Deod Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 2 minutos atrás, hiroshitk disse: Show. Você utiliza marcação apertada ou pressão alta? Imaginei que essa tática fosse sobrecarregar bastante os defensores. Mas vi aí no print que sequer levou um cartão no jogo. Esse jogo foi um sem exemplo. O time não está no top de cartões da liga, mas ainda leva uma quantidade boa, principalmente os dois MC. Por isso é bom ter mais que 2 de bom nível pra poder substituir em casos extremos. Jogo com marcação apertada + agressiva em todo mundo MENOS nos dois laterais. Sobre sobrecarregar a defesa é relativo, porque o time não vai levar pressão se estiver com a bola a maior parte do tempo como mostra ai. Nos jogos que simplesmente não dá pra manter uma boa posse o time sofre um pouco sim. Citar
hiroshitk Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 4 minutos atrás, Deod disse: Esse jogo foi um sem exemplo. O time não está no top de cartões da liga, mas ainda leva uma quantidade boa, principalmente os dois MC. Por isso é bom ter mais que 2 de bom nível pra poder substituir em casos extremos. Jogo com marcação apertada + agressiva em todo mundo MENOS nos dois laterais. Sobre sobrecarregar a defesa é relativo, porque o time não vai levar pressão se estiver com a bola a maior parte do tempo como mostra ai. Nos jogos que simplesmente não dá pra manter uma boa posse o time sofre um pouco sim. Entendi. Ultimamente tô de saco cheio pras táticas triviais, volta e meia acabo criando do 0. Consegui montar uma nova tática com o Sport (só não posto pq o campeonato é online e inclusive aqui no fórum). Com os princípios que peguei nesse guia abaixo + essa nova discussão, digamos que ampliei meus horizontes. Valeu! Citar
felipevalle Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 Sem pontas é bom também. Diminui nos cruzamentos, mas ganha no apoio pelo meio. Além de ter mais finalizações na entrada da grande área. Dá pra revezar com as duas. E ter uma 4-2-3-1 (vol) pra segurar um resultado. Também achei interessante um MC como defensor. A ideia de ter um móvel ao lado dele é pra dar suporte na cobertura? Se for é uma boa saída. No caso de ter um CJR, que também ajuda a recompor no meio, o MRB seria mais pra desarmar ou parar contra-ataques do que propriamente cobrir espaços no meio e na defesa. Acho mais oportuno usar uma 4-1-2-3 (ou 4-1-4-1 e similares) e ter um pivô defensivo, o que dará mais segurança, principalmente pra defesa apoiar. E quanto ao uso dum homem de referência. Usa ele pra apoiar ou mais como definidor? Porque pelo que vejo no aproveitamento o oportunista leva vantagem no quesito de marcar gols. @hiroshitk quando diz em trivial, refere-se a [tática] comum? Tem uma pequena mudança que dá pra ser feita nela, ao recuar um MC pra VOL, fazendo com que o outro encoste mais nos avançados. Vejo a AI raramente fazendo isso. E costuma dar certo em campeonato de pontos corridos. Citar
hiroshitk Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 25 minutos atrás, felipevalle disse: Sem pontas é bom também. Diminui nos cruzamentos, mas ganha no apoio pelo meio. Além de ter mais finalizações na entrada da grande área. Dá pra revezar com as duas. E ter uma 4-2-3-1 (vol) pra segurar um resultado. Também achei interessante um MC como defensor. A ideia de ter um móvel ao lado dele é pra dar suporte na cobertura? Se for é uma boa saída. No caso de ter um CJR, que também ajuda a recompor no meio, o MRB seria mais pra desarmar ou parar contra-ataques do que propriamente cobrir espaços no meio e na defesa. Acho mais oportuno usar uma 4-1-2-3 (ou 4-1-4-1 e similares) e ter um pivô defensivo, o que dará mais segurança, principalmente pra defesa apoiar. E quanto ao uso dum homem de referência. Usa ele pra apoiar ou mais como definidor? Porque pelo que vejo no aproveitamento o oportunista leva vantagem no quesito de marcar gols. @hiroshitk quando diz em trivial, refere-se a [tática] comum? Tem uma pequena mudança que dá pra ser feita nela, ao recuar um MC pra VOL, fazendo com que o outro encoste mais nos avançados. Vejo a AI raramente fazendo isso. E costuma dar certo em campeonato de pontos corridos. Isso, tática comum. Tenho tido muitos problemas contra adversários que jogam com 3PLs ou o tal 3421 (Conte), uma tática recente que uparam por esses dias. Pivô defensivo é o que há de melhor nesse FM! o/ Citar
DouglasMelo Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 15 horas atrás, felipevalle disse: É possível. Uso uma 4-1-2-3 como a principal e tem-me rendido muito bem. A ideia é contar com um bom apoio à partir da defesa. Como em cada setor tem ao menos um pra apoiar, cria muitas jogadas além de dominar na posse. Quanto a essa 4-2-3-1, tem que levar em consideração que há um espaço no meio-campo defensivo que o adversário tentará explorar. Seria o caso de vez em quando alternar a função pra MRB do MAA? Pode ajudar a dar mais cobertura. Também se o adversário usar o mesmo alinhamento tático, que por sinal é uma das indicadas pra contra-atacar essa tática e possuir um bom meia atacante terá dificuldades. Mas como atua de forma fluida, uma boa marcação individual pode pará-lo. A ideia de ter dois DL atacando, é pra ser um elemento supresa? Se atuasse com alas daria mais brechas pros pontas adversários atuarem, mas em compensação os seus dois pontas teriam liberdade pra atacarem mais. Só que como joga na BPL e com o Born é bom não arriscar :) Entretanto, pode-se pensar em certas ocasiões dar a função de atacar pro AI e de apoio pro AC, caso o atributo de passe dele seja elevado. Assim dá pra explorar bem a característica de um-dois que o AC possui, além dos chutes de longa distância que o segundo atacante tem. Outra alternativa em caso de necessidade seria caso o AC seja bom no cabeceio, na impulsão e força, dar amplitude tendo dois extremos pra cruzar pra ele, além de dois meias centrais apoiando. Quando faço isso atuo com passe direto, porque o ponta tem essa característica de segurar pouco a bola. Sendo que nessa variante, só precisa tomar cuidado com o contra-ataque, pois expõe ainda mais no meio, tendo que recuar a dupla de zaga pra centrais. Minha intenção era a de que o CJ-Defender ajudasse nessa parte defensiva do meio campo. Não tenho bons volantes pra jogar no 4-1-2-3 e tenho bons MOs pra não usá-los (Lo Celso e Ángel Correa). As vezes coloco o AI como atacar, mas sinto que o time perde muito na construção de jogadas. Meu AC é muito bom finalizador, tanto que é o artilheiro da BPL até agora com 24 gols em 25 jogos. Mas ele vai muito mal de cabeça, então cruzamentos demais (a não ser que sejam rasteiros) não surtem muito efeito. Ele até que tem um passe decente, mas não sei se usar ele como apoiar ajudaria mais do que manter ele da forma que está. Ah, sobre os laterais, foi uma dica que vi em algum tópico aqui. Meu time tomava MUITO gol de cruzamento. Aí coloquei eles na função atacar e pra pressionar os pontas. Ainda tomo gols de cruzamento, mas eles diminuíram muito. O problema é que em contra-ataques eu acabo ficando muito exposto. Citar
hiroshitk Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 21 minutos atrás, DouglasMelo disse: Ah, sobre os laterais, foi uma dica que vi em algum tópico aqui. Meu time tomava MUITO gol de cruzamento. Aí coloquei eles na função atacar e pra pressionar os pontas. Ainda tomo gols de cruzamento, mas eles diminuíram muito. O problema é que em contra-ataques eu acabo ficando muito exposto. Já tentou jogar com a linha defensiva profunda? Citar
DouglasMelo Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 7 minutos atrás, hiroshitk disse: Já tentou jogar com a linha defensiva profunda? Não tentei, só quando era técnico da Eslovênia também, que aí jogava num esquema só pra contra-atacar. Se eu jogar com a linha defensiva profunda, com esse espaço entre minha defesa e o meio campo, não vai ter um espaço grande pro adversário usar? Citar
hiroshitk Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 9 minutos atrás, DouglasMelo disse: Não tentei, só quando era técnico da Eslovênia também, que aí jogava num esquema só pra contra-atacar. Se eu jogar com a linha defensiva profunda, com esse espaço entre minha defesa e o meio campo, não vai ter um espaço grande pro adversário usar? Diminui a largura ao máximo possível "sem extremos", o time vai ficar mais coeso. Acho que vale a pena testar. É muitos dificil tomar lançamento nas costas da linha defensiva. Citar
felipevalle Postado 29 de Maio 2017 Denunciar Postado 29 de Maio 2017 (editado) @DouglasMelo já que tem bons MAC testa a tática que o @Deod postou aqui. Da vez que testei, usei com mentalidade ofensiva, mas balanceada deve ser boa também, já que ele alinhou várias das funções pro controlar. Sobre o AI como atacar, perderá no apoio, mas ele concluirá mais. Daí depende se tiver um bom ponta pra fazer essa função. É. Mas ainda sim os adversários explorarão os dois canais da sua defesa. Poderia ser uma opção pro final do jogo em busca dum resultado, deixando como apoiadores no decorrer da partida. Editado 29 de Maio 2017 por felipevalle Citar
Lourival Postado 30 de Maio 2017 Denunciar Postado 30 de Maio 2017 15 horas atrás, hiroshitk disse: Já tentou jogar com a linha defensiva profunda? Profunda que você diz, é mais recuada? Linha baixa? Citar
Leoc Postado 30 de Maio 2017 Denunciar Postado 30 de Maio 2017 Quais são as instruções que voces mais modificam de adversário para adversário?! quais tem mais efeito? Citar
hiroshitk Postado 30 de Maio 2017 Denunciar Postado 30 de Maio 2017 41 minutos atrás, Lourival disse: Profunda que você diz, é mais recuada? Linha baixa? Sim. É que tô acostumado com o fm no português-PT. kkkk Citar
hiroshitk Postado 30 de Maio 2017 Denunciar Postado 30 de Maio 2017 40 minutos atrás, Leoc disse: Quais são as instruções que voces mais modificam de adversário para adversário?! quais tem mais efeito? Temporização Passe (posse/direto) Explorar Meio/Laterais de acordo com alguma fraqueza do adversário. Citar
Lourival Postado 30 de Maio 2017 Denunciar Postado 30 de Maio 2017 4 horas atrás, hiroshitk disse: Sim. É que tô acostumado com o fm no português-PT. kkkk Hehe pode cre! É que eu as vezes também fico meio perdido nas nomenclaturas, pq to jogando o 14 ainda, então as vezes pode ter algum termo diferente, sei la! rs Vlw man! Citar
Leoc Postado 1 de Junho 2017 Denunciar Postado 1 de Junho 2017 Em 2017-5-30 at 09:29, hiroshitk disse: Temporização Passe (posse/direto) Explorar Meio/Laterais de acordo com alguma fraqueza do adversário. Voce decide isso a partir do relatório do analista de dados?! teria como em da um exemplo? tipo, quando decide jogar com posse ou direto etc. abs Citar
hiroshitk Postado 1 de Junho 2017 Denunciar Postado 1 de Junho 2017 (editado) 22 horas atrás, Leoc disse: Voce decide isso a partir do relatório do analista de dados?! teria como em da um exemplo? tipo, quando decide jogar com posse ou direto etc. abs Sim. Esses relatórios são importantes. Normalmente o pessoal pula essa informação, não dão a devida importância. Normalmente esses relatórios te dão as maiores fragilidades do adversário. Um dado que eu utilizo bastante é o período do jogo em que o meu adversário mais sofre gols. Coloco Sobrecarga nesse período e normalmente me dá resultado. Outro ponto é reconhecer se o seu adversário é superior a você em alguns quesitos, como por exemplo a posse de bola (e se de fato possui meias melhores que os seus). Eu nem disputo, faço o jogo direto muitas das vezes no contra-ataque e assim consigo surpreender. Deixo a posse pro final do jogo caso o resultado seja favorável pra mim e normalmente o adversário já deverá ter desfeito o plano tático e partido pro desespero. Editado 2 de Junho 2017 por hiroshitk ortografia Citar
Leoc Postado 1 de Junho 2017 Denunciar Postado 1 de Junho 2017 58 minutos atrás, hiroshitk disse: Sim. Esses relatórios são importantes. Normalmente o pessoal pula essa informação, não dão a devida importância. Normalmente esses relatórios te dão as maiores fragilidades do adversário. Um dado que eu utilizo bastante é o período do jogo em que o meu adversário mais sofre gols. Coloco Sobrecarga nesse período e normalmente me dá resultado. Outro ponto é reconhecer se o seu adversário é superior a você em alguns quesitos, como por exemplo a posse de bola (e se de fato possui meias melhores que os seus). Eu nem disputo, faço o jogo direto muitas das vezes no contra-ataque e assim consigo surpreender. Deixo a posso pro final do jogo caso o resultado seja favorável pra mim e normalmente o adversário já deverá ter desfeito o plano tático e partido pro desespero. Ok, E em relação a linha baixa, media ou alta/ pressão alta, media, baixa. voce também nao faz mudanças? Citar
hiroshitk Postado 1 de Junho 2017 Denunciar Postado 1 de Junho 2017 55 minutos atrás, Leoc disse: Ok, E em relação a linha baixa, media ou alta/ pressão alta, media, baixa. voce também nao faz mudanças? Faço sim. Tem uns times bem "espertinhos", que jogam com um PL fixo muito rápido, ou tem pontas muito agressivos. Nesses casos, recuo a linha defensiva e deixo o time bem coeso e deixo a pressão normal/menor, para não abrir um buraco no meio campo. Mas se meu time for superior e tiver zagueiros rápidos, me arrisco na linha mais alta, pressionando ao máximo adversário. Citar
Leoc Postado 2 de Junho 2017 Denunciar Postado 2 de Junho 2017 Quais proveitos eu posso tirar de uma equipe adversária que marca '' H-H '' e times que marcam '' Zona '' Citar
hiroshitk Postado 3 de Junho 2017 Denunciar Postado 3 de Junho 2017 17 horas atrás, Leoc disse: Quais proveitos eu posso tirar de uma equipe adversária que marca '' H-H '' e times que marcam '' Zona '' H-H - troca de posição. Principalmente se perceber marcação individual nos pontas. Zona é mais complicado, forço a individualidade do jogador entre as linhas do adversário. Citar
DouglasMelo Postado 3 de Junho 2017 Denunciar Postado 3 de Junho 2017 Galera, uma outra dúvida: vocês já treinaram seleções? Como fazer pra que a compreensão tática aumente, já que não tem treinos? Outra coisa: já pegaram seleções absurdamente fracas? Como se saíram e como abordam a forma de jogar, já que os jogadores do servem pra quase nenhum estilo de jogo? Citar
Leoc Postado 4 de Junho 2017 Denunciar Postado 4 de Junho 2017 é um erro usar a mentalidade normal em toda temporada, só mudando as instruções da equipe? - obs: é uma equipe de meio de tabela Citar
Danut Postado 4 de Junho 2017 Denunciar Postado 4 de Junho 2017 30 minutos atrás, Leoc disse: é um erro usar a mentalidade normal em toda temporada, só mudando as instruções da equipe? - obs: é uma equipe de meio de tabela Eu diria que é um erro usar a mentalidade normal em toda uma partida, no geral. Sempre troco a mentalidade com base no que está acontecendo em campo - se estou sendo pressionado, recuo para tentar recuperar o controle. Se preciso de um gol, vou mais ao ataque. Citar
Leoc Postado 5 de Junho 2017 Denunciar Postado 5 de Junho 2017 45 minutos atrás, Danut disse: Eu diria que é um erro usar a mentalidade normal em toda uma partida, no geral. Sempre troco a mentalidade com base no que está acontecendo em campo - se estou sendo pressionado, recuo para tentar recuperar o controle. Se preciso de um gol, vou mais ao ataque. sua variação de mentalidade fica apenas em contra-ataque e controlar ou vai além disso? Citar
Danut Postado 5 de Junho 2017 Denunciar Postado 5 de Junho 2017 Agora, Leoc disse: sua variação de mentalidade fica apenas em contra-ataque e controlar ou vai além disso? Vai além. Se estiver sendo muito pressionado/quiser segurar resultado, uso defender. Nos últimos minutos, especialmente se for jogo fundamental/eliminatório, uso contenção. Se estiver precisando do resultado, troco para atacar. Claro, depende do time que tenho, tem táticas que não funcionam bem com mentalidade atacar, aí prefiro ficar em outras. Mas se der, uso ela. E agora que estou nas divisões inferiores, tenho feito bastante uso de sobrecarregar. Colocar um homem poste lá no ataque e jogar balão pra ele é uma tática eficiente para os minutos finais quando tu vê que teu time não conseguiu criar nada o jogo todo. Mas não uso sobrecarregar se meu time já tá criando chances em mentalidades mais baixas, aí ela acaba sendo ruim (porque foca muito nesse balão pra frente, acaba que o time pode perder o controle que tinha). Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.