Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Gente, tô com uma dúvida sobre a dupla jogador alvo - atacante sombra. Vocês acham que o melhor é colocar os dois em uma linha (os dois centralizados) ou colocar um na esquerda e outro na direita?

Tô testando um esquema que usa Segundo Atacante (atacar) - Atacante Sombra (atacar) - Ponta (atacar) e na frente deles um Jogador Alvo (apoiar). Se não for colocar centralizado, é melhor aproximar o AS do SA ou do Ponta?

• 2 semanas atrás...
Postado

Tática que usei de 2012 até 2014, não tive sucesso com ela em 2015 e 16. É muito agressiva e contra-ataca como o Real Madrid do Ancelotti. Até agora foram 14v- 0d - 1e, 39 gols marcados e 9 sofridos. A formação é estranha, mas funciona muito bem

9Mfhq.jpg

9MqtC.jpg

Postado (editado)

Quando voce é time pequeno em grandes divisoes é recomendado marca com pressão alta?

Editado por Leoc
Postado
1 hora atrás, Leoc disse:

Quando voce é time pequeno em grandes divisoes é recomendado marca com pressão alta?

Não. Como na vida real, tu raramente vai ver os pequenos pressionando os grandes. Abre muitos espaços atrás e possibilita que o adversário drible facilmente. É melhor segurar o time mais atrás, no geral.

Postado
Em 2017-4-28 at 03:58, Danut disse:

Gente, tô com uma dúvida sobre a dupla jogador alvo - atacante sombra. Vocês acham que o melhor é colocar os dois em uma linha (os dois centralizados) ou colocar um na esquerda e outro na direita?

Tô testando um esquema que usa Segundo Atacante (atacar) - Atacante Sombra (atacar) - Ponta (atacar) e na frente deles um Jogador Alvo (apoiar). Se não for colocar centralizado, é melhor aproximar o AS do SA ou do Ponta?

Prefiro deixar ambos centralizados, com liberdade na movimentação.

Postado
Em 28/04/2017 at 03:58, Danut disse:

Também opto por manter ambos na mesma linha, com o Atacante Sombra chegando de surpresa.

Em 11/05/2017 at 23:16, rrguidoni disse:

Tática que usei de 2012 até 2014, não tive sucesso com ela em 2015 e 16. É muito agressiva e contra-ataca como o Real Madrid do Ancelotti. Até agora foram 14v- 0d - 1e, 39 gols marcados e 9 sofridos. A formação é estranha, mas funciona muito bem

Essas vitórias são pelo estadual ou pela Série A? Com laterais ofensivos, você tem sofrido muitos cruzamentos por acaso?

Postado
4 horas atrás, Johann Duwe disse:

Essas vitórias são pelo estadual ou pela Série A? Com laterais ofensivos, você tem sofrido muitos cruzamentos por acaso?

Em média uns 20 por jogo. E esses números são pela Série A

Postado

É certo dizer que quando eu jogo em ''procurar sobreposiçoes'' meu time é menos agressivo? estou jogando agora so em '' levar ate a area '', to sentindo muito mais participaçao dos meus pontas e meias na criação das jogadas, 

Postado
18 horas atrás, Leoc disse:

É certo dizer que quando eu jogo em ''procurar sobreposiçoes'' meu time é menos agressivo? estou jogando agora so em '' levar ate a area '', to sentindo muito mais participaçao dos meus pontas e meias na criação das jogadas, 

"procurar sobreposições" quer dizer que o time vai esperar a passagem dos pontas e laterais, depende das características dos seus laterais para ficar mais ou menos agressivo

Postado
Em 25.5.2017 at 05:14, Leoc disse:

Essa instrução aumenta a ofensividade dos laterais e diminui a dos pontas. Então, sim, teu time é mais agressivo se tu não marcar ela, porque daí teus pontas vão ser mais ofensivos - o que explica tu sentir maior participação deles nas jogadas.

9 horas atrás, rrguidoni disse:

"procurar sobreposições" quer dizer que o time vai esperar a passagem dos pontas e laterais, depende das características dos seus laterais para ficar mais ou menos agressivo

Esperar a passagem dos pontas não ne. Os pontas vão esperar a passagem dos laterais.

Postado

Não sei pq,  mas nunca consegui usar essa instrução no meu time,  hoje em dia não uso mais nem "levar a bola até a área", prefiro colocar nas instruções individuais para não chutarem de longe. 

@Danut e em uma tática sem pontas,  o resto do time esperará a passagem dos laterais? To jogando em uma 41221 sem pontas, e uso bastante a subida dos meus laterais para dar amplitude pro time, talvez faça sentido usar o procurar sobreposições. 

Mas na minha cabeça essa instrução era mais reativa do que agressiva, servia para o time segurar mais a bola até a passagem do lateral. 

Postado
3 minutos atrás, bstrelow disse:

Não sei pq,  mas nunca consegui usar essa instrução no meu time,  hoje em dia não uso mais nem "levar a bola até a área", prefiro colocar nas instruções individuais para não chutarem de longe. 

@Danut e em uma tática sem pontas,  o resto do time esperará a passagem dos laterais? To jogando em uma 41221 sem pontas, e uso bastante a subida dos meus laterais para dar amplitude pro time, talvez faça sentido usar o procurar sobreposições. 

Mas na minha cabeça essa instrução era mais reativa do que agressiva, servia para o time segurar mais a bola até a passagem do lateral. 

Rapaz, o site do Guide to Football Manager fala em "wide midfielders". Se teu time não tem nenhum jogador que se encaixe nisso, eu não faço ideia do que acontece.

Postado
41 minutos atrás, hiroshitk disse:

Táticas Assimétricas têm dado certo com vocês?

Ainda não testei nesse FM,  mas acredito que como qualquer tática, se for equilibrada,  não tem pq nao funcionar. 

Postado
21 minutos atrás, bstrelow disse:

Ainda não testei nesse FM,  mas acredito que como qualquer tática, se for equilibrada,  não tem pq nao funcionar. 

Só faço assimétrico quando o time está perdendo, na loucura. Tem dado mais certo do que errado.

Postado

Galera, estou com alguns problemas e dúvidas com minha tática. O rendimento do time alterna MUITO de acordo com o adversário. Vou postar dois exemplos, de jogos seguidos, onde em um o time rendeu bem e em outro rendeu muito mal. O que mais altera é a criação de jogadas. Sei que a gente precisa adaptar um pouco dependendo do adversário, mas mesmo ajustando, poucas vezes tem efeito. 

Outra dúvida é: é normal uma tática render durante um tempo e depois parar totalmente? Já estou na quarta temporada com o Bornemouth e isso aconteceu em todas elas. Tanto que minha melhor colocação foi um quarto lugar. Tem alguma maneira de minimizar isso?

Aqui a comparação do rendimento em dois jogos (os dois em casa, um pela UCL e um pela Premier, um após o outro)

_a_iVouDLAM0oGmSo_wY8_jk5_xtdYQvjp9roaWx1Efu7CsUyMe1hglcqqS9u1AeDvlFZdctJVoXn9-sI27a0WDHphe2x3VigS5VFg18zDgVY8PTCHm38Zc3XNZ0A4CirQ1mQpytn7oQu3gUULaG-4y5Wu1Uz9zAzvLiS4wrnwiOjKJdB4Btx9b-9Fy8vBjWWlTai7Gxnvfvzgb5UXxurgvUHp3AvP9iu4OBIcJN4gBmEcHjXP8mt8-jfI5STRckvAh3s2covixt6zCQd0-W5jGBno8c1gCMkSrz2IpKEFwwNZfiw0DnLA7w8p_IL86WW71gvNGy8MqEohWX22bjWY9g__B0bm5YqhdAI5YR-Rofz28N8-1i1Z_ABlLlsZg6tmZLK6Do1a0mORkuHihglgul4c6AxF7ILOTDUGW9Y-xXcyhdUwuI5ZThp9arJqJF98QumXfm7hvNNMc9prXQUdwH8kzZfQr_A5v3xF1rNkIJ6UptuRpSQNDioknHm3KpIw9pM4GVbbLMbUn4iR8KKQ9pxYUvn-9U1xzCn6MHDKQoa1Yu7Fx9pw7Kh-yDl6JzSzkT1MZCemcdffcErAwJM7PQJhxT9iGVWynm2IU_zD8fm2rSh9rz=w1251-h638-no

H-0wqnkoHQpOMstKWqg_plicsOZM006CRuqTAQm81JfhoOlKeco6Vwk8bwIzGKtV2MMcU5FDbw6pYYdCJfQrJvT-DQMtJaIxV7S8GYfKO03s4oywBo4sKRxD4jL3N2vKlH-zQxX74x7d9AM_F077HjFWTsbdSbad4IZjfkqzk6YVLLevK2EdAKnN8SdiNCyGcabELRlg3eDCz7KjXg6vKjKgsAg8VDEPzqzpkjSYjcbP526sF9jkUvq0MLAL_rnpr85KiJ2sREeyxK9j0vJ4wjn-a6R7xu87vQlFO9Mg-FTz0q8VSmqeg5-ykPMukZFJH6GvrJshac36naFsR5Orz9CaMdByWv7GWhFcPTfsKAKXTi0uMioHuTE-eWdFls6AsAHnw3bb862FLI159KtqTXNQ-qs7jnGNJmGXhIZKVDpStjOanDMBu-nIcOBXnvoSV83xt3m5EPld1MwOSay6XAuwY89LV-SG44lO9dR20oRW8DyFMtxVtLucQMpq0woFuqE_GRAC99qHU5Zc8ylz6rgojRb4WwXgxE_NCVlMyQ1S5JNM3u8yeXCZfNk_DeXGsh2hstSeMGZp4pib_VS_YrY0piKzSvgAyb6sPlzkUsKzxXJRzlZz=w1235-h638-no

E aqui minha tática e instruções

jFNap3WSfqTwxgUpjWVFvy-5nwlYP978Zejjcu8FQQV2scN-me72xnbJ_iYOPrwMPAYhI1MtC5-qN0NXIv8XE3G4cFZEbr4_LppurBEKGH3EQOaJbP38uTEotomHERVSR8JvYYOTUi2wtqC28475ghwFHxpxlmUDy3ppYeivKtBqNGtuCqsDckM1PCuzeunAVsFjBwmWWsUDllvVMX5u1CqVc4itOk3jV5uf-sAdllRup00zlmO7SYMwk67vWqgLwUUqiCkFoAsiEfTirO0p1MscdNC3STpFzCRo-8f1-oPDVw5EgFXKzyN_9I0HcGapTuT7-fRQDfLSFntP9iClWkWdLf-Uwt7-96_GPqVMK8vKpnrWhTNuvOOLHuXMYXwk5xgSWM0qfz8SImhwcOUh0mHkQwJndmCu1YAmZdt5LLv_pC9efUQR8nPklbTwwbCPIo7CQJLt7M-OGf2sGkC36To1f0Ku9tjegB0Jhv7yszbuPqcFMqc4m-OFpFSISqwxxEGePTcUF-9-YCGguGcN6oeXa2H1SvzpDRorUpP2WIsToFuClrHsbLH-iuoE-0dcrLb9Amr5PYEJhdc1D8S2eJ3LqhUnizUjwJflbDRaHJ7EsePnODcg=w1238-h638-no

ED3Mi5Ou3lfMcfWKnODLeY6N-l7-bfNomer85Mn4zHJPC409MBIFALIE4wlO8fJJfcpbmZbCiP4S9dHu7OytCqJTdcBhshD2MQbn3Cu1W_6giCslx_oNI0a0rgIXpeY9RENm62c64fAECmtqHYdB5-463Q5AbxHldQXozWM57NN9q6oBtBDt0ydJ1EDjdRR8TCC2XOhKVKfpNW7DMiGr4pOpE1hQspWt30B9UE0Pu4mXEJtp_yTu9qT85uvsV8q5BN_jyFspzk0iLcY_7wE7T-wNbQl7boWOrQo97ZuQu8zKzxw7TUld71YXluS-l5lH0P8AdCduciEY8Zy9z3kRHySPEn_NoSAtWTyl7uaK5dD0VQjKCLD8RWLRFVF-ue0-PqvbFSTzpwsKbHCksDakgCDAtkDR0QBqOJUxcI_T17bf5g3LAwRdC6Rb5Bu9sVRC5x8eksrjsU2Mn85asaDjps8DmYaW1uteNDoYMan_74eV_VH9VT2YPw1ihLUXn86MOkxSvm2rz14lb9szx0YhnCqyu_zhSNUupqsuGZg6lFyTuEUTamPas-Z9w5vRLqNczyH7N1nWlav4mQBNI5HvnL5kazffB_zuetdxQgDCHpPbUvPa=w1240-h638-no

Postado
13 horas atrás, DouglasMelo disse:

Galera, estou com alguns problemas e dúvidas com minha tática. O rendimento do time alterna MUITO de acordo com o adversário. Vou postar dois exemplos, de jogos seguidos, onde em um o time rendeu bem e em outro rendeu muito mal. O que mais altera é a criação de jogadas. Sei que a gente precisa adaptar um pouco dependendo do adversário, mas mesmo ajustando, poucas vezes tem efeito. 

Outra dúvida é: é normal uma tática render durante um tempo e depois parar totalmente? Já estou na quarta temporada com o Bornemouth e isso aconteceu em todas elas. Tanto que minha melhor colocação foi um quarto lugar. Tem alguma maneira de minimizar isso?

Não sei muito bem como sanar a primeira dúvida, mas dou como experiência como me adapto diante do adversário. Eu anoto as táticas mais usadas pelos adversários (não conto as variações táticas, como um 4-4-2 e um 4-2-4, apenas a formação original) e formo duas ou três formações distintas que mais se adequam às formações mais usadas.

Antes eu costumava mudar somente as instruções, e fazia pouco efeito, como acontece com você.

Sobre a segunda dúvida, é normal os adversários saberem jogar contra a sua tática, como acontece na realidade. O jeito é ser o mais dinâmico possível.

Postado

Levei meu 4-2-3-1 sem pontas do FM passado pra esse e tem dado resultados. Dá pra ter resultados nesse game jogando sem pontas por incrível que pareça.

Quando a temporada atual terminar eu mando aqui.

Postado
10 horas atrás, Yan Perisse disse:

Não sei muito bem como sanar a primeira dúvida, mas dou como experiência como me adapto diante do adversário. Eu anoto as táticas mais usadas pelos adversários (não conto as variações táticas, como um 4-4-2 e um 4-2-4, apenas a formação original) e formo duas ou três formações distintas que mais se adequam às formações mais usadas.

Antes eu costumava mudar somente as instruções, e fazia pouco efeito, como acontece com você.

Sobre a segunda dúvida, é normal os adversários saberem jogar contra a sua tática, como acontece na realidade. O jeito é ser o mais dinâmico possível.

Você acha que a queda no rendimento em determinados jogos tem a ver só com essa adaptação, ou tem ligação com as instruções, também? 
É engraçado porque meu time rende muito pior contra times que também jogam no 4-2-3-1 (no caso dos meus exemplos ali, o West Ham joga assim, já o Celtic jogava num 4-5-1). 

Postado
19 minutos atrás, DouglasMelo disse:

Você acha que a queda no rendimento em determinados jogos tem a ver só com essa adaptação, ou tem ligação com as instruções, também? 
É engraçado porque meu time rende muito pior contra times que também jogam no 4-2-3-1 (no caso dos meus exemplos ali, o West Ham joga assim, já o Celtic jogava num 4-5-1). 

Provavelmente tem a ver com a adaptação aos adversários.

Sobre o 4-2-3-1 não funcionar contra equipes no 4-2-3-1: é um esquema que usa muito os meias e o meia-atacante, e seu meio fica muito desprotegido com apenas dois meias. Isso também acontece com o adversário, mas é fica desequilibrado.

Postado (editado)

É possível. Uso uma 4-1-2-3 como a principal e tem-me rendido muito bem. A ideia é contar com um bom apoio à partir da defesa. Como em cada setor tem ao menos um pra apoiar, cria muitas jogadas além de dominar na posse.

Quanto a essa 4-2-3-1, tem que levar em consideração que há um espaço no meio-campo defensivo que o adversário tentará explorar. Seria o caso de vez em quando alternar a função pra MRB do MAA? Pode ajudar a dar mais cobertura. Também se o adversário usar o mesmo alinhamento tático, que por sinal é uma das indicadas pra contra-atacar essa tática e possuir um bom meia atacante terá dificuldades.

Mas como atua de forma fluida, uma boa marcação individual pode pará-lo.

A ideia de ter dois DL atacando, é pra ser um elemento supresa? Se atuasse com alas daria mais brechas pros pontas adversários atuarem, mas em compensação os seus dois pontas teriam liberdade pra atacarem mais. Só que como joga na BPL e com o Born é bom não arriscar :)

Entretanto, pode-se pensar em certas ocasiões dar a função de atacar pro AI e de apoio pro AC, caso o atributo de passe dele seja elevado. Assim dá pra explorar bem a característica de um-dois que o AC possui, além dos chutes de longa distância que o segundo atacante tem.

Outra alternativa em caso de necessidade seria caso o AC seja bom no cabeceio, na impulsão e força, dar amplitude tendo dois extremos pra cruzar pra ele, além de dois meias centrais apoiando. Quando faço isso atuo com passe direto, porque o ponta tem essa característica de segurar pouco a bola. Sendo que nessa variante, só precisa tomar cuidado com o contra-ataque, pois expõe ainda mais no meio, tendo que recuar a dupla de zaga pra centrais.

Editado por felipevalle
Postado

Tem que lembrar que o MRB da uns botes loucos subindo o meio campo, já que a função dele é tentar desarmar e não cobrir espaços, então seu meio pode ficar ainda mais desprotegido.

Postado
9 horas atrás, felipevalle disse:

A ideia de ter dois DL atacando, é pra ser um elemento supresa? Se atuasse com alas daria mais brechas pros pontas adversários atuarem, mas em compensação os seus dois pontas teriam liberdade pra atacarem mais. Só que como joga na BPL e com o Born é bom não arriscar :)

Sugiro que mantenha a opção apoiar, na função ataque fica uma avenida muito grande, principalmente se o seu adversário joga com Pontas ou 2 PLs. Ele sempre irá explorar essa fraqueza!

Normalmente só os coloco para atacar quando o adversário joga com 1 atacante e sem pontas.

12 horas atrás, Deod disse:

Levei meu 4-2-3-1 sem pontas do FM passado pra esse e tem dado resultados. Dá pra ter resultados nesse game jogando sem pontas por incrível que pareça.

Você utiliza a marcação individual com seus MACS? (Por exemplo, os MACS laterais marcam os laterais adversários)

Postado
28 minutos atrás, hiroshitk disse:

Sugiro que mantenha a opção apoiar, na função ataque fica uma avenida muito grande, principalmente se o seu adversário joga com Pontas ou 2 PLs. Ele sempre irá explorar essa fraqueza!

Normalmente só os coloco para atacar quando o adversário joga com 1 atacante e sem pontas.

Você utiliza a marcação individual com seus MACS? (Por exemplo, os MACS laterais marcam os laterais adversários)

Eu não preciso, eles descem pra marcar sozinhos. A função MO-Apoio é muito boa pra isso.

Com a bola em posse eles dão profundidade no ataque e armam pro CA e o AS, sem bola eles fazem o primeiro combate nos MC ou laterais adversários. Como nem tudo é perfeito, se o outro time jogar com alas bem ofensivos eles não conseguem acompanhar e acaba ficando lateral meu x o deles no mano a mano. 

Formação básica:

Resultado parcial da liga

Exemplo de como o time se comporta num jogo difícil fora de casa:

Estatísticas:

:

Postado
9 minutos atrás, Deod disse:

Eu não preciso, eles descem pra marcar sozinhos. A função MO-Apoio é muito boa pra isso.

Com a bola em posse eles dão profundidade no ataque e armam pro CA e o AS, sem bola eles fazem o primeiro combate nos MC ou laterais adversários. Como nem tudo é perfeito, se o outro time jogar com alas bem ofensivos eles não conseguem acompanhar e acaba ficando lateral meu x o deles no mano a mano. 

Show.

Você utiliza marcação apertada ou pressão alta? Imaginei que essa tática fosse sobrecarregar bastante os defensores. Mas vi aí no print que sequer levou um cartão no jogo.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...