Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como não se desmotivar com seu save?

Henrique M.

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

BQkGcLS.jpg

Introdução

Vai parecer bobagem um guia como esse, mas ele não tem só importância para que quem está com dificuldades de iniciar um save, ele serve também para quem já está com um save por uma ou duas temporadas e já não vê futuro nele. E também serve para nos lembrar do porque jogamos Football Manager.

"Conhece-te a ti mesmo" - Provérbio Grego

O primeiro passo é saber quem é você em relação ao Football Manager: um iniciante, alguém que jogava versões passadas e migrou recentemente para essa, um jogador de nível intermediário que está buscando expandir suas habilidades ou um veterano em busca de algo desafiador e inovador.

Se você não tem capacidade, conhecimento ou até mesmo vontade, é meio complicado se manter num save muito fácil ou muito difícil. Não é muito divertido ganhar tudo com o Barcelona depois de anos jogando FM e também não é muito legal pegar um time da 6ª divisão inglesa se esse é o seu primeiro contato com o jogo. O jogo pode não ter um botão ou uma janela para que você selecione o nível de dificuldade quando está iniciando uma nova aventura, mas as diversas situações que você pode criar ou escolher, criam um clima de dificuldade e desafios diferentes.

Então, antes de criar um novo jogo, pense bem em quem você é e o que já conquistou com relações aos FMs passados e atuais, pode lhe ajudar muito a recuperar a motivação.

Ache uma história que te fascine

Seja repetir o título invicto do Arsenal na Premier League ou o time que nunca abandonou o amadorismo mesmo jogando em ligas profissionais nas divisões inferiores da Escócia, escolha uma história de fundo que você acha interessante. Isso pode te manter focado nos momentos mais cruciais da temporada. Começar um save por começar muitas vezes gera insatisfação rápida se as coisas não correm como o planejado.

Estude o time que você quer assumir

Recentemente, não me lembro onde, li um artigo sobre o FM 2016 aonde quem contava sua história dizia que sempre antes de iniciar um novo save, ele criava um save e simulava até as primeiras partidas da temporada, aonde ele assistia pelo menos uma partida de cada competição e com diferentes níveis de equipe para entender como o time se comportava dentro do FM e como a IA do jogo se comportava com a equipe.

Essa parte é mais trabalhosa, mas o conhecimento prévio pode com que seu começo seja bem melhor do que antes.

Seja coerente com as expectativas do clube

Se o clube disse que o mais provável é lutar contra o rebaixamento, o mais provável é que a qualidade da equipe ou sua reputação só sejam suficientes para isso, então por que você gostaria de ganhar o título com o cotado para o último lugar já na primeira temporada? Sabemos que no FM isso é bem possível, mas não é melhor você se surpreender com um título do que não viria do que se frustrar por não ter chegado lá, sendo que só você achava que seria possível?

Os resultados da primeira temporada são determinantes para a continuidade de um save e para a motivação de um jogador, não menospreze isso criando um nível que não é a expectativa de ninguém assumir. Seja coerente, jogue com as informações que estão sobre a sua mesa, não as que você quer que existam.

Pense no todo

Pense além da primeira temporada, comece a preparar o futuro já no primeiro dia de trabalho, mesmo que você não tenha intenções de estabelecer raízes. Nos momentos de desespero e péssimo futebol, ele pode te salvar de ter que recomeçar tudo de novo.

Paciência

Tenha paciência caso as coisas não saiam conforme você planejou. O Manchester United está penando desde que Sir Alex Ferguson aposentou, os times brasileiros, em sua maioria, não estão jogando nada nesse começo de temporada. Por que seu time tem que estar perfeito com 2 rodadas de campeonato?

A prática tática é um fator muito importante nos FMs atuais e talvez as coisas só precisem de mais um pouquinho de tempo para se encaixar.

Deixem suas dicas

E não se esqueça, cada jogador tem seu estilo, tem suas manias, então, caso você tenha alguma dica para dar, deixe no tópico, quem sabe ela não vem parar aqui?

Postado

São dicas bastante interessantes e que podem ajudar bastante quem sofre com isso. No meu caso, ler histórias de outros clubes sempre me ajudou porque acaba me deixando com várias ideias para desenvolver. 

Costumo medir minha empolgação com save nos 6 primeiros meses. Se vejo que a coisa não tem potencial de avançar daí, já paro no meio do caminho. 

Além disso, outra coisa que faço é sempre usar as ideias que tenho, até uma dê o encaixe para fazer um save. Nessa versão, por exemplo, joguei 4 ou 5 saves em locais bastante variados para chegar enfim na Áustria.

Postado

Muito bom, Henrique. É uma coisa que sempre acontece com os jogadores desse jogo maravilhoso, seja por sempre ganhar ou por sempre perder.

• Diretor Geral
Postado

Belo guia, amigo DiGoiaba.

Eu geralmente costumo escolher times de médio porte, que tem poucas ou quase nenhuma conquista (nacionais e internacionais), pra poder assim escrever meu nome na história. Junto a isso também procuro a história do clube, alguma peculiaridades, pra poder me nortear dentro do save.

A partir daí, conforme o save se desenrola eu vou traçando objetivos. Um dos mais comuns e que eu sempre tento aplicar é montar um time 100% (ou algo próximo a isso) de jogadores nacionais (na Europa principalmente).

Colocar seus próprios desafios e objetivos dentro do save é um belo de um "incentivador".

Postado
3 minutos atrás, Leho. disse:

Colocar seus próprios desafios e objetivos dentro do save é um belo de um "incentivador".

Vejo como o ponto chave para minha mudança no modo de jogar. A partir do momento que eu comecei a jogar visando objetivos, senti que tive menos dificuldades para encaixar um save.

Postado

Mais um ótimo guia. Um save que costuma quase sempre dar certo, é com seu time do coração ou um deles. Mais difícil de desanimar. Ainda mais colocando objetivos mais desafiadores. 

Postado

Considero bem interessante essas dicas, principalmente se você usar o time do coração, mas há uma coisa que em alguns momentos dificultam. No meu caso foi o número exagerado de lesionados há poucos dias para o início do campeonato brasileiro. Realmente desafiador, muito!

S4qpgrN.png

Postado

Belas dicas.

Vocês costumam jogar até que ano num save? Estou com o Manchester United em 2020, iniciando nova temporada (2020/2021), e já não tem mais graça. Já ganhei tudo. Ótimo elenco. A Premier eu venço todo ano.

Estou em dúvida se faço outro save com o United (pois gostei bastante da experiência anterior), mas com a última atualização, ou se parto para outros times. Spartak Moscow, Kaiserslautern ou algum time alemão da primeira divisão. Com o time russo eu já fiz um ótimo save, mas no FM15 e só alcancei minhas metas a nível nacional.

Postado
42 minutos atrás, leobdaniel disse:

Belas dicas.

Vocês costumam jogar até que ano num save? Estou com o Manchester United em 2020, iniciando nova temporada (2020/2021), e já não tem mais graça. Já ganhei tudo. Ótimo elenco. A Premier eu venço todo ano.

Estou em dúvida se faço outro save com o United (pois gostei bastante da experiência anterior), mas com a última atualização, ou se parto para outros times. Spartak Moscow, Kaiserslautern ou algum time alemão da primeira divisão. Com o time russo eu já fiz um ótimo save, mas no FM15 e só alcancei minhas metas a nível nacional.

Atualmente tenho 2 saves:

Sheffield United: 2022;

Lupa Roma: Primeira temporada.

O save que fui mais longe foi no FM 2014, onde cheguei até 2046 (mudando de time algumas vezes durante o caminho).

Por que não faz um save com um clube menor? 

Postado
24 minutos atrás, xBode disse:

Atualmente tenho 2 saves:

Sheffield United: 2022;

Lupa Roma: Primeira temporada.

O save que fui mais longe foi no FM 2014, onde cheguei até 2046 (mudando de time algumas vezes durante o caminho).

Por que não faz um save com um clube menor? 

Então, o menor clube que já treinei foi o Kaiserslautern, no FM15. Consegui subir o time para a primeira divisão e foi uma ótima experiência. Daí chegou o FM16 e abandonei. Spartak Moscow também foi bem legal, mas ambos os times no FM15. Fico meio em dúvida se no FM16 seria uma experiência legal também com estes times.

Depois, já com FM16 devidamente comprado, fiquei inspirado em iniciar um save com o Manchester United por causa do Van Gaal haha Queria levar o clube a um patamar que ele não conseguiu, aproveitando a ótima base que o clube tem.

Ah, tenho um save com a Roma, segunda temporada, mas estou desanimado. Juventus é apelona demais. Primeira temporada fui vice do Italiano e na segunda estou caminhando no mesmo rumo.

Postado

Os saves que eu mais gosto de fazer: MEU TIME DE CORAÇÃO, Palmeiras; Começando de baixo no Brasil: Já levei o Campinense ao título da Copa do Brasil, consequentemente à Libertadores e também sempre gosto muito do Juventude para iniciar. Saves iniciando na Europa não me atraem. Comprei o jogo ontem. E hoje já vou começar um. Se eu começar no Palmeiras, vou tentar engatar um Profissão: Manager e simular o Marcão de técnico, mas me veio na cabeça agora começar um com o mesmo Marcos, porém treinando de baixo (Quem sabe começando no clube que ele iniciou a carreira, Lençoense). Vamos ver...

Postado
2 horas atrás, leobdaniel disse:

Belas dicas.

Uma sugestao seria ir tentar a sorte em outra liga.

Eu ainda na minha segunda temporada recebi uma oferta do Barcelona, fui la conversei com a direcao do Barca, mas ai no outro dia a direcao do United chegou pra mim e disse que queria renovar e me dar um aumento e que eu podia escolher qualquer pedido pra direcao, com tanto que eu renovasse e com isso iria desistir da oferta do clube espanhol.

Achei isso muito irado. Estou na terceira temporada agora e acho que vou terminar mudando de clube ao final da temporada. Meu foco e' um clube espanhol ou ate mesmo um italiano.

Postado

Bom, acho que vou tentar focar no meu save com a Roma mesmo, pois, querendo ou não, será desafiador derrubar a Juventus e me manter firme nas competições continentais, com o baixo orçamento do time. 

Em relação ao meu save com o Manchester United em 2020, faltam uns quatro jogos pra terminar a temporada. Ao fim da temporada eu vejo se continuo com ele ou não.

Postado

Estude o time que você quer assumir - Pra mim essa é uma das partes mais importantes. Quem acompanhava minhas histórias na PM sabia que a minha média de tópicos era quase de um por mês. Criava, jogava uma temporada, não conseguia um bom resultado, desanimava e começava tudo de novo com outro time. Desde criança o futebol da França me chamou a atenção e percebi que lá é o lugar ideal para o jeito que mais gosto de jogar FM. Sempre surgem muitos jovens, a liga é equilibrada de certa forma (tirando o PSG de agora). Acho que o ponto em que percebi que não valia a pena mais jogar por jogar foi no último FM, quando criei um save com o Liverpool querendo fazer um time cheio de jovens do Reino Unido e acabei vencendo a UCL na primeira temporada, sendo que joguei de uma forma totalmente desleixada esperando acabar logo a temporada e montar o time que queria.

Esse tempo que fiquei fora da área foi bom pra perceber que existem outros aspectos do FM que são muito bons de serem explorados e que dão até uma sensação melhor do que conquistar um título (é um saco você ganhar a UCL, receber três notícias e pronto). Desenvolver jovens, a tática, jogar em cima de uma base buscando referências no futebol da vida real é muito mais inspirador.

Postado
14 minutos atrás, renato. disse:

Desenvolver jovens, a tática, jogar em cima de uma base buscando referências no futebol da vida real é muito mais inspirador.

Atualmente tenho jogado assim e um tópico seu no PF, com o Lyon, que me chamou atenção para isso. Achei aquela "teoria para contratações" do Lyon bastante interessante.

Postado
8 horas atrás, renato. disse:

Estude o time que você quer assumir - Pra mim essa é uma das partes mais importantes. Quem acompanhava minhas histórias na PM sabia que a minha média de tópicos era quase de um por mês. Criava, jogava uma temporada, não conseguia um bom resultado, desanimava e começava tudo de novo com outro time. Desde criança o futebol da França me chamou a atenção e percebi que lá é o lugar ideal para o jeito que mais gosto de jogar FM. Sempre surgem muitos jovens, a liga é equilibrada de certa forma (tirando o PSG de agora). Acho que o ponto em que percebi que não valia a pena mais jogar por jogar foi no último FM, quando criei um save com o Liverpool querendo fazer um time cheio de jovens do Reino Unido e acabei vencendo a UCL na primeira temporada, sendo que joguei de uma forma totalmente desleixada esperando acabar logo a temporada e montar o time que queria.

Esse tempo que fiquei fora da área foi bom pra perceber que existem outros aspectos do FM que são muito bons de serem explorados e que dão até uma sensação melhor do que conquistar um título (é um saco você ganhar a UCL, receber três notícias e pronto). Desenvolver jovens, a tática, jogar em cima de uma base buscando referências no futebol da vida real é muito mais inspirador.

Falou tudo,  Quando voce ganha um titulo, com uma UCL, ou uma libertadores, sente que ganhou tudo, aí desanima. Ai criar um metodo novo de jogo, concentrar-se em desenvolver jovens deixa o save ainda melhor!

Postado

Gosto deste tipo de conversa, acho interessante. No meu caso gosto de manter apenas 1 save mas quando "enjoo" de uma equipe logo procura dar uma reviravolta. Hoje estou com AC Milan no ano de 2022 mas comecei o save com o Grêmio, depois Manchester, dai fui pro SPFC e hoje Milan ! Mas sempre mudo e gosto de peneirar o jogo, procurar talentos. No Manchester subi com 5 jogadores, 3 estão na seleção inglesa com 21 anos apenas. Gosto disso, ser o responsável pela mudança do jogo..

• Vice-Presidente
Postado
Em 15/03/2016 at 14:03, VinnySampdoria disse:

Gosto deste tipo de conversa, acho interessante. No meu caso gosto de manter apenas 1 save mas quando "enjoo" de uma equipe logo procura dar uma reviravolta. Hoje estou com AC Milan no ano de 2022 mas comecei o save com o Grêmio, depois Manchester, dai fui pro SPFC e hoje Milan ! Mas sempre mudo e gosto de peneirar o jogo, procurar talentos. No Manchester subi com 5 jogadores, 3 estão na seleção inglesa com 21 anos apenas. Gosto disso, ser o responsável pela mudança do jogo..

Em saves carreiras isso é mais fácil mesmo, mas imagina se seu objetivo fosse ser campeão inglês com um time da 6ª divisão? Não dá para fazer isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...