jmarcosm11 Postado 30 de Março 2017 Denunciar Postado 30 de Março 2017 4 horas atrás, hiroshitk disse: Consegui montar um bom esquema com 5-2-2-1. Contra-ataque puro! É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk Citar
Perissé Postado 31 de Março 2017 Autor Denunciar Postado 31 de Março 2017 7 horas atrás, jmarcosm11 disse: É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk Por aqui também, consegui levar no começo, passou meia temporada e o time caiu totalmente, tive que voltar pro normal. Era uma chuva de cruzamento na área e com velocidade, nem sempre meus zagueiros conseguiam marcar o ponta oposto e o centroavante. Citar
São Marcos Postado 31 de Março 2017 Denunciar Postado 31 de Março 2017 Bom dia, seus Kleina! Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva? Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras. Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente? Citar
hiroshitk Postado 31 de Março 2017 Denunciar Postado 31 de Março 2017 2 horas atrás, VitorMondini disse: Bom dia, seus Kleina! Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva? Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras. Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente? Eu tenho sucesso com times fracos, utilizando uma mentalidade defensiva. Mas com times grandes, sempre jogo pra frente! Citar
Tsuru Postado 1 de Abril 2017 Denunciar Postado 1 de Abril 2017 Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa. Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola. Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas? Citar
Perissé Postado 1 de Abril 2017 Autor Denunciar Postado 1 de Abril 2017 37 minutos atrás, Tsuru disse: Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa. Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola. Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas? Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava. Citar
Tsuru Postado 1 de Abril 2017 Denunciar Postado 1 de Abril 2017 1 hora atrás, Yan Perisse disse: Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava. Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou. Citar
São Marcos Postado 3 de Abril 2017 Denunciar Postado 3 de Abril 2017 Apenas para atualizar sobre a dúvida que eu postei acima... Mantive a minha tática defensiva no inicio do paulistão e venci os 3 jogos que disputei: 0x3, 0x1, 0x1 (Este último contra o Santos). Acho que estou no caminho certo do que eu estou pensando: consistência defensiva, mas sem deixar de atacar. Como assisto as partidas completas, percebi um bom domínio do meu time nos 3 jogos. Só quero acertar mais as conclusões das jogadas. Citar
igor0liveira Postado 5 de Abril 2017 Denunciar Postado 5 de Abril 2017 Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei Citar
ilennin Postado 5 de Abril 2017 Denunciar Postado 5 de Abril 2017 Em 31/03/2017 at 11:09, VitorMondini disse: Bom dia, seus Kleina! Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva? Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras. Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente? Eu usava no FM16 uma formação que tinha mentalidade de contenção e consegui subir da Serie B pra A como campeão e ser campeão da Serie A no primeiro ano de Serie A. Depende da forma q vc vai jogar quando tem a bola. Eu jogava com passes direto e com instrução de dar chutão pro meu atacante. Como minhas linhas ficavam bem recuadas, o adversário tinha espaço pra subir mais. Aí eu pegava sempre nos contra-ataques. No FM17, eu coloquei a mesma tatica no time de meu irmão, que vinha perdendo todas. E funciona tbm. Agora, esse estilo de jogo só me serviu no Futebol BR. Tentei na EPL e na Calcio, mas não funciona de jeito nenhum. Citar
math312323 Postado 6 de Abril 2017 Denunciar Postado 6 de Abril 2017 Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área Citar
kuzkuz Postado 6 de Abril 2017 Denunciar Postado 6 de Abril 2017 1 hora atrás, math312323 disse: Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área comigo acontece a mesma coisa Citar
Perissé Postado 7 de Abril 2017 Autor Denunciar Postado 7 de Abril 2017 Em 05/04/2017 at 05:41, igor0liveira disse: Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo. Citar
igor0liveira Postado 8 de Abril 2017 Denunciar Postado 8 de Abril 2017 22 horas atrás, Yan Perisse disse: Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo. o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+ Citar
Perissé Postado 8 de Abril 2017 Autor Denunciar Postado 8 de Abril 2017 17 horas atrás, igor0liveira disse: o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+ Esses atributos que falei precisam ser superiores que os dos atacantes. A dupla de zaga é boa, acho que seria uma boa então colocar uma linha burra e esperar a zaga absorver seria uma boa. Citar
Tsuru Postado 11 de Abril 2017 Denunciar Postado 11 de Abril 2017 Em 4/1/2017 at 18:16, Tsuru disse: Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou. @Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica. Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando. Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços? Valeu! Citar
Perissé Postado 11 de Abril 2017 Autor Denunciar Postado 11 de Abril 2017 4 horas atrás, Tsuru disse: @Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica. Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando. Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços? Valeu! Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco. Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc. Citar
Tsuru Postado 12 de Abril 2017 Denunciar Postado 12 de Abril 2017 1 hora atrás, Yan Perisse disse: Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco. Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc. Valeu Yan. Eu cheguei a colocar os defesas laterais como "Ala - Defender" e melhorou o buraco, mas obviamente eles marcam mais a frente e dependendo do adversário pode ser um problema. Vou experimentar suas sugestões. Citar
felipevalle Postado 13 de Abril 2017 Denunciar Postado 13 de Abril 2017 (editado) Alguém usa passe direto na 4-2-3-1 [MC]? Editado 13 de Abril 2017 por felipevalle Citar
MEZA Postado 13 de Abril 2017 Denunciar Postado 13 de Abril 2017 (editado) Oi, pessoal! Estou em mais um save com o Vascão e tentando sempre trabalhar com variações do 4-2-3-1, que é meu esquema favorito. Tive dificuldades pra me adaptar no FM17, mas agora as coisas estão andando! Um problema crônico nos meus times sempre foi o centroavante meio que inútil... Daí eu pesquisei bastante e tive a ideia de colocar um atacante recuado como apoiar e dois segundos atacantes domo atacar cortando pra dentro, assim eu consigo encher a grande área e o atacante recuado tem feito bons movimentos pra trás abrindo espaço pros pontas. Fora o meia ofensivo como atacar também. Fora que com os pontas colocando pra dentro avancei os laterais pra aproveitarem o corredor, com isso o time melhorou ofensivamente. Pra compactar defesa e meio, já que os pontas são ofensivos, coloquei a defesa bem avançada e a combinação com laterais com orientação de ataque... Daí vocês imaginam como fica a correria quando o adversário contra ataca... Preciso achar esse equilíbrio, até usei laterais e zagueiros com boa velocidade pra conseguirem suprir a correria, mas sempre sofro e conto com o Martion Silva...rs Quero equilibrar o time defensivamente, sem perder as qualidades que o time vem apresentando. Que são: - Alto índice de posse de bola. (Já cheguei em mais de 70% em jogos contra grandes) - Movimentação dos pontas pra dentro. Estão fazendo muitos gols! - Laterais chegando muito bem no fundo. Impressionante as jogadas em que o ponta corta pro meio e deixa a bola com o MC ou com o MO e os dois encontram os laterais sozinhos! Editado 13 de Abril 2017 por MEZA Citar
felipevalle Postado 13 de Abril 2017 Denunciar Postado 13 de Abril 2017 Então @MEZA, essa variação lembra a 4-1-2-2-1. Só que com a passagem do volante pra meia atacante. Ambas, se usarem o passe curto dão boa posse de bola. Se bem que a 4-2-3-1 é mais flexível pra mudar o estilo do passe e ainda continuar rendendo bem. Sendo que essa combinação de avançado interior e recuado, favorece os pontas pra marcar gols. Acho interessante quando tem bons pontas e um centro-avante com passe mediano. Só achei um pouco fraca nas laterais. Daí mudei pra lateral com função de ala, o qual rendeu melhor. Também pra recompor no meio, pra cobrir a subida constante dos alas, mudei de MC pra AR e MAA. Cheguei a testar com MC, e perde um pouco a posse, mas obtem bons resultados também (dois gols em média). Mantendo um jogo equilibrado o time tomou mais sufoco do que ofensivamente. Então mudei pra ataque. Coloquei também linha de impedimento. O restante das instruções são semelhantes. E a respeito do passe direto, seria pra sacrificar, muitas das vezes, na posse, mas ser mais incisivo. Nesse caso uso na frente 2 AI e 1 Op. Citar
MEZA Postado 13 de Abril 2017 Denunciar Postado 13 de Abril 2017 (editado) @felipevalle Comecei com alas, mas tava sofrendo com os contra ataques. Daí resolvi mudar os alas pra laterais com a função atacar. Gostei da ideia da linha de impedimento, pode ser que eu sofra menos nos contra ataques dos adversários. Se bem que já vejo os atacantes adversários constantemente impedidos. Vou testar. Em jogos contra times mais fortes que o meu, tô testando um volante no lugar do MC defensivo e trocando o MC apoiar por Armador recuado... Mas ainda não tenho parâmetros pra dizer se dá certo. O que tenho feito é mudar um pouco o time quando construo um bom resultado, recuo a linha da defesa e coloco "Contra atacar" e coloco os laterais como Automático. O time perde um pouco ofensivamente e quase nada da posse de bola,,, Tem dado certo, mas ainda tô muito incomodado com os contra ataques... Me ajuda aí, pessoal! Editado 13 de Abril 2017 por MEZA Citar
Bestia Postado 13 de Abril 2017 Denunciar Postado 13 de Abril 2017 (editado) Meu deus, eu estou profundamente arrependido de ter comprado essa porcaria de jogo. Estou quase quebrando o computador de raiva...esse jogo trouxe a discordia aqui pra casa pq eu to dando rage com todo mundo. Eu não entendo, eu joguei o FM15 e lá sempre consegui montar minhas taticas e o time sempre respondeu bem, mesmo sempre deixando o treinamento por conta do auxilar. Acontece que no FM17 até agora nao consegui fazer o time jogar direito uma unica partida sequer, sao varios problemas, tudo que tento alterar nao surte efeito, ja tentei muita coisa, nada responde. Parece simplesmente que o jogadores nao estao treinando ou algo assim. Marcam errado, bola nas costas, jogadores de frente nao rendem nada. Jogo com o Cruzeiro e fui eliminado na copa do brasil na segunda rodada pelo juventude, perdi a final do mineiro pro america e ainda agora no brasileirao comecei bem, mas perdi pra ponte preta em casa, sport fora e atletico pr em casa....que inferno Vim aqui pedir ajuda para esse time começar a jogar bola logo, ja estou em junho e essa porra parece um bando em campo, nao respeitam minhas orientações. AJUDE FM A NAO PERDER UM FA Editado 13 de Abril 2017 por Bestia erro de portugues Citar
felipevalle Postado 15 de Abril 2017 Denunciar Postado 15 de Abril 2017 (editado) @MEZA há algumas modalidades de contra-ataque, sendo que o possuem de comum é a pouca troca de passes. O mais letal é aquele na qual com uma ligação o defensor envia pra um avançado no seu campo defensivo. Nesse caso se pressionar com mentalidade ofensiva dará mais chances disso ocorrer. É um dos riscos que se corre, mas vale a pena caso seu time funcione bem atacando. Também há o na qual usa passe em profundidade e, funciona quando a visão de jogo é alta. E pra evitar esse é bom ter um zagueiro que intercepte bem e, ter um bom que cubra. Com respeito a brecha dos alas e do contra-ataque adversário, pra se evitá-los ou diminuir a ocorrência pode tentar deixar os laterais no apoio somente, linha defensiva média, além de deixar a função dum MC pra CJA (construtor de jogo avançado [quando precisar do resultado]) ou AR (armador recuado) e o outro pra MRB (meia roubador de bola), agora caso tenha um MC com alto nível de finalização além do desarme opte pra MAA (meia área-a-área). Porque caso o adversário explore o corredor vazio dum lateral seu, terá dois meias que ajudam na marcação, sendo que um fica na sobra ou faz a proteção, e o outro dá o combate pra desarmar. Diferente de dois meias centrais apoiadores (que seriam indicados para uma equipe que joga equilibrado e com pontas). Apesar de marcarem, seriam mais pra manter a posse, do que pro jogo agressivo, além de cobrir espaços deixados nos corredores e terem que recuperar a bola. E se o adversário enfrenta muito a sua defesa pode desmarcar a opção da linha de impedimento. Editado 15 de Abril 2017 por felipevalle Citar
felipevalle Postado 15 de Abril 2017 Denunciar Postado 15 de Abril 2017 @Bestia experimente a 4-2-3-1 (com VOL) que tomará poucos gols. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.