Giovannivm Postado 4 de Abril 2016 Denunciar Postado 4 de Abril 2016 Pensei em tudo que escrevi abaixo enquanto tentava entender a causa do conflito de ontem, entre torcedores de Palmeiras e Corinthians... Me recordo que nos tempos recentes as principais organizadas de Palmeiras e Corinthians estavam vivendo um momento muito bom. Havia um bom diálogo entre elas e a última briga que me recordo fazia já uns 4 anos, talvez. Então tentei descobrir o que poderia ter levado a esse conflito. Nenhuma das organizadas soltou nota sobre, e não há nenhum tipo de insinuação de uma contra a outra. A única coisa que há, em ambas as torcidas, é uma revolta contra punições recentes que foram dadas a elas pela FPF e pelo Ministério Público de SP. Dentro dessa revolta, ambas as diretorias dizem que não vão mais se reunir com a Polícia para organizar o deslocamento dos associados em dias de jogos, e, em especial, NÃO SE RESPONSABILIZAM POR QUALQUER ATO DE TORCIDA QUE ACONTEÇA EM DIAS DE JOGOS. Isso deixa algo claro pra mim: as diretorias das TO's têm capacidade para coibir a violência de seus membros. Mesmo que digam que não podem controlar todos os torcedores e impedir que pessoas se associem para praticarem atos violentos, é evidente que quem manda nas TO's tem poder pra isso, sim. Por outro lado, vejo o promotor dando entrevista em várias emissoras de TV, vejo repórteres e boa parte da população geral dizendo que é preciso proibir a existência das organizadas. Será? Sério, mesmo? Quando ouço isso, me lembro do exemplo das drogas. As principais foram proibidas há mais de 50 anos, e isso resolveu? Essas drogas foram "extintas" (usando palavras do próprio promotor)? Há menos pessoas consumindo? Há menos poder nas mãos de quem as gerencia? Tudo que a proibição das drogas causou foi levar para o mundo da ilegalidade as pessoas que estavam envolvidas nisso, dificultando qualquer tipo de ação contra as pessoas deste mundo. O que nos levaria a achar que com as TO's seria diferente? Milhares de pessoas vivem por elas, milhares de pessoas amam mais suas torcidas do que o próprio clube para o qual torcem. VOCÊS REALMENTE ACHAM QUE PROIBIR UMA TO FARIA ESSAS PESSOAS SE CONFORMAREM E SIMPLESMENTE DEIXAREM DE VIVER ESSE TIPO DE VIDA?! É óbvio que elas iriam para a ilegalidade, onde seria muito mais difícil controlar qualquer atitude de quem quiser se reunir para praticar a violência. Na minha opinião, o primeiro passo para se tentar resolver o problema das torcidas organizadas é parar de falar que vai proibir esse tipo de organização e buscar alguma solução que possa verdadeiramente funcionar.
Diretor Geral Leho. Postado 5 de Abril 2016 Diretor Geral Denunciar Postado 5 de Abril 2016 A proibição realmente não é o caminho... pra mim um começo de solução seria tirar essa discussão do cunho esportivo e trazer para onde ela deveria estar desde o começo: CRIMINAL. Porque se continuarmos desse jeito, achando que TOs são meras consequências do esporte "Futebol", nossa sociedade continuará sofrendo. TOs são um problema de caráter POLICIAL, e não DESPORTIVO. O que (boa) parte dessas TOs praticam sãos CRIMES: homicídios, furtos, depredamentos, enfim, entre tantos outros que podemos enquadrá-los aí. Não dá simplesmente pra fazer vista grossa quanto a isso. O problema é que trazendo essa discussão pro lado criminal, vamos sofrer com outra questão: a segurança do nosso país. Ou seja, por isso fiz questão de frisar ali em cima: "um começo de solução".
Ichthus Postado 5 de Abril 2016 Denunciar Postado 5 de Abril 2016 12 horas atrás, Leho. disse: A proibição realmente não é o caminho... pra mim um começo de solução seria tirar essa discussão do cunho esportivo e trazer para onde ela deveria estar desde o começo: CRIMINAL. Porque se continuarmos desse jeito, achando que TOs são meras consequências do esporte "Futebol", nossa sociedade continuará sofrendo. TOs são um problema de caráter POLICIAL, e não DESPORTIVO. O que (boa) parte dessas TOs praticam sãos CRIMES: homicídios, furtos, depredamentos, enfim, entre tantos outros que podemos enquadrá-los aí. Não dá simplesmente pra fazer vista grossa quanto a isso. O problema é que trazendo essa discussão pro lado criminal, vamos sofrer com outra questão: a segurança do nosso país. Ou seja, por isso fiz questão de frisar ali em cima: "um começo de solução". Levar pra esfera esportiva não resolve porque vai ferir o interesse de um monte de dirigente que tem conluio com esses malucos e "não quer estádio vazio" (como se a violência não fosse uma das responsáveis por isso). A mudança de esfera é necessária por reduzir bastante (não a zero, infelizmente) a possibilidade de rabo preso.
#Vini Postado 5 de Abril 2016 Denunciar Postado 5 de Abril 2016 É incrível como eles preferem a saída mais fácil. Concordo que isso deve ir para o aspecto criminal e além do mais responsabilizar fortemente os dirigentes que mantem esse tipo de relação com as torcidas. Enquanto a coisa não apertar para eles, a vida segue como se nada tivesse acontecido. Não é possível que se exista essa relação promíscua entre bandidos organizados e times de futebol. O que aconteceu domingo é mais uma página nojenta dessa história. É um absurdo que uma pessoa que não tenha NADA a ver com a briga seja vítima dessa baixaria.
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.