estiver precisando do resultado, troco para atacar. Claro, depende do time que tenho, tem táticas que não funcionam bem com mentalidade atacar, aí prefiro ficar em outras. Mas se der, uso ela. E agora que estou nas divisões inferiores, tenho feito bastante uso de sobrecarregar. Colocar um homem poste lá no ataque e jogar balão pra ele é uma tática eficiente para os minutos finais quando tu vê que teu time não conseguiu criar nada o jogo todo. Mas não uso sobrecarregar se meu time já tá criando chances em mentalidades mais baixas, aí ela acaba sendo ruim (porque foca muito nesse balão pra frente, acaba que o time pode perder o controle que tinha). bacana esse pensamento, porém, é difícil fazer toda essas alterações sem fazer com que a ''barra'' de familiaridade tática não seja afetada, pois toda vez que mudamos algo cai algum tipo de atributo ex: formação, mentalidade, passe etc. Citar
Danut Postado 5 de Junho 2017 Denunciar Postado 5 de Junho 2017 19 minutos atrás, Leoc disse: bacana esse pensamento, porém, é difícil fazer toda essas alterações sem fazer com que a ''barra'' de familiaridade tática não seja afetada, pois toda vez que mudamos algo cai algum tipo de atributo ex: formação, mentalidade, passe etc. Para evitar que isso aconteça, eu treino uma versão completamente ofensiva e outra versão completamente defensiva das instruções (não precisa ser com a mesma tática, pode ser com táticas totalmente diferentes). Aí quando tu trocar, não vai sofrer tanto. Citar
Tsuru Postado 5 de Junho 2017 Denunciar Postado 5 de Junho 2017 Pessoal, estou tendo problemas ao enfrentar a tática 4-2-1-3 com triângulo de base baixa (dois MDs, um meia central e dois extremos). Na verdade, a AI colocou todos os times do jogo para usarem essa mesma formação. Levo praticamente todos os gols de cabeça/cruzamentos e já tentei diversas formações e táticas diferentes, mas nenhuma foi realmente efetiva. Sejam quais forem as mudanças, meus jogadores ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha. Alguém tem alguma ideia que possa me ajudar? Citar
Danut Postado 6 de Junho 2017 Denunciar Postado 6 de Junho 2017 5 horas atrás, Tsuru disse: Pessoal, estou tendo problemas ao enfrentar a tática 4-2-1-3 com triângulo de base baixa (dois MDs, um meia central e dois extremos). Na verdade, a AI colocou todos os times do jogo para usarem essa mesma formação. Levo praticamente todos os gols de cabeça/cruzamentos e já tentei diversas formações e táticas diferentes, mas nenhuma foi realmente efetiva. Sejam quais forem as mudanças, meus jogadores ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha. Alguém tem alguma ideia que possa me ajudar? Não sei se já enfrentei essa formação no FM, e falar assim fica meio difícil. Mas já jogou no 4-1-4-1? Em tese, me parece uma boa opção: - tu bate de frente com o meio campo adversário (eles tem um jogador mais avançado e dois recuados, tu tem dois avançados e um recuado); - teus jogadores de lado podem dar suporte na marcação dos pontas/laterais adversários. Eu procuraria fazer marcação individual no lateral ou ponta do lado mais perigoso se ficar claro que o adversário ataca muito mais por um lado - só tem que cuidar daí se não mata tua saída de jogo essa opção. - ao mesmo tempo, os jogadores de lado exploram o espaço que essa tática deixa, que é nas costas do ponta/antes do lateral, essa intermediária pelos lados. Não é o espaço mais efetivo do mundo para se ter a bola, mas deve dar para explorar cruzamentos antecipados se tu tiver quem conclua eles, ou então segurar a bola até a chegada do pessoal pelo meio, quem sabe puxando um volante um pouco para abrir o meio. Não sei se tu já jogou assim, e o que to falando aqui é um pensamento bem teórico. Mas no teu save (que é pra onde imagino que tu tá pedindo ajuda) tu fala que alternou pro 4-1-3(MC)-2 e o 4-4-2(diamante). Não gosto muito de nenhuma dessas opções, o 4-1-3-2 deixa muito espaço para os pontas/laterais adversários, e o 4-4-2 diamante deixa teu meia avançado preso no meio de dois volantes. Um problema que tu pode enfrentar com um 4-1-4-1 é que teu atacante acabe muito preso junto aos volantes adversários. Aí a solução me parece só investir bastante na chegada de apoio para ele, especialmente dos dois meias centrais. Se for jogar com isso, coloca os meias centrais com funções mais ofensivas. E independentemente da tática utilizada, acho que tu precisa tentar dar um jeito na defesa. Se tu tiver jogadores rápidos, acho que vale a pena testar como fica se jogar com linha bem mais alta e linha de impedimento. Tentando diminuir o espaço para que o cruzamento saia. Só não sei se isso não vai acabar tendo o efeito negativo de deixar o atacante chegar em velocidade para o cabeceio, mas talvez valha a pena testar. Citar
Tsuru Postado 6 de Junho 2017 Denunciar Postado 6 de Junho 2017 29 minutos atrás, Danut disse: Não sei se já enfrentei essa formação no FM, e falar assim fica meio difícil. Mas já jogou no 4-1-4-1? Em tese, me parece uma boa opção: - tu bate de frente com o meio campo adversário (eles tem um jogador mais avançado e dois recuados, tu tem dois avançados e um recuado); - teus jogadores de lado podem dar suporte na marcação dos pontas/laterais adversários. Eu procuraria fazer marcação individual no lateral ou ponta do lado mais perigoso se ficar claro que o adversário ataca muito mais por um lado - só tem que cuidar daí se não mata tua saída de jogo essa opção. - ao mesmo tempo, os jogadores de lado exploram o espaço que essa tática deixa, que é nas costas do ponta/antes do lateral, essa intermediária pelos lados. Não é o espaço mais efetivo do mundo para se ter a bola, mas deve dar para explorar cruzamentos antecipados se tu tiver quem conclua eles, ou então segurar a bola até a chegada do pessoal pelo meio, quem sabe puxando um volante um pouco para abrir o meio. Não sei se tu já jogou assim, e o que to falando aqui é um pensamento bem teórico. Mas no teu save (que é pra onde imagino que tu tá pedindo ajuda) tu fala que alternou pro 4-1-3(MC)-2 e o 4-4-2(diamante). Não gosto muito de nenhuma dessas opções, o 4-1-3-2 deixa muito espaço para os pontas/laterais adversários, e o 4-4-2 diamante deixa teu meia avançado preso no meio de dois volantes. Um problema que tu pode enfrentar com um 4-1-4-1 é que teu atacante acabe muito preso junto aos volantes adversários. Aí a solução me parece só investir bastante na chegada de apoio para ele, especialmente dos dois meias centrais. Se for jogar com isso, coloca os meias centrais com funções mais ofensivas. E independentemente da tática utilizada, acho que tu precisa tentar dar um jeito na defesa. Se tu tiver jogadores rápidos, acho que vale a pena testar como fica se jogar com linha bem mais alta e linha de impedimento. Tentando diminuir o espaço para que o cruzamento saia. Só não sei se isso não vai acabar tendo o efeito negativo de deixar o atacante chegar em velocidade para o cabeceio, mas talvez valha a pena testar. Na verdade não tentei o 4-1-4-1, apenas o 4-5-1 com cinco meias centrais. O problema continuava e o atacante ficou bastante isolado. Mas talvez utilizando um MD e deixando os MCs mais ofensivos melhore sim. Sobre a defesa, de fato não sei o que fazer. Meus zagueiros não são muito rápidos (velocidades e aceleração em média 12 e 13), então receio que utilizar linha defensiva muito alta e linha de impedimento acabe gerando muitas bolas nas costas. Ao mesmo tempo, eles não são baixos (1.86 m e 1.90 m), então esse também não é o problema. Desconfio que os gols de cabeça/cruzamentos tenham como origem o posicionamento dos laterais. Em vários esquemas eu orientava os dois a subirem ao mesmo tempo. Porém, devido à falta de alternativas, devo testar mesmo a linha defensiva mais alta com linha de impedimento e ver se essa velocidade/aceleração é suficiente pra fazer funcionar. Citar
Danut Postado 6 de Junho 2017 Denunciar Postado 6 de Junho 2017 1 hora atrás, Tsuru disse: Na verdade não tentei o 4-1-4-1, apenas o 4-5-1 com cinco meias centrais. O problema continuava e o atacante ficou bastante isolado. Mas talvez utilizando um MD e deixando os MCs mais ofensivos melhore sim. Sobre a defesa, de fato não sei o que fazer. Meus zagueiros não são muito rápidos (velocidades e aceleração em média 12 e 13), então receio que utilizar linha defensiva muito alta e linha de impedimento acabe gerando muitas bolas nas costas. Ao mesmo tempo, eles não são baixos (1.86 m e 1.90 m), então esse também não é o problema. Desconfio que os gols de cabeça tenham como origem o posicionamento dos laterais. Em vários esquemas eu orientava os dois a subirem ao mesmo tempo. Porém, devido à falta de alternativas, devo testar mesmo a linha defensiva mais alta com linha de impedimento e ver se essa velocidade/aceleração é suficiente pra fazer funcionar. Eu tentaria isso. Acho que não ser em linha é importante nesse caso. Eu sinto que jogar em linha é bem complicado quando o time adversário tem um triangulo. E ter meias que sejam ofensivos. No mínimo um meia central - atacar acho que precisa ter. O outro é mais variável, depende o que tu tem no time. Não sei se tu já viu a última tática que postei no meu save. Eu tô jogando no FM16 e com um time da sexta divisão inglesa, completamente outra situação né, mas acho que as funções podem te dar uma pequena ideia de como montar uma equipe nesse esquema. Agora tenho usado o MRB mais como MC - apoio, mas acho que isso depende muito do jogador. Em relação aos lados do campo, procurei deixar um lateral bem mais defensivo e o outro atacando. Se tivesse mais qualidade usaria atacar e apoio em vez de apoio e defesa, mas é o que temos na sexta divisão. EDIT: Ah, e a altura dos zagueiros não importa no FM... Só a impulsão mesmo. Citar
Leoc Postado 6 de Junho 2017 Denunciar Postado 6 de Junho 2017 É errado usar a opção ''marcação apertada'' quando meu time possui baixos índices de desarme,marcação,antecipação etc?! Citar
Danut Postado 7 de Junho 2017 Denunciar Postado 7 de Junho 2017 28 minutos atrás, Leoc disse: É errado usar a opção ''marcação apertada'' quando meu time possui baixos índices de desarme,marcação,antecipação etc?! Em princípio, sim. Teu time vai jogar mais em cima do adversário, só que ele não vai estar corretamente em cima do adversário (porque marca mal), o adversário vai conseguir passar rápido pelos jogadores (que não desarmam bem, logo são driblados facilmente) e pegar o resto da defesa fora de posição (porque eles vão estar marcando cada um o seu homem, em vez de se ocupar com o espaço). Isso os jogadores mais defensivos né. Para os mais avançados não importa tanto. Citar
Danut Postado 9 de Junho 2017 Denunciar Postado 9 de Junho 2017 Estou com um problema parecido com o que o @Tsuru tinha esses tempos. Quase todas as equipes da AI estão alinhando em um 4-1-2-3 com pontas contra minha equipe. Eu jogo com um 4-4-2 e um 4-1-4-1 (ele é basicamente o que eu coloquei uns três posts atrás nesse tópico, dá pra ver ali a imagem), mas as duas táticas sofrem muito contra esse esquema. No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. Alguém tem uma sugestão do que fazer contra isso? Citar
hiroshitk Postado 9 de Junho 2017 Denunciar Postado 9 de Junho 2017 45 minutos atrás, Danut disse: No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. Poderia colocar um 4-4-1-1, se forte do adv está na trinca do meio coloca o atk na cola do 1º volante. Vai povoar bem esse setor e não perde a força ofensiva. Citar
Danut Postado 9 de Junho 2017 Denunciar Postado 9 de Junho 2017 7 minutos atrás, hiroshitk disse: Poderia colocar um 4-4-1-1, se forte do adv está na trinca do meio coloca o atk na cola do 1º volante. Vai povoar bem esse setor e não perde a força ofensiva. Tenho nenhum jogador no elenco que saiba atuar de meia ofensivo :( (mentira, tem um, mas ele é o pior do time, só tá no elenco porque não quis demitir) Citar
Perissé Postado 9 de Junho 2017 Autor Denunciar Postado 9 de Junho 2017 1 hora atrás, Danut disse: Estou com um problema parecido com o que o @Tsuru tinha esses tempos. Quase todas as equipes da AI estão alinhando em um 4-1-2-3 com pontas contra minha equipe. Eu jogo com um 4-4-2 e um 4-1-4-1 (ele é basicamente o que eu coloquei uns três posts atrás nesse tópico, dá pra ver ali a imagem), mas as duas táticas sofrem muito contra esse esquema. No 4-4-2, sinto que o adversário domina o meio de campo, já que eles possuem um volante além dos dois meias, enquanto nós só temos dois meias. No 4-1-4-1 as coisas se equilibram um pouco mais, mas nosso atacante isolado acaba ainda mais perdido com o volante ajudando os zagueiros na proteção. E se jogo com os pontas adiantados, eles acabam isolados. Se recuo eles eles participam mais do jogo, mas acabam não auxiliando o atacante. Alguém tem uma sugestão do que fazer contra isso? Eu ia citar o 4-2-3-1, já que o adversário não usa um MAC e sim um volante, mas parece que seu time carece de um MAC. Nesse caso, poderia fazer um 4-3-3 com um meia mais ofensivo que o restante, fazendo um papel parecido que um MAC. Citar
Tsuru Postado 9 de Junho 2017 Denunciar Postado 9 de Junho 2017 1 hora atrás, Yan Perisse disse: Eu ia citar o 4-2-3-1, já que o adversário não usa um MAC e sim um volante, mas parece que seu time carece de um MAC. Nesse caso, poderia fazer um 4-3-3 com um meia mais ofensivo que o restante, fazendo um papel parecido que um MAC. Então, o problema é que se você usa o 4-3-3 contra o 4-1-2-3, seus meias, extremos e atacante ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha, cercados por 2, 3 e até 4 jogadores de cada vez, por causa da movimentação dos volantes e do meia central adversário. Eu vou tentar o 4-1-4-1, o 4-4-1-1 e o 4-2-2-2 para ver se resolve o problema. Talvez o 4-3-2-1 ou o 4-2-3-1 também possam ser efetivos, o problema é ter toda essa quantidade de MACs. Citar
Perissé Postado 9 de Junho 2017 Autor Denunciar Postado 9 de Junho 2017 3 horas atrás, Tsuru disse: Então, o problema é que se você usa o 4-3-3 contra o 4-1-2-3, seus meias, extremos e atacante ficam parecendo moscas presas numa teia de aranha, cercados por 2, 3 e até 4 jogadores de cada vez, por causa da movimentação dos volantes e do meia central adversário. Eu vou tentar o 4-1-4-1, o 4-4-1-1 e o 4-2-2-2 para ver se resolve o problema. Talvez o 4-3-2-1 ou o 4-2-3-1 também possam ser efetivos, o problema é ter toda essa quantidade de MACs. Então, o ideal mesmo é usar o 4-2-3-1, na minha concepção. Assim, você iguala a mesma quantidade de jogadores tanto na defesa quanto no ataque, mas como o Danut disse que não há um bom MAC, achei melhor recuar o MAC e dar lugar a um meia ofensivo que penetre e seja marcado pelo volante e não pelos meias. Olha, o 4-1-4-1 é praticamente um espelho do 4-1-2-3, ou seja, no ataque será dois meias contra dois meias e um volante, logicamente seu ataque pouco penetrará no adversário e vice-versa. O 4-4-1-1 é muito semelhante ao 4-2-3-1, que citei ali em cima e no 4-2-2-2 você sofreria nas pontas, com seu lateral tendo que aguentar o ponta e o lateral adversário. Citar
Tsuru Postado 10 de Junho 2017 Denunciar Postado 10 de Junho 2017 33 minutos atrás, Yan Perisse disse: Então, o ideal mesmo é usar o 4-2-3-1, na minha concepção. Assim, você iguala a mesma quantidade de jogadores tanto na defesa quanto no ataque, mas como o Danut disse que não há um bom MAC, achei melhor recuar o MAC e dar lugar a um meia ofensivo que penetre e seja marcado pelo volante e não pelos meias. Olha, o 4-1-4-1 é praticamente um espelho do 4-1-2-3, ou seja, no ataque será dois meias contra dois meias e um volante, logicamente seu ataque pouco penetrará no adversário e vice-versa. O 4-4-1-1 é muito semelhante ao 4-2-3-1, que citei ali em cima e no 4-2-2-2 você sofreria nas pontas, com seu lateral tendo que aguentar o ponta e o lateral adversário. Entendi. Sendo o 4231 com um MAC e dois pontas abertos, como você sugere que o MAC jogue pro caso de não determinar função especifica? Médio Ofensivo apoiar? Citar
Perissé Postado 10 de Junho 2017 Autor Denunciar Postado 10 de Junho 2017 33 minutos atrás, Tsuru disse: Entendi. Sendo o 4231 com um MAC e dois pontas abertos, como você sugere que o MAC jogue pro caso de não determinar função especifica? Médio Ofensivo apoiar? Não entendi bem esse "não determinar função específica". O MO (apoiar), pelos meus poucos usos, ocupa pouco o espaço do volante adversário, ele acaba voltando um pouco pra ajudar os meias na criação. É um pouco parecido com o AA (apoiar), que não ocupa o espaço do volante adversário. Citar
Tsuru Postado 10 de Junho 2017 Denunciar Postado 10 de Junho 2017 53 minutos atrás, Yan Perisse disse: Não entendi bem esse "não determinar função específica". O MO (apoiar), pelos meus poucos usos, ocupa pouco o espaço do volante adversário, ele acaba voltando um pouco pra ajudar os meias na criação. É um pouco parecido com o AA (apoiar), que não ocupa o espaço do volante adversário. É que eu uso as funções básicas dos jogadores, tipo, "médio ofensivo" em vez de "camisa 10". Não gosto de funções especializadas. Citar
Leoc Postado 10 de Junho 2017 Denunciar Postado 10 de Junho 2017 Existem tecnicas para furar linhas defensivas baixas,altas? ex: linha baixo é bom usar um f9 para tirar os zagueiros de posição etc... existem outras tecnicas? Citar
Perissé Postado 10 de Junho 2017 Autor Denunciar Postado 10 de Junho 2017 33 minutos atrás, Leoc disse: Existem tecnicas para furar linhas defensivas baixas,altas? ex: linha baixo é bom usar um f9 para tirar os zagueiros de posição etc... existem outras tecnicas? Pra furar uma linha defensiva alta, precisa-se aproveitar do longo espaço entre a linha e o goleiro com bolas longas pro centroavantes ou até pontas. Já pra furar uma linha defensiva baixa, pode-se aproveitar o curto espaço da linha e o goleiro com chutes de longe e cruzamentos. Lembrando que isso é na teoria, não quer dizer que sempre funcionará, mas são as principais armas pra esses tipos de linhas defensivas. Citar
Arthur Leite Barrps Postado 10 de Junho 2017 Denunciar Postado 10 de Junho 2017 Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play? Citar
Leoc Postado 11 de Junho 2017 Denunciar Postado 11 de Junho 2017 Existe algum guia que tenha eficiência no FM 17 sobre bolas paradas? Citar
Danut Postado 11 de Junho 2017 Denunciar Postado 11 de Junho 2017 23 horas atrás, Arthur Leite Barrps disse: Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play? Acho que aqui nesse Fórum vai ser meio difícil tu encontrar alguém que te dê uma tática plug and play. Não faz muito parte da "cultura" daqui esse tipo de coisa. Mas se tu quiser ajuda com alguma tática que esteja usando, o pessoal ajuda bastante. De repente traz aí alguma tática que tu criou e a gente vai tentando te ajudar a adaptar ela, para ver se dá certo :) Citar
Perissé Postado 11 de Junho 2017 Autor Denunciar Postado 11 de Junho 2017 2 horas atrás, Leoc disse: Existe algum guia que tenha eficiência no FM 17 sobre bolas paradas? Citar
(SPFC)Coach Postado 12 de Junho 2017 Denunciar Postado 12 de Junho 2017 (editado) Em 2017-6-10 at 14:44, Arthur Leite Barrps disse: Depois de tentar criar varias táticas e nenhuma dar certo, tentei usar de algumas pessoas e também não funcionara, gostaria de saber se alguém tem alguma tática plug and play? Tenta essa aqui, depois me fala os resultados: http://www.fm-base.co.uk/forum/attachments/share-download-fm-17-tactics/1118919d1497236860-tffs-tactic-testing-league-%404222-subversivo_3a73dfbe-8c13-4d1e-8b28-6a24e1a0b992.fmf Treinos: auxiliares. Mas treino de jogo você comanda; jogos em casa: treino movimento de ataque. Jogos fora de casa: posicionamento defensivo. Deixa a barrinha do treino toda para esquerda durante a temporada. E antes de cada jogo, na hora da preleção, peça ao auxiliar para determinar as instruções ao oponente. Abraços ;D Editado 12 de Junho 2017 por (SPFC)Coach Citar
Leoc Postado 14 de Junho 2017 Denunciar Postado 14 de Junho 2017 Quando vou enfrentar uma equipe que domina o meio campo, tanto fisicamente quanto tecnicamente, é aconselhável usar passes diretos e ritmo alto? Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.