Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Trinco = Primeiro-Volante (?)

Editado por William Miller
Postado
12 minutos atrás, William Miller disse:

Trinco = Primeiro-Volante (?)

Isso.

Assim, você terá 3 na função defender. Enquanto seus alas darão mais opção para receber passes e lançamentos..

Postado

Usar alas+pontas não é a melhor combinação. 

E se usar um meia central, usa o próprio meia central, ele chega bastante na área, e do lado põe o armador avançado apoiar.testa e vê como fica.

Postado (editado)
1 hora atrás, bstrelow disse:

E se usar um meia central, usa o próprio meia central, ele chega bastante na área, e do lado põe o armador avançado apoiar.testa e vê como fica.

Complementando sua explicação, Alas e Pontas fazem a mesma coisa, então não é uma boa combinação pois ambos se embolarão no setor. Se quer jogar com pontas use laterais defensivos ou alas invertidas, que cortaram mais para o meio e farão um papel mais central no esquema. Já se quer usar Alas ou Alas Completos, é usar Armador Avançados ali no Ponteiros ou então Segundo Atacantes ou Raumdeuter, O ideal é que exista um equilibrio tática em todas as funções do time.

Editado por jotaPeVaz
Postado (editado)

Aparentemente nenhuma dessas dicas funcionaram. Se eu coloco meu time muito ofensivo eu sofro demais com contra-ataques, tomei muitos gols de enfiadas de bolas. Acho melhor make it simple, já que a maioria dos meus jogadores são mais jovens e não possuem um bom status.

Irei procurar uma formação melhor, já que eu sofro desse problema desde o FM16 com esse 4-1-4-1.

Editado por William Miller
Postado
2 horas atrás, bstrelow disse:

1 hora atrás, jotaPeVaz disse:

Complementando sua explicação, Alas e Pontas fazem a mesma coisa, então não é uma boa combinação pois ambos se embolarão no setor. Se quer jogar com pontas use laterais defensivos ou alas invertidas, que cortaram mais para o meio e farão um papel mais central no esquema. Já se quer usar Alas ou Alas Completos, é usar Armador Avançados ali no Ponteiros ou então Segundo Atacantes ou Raumdeuter, O ideal é que exista um equilibrio tática em todas as funções do time.

Teoricamente, é o certo. Concordo com vocês! Mas no jogo, pelo menos comigo isso não tem se reproduzido. Por incrível que pareça, tem rendido bastante essa "dobradinha" na lateral. Nos cruzamentos, os extremos chegam no segundo pau. Se o meu adversário joga com laterais ofensivos, é por ali que tenho ganho boa parte dos jogos. Se ele joga com laterais defensivos, tento jogar com SAs, buscando as infiltrações e mesmo assim, com o apoio dos laterais/alas.

Postado
3 minutos atrás, hiroshitk disse:

Teoricamente, é o certo. Concordo com vocês! Mas no jogo, pelo menos comigo isso não tem se reproduzido. Por incrível que pareça, tem rendido bastante essa "dobradinha" na lateral. Nos cruzamentos, os extremos chegam no segundo pau. Se o meu adversário joga com laterais ofensivos, é por ali que tenho ganho boa parte dos jogos. Se ele joga com laterais defensivos, tento jogar com SAs, buscando as infiltrações e mesmo assim, com o apoio dos laterais/alas.

Se você joga com PERMITIR EXPRESSIVIDADE + MUITO FLUÍDO marcado, então não fará muita diferença a teoria mesmo, já que os próprios jogadores mudarão sua função dentro da partida para que haja melhor equilíbrio. Agora se você quiser um estilo de jogo muito especifico, aconselho trabalhar no máximo com FLUÍDO assinalado e pelo menos a EXPRESSIVIDADE não marcada. Eu jogo com SEJA MAIS DISCIPLINADO e isso me garante uma obediência tática maior. Em contra partida, preciso tomar os cuidados com o equilíbrio que citei pois os jogadores não compensaram minhas falhas táticas.

Postado
10 minutos atrás, hiroshitk disse:

Algum de vocês já conseguiu criar uma tática monstra com 3 zagueiros?

Defina monstra kkkkkkkk

Olha no fm-base, lá tem varias com 3 zagueiros.

Postado
42 minutos atrás, bstrelow disse:

Defina monstra kkkkkkkk

Olha no fm-base, lá tem varias com 3 zagueiros.

Que consiga anular excelentes ataques.

Mas não gostaria de baixar táticas não..

Só entender os pilares de uma boa tática defensiva.

Postado

Eu resolvi montar um 3-4-3 jogando com o Manchester, pra jogar a semi-final fora da Liga Europa contra a Inter, pois nesses jogos mata-mata sempre tomava muita pressão do adversário fora de casa e não conseguia segurar e sempre tomava 3 ou mais gols.

A Inter veio pra cima, como esperado, com Icardi e cia. e consegui segurar o time deles, e de quebra ainda consegui vencer o jogo (o que eu não esperava, não perder já era o suficiente, kkkk) por 2x1 em dois contra-ataques.

Tinha testado a tática somente uma semana antes do jogo, no segundo tempo de um jogo da Premier League que já estava vencendo tranquilamente por 3x0. Achei a tática muito boa, pois o time nem estava habituado a ela (jogo no 4-1-2-3) mas nos saímos muito bem.

Postado
1 hora atrás, hiroshitk disse:

Que consiga anular excelentes ataques.

Mas não gostaria de baixar táticas não..

Só entender os pilares de uma boa tática defensiva.

Mas não precisa baixar, é só ir lá e olhar como montaram a tática

Postado
4 horas atrás, bstrelow disse:

Mas não precisa baixar, é só ir lá e olhar como montaram a tática

Ou até pode baixar, mas não para jogar com ela e sim para destrinchar a tática... Já fiz muito isso! hahahhaha

Postado
2 horas atrás, jotaPeVaz disse:

Ou até pode baixar, mas não para jogar com ela e sim para destrinchar a tática... Já fiz muito isso! hahahhaha

Verdade. Eu mesmo vi uma tática aqui (4-2-3-1), e fui adaptando aos jogadores que tenho. Tem dado certo. São dois zagueiros,  um defender e outro bloquear, dois laterais automáticos,  um médio apoiar , um meia central, 3 médios ofensivos e um atacante alvo. 

• 2 semanas atrás...
Postado (editado)

Pessoal, boa noite.

Atualmente, estou sofrendo treinando o Ternana Calcio, time da segunda divisão Italiana.

Não sou um técnico experiente, muito pelo contrário, e tenho sofrido com o seguinte problema: bola nas costas + jogadores adversários fazendo facão e recebendo excelentes bolas atrás dos meus pontas/ zagueiros = o que normalmente tem resultado em gols. 

Além disso, estou com certa dificuldade em fazer meu time jogar TAMBÉM pelas pontas, já que estão concentrando os ataques no meio campo.

Minha tática atual é a 3-4-1-2 e, não sei como consertar isso, portanto, se puderem me ajudar fico muito agradecido.

Seguem as imagens da tática e das instruções que utilizo, além dos resultados obtidos até então (iniciei a temporada agora):nKzAp3G.jpg:

fnQkQOv.jpg

KLtErJY.jpg

Se também tiverem outras dicas para que meu time possa render mais, sou todo ouvidos. :1f600:

Editado por DRMoreira04
  • 4 semanas atrás...
Postado
Em 08/02/2017 at 17:38, jotaPeVaz disse:

Se você joga com PERMITIR EXPRESSIVIDADE + MUITO FLUÍDO marcado, então não fará muita diferença a teoria mesmo, já que os próprios jogadores mudarão sua função dentro da partida para que haja melhor equilíbrio. Agora se você quiser um estilo de jogo muito especifico, aconselho trabalhar no máximo com FLUÍDO assinalado e pelo menos a EXPRESSIVIDADE não marcada. Eu jogo com SEJA MAIS DISCIPLINADO e isso me garante uma obediência tática maior. Em contra partida, preciso tomar os cuidados com o equilíbrio que citei pois os jogadores não compensaram minhas falhas táticas.

Não é bem assim que as coisas acontecem. Eu jogo com Pontas e Alas (alas mesmo, não são laterais com função de alas) e eles não ocupam o mesmo espaço. Eu até vou ter que mudar algo pra que haja aproximação entre eles, pq uso ala invertido. Aí ele entra mais. O bom é que ele está sempre infiltrando na defesa adversaria, mas ele está deixando o ponta muito só.

No FM 16 esse problema meu não existia. Ele alternava bem entre as jogadas de meio e suas aberturas na lateral. E nunca se ocupava o mesmo lugar que o ponta.

Essa coisa de que ocupa o mesmo lugar é mais na teoria. Se você jogar com um ponta com função de segundo atacante ou raumdeter e um ala normal também não aconteceria, pois o ponta ia sempre ir pro meio, deixando o corredor pro lateral.

Postado (editado)
Em 21/02/2017 at 00:10, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa noite.

Atualmente, estou sofrendo treinando o Ternana Calcio, time da segunda divisão Italiana.

Não sou um técnico experiente, muito pelo contrário, e tenho sofrido com o seguinte problema: bola nas costas + jogadores adversários fazendo facão e recebendo excelentes bolas atrás dos meus pontas/ zagueiros = o que normalmente tem resultado em gols. 

Além disso, estou com certa dificuldade em fazer meu time jogar TAMBÉM pelas pontas, já que estão concentrando os ataques no meio campo.

Minha tática atual é a 3-4-1-2 e, não sei como consertar isso, portanto, se puderem me ajudar fico muito agradecido.

Seguem as imagens da tática e das instruções que utilizo, além dos resultados obtidos até então (iniciei a temporada agora):nKzAp3G.jpg:

fnQkQOv.jpg

KLtErJY.jpg

Se também tiverem outras dicas para que meu time possa render mais, sou todo ouvidos. :1f600:

Cara, seu time tá muito ofensivo. Seu meio não tem um jogador com função defensiva. O Armador recuado até ajuda, mas ele não faz o que um recuperador de bolas faria. Não sei lhe dizer como vc pode montar melhor isso aí, pq nunca joguei com 3 zagueiros. Não sei como funciona as coisas. Agora, você tá com 3 jogadores com função de armador e ninguem pra roubar bola.

Editado por ilennin
Postado
Em 07/02/2017 at 20:19, William Miller disse:

tbHwpGG.png

kn0rZM0.png

Essa formação é um pouco defensiva.

Posta as instruções individuais dos dois 2 pontas, os dois armadores (AA e ArR) e dos laterais aí.

Posta uma foto do seu time atacando também.

Postado
1 hora atrás, ilennin disse:

Não é bem assim que as coisas acontecem. Eu jogo com Pontas e Alas (alas mesmo, não são laterais com função de alas) e eles não ocupam o mesmo espaço. Eu até vou ter que mudar algo pra que haja aproximação entre eles, pq uso ala invertido. Aí ele entra mais. O bom é que ele está sempre infiltrando na defesa adversaria, mas ele está deixando o ponta muito só.

No FM 16 esse problema meu não existia. Ele alternava bem entre as jogadas de meio e suas aberturas na lateral. E nunca se ocupava o mesmo lugar que o ponta.

Essa coisa de que ocupa o mesmo lugar é mais na teoria. Se você jogar com um ponta com função de segundo atacante ou raumdeter e um ala normal também não aconteceria, pois o ponta ia sempre ir pro meio, deixando o corredor pro lateral.

Você se respondeu por mim hahahha Eles não conflitam no mesmo espaço porque tu usa PONTA + ALA INVERTIDOS, logo um mantem aberto e outro fecha. É a mesma coisa que usar ALA + SEGUNDO ATACANTES. A questão que eu tinha falado era mais pra quem usava ALA COMPLETO + PONTA. Isso gera um conflito na mesma posição além de que a tática fica completamente comprometida no meio.

Postado

Eu estou tendo um problema na grande maioria dos meus saves, eu estou tomando muitos gols de cruzamento, ja tentei marcacao individual, aumentar linha defensiva, armadilha de impedimento, eu gostaria de uma dica de como acabar com isso, ou diminuir essa falha defensiva

Postado
3 minutos atrás, Pancaldi disse:

Eu estou tendo um problema na grande maioria dos meus saves, eu estou tomando muitos gols de cruzamento, ja tentei marcacao individual, aumentar linha defensiva, armadilha de impedimento, eu gostaria de uma dica de como acabar com isso, ou diminuir essa falha defensiva

Qual a tática que costuma jogar?

Postado
1 hora atrás, jotaPeVaz disse:

Qual a tática que costuma jogar?

Eu estou usando a 4 3 2 1 no momento, mas tenho uma 5-4-1 e a que mais uso é a 4-2-3-1

Postado
5 horas atrás, Pancaldi disse:

Eu estou usando a 4 3 2 1 no momento, mas tenho uma 5-4-1 e a que mais uso é a 4-2-3-1

Pra começar, em um primeiro momento, escolhe formação só.....Coloca a mesma formação nos 3 slot, quando ela atingir familiaridade máxima, ai você coloca outras variações nos outros dois slots. Dito isso, estamos falando de FM16 ou FM17? Se for o 16 não tem jeito.. Isso era quase um bug. Agora no 17 tem como aliviar, usando um tatica com laterais(laterais mesmo) e pontas(aqui pode ser pontas ou segundo atacantes) em função apoiar. Isso dará uma proteção e uma cobertura a essa proteção, diminuindo as chances do adversário conseguir chegar na linha de fundo ou na quina da área pra cruzar.

Postado

O meu é o 16, entao n tem jeito msm.

Pelo menos agora sei q é pra usar 1 formacao no começo. Eu sempre mesclo formaçoes, acho q isso afeta a capacidade de entendimento tatico do time, obrigado pela dica.

Postado (editado)
27 minutos atrás, Pancaldi disse:

O meu é o 16, entao n tem jeito msm.

Pelo menos agora sei q é pra usar 1 formacao no começo. Eu sempre mesclo formaçoes, acho q isso afeta a capacidade de entendimento tatico do time, obrigado pela dica.

Pense como se fosse um time de verdade, se o treinador chega inventando vários esquemas, um pra cada jogo, o time ficará perdido e não conseguirá se adequar a esquema nenhum (e seria certamente apelidado de professor pardal kkkk). Então geralmente primeiro se pensa um esquema e trabalha ele. Com o tempo, os jogadores assimilando, vai fazendo variações pra que o time tenha opções táticas. O mesmo é válido pro FM. Escolha uma tática e trabalhe só ela, se colocar a mesma tática nos 3 slots, o desenvolvimento se dá mais rápido, as vezes em um mês só, dependendo do mental da equipe. Quando todas as barrinhas de familiaridade tiver cheia, ai começa a trabalhar variações de outras táticas.
Sobre os cruzamentos.. A dica que eu dei de laterais e pontas em apoio pode funcionar tbm pro FM16, o problema é que se os caras chegarem vão cruzar e se cruzar geralmente será gol. Isso era um bug. Mas com um balanceamento tático, que lhe dê mais proteção nas laterais, vai pelo menos diminuir o numero de vezes que os caras chegarão em condições de cruzamento. Já ajudará.

Ps: Eu perguntei se era FM16 ou 17 só pq o problema nos cruzamentos no 16 era a maior reclamação, mas esse tópico aqui é exclusivo pro FM17. No Fórum tem o espaço do FM16 e tem o tópico tático lá também. Tem muitas pessoas jogando o 16 ainda então o tópico lá deve ter boa movimentação. Qualquer dúvida do jogo ai, poste lá pois a chance de ter uma resposta que lhe será mais útil e condizente com seu jogo é maior do que aqui no espaço do FM17.

Editado por jotaPeVaz

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...