Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Para ter sucesso é preciso usar várias formações?

fabiowillian

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal,

Em decorrência da minha curta experiência no FM2016, tenho notado que a utilização de uma única formação (no meu caso a 4-4-1-1) tem me trazido resultados inesperados, derrotas inesperadas para times de menor expressão. Para se ter sucesso no FM2016 é necessário alterar completamente a forma de jogar do time jogo a jogo?

Postado

Geralmente utilizo duas táticas parecidas, uma para confrontar times fortes e outra para times fracos. Como analiso cada adversário, determinei as instruções que sempre irei usar e o resto eu iria mexendo conforme o adversário (Ou deixar algumas em aberto para mexer durante a partida).

Postado

Só uso uma. 

• 2 semanas atrás...
Postado

Comecei um Save com o Flamengo usando apenas uma tática.

No início tudo normal, time jogando bem, brigando por libertadores, mas depois de um tempo o time foi caindo de rendimento, perdendo jogos para times da zona de rebaixamento por 3x0, 2x0. Dias depois comecei outros Saves e testei utilizar duas táticas, uma como sendo a principal, e outra alternativa.

Em jogos de grande dificuldade ou quando percebia uma queda de rendimento do time eu utilizava a tática alternativa e percebia uma melhora na equipe.

Por mais bem elaborada que seja uma tática, posteriormente ela fica "manjada" para as outras equipes. Por isso é sempre bom ter uma (ou mais) "carta na manga"!

Postado

Eu diria que é preciso ter opções no elenco de qualidade, de modo que se for necessário você possa trocar a formação no intervalo para anular a tática adversária. A polivalência é uma grande virtude, sou adepto do pensamento de que deve se ter um elenco curto, mas polivalente de modo que consiga rotacioná-lo bem.

Postado
Em 29/03/2016 at 22:19, fabiowillian disse:

Olá pessoal,

Em decorrência da minha curta experiência no FM2016, tenho notado que a utilização de uma única formação (no meu caso a 4-4-1-1) tem me trazido resultados inesperados, derrotas inesperadas para times de menor expressão. Para se ter sucesso no FM2016 é necessário alterar completamente a forma de jogar do time jogo a jogo?

Não necessariamente. Eu uso uma só (apesar de ter outras duas sendo treinadas), e isso sempre funcionou pra mim. Claro que de tempos em tempos eu troco a tática usada, mas eu costumo ficar umas duas ou três temporadas com a mesma formação.

Postado
Em 11/04/2016 at 20:39, Amon Luis disse:

Por mais bem elaborada que seja uma tática, posteriormente ela fica "manjada" para as outras equipes. Por isso é sempre bom ter uma (ou mais) "carta na manga"!

Não acredito nessa história das outras equipes "manjarem" as táticas.

Sobre o tópico, tenho sempre 3 táticas carregadas, alterno elas conforme as estatísticas do time adversário.

Postado
1 hora atrás, xBode disse:

Sobre o tópico, tenho sempre 3 táticas carregadas, alterno elas conforme as estatísticas do time adversário.

Eu já percebi isso acontecer não só no FM16, mas desde o FM14. Acredito que é uma boa ter mais de uma tática justamente pra evitar que isso aconteça, e saber alterná-las nos momentos certos.

Postado

Eu costumo deixar três opções táticas guardadas. Uma padrão que uso em quase todos os times que passo, outra similar, com alguns pequenos ajustes, e outra que chamo de "falsa retranqueira", uma 5-3-2 que libera muito meus dois alas que, em alguns momentos, parecem pontas, por isso digo que ela tem essa falsa percepçao de ser fechada.

Comigo dá certo ter três opções táticas.

Postado
Em 11 de abril de 2016 at 20:44, Caio José disse:

sou adepto do pensamento de que deve se ter um elenco curto, mas polivalente de modo que consiga rotacioná-lo bem.

resumindo, futebol total, hehe.

1 hora atrás, leobdaniel disse:

"falsa retranqueira"

Eu tinha uma mais ou menos assim (5122) e chamava de Ferrolhão Goleador, kkk.

Em 29 de março de 2016 at 22:19, fabiowillian disse:

Para se ter sucesso no FM2016 é necessário alterar completamente a forma de jogar do time jogo a jogo?

Não digo alterar completamente, até mesmo pq se as mudanças forem demais dificulta na adaptação do time às táticas. Acredito sim q a tática fica manjada por isso acho interessante se ter ao menos duas, como o pessoal falou ai, considerando times fortes/fracos, jogos difíceis/fáceis, necessidade de fazer/não levar gols, vc que sabe.

O importante é tb observar seu elenco, não adianta montar uma formação 4231 se vc não tem pontas, Armador Avançado ou Atacante Sombra que sejam bons e que possam contribuir com essa formação. Se, por exemplo, vc só tem caras que joguem bem de Armador Recuado, pensa num 433, ou 442...

Bom, fora essa coisa das formações, pra se ter sucesso no FM2016, vc precisa mais um monte de coisa, mas isso acho q a galera vai falando no decorrer do tópico.

Abs.

Postado
Em 13/04/2016 at 10:45, xBode disse:

Dê uma notada nas formações das outras equipes. Aqui algumas mudaram a formação para a mesma que eu usava quando eu assumi a liderança no fim da competição.

• 1 mês depois...
Postado

O que dá para fazer também com uma disposição tática (apenas), é trocar as funções dos jogadores de acordo com as circunstâncias da partida. 

Postado
Em 11/04/2016 at 20:44, Caio José disse:

Eu diria que é preciso ter opções no elenco de qualidade, de modo que se for necessário você possa trocar a formação no intervalo para anular a tática adversária. A polivalência é uma grande virtude, sou adepto do pensamento de que deve se ter um elenco curto, mas polivalente de modo que consiga rotacioná-lo bem.

Verdade, procure sempre bons jogadores polivalentes, 3 taticas acho importante pra equipe saber como se posicionar dependendo da tatica e fluidez

E que cumpram bem as funções, as vezes só modifiicando elas o time fica outro. O meu Flamengo ja teve fase de 4222, 4231, 433 e agora 4123 (pontas)

• 2 semanas atrás...
Postado

Não é só a tática que pode cair no conhecimento do adversário (eles aprendem a jogar contra você), fatores extra campo também podem prejudicar o desempenho do seu time, como: desleixo nos treinos por parte dos atletas (pode ser corrigido com uma conversa privada > avisar > criticar nível de treino. Mas atenção: o jogador pode não aceitar a repreensão), palestras erradas antes, durante e após o jogo, jogadores que não gostam de grandes jogos ou não são consistentes... sempre fique atento aos relatórios dos olheiros, dos preparadores e as informações pessoas dos seus atletas. Também é válido pedir ao capitão um resumo de como tá o moral da equipe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...