Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

As estrelas definem a capacidade de um jogador?

#Vini

Posts Recomendados

Postado

AkfBv1F.jpg

O que significa o valor negativo? Por que existe? Capacidade é mais importante do que os atributos? Do que se tratam as estrelas de capacidade? Você encontrará as respostas aqui.

Capacidade atual e potencial (mais conhecidas como CA e CP) são aplicáveis tanto para os jogadores quanto para os staffs. É uma indicação do quão habilidoso é o profissional e quanto você pode esperar desenvolvê-lo futuramente, dependendo de sua idade (e alguns outros atributos como ambição e profissionalismo).

Neste artigo iremos focar nos jogadores, porque quando falamos em capacidade no FM todos pensam mais neles do que em quaisquer outros.

A capacidade atual e potencial pode variar de 0 a 200, onde 200 é o melhor de todos (por exemplo, Messi). A maioria dos jogadores têm os atributos definidos, mas existem aqueles cujos atributos (na maioria das vezes a CP) irão flutuar em todo save que você inicia. Capacidade negativa significa que o jogador terá atributos variáveis em todo novo save, mas com um limite específico que depende do número negativo.

Valores negativos geralmente são encontrados na CP e são comuns em jovens jogadores até os 22 anos. Em alguns casos também podemos encontrar valores negativos na CA.

Por que atributos negativos existem?

Bem, é uma boa solução quando pesquisadores e olheiros voluntários não querem definir atributos para jogadores que não os convenceram a utilizar um valor determinado. Valores negativos na verdade são o limite de variação dos atributos.

Atributos negativos estão ainda mais flexíveis nesta versão, assim como existem valores intermediários introduzidos pela primeira vez. Dessa maneira, nós não saímos direto do -8 para o -9 porque entre eles existe o -8,5, e por aí vai. A diferença da capacidade por si só mantém-se a mesma, em 30 pontos. 

Explicação para a variação negativa da capacidade

É assim que capacidades negativas funcionam:

-10 = 170-200
-9,5 = 160-190
-9 = 150-180
-8,5 = 140-170
-8 = 130-160
-7,5 = 120-150
-7 = 110-140
-6,5 = 100-130
-6 = 90-120
-5,5 = 80-110
-5 = 70-100
-4,5 = 60-90
-4 = 50-80
-3,5 = 40-70
-3 = 30-60
-2,5 = 20-50
-2 = 10-40
-1,5 = 0-30
-1 = 0-20

Atributos totalmente aleatórios

Quando os pesquisadores não tem a minima ideia sobre a capacidade de um jogador, eles recorrem aos atributos totalmente aleatórios. O atributo zero. Jogadores com esta classificação podem ter literalmente qualquer atribuição entre 0 e 200 a cada novo save.

O que é mais importante? A capacidade ou os atributos?

Vejo bastante essa pergunta. Uma resposta rápida é que os atributos são mais importantes porque eles refletem diretamente na qualidade do jogador para posições e funções específicas. CA e CP são indicações que podem te dar uma boa ideia de quão talentoso pode ser um jogador, mas elas não refletem a qualidade que você pode mensurar.

Dito isso, existem jogadores com baixa capacidade que são melhores que outros mais capacitados. Acaba que é tudo sobre os atributos chave para determinada posição e função.

Do que se tratam as estrelas de capacidade?

As estrelas de capacidade atual e potencial que seus olheiros e outros staffs dão aos jogadores podem ser frequentemente imprecisas e enganadoras. A razão é que eles dependem de diversos fatores variáveis, tais como a capacidade do seu staff para julgar a CP e a CA, o nível da liga que seu time está jogando e a própria capacidade do seu elenco. 

Como resultado disso, você pode ver relatórios de duas estrelas douradas para aqueles com potencial de se tornarem jogadores de classe mundial. Meu conselho é ignorar essas estrelas e confiar em sua intuição ou então garantir que seu staff conte com ótimos olheiros que podem fornecer uma opinião um pouco mais confiável.

Autor: Stam
Site: FM Scout
Link para o artigo original: http://www.fmscout.com/a-football-manager-abilities-explained.html
Tradução e adaptação: vinny_dp

Postado

Muito bom, @vinny_dp. Além de estar contribuindo para a área com um bom conteúdo, é um conteúdo interessante, que provavelmente vai ajudar os muitos que não sabiam como funcionavam as estrelas.

Postado

Uma coisa que eu fico extremamente puto é quando tu tem aquele olheiro 20/20 que faz o scout de um jogador e depois que é contratado, tu só pode ver relatório dos preparadores e ai nego tem 13/13. Que porra é essa? Eu quero ver o relatório do cara mais capacitado, pô!

Postado

Minha dica é que ignorem qualquer relatório de olheiro para os atributos técnicos, mentais e físicos e usem eles só para identificar algo negativo ou positivo em relação aos atributos escondidos.

Acho que a maioria aqui é capaz de identificar quais são os atributos chave pra ter um jogador mínimamente decente. Ao meu ver são: Passe, Primeiro Toque, Concentração, Decisões, Frieza, Índice de Trabalho, Trabalho de Equipe, Bravura, Cond.Físico Natural, Equilíbrio, Resistência. Determinação você consegue aumentar dependendo da idade ou da personalidade da equipe e os outros são variáveis de acordo com a posição/função do jogador.

Postado
Em 10/06/2016 at 18:04, Yan Perisse disse:

Muito bom, @vinny_dp. Além de estar contribuindo para a área com um bom conteúdo, é um conteúdo interessante, que provavelmente vai ajudar os muitos que não sabiam como funcionavam as estrelas.

Valeu Yan, é um assunto que sempre me chamou a atenção e, quando achei o material quis compartilhar com o pessoal. 

Depois de um tempo deixei de levar tanto em conta as opiniões dos Olheiros no geral e vejo que tem dado certo até então. Quem nunca teve um jogador dois estrelas fazendo bem mais do que um de 3,4 ? rs

Postado

Gianmário Comi no FM 2014, eu vendi ele porque achava que não teria qualidade no meu AC Milan, e depois comprei o Mattia Destro. (Comi tinha duas estrelas)

Resultado: Comi fez mais gols que Destro. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...