Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-2-3-1 - Mantendo a posse de bola

edutrindade

Posts Recomendados

Postado

Venho até aqui compartilhar com vocês uma tática 4-2-3-1 que fiz e venho colecionando ótimos resultados com ela na minha saga com o São Caetano, conforme link abaixo. Se você é simpatizante deste esquema tático, vale a pena dar uma conferida.

Assim, sem mais delongas, segue abaixo o posicionamento, funções de jogadores e instruções à equipe.

tatica.jpg?1461263196

Neste caso uso três AA, mas é interessante também alterar um pra ponta, ou outro pra MA, se for o caso. Apenas busque o melhor de seu jogador.

instrucoes.jpg?1461263305

Testou? Dúvidas? Gostou? Deu certo? Aperfeiçoou? Sugestões? Conte aqui pra gente...

Postado

Oi!

Legal a tática, hein.

Eu uso o 4-2-3-1 também, mas com algumas diferenças. Na verdade fica mais para um 4-1-4-1 Assimétrico. 

Algumas dúvidas:

- Vi que você compensa a pouca ofensividade das instruções com uma mentalidade mais ofensiva, já testou usar "Atacar" pra ver se faz mais gols?

- Mentalidades mais ofensivas tem por tendência "alargar" o time, tem problemas com isso? Caso tenha, encurtar o comprimento seria uma possível solução!

- Seu time faz poucos gols? Acho que tem muitos armadores e pouca gente finalizando, claro que falo tudo isso sem assistir seus jogos, mas imagino seu time girando muito a bola, se bem que olhei no seu tópico que o time chuta bastante...

Postado

Acho que essa tática é meio ousada. 3 armadores, isso não cria um problema não? Parece ter pouca capacidade finalizadora.

Ah e outra pergunta, seus jogadores ofensivos tem físico forte? Acredito que sua tática só funcionaria se fosse esse o caso, um Atacante Completo ou um Jogador Alvo com certeza se beneficiariam. 

Acho que poderia começar a usar Alas com papel ofensivo/apoiar, e começar a usar Segundos Atacantes. 

Com essa marcação apertada a sua zaga não fica exposta?

Postado
Em 26/04/2016 at 10:03, MEZA disse:

Oi!

Legal a tática, hein.

Eu uso o 4-2-3-1 também, mas com algumas diferenças. Na verdade fica mais para um 4-1-4-1 Assimétrico. 

Algumas dúvidas:

- Vi que você compensa a pouca ofensividade das instruções com uma mentalidade mais ofensiva, já testou usar "Atacar" pra ver se faz mais gols?

- Mentalidades mais ofensivas tem por tendência "alargar" o time, tem problemas com isso? Caso tenha, encurtar o comprimento seria uma possível solução!

- Seu time faz poucos gols? Acho que tem muitos armadores e pouca gente finalizando, claro que falo tudo isso sem assistir seus jogos, mas imagino seu time girando muito a bola, se bem que olhei no seu tópico que o time chuta bastante...

Em 26/04/2016 at 11:37, Caio José disse:

Acho que essa tática é meio ousada. 3 armadores, isso não cria um problema não? Parece ter pouca capacidade finalizadora.

Ah e outra pergunta, seus jogadores ofensivos tem físico forte? Acredito que sua tática só funcionaria se fosse esse o caso, um Atacante Completo ou um Jogador Alvo com certeza se beneficiariam. 

Acho que poderia começar a usar Alas com papel ofensivo/apoiar, e começar a usar Segundos Atacantes. 

Com essa marcação apertada a sua zaga não fica exposta?

Acredito que dê para responder aos dois em um único comentário rs. Então, quanto ao que o @MEZA disse, já tentei sim. Utilizando a instrução Atacar o time acabava ficando mais exposto, ou pelo menos levava gols de equipes menores que não levava no Controlar. Os clássicos então nem se fala. Mas lógico que quando estou perdendo mando o time pra cima mesmo. Quanto ao "alargamento" nunca tive problemas devido ao fato dos jogadores "driblarem menos". Então sempre tenho 2 ou 3 próximos para uma mesma jogada, O encurtamento é usado às vezes quando outra equipe demonstra vir na posse de bola também, mas com jogadores mais qualificados que os meus. Meu time não faz muitos gols, mas também não deixa de fazer. Gostaria de ver depois sua tática 4-1-4-1, pois tenho interesse em testá-la em campeonatos online.

Quanto à quantidade excessiva de armadores, algo mencionado pelos dois, acho que esqueci de esclarecer uma coisa. o Robinho está como AA, mas joga como Segundo Atacante também, e quase sempre evito deixar os 3. Há o Cleiton José que é meu 12º jogador e sempre entra como MA, Ricardinho que é minha outra opção entra como Ponta. Dessa forma nunca jogo a partida inteira com três AA como ta ali, mas costumo começar assim porque me garante muito mais controle do jogo e acaba "cansando" o adversário. Fiz uma média calculada das 20 partidas até então da temporada e tive posse de bola maior em todas, sendo essa média superior a 62%.

Já ao que o @Caio José disse, a capacidade finalizadora da equipe não é pouca. Como os jogadores buscam levar a bola até a área, ta sempre chegando no mínimo 3 pra concluir uma jogada. Pablo Dyego finaliza mais que o Ricardo Bueno por partida, para se ter uma noção. Ricardo Bueno consegui fazer ele marcar 30 gols numa temporada, sendo que utilizo muito a rotação do plantel. Leandro Navarro é um elemento surpresa no ataque, além de ter Tiro Livre 19, Por vezes utilizo ele como Medio Recuperador de Bolas ou MC também. Quanto aos jogadores ofensivos, o físico deles é razoavelmente bom. Já testei Ricardo Bueno e reservas como Jogador Alvo, Oportunista e Atacante Completo. Nenhuma funcionou. A sugestão dos Alas gostei e irei experimentar, não fiz ainda. Segundo Atacante como eu disse, é a posição que o Robinho mais joga, um equívoco talvez ele aparecer como AA na imagem. Por fim, a exposição da zaga não constatei ainda. Nos clássicos principalmente, se portaram muito bem, pois o time joga bem compacto.

Vejam aqui alguns resultados com essa tática...

paulista.jpg?1461212431

No mais é isso. Se faltou alguma coisa é só falarem, rs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...