Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

1 hora atrás, Banton disse:

2 - Chamou muito a minha atenção o pivô tendo um papel bastante ativo em criações de jogada. Eu amo jogadores assim. Giroud, Dzeko, Cantona, Adebayor, Benzema, Adriano, etc... Jogadores pesados e altos que gostam de buscar a bola. 

Aqui fico em dúvida entre um "Avançado Recuado" com PPM de "Vem buscar o jogo" e "Joga de Costas para Baliza"?

A real função aqui seria um "Jogador Alvo" em Apoiar. Mas tenho um certo preconceito com esse papel. Deixa o time previsível e tem pouca mobilidade.

TM jogando sozinho dentro da área fica isolado mesmo, nesses casos o ideal é achar uma parceria mais tradicional com outro atacante, ou tentar uma combinação com meias/pontas que gere essa aproximação. O DLF eu já acho que recua demais pra usar esse jogo físico, está mais pra jogadores que também poderiam jogar de Trequartista, focado mais no jogo técnico.

No FM daria pra ver também o CF, que no entanto deve funcionar melhor com um jogador com jogo mais equilibrado como um Ibrahimovic, Lewandowski...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2024 em 10:16, Douglas. disse:

TM jogando sozinho dentro da área fica isolado mesmo, nesses casos o ideal é achar uma parceria mais tradicional com outro atacante, ou tentar uma combinação com meias/pontas que gere essa aproximação. O DLF eu já acho que recua demais pra usar esse jogo físico, está mais pra jogadores que também poderiam jogar de Trequartista, focado mais no jogo técnico.

 

 

No FM daria pra ver também o CF, que no entanto deve funcionar melhor com um jogador com jogo mais equilibrado como um Ibrahimovic, Lewandowski...

Peguei o Ceará aqui no Brasileirão. Subi na primeira temporada. O Arthur Cabral (hoje no Benfica) é o nosso jogador titular. Mas ele é Jogador Alvo. E eu trouxe aquele Michael (ex-Fluminense). Ou seja, nossos dois centroavantes são pivôs.

Depois de vários testes nos estuduais. Cheguei á essa tática:

05Nlqpu.png

O que acha? Queria montar um time entorno do Jogador Alvo, mas minha equipe sempre dificuldade contra times maiores ou de nível parecido. A gente cria bastante, mas pra finalizar que é o problema. A ideia do Defesa Lateral Invertido em Defender é porquê o Box-to-Box sobe para aproveitar as oportunidades e o Extremo também sobe bastante. Então fica uma lacuna no meio-campo. Ele serve apenas pra essa função de cobertura e mais nada.

Fica o MC (D) e o IWB (D) fechando o meio-campo e procurando cobrir os lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Banton disse:

05Nlqpu.png

 

Equilibrar esse meio com 2 é bem difícil mesmo, às vezes depende do nosso jogador conseguir ir além do papel tático pra suprir a falta de ajuda. Pode ter tudo pra dar errado e funcionar pelas características individuais. Mas o BBM, se o desempenho da contenção não estiver agradando dá pra tentar outras funções que tenham alguma parceria com o CM pra facilitar a transição.

Qual o desempenho do LE no apoio, ele participa bem da criação? Se a ideia for subir a marcação pra bloco médio ou alto, uma variação seria colocar o LE como WB pra povoar mais a penúltima linha, mas aí tem que ver se tem perda nas chegadas à frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2024 em 18:06, Douglas. disse:

Equilibrar esse meio com 2 é bem difícil mesmo, às vezes depende do nosso jogador conseguir ir além do papel tático pra suprir a falta de ajuda. Pode ter tudo pra dar errado e funcionar pelas características individuais. Mas o BBM, se o desempenho da contenção não estiver agradando dá pra tentar outras funções que tenham alguma parceria com o CM pra facilitar a transição.

Qual o desempenho do LE no apoio, ele participa bem da criação? Se a ideia for subir a marcação pra bloco médio ou alto, uma variação seria colocar o LE como WB pra povoar mais a penúltima linha, mas aí tem que ver se tem perda nas chegadas à frente.

8JaKyjj.png

A imagem foi retirada deste site, cujo dá até mesmo para fazer movimentações em animação para entender como sua equipe se movimentaria em campo. Achei bem bacana.

A equipe ficava posicionada dessa forma. Para mim, uma maravilha, afinal, talvez essa seja a maior satisfação quando montamos uma tática nesse jogo maldito. Não é mesmo? Na prática, as coisas renderam muito bem. Lembro que a primeira partida, conseguimos uma goleada e a equipe jogando fino. Mas, a IA aprendeu a contornar ela muito rápido. Foi papo de sei lá, cinco ou sete partidas vencendo tudo e todos, até ela começar a falhar. Aí tive que desfazer tudo e voltar para o 4-2-3-1 DM.

O Box-to-Box e o Jogador Alvo para mim, foram os principais problemas ofensivos. O B2B não frequentava a área como eu gostaria e suas notas eram sempre baixas. Não sei por qual motivo, afinal, havia uma plataforma para ele render muito bem ali. E o Jogador Alvo, é uma função extremamente específica. É bem o que a descrição do FM fala: "É uma função para equipes que são ruins e que consegue transformá-las em úteis" (Algo assim).

Havia muito suporte, por mais ofensivo que os jogadores fossem. Então ele ficava sem muito o que fazer em campo. Eu consegui contrariar a ME só que de forma negativa. Mas ele fazia os seus gols sim, não vou mentir. Porém, esperava mais. E por a equipe ser mais vertical do que diagonal, talvez ele não tinha essa influência.

Defensivamente, é que surge o problema. Como a equipe atacava com sete jogadores o lateral-direito era responsável pela cobertura do meio e o lateral-esquerdo responsável por atacar o corredor esquerdo para nos dar largura no ataque, acabou com que as laterais fossem agressivamente atacadas pelo adversário. Então eu sofri muito com qualquer time que usavam pontas em tarefa de ataque do adversário. Meus zagueiros também eram lentos. Então a IA começou a colocar um 4-4-2 contra mim, ou seja, era certo que um contra-ataque ia surgir.

É bem aquilo que você falou, com apenas dois homens no meio-campo, fica difícil conseguir uma defesa sólida. Talvez eu replique essa tática futuramente, pois eu a achei bem interessante. Mas de momento, esse é o feedback. Você teve uma leitura muito boa do que ia acontecer, então, estou aqui dando o relato. Até porquê, já nem estou mais com o save. Acabei indo pro Vasco e deixei de inventar tanto. Consegui o acesso, depois Estadual e Copa do Brasil e a última temporada, conquistamos a Libertadores mas perdemos todos os títulos possíveis, incluindo o Mundial.

O calendário apertado do Brasil, um elenco de 22 atletas e com a maioria querendo sair para a Europa, acabei desistindo do save. Jogar no Brasil é muito bacana, mas o problema principal para mim, são os estaduais. Não tem como. Preciso reaprender a jogar lá, talvez montar uma equipe com 33 atletas, não sei. Estou à espera de um próximo save por agora.

Resumindo tudo? NÃO DÁ PARA MONTAR UMA EQUIPE ENTORNO DE UM JOGADOR ALVO - POR MAIS TALENTOSO QUE ELE SEJA. É uma função limitada e muito pouco dinâmica. Talvez um 4-4-2 ele renderia melhor. Mas como o Brasil usa-se muito MAC, então é meio que s***cídio.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gestão do elenco no Brasil é meu maior problema também, acho que ficou muito mais trabalhoso a partir ali do FM20. Eu já cheguei nisso de ter uns 35 jogadores pra usar, só que  acaba dependendo muito de juniores, ainda mais se tiver que lidar com lesões mais longas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 24/04/2024 em 19:21, Douglas. disse:

A gestão do elenco no Brasil é meu maior problema também, acho que ficou muito mais trabalhoso a partir ali do FM20. Eu já cheguei nisso de ter uns 35 jogadores pra usar, só que  acaba dependendo muito de juniores, ainda mais se tiver que lidar com lesões mais longas.

O que me desanima jogar no Brasil sempre foi eu curtir elenco curto e data fifa/jogos malucos grudados me complicarem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaziada, quando vcs jogam com um MOC (meia atacante) num 4 2 3 1, comos vcs costumam ultilizar seu meio campo? com dois meias centrais ou com dois volantes msm, tenho muita dificuldade em acertar um 4231, pq quando jogo com meias centrais sinto que fico desprotegido de um volantão, porém quando uso essa tática com 2 volantes sinto que perco muito ofensivamento e meus meias atacantes ficam "apagados tambem".

 

Obs: Por isso amo meu 433 com um mezzala como meu principal armador e peça fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa linha de 3 meias caiu muito de rendimento nos últimos anos, acho que desde o FM20 não é muito eficiente usar MO por causa dessa fragilidade defensiva. Já vi variações mas nenhuma consegue chegar à mesma segurança de MD MC-MC.

Acho que depende também das características individuais dos meias mais defensivos, mas o mais próximo que vi foram variações com 1 MD como âncora e o outro como MD Segundo Volante ou MC mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Newoldd disse:

rapaziada, quando vcs jogam com um MOC (meia atacante) num 4 2 3 1, comos vcs costumam ultilizar seu meio campo? com dois meias centrais ou com dois volantes msm, tenho muita dificuldade em acertar um 4231, pq quando jogo com meias centrais sinto que fico desprotegido de um volantão, porém quando uso essa tática com 2 volantes sinto que perco muito ofensivamento e meus meias atacantes ficam "apagados tambem".

 

Obs: Por isso amo meu 433 com um mezzala como meu principal armador e peça fundamental.

Quando a gente monta uma formação, temos que pensar nos jogadores disponíveis. Querendo ou não, o 4-2-3-1 é uma das formações mais utilizadas tanto no jogo, quanto na vida real. Para esse problema com os meias-centrais, utilize um Médio Centro com a tarefa Defender. Ele é o mais próximo de um volante.

Caso ainda não te agrade, tente treiná-lo com o "Fica atrás sempre".

E se ainda não for suficiente, porquê não jogar de forma assimétrica? Puxe-o para volante e deixe o outro meia mais avançado.

Sobre o 4-2-3-1 com Volantes, eu já fiz um post aqui mas faz alguns anos. Onde eu faço uma análise da formação e como o Construtor de Jogo Avançado em tarefa Apoiar, consegue cobrir aquele buraco no meio-campo e torna-se um jogador muito mais ativo. Na teoria, o 4-2-3-1 com VOL é a formação que nós assistimos na vida real. Há um tópico na SI sobre isso de um usuário que esqueci o nome.

Eu gosto dessa formação mas utilizo apenas quando sei sou uma das melhores equipes do campeonato. Se eu for um time cotado para meio ou abaixo, eu só uso ela durante a partida. Quando vejo que a equipe não consegue chegar ao gol, ela entra em ação. É muito ofensiva.

O 4-4-1-1 também é uma boa alternativa. Utilizei ela e obtive muito sucesso. Especialmente usando um Avançado Sombra e um Avançado Recuado lá na frente. Há maior proteção nas laterais do campo, então isso faz com que os meias se preocupem apenas com o meio-campo, já que os pontas são meia-ala. Então eles tem obrigação de voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Banton disse:

Quando a gente monta uma formação, temos que pensar nos jogadores disponíveis. Querendo ou não, o 4-2-3-1 é uma das formações mais utilizadas tanto no jogo, quanto na vida real. Para esse problema com os meias-centrais, utilize um Médio Centro com a tarefa Defender. Ele é o mais próximo de um volante.

Caso ainda não te agrade, tente treiná-lo com o "Fica atrás sempre".

E se ainda não for suficiente, porquê não jogar de forma assimétrica? Puxe-o para volante e deixe o outro meia mais avançado.

Sobre o 4-2-3-1 com Volantes, eu já fiz um post aqui mas faz alguns anos. Onde eu faço uma análise da formação e como o Construtor de Jogo Avançado em tarefa Apoiar, consegue cobrir aquele buraco no meio-campo e torna-se um jogador muito mais ativo. Na teoria, o 4-2-3-1 com VOL é a formação que nós assistimos na vida real. Há um tópico na SI sobre isso de um usuário que esqueci o nome.

Eu gosto dessa formação mas utilizo apenas quando sei sou uma das melhores equipes do campeonato. Se eu for um time cotado para meio ou abaixo, eu só uso ela durante a partida. Quando vejo que a equipe não consegue chegar ao gol, ela entra em ação. É muito ofensiva.

O 4-4-1-1 também é uma boa alternativa. Utilizei ela e obtive muito sucesso. Especialmente usando um Avançado Sombra e um Avançado Recuado lá na frente. Há maior proteção nas laterais do campo, então isso faz com que os meias se preocupem apenas com o meio-campo, já que os pontas são meia-ala. Então eles tem obrigação de voltar.

 

num 433, eu estou jogando com um mezzala ao lado de um de um médio aréa-a-área e um construtor recuado defender, porém meu mezzala reserva não atua muito bem nessa função, to pensando em trocar as funções no meu meio campo reserva com um medio defensivo defender e uma dupla de meio campo porém não sei que funções atribuir nessa dupla, o que me indicaria?

Editado por Newoldd
complementar as coisas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Newoldd disse:

 

num 433, eu estou jogando com um mezzala ao lado de um de um médio aréa-a-área e um construtor recuado defender, porém meu mezzala reserva não atua muito bem nessa função, to pensando em trocar as funções no meu meio campo reserva com um medio defensivo defender e uma dupla de meio campo porém não sei que funções atribuir nessa dupla, o que me indicaria?

O time titular funciona? Porque se for só caso de encaixar o reserva, você pode tentar primeiro mudar a função só do reserva, ver se ele rende mais como armador avançado, por exemplo.

Não funcionando, aí você pode pensar em reorganizar as funções ou mesmo as posições, usar um esquema reserva pra quando não tem o meia criativo na tática que já funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Newoldd disse:

 

num 433, eu estou jogando com um mezzala ao lado de um de um médio aréa-a-área e um construtor recuado defender, porém meu mezzala reserva não atua muito bem nessa função, to pensando em trocar as funções no meu meio campo reserva com um medio defensivo defender e uma dupla de meio campo porém não sei que funções atribuir nessa dupla, o que me indicaria?

Manda print da sua tática para a gente ver e se possível, mandar print do atleta também. Eu gosto dessa configuração do meio-campo, não tenho problema nenhum com ela não. Mas o CJR (D) não é um Trinco para segurar a subida do MAA e MEZ. Então teria que ver a tática primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
  • 2 semanas atrás...
Em 25/06/2024 em 09:01, Masca disse:

Alguém com boas experiências usando um MC como mezalla pra dar umas dicas? 

O Mezzala vai brilhar mais se você der espaço para ele no setor onde ele atua. Ou seja, se você tiver um ponta ali, ele vai atuar basicamente como um MC (At). Agora, se você usa um time sem pontas, você vai ver ele mais envolvido no jogo.

É uma função muito agressiva. Eu não gosto muito não. Precisa ter pelo menos dois caras para segurarem os avanços dele. Se não fica um buraco enorme, pois ele é um jogador que foge do jogo posicional. Está sempre se movimentando por toda região onde ele é acionado e outra coisa: Volta pouco - a não ser se os atributos defensivos/mentais forem muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Banton disse:

O Mezzala vai brilhar mais se você der espaço para ele no setor onde ele atua. Ou seja, se você tiver um ponta ali, ele vai atuar basicamente como um MC (At). Agora, se você usa um time sem pontas, você vai ver ele mais envolvido no jogo.

É uma função muito agressiva. Eu não gosto muito não. Precisa ter pelo menos dois caras para segurarem os avanços dele. Se não fica um buraco enorme, pois ele é um jogador que foge do jogo posicional. Está sempre se movimentando por toda região onde ele é acionado e outra coisa: Volta pouco - a não ser se os atributos defensivos/mentais forem muito bons.

Para o estilo que gosto, o esquema que usa, o área-área me agradou muito mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

será que só eu tenho preconceito pelo extremo seja atacar ou apoiar?? em todas as táticas que eu já o utilizei, em apoiar ele segura muito atrás, mau aparecia na área e meio que cobria a passagem do lateral, em atacar ele ficava mais adiantado e quando recebia essa bola, subia e tentava cruzar, claro que cada jogador tem seus atributos, suas particularidades, mas eu acho essa função MUITO previsivel e fácil de ser controlada pelo adversário, eu sei que preciso abrir minha mente, mas pra mim essa função é muito sla, simples e sem profundidade/passiva/previsivel no geral, no meu centro tática só existe extremo invertido/CJA/avançado interior nas pontas kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2024 em 08:22, Masca disse:

Para o estilo que gosto, o esquema que usa, o área-área me agradou muito mais.

vejo o área-a-área como um faz tudo no campo e com jogador adequado ele ajuda e muito a defesa e ataque, mas no geral vejo ele como um cara mais pro lado defensivo do que o ofensivo, entt dependendo de quem atuar ali o cara vai tentar fazer tudo e tem aquele ditado né "quem faz de tudo, não faz nada bem feito". Mas gosto muito da função, na minha tática atual o volante com função de segundo volante (apoiar) faz praticamente a msm coisa de um area a area por isso gosto muito dessa função também e vc também tem opção de setor um chegar mais longe nesse volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Newoldd disse:

vejo o área-a-área como um faz tudo no campo e com jogador adequado ele ajuda e muito a defesa e ataque, mas no geral vejo ele como um cara mais pro lado defensivo do que o ofensivo, entt dependendo de quem atuar ali o cara vai tentar fazer tudo e tem aquele ditado né "quem faz de tudo, não faz nada bem feito". Mas gosto muito da função, na minha tática atual o volante com função de segundo volante (apoiar) faz praticamente a msm coisa de um area a area por isso gosto muito dessa função também e vc também tem opção de setor um chegar mais longe nesse volante.

Segundo volante é uma função muito boa, gosto bastante. Aí avalio dependendo da posição em que joga melhor, se MDC ou MC, as características, atributos…

Inclusive acho uma função subvalorizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Masca disse:

Inclusive acho uma função subvalorizada.

Eu acho que é porque é uma função menos eficiente pensando no encaixe, que nem outras menos utilizadas como Carrilero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Eu acho que é porque é uma função menos eficiente pensando no encaixe, que nem outras menos utilizadas como Carrilero.

Carrilero eu nunca consegui encaixar, realmente. 
 

Mas o Segundo Volante encaixa bem com um Médio Defensivo ou Construtor Recuado, principalmente com função de Defender, que acaba fazendo a cobertura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2024 em 12:41, Masca disse:

Carrilero eu nunca consegui encaixar, realmente. 
 

Mas o Segundo Volante encaixa bem com um Médio Defensivo ou Construtor Recuado, principalmente com função de Defender, que acaba fazendo a cobertura.

eu jogo com ele ao lado de um trinco msm, muito pelo falta de qualidade do meu volante mais marcador, e msm assim achei uma boa combinação equilibrada, e se eu quiser setar um chegar mais longe no SV, o trinco fecha mais pro meio protegendo a vaga e sem subir pra um eventual contra ataque. MASSS queria msm era ter um CJR defender ao lado dele🥲.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Newoldd disse:

eu jogo com ele ao lado de um trinco msm, muito pelo falta de qualidade do meu volante mais marcador, e msm assim achei uma boa combinação equilibrada, e se eu quiser setar um chegar mais longe no SV, o trinco fecha mais pro meio protegendo a vaga e sem subir pra um eventual contra ataque. MASSS queria msm era ter um CJR defender ao lado dele🥲.

Já testou Pivô Defensivo ao invés do Trinco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Masca disse:

Já testou Pivô Defensivo ao invés do Trinco?

pior que ainda não testei

eu jogo com 2 volantes na frente, vou testar o pivo, mas imagino que não de muito certo pelo posicionamento 7/8 defensivo da minha zaga e acaba abrindo o meio aqui e zuando meu brasileirao regional kkkk mas vamo testa né, até pq eu jogo com linha defensiva baixa e gosto de sair jogando desde a zaga, um bom pivo cairia como uma luva na minha tática. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando jogam no 4-2-3-1, como vocês preferem posicionar a dupla central de meio-campo? Com dois DMs? Com dois CMs? Um CM e um DM?

Pensando no que fazer para melhorar esta tática no FM12...

spacer.png

Editado por vvv4231
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, vvv4231 disse:

Quando jogam no 4-2-3-1, como vocês preferem posicionar a dupla central de meio-campo? Com dois DMs? Com dois CMs? Um CM e um DM?

Pensando no que fazer para melhorar esta tática no FM12...

spacer.png

Depende muito do que você pretende no jogo. Quando você fala em "melhorar", por exemplo, seria mais na parte ofensiva ou defensiva? Já joguei com dois Médio Centro e gostei bastante do resultado, mas no meu caso eu eu jogava com um MDC, dois MC e dois MOC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...