Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Táticas para times pequenos

Bartold

Posts Recomendados

Postado

Olá a todos, sou iniciante no FM 16 e decidi começar o jogo em um time da Série C o Vila Nova e queria dicas de táticas que poderia utilizar em times pequenos.

• Perissé mudou o título para Táticas para times pequenos
Postado

Não existe uma tática exata que só vai funcionar em times pequenos. Cada time é um time.

O que você pode fazer é observar a equipe e fazer um esquema que envolva os melhores do elenco e depois ir alterando jogadores, caso alguns reservas venham se destacando.

Postado

Uma coisa que acho que ajuda é manter as coisas mais simples nas equipes menores. Teus jogadores não tem capacidade de seguir as instruções táticas de um Guardiola por exemplo. Não inventa muito.

Mas de resto, como falaram, não tem tática certa ou errada, vai depender do teu elenco.

Postado
1 hora atrás, Danut disse:

Uma coisa que acho que ajuda é manter as coisas mais simples nas equipes menores. Teus jogadores não tem capacidade de seguir as instruções táticas de um Guardiola por exemplo. Não inventa muito.

Mas de resto, como falaram, não tem tática certa ou errada, vai depender do teu elenco.

Entendo só que eu estava utilizando a tática 4-1-2-1-2 e eu obtive bons resultados por exemplo no campeonato Goiano meu time fez 7 gols contra outra equipe e foi muito bom pois subi para a primeira colocação, porém depois de um jogo contra o Goias 2-0 cai para a segunda colocação é em seguida Joguei contra o CraC 3-1 e fui para a terceira onde eu estou atualmente , mas oque me deixa desapontado e que depois de uma fase de vitórias vem uma fase de derrotas .

E eu queria voltar a ganhar mas percebi que contra times mais fortes minha tática falha quase que por completo .

Postado
2 horas atrás, Bartold disse:

Entendo só que eu estava utilizando a tática 4-1-2-1-2 e eu obtive bons resultados por exemplo no campeonato Goiano meu time fez 7 gols contra outra equipe e foi muito bom pois subi para a primeira colocação, porém depois de um jogo contra o Goias 2-0 cai para a segunda colocação é em seguida Joguei contra o CraC 3-1 e fui para a terceira onde eu estou atualmente , mas oque me deixa desapontado e que depois de uma fase de vitórias vem uma fase de derrotas .

E eu queria voltar a ganhar mas percebi que contra times mais fortes minha tática falha quase que por completo .

O 4-1-2-1-2 é uma tática que deixa bastante espaço pelos lados. Talvez os adversários estejam se aproveitando disso.

Não quer postar imagem da tática + instruções aqui? Talvez dê para ajudar mais daí.

Postado

Tenta fazer o time jogar mal mas com eficiência. Vai melhorando aos poucos. Não adianta fazer o time jogar rápido se seus jogadores não tem condição física, por aí vai...

• 2 semanas atrás...
Postado

Tenha em mente que quanto mais completo você assistir a partida, mais você vai saber o que está acontecendo e o que deve ser mantido/explorado e o que deve ser mudado/corrigido. Entenda também as capacidades dos seus jogadores, não adianta pedir que um jogador com 8 de drible, drible mais. Também não adianta querer tentar encurralar um time bem melhor que o seu.
Sobre qual esquema tático usar, você deve primeiro adaptar o que você tem em mãos e aos poucos implantando a filosofia que você gosta, qualquer tática pode ser vencedora em qualquer escalão, basta saber o que está fazendo e ter os jogadores necessários para usá-la   

• 5 semanas atrás...
Postado
Em 17/09/2016 at 08:30, Bartold disse:

Olá a todos, sou iniciante no FM 16 e decidi começar o jogo em um time da Série C o Vila Nova e queria dicas de táticas que poderia utilizar em times pequenos.

Cara, eu também sou iniciante do FM, inclusive o meu primeiro FM é o 2016.
Vamos por partes: Se seu time tem auxiliar técnico e você segue a maioria das sugestões da comissão, não tem como errar na construção da base da tática.
Eu geralmente observo no menu elenco os Melhores Jogadores por Posição. Vou analisando pelo número de estrelas, se em uma posição existem muitos jogadores classificados entre 3,5 e 4,5 estrelas, consequentemente sua tática vai ser baseada em utilizar mais jogadores nessa posição. Daí você segue a construção analisando outras posições com força similar e vai fazendo as conexões táticas, por exemplo:

Eu treino um time onde os jogadores com 3,5 a 4,5 de classificação são em sua maioria zagueiros e tenho meias com baixa qualidade técnica. Então, pelas características básicas dos zagueiros, eu irei priorizar táticas que fortaleçam o guarnecer da defesa, buscam a ligação direta entre defesa e ataque e busquem chances de bola parada para que eu possa buscar nesses zagueiros que tem mais qualidade,  melhores chances de gol.
Cabe a você analisar forças e fraquezas entre os jogadores do seu time, buscar a posição que está mal representada. Mas por exemplo, se eu tenho, citando acima o exemplo, 3 zagueiros muito bons, eu vou usar os 3 zagueiros titulares em um 3-5-2, um 5-1-2-2 ou um 3-4-3, justamente para poder buscar esse respaldo tático em cima dos melhores jogadores.

Resumindo: a melhor tática é aquela que contempla todos os seus melhores jogadores de forma a aproveitá-los pro completo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...