Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Boas práticas de rotação do elenco

EGorges

Posts Recomendados

Postado

Oi pessoal

Venho há tempos tentando estabelecer uma boa prática de rotação do elenco. no mundo real, li que o Mourinho foi criticado por usar os titulares em 80% dos jogos e que a média dos demais seri mais baixa.

Li que alguns gostam de ter um time A com os 11 titulares e outro B com 11 reservas ou jovens, usando o B nas fases iniciais de copas.

Como jogo no Brasil, dá para fazer alguma graça nos estaduais e depois nas primeiras fases da Copa do Brasil (isso antes de me classificar para a Libertadores e pular para as oitavas da Copa do Brasil).

Assim fica bem difícil usar o time B durante o ano.

Tenho optado por trocar 3-5 jogadores nos jogos mais fáceis, em casa, contra times inferiores, mas às vezes parece que o time fica carente de coesão.

Mas se não fizer isso, os jogadores ficam reclamando que querem jogar...

Tenho um elenco gigante (113 jogadores), sendo 28 no time principal, 9 no time reserva (mais os que são disponibilizados), 21 no sub-20 e o restante está emprestado.

O que costumam fazer?

Postado

Cara, tem tanto tempo que não jogo no Brasil que nem sei mais como gerir o elenco reserva. Eu emprestaria os de 20-24 que não tem capacidade pra jogar pelo titular e venderia os demais. Se não tiver propostas boas por eles, daria pra emprestar até os de 27-29 que certamente estão em seus auges e podem ao menos valorizar em um clube menor. Se o contrato acaba em um ano, nem pensar em renovar pra vender, já vende todos de uma vez por quanto for possível. Diminui a folha e ainda ganha uns trocados, melhor que sair de graça no ano seguinte.

Eu não sou a favor de usar time inteiramente reserva a menos que seus reservas sejam medianos e o adversário seja fraco. Convenhamos, isso é possível em uma parte minúscula da temporada. O que faço pro time titular é jogar com o os melhores jogadores nos jogos difíceis, adversários de mesmo nível ou mais fortes. O resto todo me permito não poupar jogadores, mas literalmente rotacionar o time. Colocar uns 3 reservas numa partida, outros 3 em outras não é nada absurdo e o time não cai tanto de produção. Ao menos não deve cair se você estiver com um elenco bem equilibrado: não adianta ter um elenco com 11 jogadores de 4 estrelas pra mais e 11 de 1,5 estrela no banco, né?

Fazendo a rotação dessa forma, você não só curará as insatisfações, como também dará ritmo de jogo aos reservas para que não cheguem perdendo na corrida quando tiverem que substituir um titular suspenso numa competição importante. E mais, isso pode lhes render boas atuações de tal modo que passem a ser avaliados com mais estrelas de potencial. O que eu percebi é que os atributos não determinam as estrelas de potencial sozinhos. As atuações influenciam muito no reconhecimento do jogador como peça importante e capaz (estrelas) de ajudar a equipe.

Postado

É, eu tenho um elenco com 3 jogadores 4 estrelas (Luan, Lincoln e Juan Cazares - Raul e Wallace poderão chegar a esse nível), 6 jogadores com 3,5 estrelas (Raul, Luiz Ramires, Marcelo Oliveira, Marcelo Grohe, Wallace e Leonardo Pesculichi  ) e uns 3 estrelas ( Yuri Mamute, Pedro Rocha e um zagueiro que esqueci o nome. O resto é abaixo disso e há 3 jovens com potenciais para 4 estrelas ou 3,5. 

Inicialmente, eu sofria com com a falta de qualidade do plantel e quase perdi as estrelas. Contudo, aprendi a lidar com a insatisfação dos jogadores colocando todos a jogar, inclusive os garotos. Nas entrevistas, quando eu era perguntando do porque a estrela Tal estava fora, eu dizia que era para descanso e que priorizava a rotação do time. Em todas as entrevistas, eu deixava claro que eu sempre tenho preferência pela rotação. Isso diminuiu a reclamação, mesmo ainda tendo alguns reclamões. ( Maxi Rodriguez por exemplo...)

• 2 semanas atrás...
Postado

Consegui uma "melhorada" colocando o reserva para jogar 1/3 dos jogos, mas ainda assim em alguns casos ele reclama. Aí eu digo que o titular está em grande fase e ele vai ter que esperar.

Quando os garotos sobem para o time principal, ando procurando colocá-los pelo menos nos fins de jogos "ganhos" e raramente começando. Dá uns 500-1000 minutos por ano (quase 10 jogos inteiros).

E, claro, dei uma boa reduzida no elenco, mas o principal continua com 28.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...