Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino individual, equipe e tático


Matheus Gava

Posts Recomendados

Postado

90% dos jogadores de FM deixam os treinos individuais, gerais e a preparação do jogo para os auxiliares. De fato, trabalhar esses campos tornaria o jogo muito longo e trabalhoso. O melhor caminho é, sem dúvidas, ter o melhor staff possível para realizar essa função e deixar todo o controle sobre eles. Mas para quem deseja entender e influenciar mais esses campos, vão algumas dicas para fortalecer todas as áreas da sua equipe.

 

Para um gerenciamento de treino adequado, são necessárias duas coisas: tempo e sensibilidade para entender cada jogador. O primeiro é que, como eu disse acima, gerenciar os treinos e preparações demanda tempo e, ao longo prazo, você cansará disso. E sensibilidade para compreender que existe em cada temporada um período chamado 'curva de desempenho'. Nele você deve compreender o que a equipe deve treinar de acordo com período do ano, maratona de jogos, jogos decisivos, etc.

 

Ter uma equipe bem preparada é um mais-valia enorme. Saber também interpretar os relatórios da equipe adversária também pode fazer você ganhar jogos. Então, à partir de tudo isso, irei agora abordar três áreas da preparação: INDIVIDUAL, EQUIPE e PREPARAÇÃO TÁTICA.

 

INDIVIDUAL

Treinamento individual é o mais trabalhoso deles e também àquele que trará poucos benefícios. Sim. Isso mesmo que você leu: os benefícios são pontuais e variam de acordo com os atributos deficientes, as questões físicas e a idade. Mas todos eles podem causar problemas também.


Ao colocar um jogador para focar impulsão, você melhora as questões físicas mas há o risco de queda em outra variante, como por exemplo os atributos técnicos. Mexa em treinos individuais apenas se for realmente importante. E o que seria importante? É quando um atleta tem um atributo de valor baixo para a função que ele desempenha. Mas deve ser muito baixo para que você concentre o treino apenas nele.

 

Uma dica importante: quanto melhor o índice de trabalho, mais positivamente o jogador tende a reagir às variações de focos de treino.

 

Em suma, nesse ponto citado, procure dosar os treinos individuais. Eu, particularmente, prefiro um treino mais linear e pouco utilizo o treino individual. E se eu usar, é por um período curto de 3-4 semanas.

 

EQUIPE

Esse tipo de preparação é o mais eficiente e coerente para o jogo, e é nele que vocês devem se apegar. Primeiramente é necessário entender aquilo que citei acima: 'curva de desempenho'. Essa tal curva é para saber o que treinar e em qual período.

 

Durante o primeiro mês, você deve focar na 'condição' e na 'coesão'.

 

O primeiro é o trabalho da força, da resistência e dos atributos físicos. Como estamos em início de temporada, os jogadores chegam com índices físicos baixos e é preciso organizar isso para evitar lesões. E por favor: não aumente a carga. Deve ser um treino de condição leve.

O segundo é a compreensão coletiva. Quando terminamos uma série, ficamos de férias e, logo no início das aulas esquecemos até as contas de somar, não é verdade? Pois no FM é a mesma coisa. Quando um atleta volta de férias, os índices de compreensão coletiva e táticas caem. Você então corrige isso logo.

 

Durante os próximos meses, trabalhe uma forma linear de 'Domínio', 'Ofensivo' e 'Defensivo'.

 

Domínio é o trabalho com a bola. E isso é fundamental em qualquer tática. Saber tocar e construir o jogo envolve o domínio; Ofensivo são os lances de ataque em todas as circunstâncias: aproximação ofensiva, capacidade de decidir e atacar no 3/4 do campo, etc; Defensivo são as ações de resguardo na defesa, saída de bola, construção no 1/4 do campo, reposição, etc.

 

Esses três tipos são importantes. Na semana de treino 'domínio', foque 'táticas' e 'trabalho em equipe'. Nos momentos ofensivos, vá de 'movimento ofensivo' e bolas paradas ofensivas. Esses dois podem decidir seu jogo, principalmente as bolas paradas.

 

No defensivo, foque o 'movimento defensivo' e suas 'bolas paradas'. Também ajuda bastante.

 

No final das temporadas, mais ou menos 2 ou 3 meses antes de finalizar, procure baixar um pouco a intensidade dos treinos. O jogador já jogou bastante e começa a enfrentar desgastes. Se forçar ele pode se contundir e ser uma perda importante para os momentos decisivos finais (brasileiro, copa do brasil, mundial, etc.)

 

Nunca aumente a carga de treino. Se puder até reduza a intensidade. Trabalhe sempre de médio para baixo. E a segunda opção é fundamental em momentos de jogos em excesso. Procure também dar descanso antes e depois das partidas.

 

PREPARAÇÃO TÁTICA

A tática precisa ser usada para garantir fluidez. Mas existem mecanismos que podem acelerar esse processo. Como disse acima, mesclar os treinos de domínio, ofensivo e defensivo com a 'táticas' e 'trabalho em equipe' garante uma das facilidades.

 

Outra questão está na utilização dos três espaços táticos que o treinador possui. Para um início de save, procure começar com UMA tática apenas e utilize os outros dois 'slots' para colocar cópias dessa tática ÚNICA. Comprovadamente, usar os três para a mesma tática garante uma fluidez pelo menos 25% mais rápida.

 

Após estar bem familiarizado, libere um dos slots e coloque a segunda. Essa será mais lenta, pois você não fará a mesma coisa que a primeira. Após garantir fluidez, libere o terceiro e ponha a terceira tática. Agora é só cair pro abraço.

 

OUTROS DETALHES

- Procure trabalhar em cargas leves e médias, mesmo que aquele jogador exija mais trabalho. Não dê ouvidos a ele. Ponto.
- Treino posicional só se o cidadão já tiver outras posições treinadas ou algumas amarelas. E também possua índices de trabalho acima de 15.

- Melhor do que aumentar os índices de treinamento é diminuí-los. Vá por mim. Forçar menos tem um efeito melhor. Evita contusão, insatisfação, sobrecarga e permite um desenvolvimento de atributos melhor.

Espero que o texto tenha esclarecido algumas coisas para vocês. Não acho que devemos nos aprofundar muito, e sim dar alguns toques para que vocês desenvolvam os conhecimentos no jogo.

  • 3 semanas atrás...
Postado

Vou tentar seguir o seu conselho pra este inicio de temporada. Apesar de as vezes eu botar carga para alem do medio quando tem um espaço de semana sem jogo, tento equilibrar diminuindo as atribuições no treino individual. A quantidade/qualidade de staff tb influencia na definição da carga geral/individual. 

Postado

 Bom texto, eu particularmente nunca gostei de deixar nas mãos do auxiliar, por mais que ele fosse bom . 

Postado

Bons conselhos!
Particularmente eu coloco as cargas de treino médias, com toda a pré temporada treinando condicionamento.
 

Postado

Vocês nunca deixam o treino em equipe "Equilibrado"? Não vale a pena?

  • 2 meses depois...
Postado

Tenho algumas dúvidas:
- Comprovadamente trinar um atributo individualmente faz decair outro?
- Pré temporada com condicionamento leve? Até entendo começar leve, mas ela toda leve é mais eficaz que forçar um pouco mais na pré temp, pra alcançar índices físicos melhores?
- Treinar individualmente um atributo muito baixo por 4 semanas faz alguma diferença ?

  • 2 anos atrás...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...